quinta-feira, maio 16, 2013

Balada, birita, sexo e evangelho, uma mistura nada santa

Por Renato Vargens

Pastorear o rebanho não é nada fácil. Exortar os crentes a uma vida santa é mais complicado ainda! Lamentavelmente muitos daqueles que se chamam evangélicos não querem compromisso com Deus e sua Palavra preferindo uma vida de pecados e transgressões. Nessa perspectiva os jovens frequentam os cultos e mantem relação sexual com os namorados; participam da Ceia do Senhor e se embebedam de vinho; Cantam os louvores gospel e vivem na esbórnia; se dizem crentes e cometem todo tipo de pecado. 

Pois é, como já escrevi anteriormente uma das maiores lutas dos pastores é a santidade da igreja. Eu particularmente tenho lutado por uma igreja santa e compromissada com a Palavra. Luto por jovens comprometidos com o Evangelho e livres do pecado, por casais cujo leito matrimonial seja sem mácula, por adolescentes livres do mundanismo, e por homens e mulheres santos como o meu Senhor. No entanto, as vezes tenho a impressão que tenho dado soco em ponto de faca. 

Ora, nós pastores temos exortado, aconselhado e admoestado os que se dizem crentes a uma vida santa, mas estes lamentavelmente tem feito ouvidos de mercador fingindo que não ouvem as mensagens pregadas. A prova cabal disso são as redes sociais cujos "afiliados" que se dizem de Jesus, tem a cara de pau em compartilhar sem a menor vergonha, suas orgias, bebedices e imoralidades.

Outro dia soube de um adolescente,  filho de um conhecido  pastor que vive de balada em balada, pegando as menininhas e bebendo todas. Triste isso não? Que tempos complicados são esses os nossos!

Caro leitor, definitivamente os dias são maus e devido a isto acredito mais do que nunca que necessitamos de um genuíno avivamento na igreja brasileira, mesmo porque, se as coisas continuarem do jeito que estão, temo pelo futuro do evangelicalismo nacional.

Que Deus tenha misericórdia de cada um de nós!

Renato Vargens
Anônimo disse...

não sou pastor, mas sou líder de jovens. esse problema eu encontro no meu grupo também, Renato. isso [e um grande desafio, a começar de mim em evitar a aparência do mal e ser exemplo (às vezes se espera perfeição) pra minha geração. temo pelo futuro da igreja e temo mais ainda pelo futuro da humanidade...

Unknown disse...

Acho que o assunto é mais além do que o que se ve; que eh sexo, drogas, bebidas e baladas. Qual a causa de muitos crentes viverem essa contradição? Eh um assunto complexo q pode ta envolvido desde a forma que um jovem é aconselhado, de modo discriminado, condenador, proibidor, excluído, ate a forma como ele foi criado e eh tratado na igreja, vc é nosso e se for pro mundo ta com o diabo. Um jovem que vive no meio secular precisa ser acolhido com amor, respeitado, ouvido e não julgado como mtas vzs é! Isso gera isolamento do jovem, como ele vai confiar na igreja seus problemas se ela e a primeira que não compreende? Que diz "verdades" que não faz sentido pra ele? Que julga, condena, não ama? Ele fica mal e vai procurar amigos que o ouça e o aceite. Aí ele encontra "abrigo" na imoralidade, orgia, bebedice. Quer ser livre de fofocas, olhares tortos e juízes da igreja!
Muitas "rebeldias" são consequências de coisas que as igrejas fazem! Humilham, constrangem jovens, não dão atenção, não são amados, se sentem números, vazios, não importantes, não livres...
As igrejas tem tentado resolver isso se colocando no msm nivel, com shows, ritmos dancantes, festas, festas. Eles so precisam ser amados! So precisam "desabafar" com qm não os tente padronizar, so precisam expor sua criatividade, sua energia, sua vontade de sonhar.. as igrejas não tem dado espaço ao jovem de estravasar sua loucura, de responder suas duvidas, de falar a msm lingua! A igreja ignora mtas coisas q interssa ao jovem, ele ta descobrindo o mundo, e ela não ajuda e orienta qto ao comunismo q explode ai, ao reggae, filosofias,homossexualismo entre outros porque eh mais facil reprimir, proibir, condenar do q amar e orientar a luz da palavra. Jovem não tem como amigo de crise a igreja pq ela não é como a tchurma da orgia atualizada q fala o que o jovem entende, vive e passa!
Dai mtos jovens estarem na igj e na balada. Não eh pq, como mtos se enganam pensar, pq la eh mais divertido q na igreja e vamos fazer uma igreja tao divertida como a balada, mas porque os amigos que aceitam o jovem como é não estão na igreja. Não to dizendo que jovens não tem amigos na igreja, mas não são amigos que voce pode falar sobre absolutamente tudo pois estes tambem foram criados com preconceitos religiosos e habitos que pegam dos "exemplos da igreja" de julgar.

