terça-feira, março 03, 2015

Uma breve avaliação das canções que dizem que Deus sonha

Por Renato Vargens


Ultimamente tenho ouvido uma enxurrada de canções evangélicas que falam a respeito dos sonhos de Deus. Nesta perspectiva, cantores como Ludmilla Ferber, Nani Azevedo, e outros tantos mais, afirmam que o Todo-poderoso sonha boas coisas para cada um de nós.

"Não desista, não pare de crer. Os sonhos de DEUS jamais vão morrer. Não desista, não pare de lutar, não pare de adorar. Levanta teus olhos e vê, DEUS está restaurando teus sonhos e a tua visão." (Ludimilla Ferber)

"Os sonhos de Deus, são maiores que os meus, Ele vai fazer o melhor por mim, Ele vai além do que eu posso ver Ele faz o que eu não posso fazer" (Nani Azevedo)  

Caro leitor, vamos combinar uma coisa?  Deus não sonha, nem tampouco aspira ou fantasia coisas a nosso respeito. Em nenhum momento nas Escrituras encontramos uma menção sequer de que o Criador dos céus e da terra sonha coisas altaneiras para os seus filhos. O Deus Soberano não sonha, não vive de elocubrações fantasiosas, muito pelo contrário, Ele decreta, Ele manda, Ele determina, Ele reina! A Bíblia é clara em afirmar que é Ele quem estabece e destitui reis, é Ele quem governa soberanamente as nações, é Ele que rege a história e que domina sobre todas as coisas existentes no cosmos.

Os decretos de de Deus são imutáveis, suas ordens e decisões são irrevogáveis, e contra a sua soberana  vontade NINGUÉM pode opor-se. Como bem disse o profeta Isaías "o seu propósito foi determinado sobre toda a terra; e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações. Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás?"

Soli Deo Gloria!

Renato Vargens
Pastor Geremias Couto disse...

Caro pastor Renato:

O irmão acabou com o meu encanto!

Eu, que esperava pelo menos um "sonhozinho" de quebra pra mim, fiquei a ver navios!

Ainda bem que Deus não sonha. Ele poderia ter pesadelos!!!

Abraços!

Anônimo disse...

admiro mto os artigos críticos do senhor pastor. mas esse, absolutamente, é uma cisma literal. Quando se fala que Deus sonha, faz-se referencia ao ideal pro homem (vida de adoração, obediencia, santidade) não está se dizendo que Deus fica fantasiando. hoje mesmo Deus ministrava meu coração sobre sonhos e atraves dessa canção inclusive. Porém, este artigo me chegou a mente como vinagre nos olhos. Peça a Deus mais dicernimento espiritual e não somente literal das coisas pastor.

abraços

Allan, Crato (CE). aleiction@hotmail.com

Francilene Ribeiro disse...

Muito bom, Pr. Renato! Por vezes nos deparamos com canções como essas, mas nunca atentamos com profundidade o que significam. Realmente, saber que DEUS DECRETA alcança realmente a natureza divina, seu senhorio sobre todas as coisas.
Que Deus continue usando sua vida para nos ensinar cada dia mais!

Um forte abraço,

Francilene Ribeiro

Pastor Neucir Valentim disse...

Prezado Pastor Renato,

Sou um amante da hinologia antiga e tenho receios das novidades do triunfalismo "evangélico".
Sou insuspeito, portanto, para fazer tal poderação a seguir.
A despeito de muita bobagem que se canta por aí, gostaria de justificar algumas músicas que falam em "sonhos de Deus" por dois ângulos: Primeiro pela grande capacidade que os vocábulos na língua portuguesa tem, e seus amplos significados, os mais diversos para construir pensamentos mais diversos, o segundo é a licença poética, aliás, muito usada pelos salmistas, para expressar com palavras sentimentos humanos, o antropomorfismos e outros sentimentos tão incomuns que nos assustam nos salmos, por isso, segundo o grande dicionário Houais, há também em nosso hinários tradicionais esse tipo de uso de linguagem ficurada. o termo "sonho" tem várias designização, entre eles alguns como: desejo vivo, intenso, veemente e constante; aspiração, anseio:
Ex.: o s. dele é conquistar mais mais ainda.
Derivação: sentido figurado.
coisa ou pessoa muito bonita; visão
Ex.: aquela criança era um s.
idéia ou ideal dominante que alguém ou um grupo busca com interesse ou paixão. Deus, tem um profundo interesse na salvação do homem!
Ex.: o s. da salvação.

