quarta-feira, setembro 15, 2010

Carta aberta ao presidente Lula

Por Renato Vargens

Excelentíssimo senhor presidente Luiz Inácio Lula da Silva,

As vezes tenho a impressão de que vossa excelência pensa ser alguém especial enviado dos céus ou até mesmo imagina ser o próprio Deus.

Confesso que fico assustado com o tom de messianismo que o senhor (permita-me chamar-lhe de senhor) tomou para si mesmo. Tenho acompanhado algumas das suas declarações atráves da internet, jornais e televisão, e em muitas delas, o senhor tem usado o bordão "nunca na história deste país..." o que em outras palavras significa, que ninguém por mais dedicado que tenha sido, pôde superá-lo no quesito competência.

Caro Lula, bem sei que o senhor se acha onipotente e que possui o poder de eleger aquele que desejar, como também acredita que sabe o melhor para a nação, isto sem falar é claro, que tem procurado estar presente em todos os estados da federação emprestando sua "cara" a gente como Dilma, Sarney e Collor de Mello.

Prezado presidente, sinto desapontá-lo, mas preciso lhe dizer que o senhor não é Deus e nem tampouco o seu partido é uma religião. Em primeiro lugar, gostaria de afirmar que o senhor não irá eleger todos aqueles que desejar. O povo brasileiro não é burro e há de entender que o seu partido anuncia e propaga valores que em muito se contrapõem aos conceitos da decência e da moralidade. Junta-se a isso o fato de que o senhor não sabe de todas as coisas não é verdade? Alías não foi isso que o senhor respondeu a sociedade brasileira diante do escândalo do mensalão? Pois é presidente, onisciência é um atributo divino, coisa que o senhor não possui.

Prezado Lula, há pouco soube que o senhor em um discurso no nordeste se comparou a a Jesus dizendo que o seu corpo estaria mais arrebentado que o corpo de Cristo depois de tantas chibatadas, isto em virtude das críticas que sofreu da oposição durante seu governo. Soube também que o senhor afirmou que Deus já elegeu Dilma presidente do Brasil.

Pois é, o poder muda a cabeça dos homens não é mesmo? Ele faz com que ele acredite que seja mais do que de fato ele é. Quantos porventura no decorrer da história não foram  ludibriados pelo poder transformando-se assim em um tipo de Deus?

Presidente, posso lhe dar um conselho? Não pense de si mesmo além do que convém! O senhor não é, nunca foi e jamais será Deus.

Diante do exposto, gostaria de lhe contar um fato histórico. Conta-se que toda vez que um imperador romano regressava a Roma depois de uma grande vitória, costumava ouvir do povo a seguinte expressão: " És como um Deus". No entanto, a fim de contrapor-se a esta afirmação, o imperador tinha curvado em sua biga, um soldado que também dizia: " És calvo, humano e mortal."

Talvez o senhor esteja precisando de gente assim.

Pense nisso!

Renato Vargens
Guilherme disse...

Isso sem falar nos inúmeros casos da vaidade humana que resultam em morte... Quantos já ouvi dizer "nem Deus me tira daqui"... ou então quantos não se compararam a 'deuses' e acabaram definhando ou morrendo...

Com isso não se brinca!

Valeu pelo texto!

L. Cavalcante disse...

Quantos já ouvi dizer "nem Deus me tira daqui"... ou então quantos não se compararam a 'deuses' e acabaram definhando ou morrendo... [2]

Um texto muito bom.
Deus lhe abençoe

Pastor Geremias Couto disse...

Lula:

És humano e como tal finito. Outros com a mesma síndrome os seus nomes já estão na história. Contigo se dará o mesmo.

Anônimo disse...

Alem de orar, devemos, nos mobilizar
Oprojeto de Dilma (José Dirceu), é assustador , o pior é que eles se acham senhores absolutos da verdade, do bem e do mal...

Lay disse...

Não podemos eleger a Dilma aborteira. O PT quer que o Brasil fique nos "padrões do primeiro mundo", a saber, com uma taxa de natalidade baixíssima, para atrair investimentos.O que eles não querem é erradicar a miséria, por isso dão ao povo migalhas de bolsas esmola.

Anônimo disse...

Queridos, quero imagens, fontes, dados de quando a Dilma falou que nem Deus tiraria essa eleição! por favor!!!Quanto ao texto um pouco partidarista! via temos que aprender muito!

Gustavo disse...

Se me permite então, irmão, gostaria de discordar totalmente desta carta. Primeiro que o bordão "nunca na história deste país" para mim não soa nem um pouco messiânico. O messianismo estaria relacionado com uma promessa de salvação, portanto é uma questão relacionada com o futuro, não com o passado. Ora, nosso passado foi marcado por ditaduras e governos desastrosos, e este governo teve pelo menos o mérito de tirar pessoas da pobreza e da miséria. Acho que o bordão pode ser usado com justiça em muitos casos, e vale aqui analisar qual o caso que não seria verdade. Deveríamos sim, nos orgulhar como cristãos preocupados com o próximo, de que o governo finalmente está disposto a tirar nosso povo da miséria. Não espero a perfeição do governo, não esperaria ela nem do irmão mais dedicado.
Sobre as comparações do presidente a Jesus Cristo, até o momento vi muitas também, mas até o momento também, não vi nenhuma prova de que ele disse tais coisas. Emails são uma forma muito simples de se propagar boatos, por isto é sempre bom questionar a fonte de tais informações. Mesmo porque estamos tratando da imagem dos outros, e não vamos querer dar falso testemunho, não é mesmo?

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only