Jovem tem que ser aceito e transformado com amr e respeito. Um jovem da igreja não e obrigado a praticar orgia, por exemplo, ele é acolhido, confortado, incentivado, e ate mesmo "amado" pra depois ser convencido de praticar orgia! Ele fica aonde se sente "amado" e "bem".
E na igj ta cada vez mais dificil para o jovem se sentir acolhido e confiar sua vida tal qual confia aos baladeiros que respeitam sua opniao e nao os condenam!

missoesafrica disse...

Pr. Renato Vargens,
Concordo plenamente com o que foi escrito.
Fui líder de jovens por muitos anos e sei como a cada dia tem se tornado mais difícil exortar jovens a busca constante pela santidade.
Creio que o que melhor a ser feito é levar o povo de Deus a orar.
Você conhece a campanha mundial de oração?
Tomo a liberdade de compartilhar com sua permissão o link do site desta campanha que existe há 12 anos em mais de 200 países. E que infelizmente não tem sido divulgada como deveria porque como diz um pastor amigo meu, oração não dá ibope nas igrejas mas não tenho dúvida que é através dela que homens de Deus, usados pelo Espírito Santo foram levantados com ousadia para pregar arrependimento e salvação aos perdidos e trazer um genuíno avivamento em diversas famílas, igrejas, comunidades e nações.
http://www.cmo.org.br
Oremos pelo avivamento na nossa nação!

Rodrigo Gonçalves disse...

Oi Thais, acabei de ler seu comentário e gostaria de dizer que falta para essas suposta igreja e você : JESUS CRISTO. Consegue me entender ? Jesus que nos revela a verdade, Jesus que nos ensina amar, Jesus, Jesus e Jesus. Paz e que você consiga encontrar verdadeiros amigos para poder caminharem juntos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Rodrigo, você acaba de fazer exatamente o que ela descreve acima.
Não falou à luz da palavra. Você acredita na teologia do livre arbítrio ou da predestinação? Sabemos que ambas tem embasamento bíblico. Se você sabe que ambas existem na bíblia, você deve pensar bastante antes de evangelizar e não falar simplesmente o que você pensa. Nossa opinião não deve ser manifestada quando evangelizamos, somente a palavra!
Entendo sua boa intenção, mas procure estudar a bíblia. Temos muitas igrejas cheios de fanáticos, que afastam as almas (inclusive os jovens).
Que Deus tenha misericórdia das nossas vidas e nos dê sabedoria!

Unknown disse...

Parabéns!

Jaime Alves. disse...

Necessitamos urgentemente de pessoas destituídas de si mesmas, obcecadas por Deus, verdadeiros emissários...

*********



Eis-me aqui Senhor!
Envia-me a mim!
Sou o borrão que fumegava
sou a cana quebrada
sou escória da vida
que por ti foi restaurada.

Já dormi nas sarjetas
madrugadas tão frias
me molhava o orvalho
hoje sou seu carvalho
hoje sou o seu servo
árvore de justiça
plantada junto ao ribeiro
sou o seu atalaia
Deus eu sou o seu mensageiro.

Envia-me a mim!

Ainda que manco de voz
tímido como Moisés
ou chafurdado nesta caverna
como o profeta Elias
me sentindo imaturo
como sentiu Jeremias.

Mas se eu disser
que não me lembrarei do Senhor
não falarei o teu nome
sua palavra me é no coração
como fogo ardente
encerrados em meus ossos
estou fadigado em contê-lo
e não posso mais ...

Há tanta violência
suplicam tanto pela paz
assim como clamou Jeremias
Deus também me torna capaz!
Fizeste-me um poeta
lançaste-me neste deserto
e mataste o poeta
Pai em nome de Jesus
faz subir o profeta
tira-me deste vale
sinto-me um cadáver ambulante
ossos secos ilustram
os meus sonhos tão distantes.