Desta forma, Rev. Renato, creio que o vocábulo pode ser usado, como expressão dos autores tem licença poética e bíblica para expor sentimentos que os vocábulos de nossa língua expressam tão singularmente.
Eu por exemplo "adoro" caqui - fruta, mas em momento algum esse vocábulo "adorar" seguinfica devoção suprema a um deus ou divindade, é simplismente a forma de falar, gosto muito de caqui - uma fruta maravilhosa!

Um forte abraço, e continue com suas meditações edificantes, embora aqui e ali, venhamos a olhar algumas coisas por ângulos distintos.

Em nossa igreja usamos dominicalmente o hinário mais antigo publicado no Brasil, trata-se to Salmos e hinos, muitos irmãos mesmo não sabendo direito o que cantam, desta forma o cantam com alegria, fiz um teste com a igreja e muitos ficaram sem saber responder. Devemos ter uma postura de equilíbrio, nem tanto ao céu nem tanto ao mar, com afeto.

Pastor Neucir Valentim

Pastor Neucir Valentim disse...

Prezado pastor Renato,

Os nossos cancioneiros históricos, como postei anteiromente, tem palavras que o povo canta e desconhece os significados, vai aí um teste do cancioneiro tradicional e Histórico, o mais antigo em língua portuguesa, usando em nossa igreja, duaz vezes no domingo, o povo o canta mas não passou no teste! Devemos ter o equilibrio, nem tanto ao céu nem tanto ao mar!

Segue o teste:

1)“No torvelinho” 64; a) Movimento de rotação em espiral do vento . b) Ventania. c) Perturbação d) Enrolado como um novelo de lã.
2) “Preceptor divino” 245; a) O que sai na frente. b) O encarregado da educação c) O que prevê o que vai acontecer d) O que recebe previamente.
3) “halo de esplendor” 70; a) Círculo brilhante que por vezes circunda o Sol e a Lua b) Aragem, brisa c) Iluminação abundante. d) Glória.
4) “milícia portentosa” ; 83; a) Grande demais. b) Milagrosa ou prodigiosa. c) Com poder majestático. d) Espirituosa.
5) “Encapelado mar” 102 ; a) Que tem as atribuições do músico mestre-de-capela. b) Bravio. c) Turbilhão. d) Agitado.
6) “momento ditoso” 131; a) O que destoa dos demais b) Venturoso, feliz, afortunado c) Louvável. B) Cheio de graça.
7) “fulge ao rebrilhar” 183 ; a) O que vem da luz do fogo. b) Luminosidade; brilhante. c) Clarão do amanhecer. d) Arrebol.
8) “A bênção perenal” 303 ; a) O que perece e volta. b) Que é sem interrupção, permanente. c) Pertencente ao céu. d) Que tem a bênção de Deus.
9) “ Ó dia Primor” 236; a) O que tem primazia b) O que é excelente, superior, c) O que envolve ato de amor em sua criação. d) Relativo ao amor.
10) “Trino e sempiterno” 241; a) O que é contínuo, eterno. b) O que sempre tem o amor e ternura. c) O que não está ligado à vulgaridade. d) O que é relativo à divindade.
11) “Insigne amor” 244 ; a)O que tem significado. b) O que tem significância c) O que é famoso, ilustre. d) O que é constituído de significado pessoal.
12) “musica toando” 288; a) Cantando. b) Emitindo som . c) Emitindo tom ou som forte e) Fazendo o ribombar.
13) “tenebroso mar undoso, vais sulcando...” 307; a) Em forma de ondas. b) Que leva ao abismo. c) Cavernoso. d) Rochoso.
14) “Nas quebradas a rolar” 364; a) Machucadas. b) Recôncavo no litoral. c) bater do vento, d) tristezas da vida
15) Vaga tormentosa” 376; a) Esquecimento . c) Ondas do mar. c) Elevações d) Ocasião imprópria.
16) “alma sequiosa” 377; a) O que tem sede, havido de beber. b) Pertencente ao séquito real. c) O que está seco. d) O que está morrendo.
17) “O arcano celeste 426; a) O que provem da eternidade. b) o que vem dos arcanjos. c) o que é misterioso, enigmático. d) o que é principal.
18) “Eis de Cristo alçado o estandarte em Luz” 448; a) Tirado dentre outros. b) Conduzido para cima, erguido c) Jogado em brados. d) o que vai à frente do exército.
19) “com força ou langor” 449; a) Frouxidão, apatia. b) fraqueza. c) desordenado d) com falta de longanimidade.
20) “Se o labor desta causa altaneira” 464; a) Preciosa. b) Destemida. c) Que se eleva muito. d) Que está além da capacidade humana,
21) “colhem os lauréis” 466; a) Coroas de vitória. b) Coroado de louros, em testemunho de vitória. c) Coroas que não fenecem. d) O que é relativo ao ouro.
22) Vera páscoa” 545; a) Nome próprio. b) Real. c) Pura. d) Divina.
23) “por beulah ...” 585; a) Vale bíblico de aridez e infortúnio. c) Terra que significa a que o Senhor se agrada como esposa. b) Lugar se sequidão e estio. d) Por felicidades temporais.
24) “Jovens acudi! Seu brilhante pavilhão!” 644; a) Emblema. b) Prédio alto e majestoso. c) Lugar de refúgio. d) Escudo de guerra.
Se acertar de 1 a 6 questões – Você não sabe o que canta em nosso hinário. Cuidado!
Se acertar de 6 a 12 questões – Você está longe ainda de ser um bom conhecer e cantar o nosso hinário. Preste atenção!