...Eu nasci na hora errada?
É em vão minha jornada?
Esta fé estagnada?
De ver a igreja adornada
pura santa imaculada
resplandecendo toda luz
toda glória de Jesus
destituída da ambição
alienada do dinheiro
abundando em seu celeiro
todo ouro da justiça
ofertando como primícia
paz amor e devoção
com um humilde coração
tendo o perfume de Cristo
como prioridade a salvação
o irmão amando mais o irmão
fazendo-o de todo coração
reconhecendo ser um pecador
clamando a Deus pelo perdão.

Sempre pronto a perdoar
fugindo da concupiscência
todos os dia amiúde
suplicando por clemência
esvaindo todo orgulho
anulando toda vaidade
adorando a ti ó Deus querido
em espírito e em verdade.

Deus em nome de Jesus!
Eu me humilho aos teus pés!

Hoje busco a tua face
e te peço por perdão
não somente para mim
mas também por nossa nação.

Lembra da tua palavra
Ó meu Deus!

Se este povo que chama pelo meu nome
se humilhar e orar
e buscar a minha face
e se converter dos maus caminhos
então eu ouvirei dos céus
e perdoarei os seus pecados
e sararei a sua terra.

Ah! Jesus Querido!...
Tu és o Deus vivo!
O fogo consumidor
ouça o meu clamor
sobre tudo és o Senhor!
Quero ser flecha certeira
apontada por tuas mãos
e com a minha voz alvissareira
alcançar os cidadãos
e no poder da tua unção
impactar esta nação.

Ó se fendesses o céu e descesse
se os montes tremessem
diante de tua face
como quando o fogo
inflama os gravetos
e faz ferver a água
desce para fazer notório
o teu nome aos teus adversários
e fazer com que as nações
tremam na tua presença.

O nosso povo se perdeu
somos pior do que o ateu
cada qual forja seu ídolo
e adora a sua imagem
inventaram mais um santo
mas no entanto:

A nação está aos prantos
já não há dignidade
só violência e falsidade.

Até mesmo muitos dos cristãos
que nós temos por irmãos
arrefeceram em sua fé
acreditam no que querem
mas não querem compromissos
vejo servos tão omissos
buscam apenas o tesouro
se enganam com este ouro
que corrompe o coração
esqueceram que foi teu sangue
que nos trouxe a salvação
resgatando da maldição.

O Senhor está voltando
mas estão pouco se importando
há tão poucos que se importam
vai ter tantos lamentando.

Pai!
Ajuda-me Senhor!
Sei que somos pecadores
mas derrama o teu amor!
Lembra das tuas misericórdias
elas são a razão
de não sermos consumidos
e dura de eternidade a eternidade
santifica-nos na tua palavra
pois tua palavra é a verdade.

Thiago disse...

Acredito que isso é muito mais fruto de um evangelho pregado distorcidamente do que qualquer outra coisa. Hoje os jovens vão à igreja em busca do que ela tem a oferecer socialmente, e não mais em busca de salvação.

Todos esses, inclusive o filho de pastor, após perceberem que esse mundo não tem nada a oferecer que não seja prazeres momentâneos, irão voltar (se assim aprouver a Deus quebrantá-los e fazê-los voltar).

Elban disse...

"so precisam expor sua criatividade, sua energia, sua vontade de sonhar.. as igrejas não tem dado espaço ao jovem de estravasar sua loucura, de responder suas duvidas, de falar a msm lingua!"

E pensar que muitos ditos "evangélicos" pensam da mesma forma que essa jovem.
Realmente a falta de conhecimento da Sã Doutrina bíblica é imensa no meio evangélico...

Triste isso.

Cinthya Rachel disse...

Concordo com você.
Hoje em dia existem muitas pessoas que se dizem servos de Deus, mas mundo a fora não se tratam como tal. Isso chega a nos envergonhar porque como não dão o devido testemunho, o mundo não tem visto Cristo nessas pessoas.
Gostei da postagem, seu blog sempre abençoador!

@Cinthya_rachel_
http://www.brilhandoemeioastrevas.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Aquele que ama é nascido de Deus. Desconheço outra forma de mostrar o caminho aos jovens senão por este. Cristo eh a maior prova de amor e sabedoria! Descrevi lá em cima um pensamento quase que majoritário nas universidades, o que ouço quase todos os dias! São jovens que ao entrarem em contato com a ciência não tem quem os oriente a luz da palavra e acreditam na ciência, sendo que muitas delas levam o jovem ao ateísmo! E muitas das suas companhias os levam a libertinagem!
Muitos cristãos se abstêm e evitam lidar de assuntos seculares, e eles precisam de esclarecimento e direção, com amor, ao caminho do Senhor sem serem julgados. Eles são vitimados, não culpados. Não são culpados porque Cristo morreu por eles e eles podem ser libertos. Eles foram enganados, iludidos, confiaram a amgs que tenham traido, iludido por achar que bebida traria refrigerio aos problemas, duvidas, medoos, talvez pq nenhum cristao parou pra ouvi-lo ou ajudar e o primeiro q surgiu foi um servo de satanás. Naõ é garantida a vida por "amigos" longe de Deus. Pois longe de Deus vive o pecador não salvo, vive a morte! Só Cristo eh a vida e só em quem Cristo habita pode ser amigo de um pecador afim de realmente salvá-lo, pois Cristo é amor e um amigo cristão vai ajuda-lo a levar a Deus por meio de Cristo e não ajudá-lo o levando a pecar.
O jovem procura a salvação, mesmo o que esta na night. Lá não era aonde ele queria estar, mas foi a unica saida encontrada pois os que deviam pregar se calaram, eles estão lá porque não veem Cristo, não conhecem a Cristo e a culpa é nossa pois sabemos quem Cristo eh!

Não somos juízes nem da igreja e muito menos dos baladeiros para lamentar os perdidos tanto nos templos como nas boates, nossa missão é o que tá escrito em Mt 28.1: Pregar a salvação! E ressaltando, que não eh a nossa opnnião, mas a palavra de Deus!


Não sou baladeira e meus amigos confidentes são cristãos. Sou universitaria e um rapaz e uma moça se converteram pq conheceram a Cristo atraves de mim. E o site do pulpito e do Renato me ajudaram pois foram a orientação a luz da palavra sobre o mundo do jovem que encontrei. Deus seja louvado! Sua palavra não falha! Deus abençoe vcs e pensem nisso!

Unknown disse...

O problema é que a gente quer encontrar uma igreja perfeita de acordo com a nossa visão. Criticamos o que as pessoas da igreja fazem, se julgam, se falam assim ou assado, mas não lembramos que NÓS somos a igreja e que o nosso foco é Jesus. Se estamos procurando justificativas para nossos pecados, apontando os erros dos outros e esperando que as pessoas da igreja passem a mão na nossa cabeça, estamos fazendo totalmente o contrário do que a bíblia diz, que é confessar nosso pecado, nos arrependermos, nos humilharmos diante do Senhor e dizermos: Senhor, eis me aqui! E além disso, contribuindo para o mal testemunho da igreja.

Inconformado com o Mundo disse...

O que falta é vergonha na cara para esses jovens e para muitas igrejas que vivem de NÚMERO e só pensam no DÍZIMO a qualquer custo, mesmo que isso custe a santificação no meio do povo. Só botar ordem vão tudos embora da igreja, mas o que os lideres não perceberam é que nunca os tiveram, pois dessa forma estão todos no inferno.

eu disse...

Eu tenho uma triste notícia para dar: NÃO vai haver avivamento! Os tempos são difíceis, a apostasia está tal que as pessoas nem sequer conseguem sentir que algo está está errado, que o curso das coisas está tomando um rumo tão obscuro como nunca se viu antes. Eu tenho 38 anos, e NUNCA vi o mundo como está hoje, e tbm nunca soube de uma era tão desenvolvida e ao mesmo tempo tão dominada por satanás. Eu creio que Cristo está à porta, e que coisas que já estão ruins possivelmente piorem ainda muito mais. O "avivamento" agora é algo muito mais individual do que em qualquer outro tempo, é a sede que cada alma tem de Cristo e da salvação. Infelizmente, o que se percebe é que a sede pelos prazeres dessa vida é o que norteia a maioria dos "cristãos" dessa geração. Que Deus aprouve ter misericórdia de nós!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only