rev. Digão disse...

Allan, é melhor um vinagre honesto nos olhos a um colírio maldito da mentira. O vinagre vai te fazer lavar os olhos e ver melhor as coisas; o falso colírio vai te cegar e você vai achar que está tudo bem.

renato vargens disse...

Digão,

Sábias palavras! Concordo em gênero, número e grau com você

Abraços,

Renato Vargens

Anônimo disse...

Pr. Renato,

Quando no início 2009 escrevi uma nota sobre o assunto no Cinco Solas, também recebi críticas, de que os compositores modernos estava apenas usando de liberdade poética.

Mas o fato é que sonhos e sonhos extravasaram os cânticos e contaminaram as pregações. Por isso, no na minha ensagem semanal, a ser publicada na segunda-feira, volto ao tema.

Deus o abençoe e continue usando-o como atalaia no meio do povo de Deus.

Em Cristo,

Clóvis

Anônimo disse...

Allan,

Louve a Deus pelo vinagre, que pode ter poder curativo.

Em Cristo,

Clóvis

Unknown disse...

Caro Renato,

"Tá" ficando estreito hein! Como participante do grupo de louvor da congregação da qual faço parte, por vezes me deparei com situações complicadas geradas por parte de irmãos que não entendem a seriedade desse tema. Creio que estejamos, no afã de demonstrar uma "geração que tem uma maior comunhão com o Pai", 'humanificando' por demais aquilo que entendemos por divino. O que quero dizer é que, se isso não for parado, o Deus da Bíblia, o Deus Trino Todo-Poderoso, será reduzido a um deus humanizado, mais parecido com essas concepções panteístas ou seja lá mais o que for. Como nas pinturas de Michelangelo o homem está buscando um deus a sua própria imagem, não ser a imagem do Deus vivo.
Creio que já falei d+, hehe. Acesse se possível www.embuscadoevangelho.blogspot.com, sou novato nessa história de blog, portanto peço dicas e permissão pra postar alguns dos seus artigos por lá!!!

Graça e Paz!

COMUNIDADE disse...

Olám meu querido
paz e graça

Bom, nao precisa ser tao radical, tenho admiração pelos seus poster, mas tem coisas que não da pra engolir. Veja, eu te pergunto ? Deus tem olhos ? Braços ? mãos? pez ? O que é Deus pre você ?????

Pois bem, quando dizenmos que Deus sonha isso nao qeur dizer que esta escrita na biblia, pois na biblia diz que Deus tem asas, e nem porisso o tem....
Deus é um ser Espirito, mas tambem é uma pessoa e quando acreditamos assim que Ele é um ser pessoal, podemos dizer que ele sonha, que Jesus tabalha e o PAI trabalha ate agora,... Sl 118 Esse dia fez o Senhor, elegramos nele....ANTROPORFOMISMO dando formas humanas ao nosso Deus para que nso tenhamos um bom relacionamento de Pai e Filhos, Senhor e Servos, Deus e criaturas ...e assmim por diante ....a palavra de Deus é MARAVILHOSA na sua revelação. se nao fosse assim que chato seria crer numa coisa que so é espirito e pronto....PENSE NISSO !!!Deus abençoe a todos.

Anônimo disse...

Digão e Clóvis, obg por nada fazer ao me falar sobre o vinagre.

insisto em discordar com esse perfeccionismo literal.

o agir d Deus através das canções vai além dessa crítica terminológica exaegarada.

Deus abençoe à todos

Allan

Anônimo disse...

Pr 4 de julho de 2010 23:04

disse td.

Allan

Anônimo disse...

Allan, nos dê evidências bíblicas de tais afirmações que você fez. Deus ministrou algo em seu coração ou o você usa da imagem de Deus para tentar afirmar coisas que você sonha? Pense mehlor! Abraços! SOLA GRATIA é Cristianismo para Libertação!

Anônimo disse...

Allan, nos dê evidências bíblicas de tais afirmações que você fez. Deus ministrou algo em seu coração ou o você usa da imagem de Deus para tentar afirmar coisas que você sonha? Pense mehlor! Abraços! SOLA GRATIA é Cristianismo para Libertação!

http://presoporfora.blogspot.com/

fabianopalhano disse...

Eu tenho visto muita licença poética, bastante humanização, intenso antropomorfismo e cada vez menos conteúdo bíblico nas músicas que se tem cantado nas igrejas. Engana-se quem acredita que a apostasia dos últimos tempos significa templos vazios. A apostasia é da fé, e a chamada música gospel tem contribuido para acelerar esse processo. É cada vez mais crente cantando vingança, colocando Jesus no colo, querendo de volta o que é seu, batendo o pé igual criança birrenta e bíblia que é bom, nada. Ah, tempos difíceis esses atuais! Voltemos ao evangelho puro e simples urgentemente!

Classe Luz do Mundo disse...

Bom dia a todos na paz do Senhor!
Entendo sonhar como projetar, pensar sobre, idealizar. Não venho como o literal sonhar (como aquele que deita, dorme e, SONHA).
Sem desconsiderar os exageros que ouvimos e lemos por aí nos ditos louvores ao Senhor, precisamos ser equilibrados. (não disse ser relativista)
Certa feita um "pastor" disse que é um absurdo louvarmos a Deus com aquele "corinho": "Coroamos a ti ó rei Jesus..." com a seguinte e infeliz justificativa: "Quem somos nós para colocar coroa em Jesus?" Absurdos!
Paz do Senhor a todos
Claudemir Andrade
www.classeluzdomundo.blogspot.com
claudemireisa@hotmail.com

Outra Noite em Gotham disse...

Gravei um podcast falando exatamente sobre essa ideia de um Deus que sonha. Confiram aqui -> http://prosadecrente.blogspot.com.br/search/label/podcast

Jean Corrêa

Nelson Nincao disse...

Com todo respeito aos que pensam diferente, não apenas as canções que falam sobre 'sonhos de Deus', mas todo o movimento de música cristã contemporânea (MMCC) pode ser descartado que não faz nenhuma falta para a Igreja de Jesus Cristo e para os santos.

Unknown disse...

Então Alan, não acredito que o ideal para p homem seja os sonhos de Deus, como vc comentou, mas sim, sua vontade, que está estabelecida em Sua palavra!!!
Deus não sonha que sejamos obedientes, mas sim, ORDENA, Ele não pede, MANDA!! E nós como servos devemos obedece-lo!!

LIROBA disse...

Se substituirmos nas músicas acima a palavra sonho pelo termo caminho de Deus, concluimos que os caminhos de Deus são mais altos e maiores que os nossos, o que podemos dizer ainda que Deus substitui os nossos sonhos oriundos de um coração enganoso e corrupto que nos levariam ao pecado e a morte, pela sua vontade pelo seu direcionamento.
"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." Isaías 55:8-9

Unknown disse...

Querido Pastor Obrigado pela sua explicação, pois sendo assim pude compreender melhor um pouco mais do nosso Deus e sua palavra. Que Deus continue abençoando, sua vida, família e ministério. A Paz de Cristo !!!

Gabriel disse...

Deus não sonha,mas tem planos e projetos na vida das pessoas,eu creio assim

10 disse...

Allan, procure uma igreja descente no ensino bíblico e litúrgico e perceba a diferença quando ouvir a palavra e os louvores. Nossa era cristã está contaminada de diversas mentiras e práticas errôneas do verdadeiro evangelho

Raquelmanastella disse...

Também vejo por outro ângulo a maneira como cantamos estes louvores sobre sonhos. As pessoas estão dizendo que Deus manda a ordena, e eu concordo pq ele é Deus e ponto; porém ele tbm é aquele que nos dá o livre árbitro. Então quando nos referimos aos sonhos e Deus creio que é uma maneira de dizer que ele pensa coisas boas para seus filhos; que ele "sonha" uma vida de acordo com sua vontade. Agora acho desnecessário essa post pq se a gente pegar todas as letras e louvores que temos hoje em dia, não cantaremos praticamente 50% deles, porém devemos sim analisa-los antes mesmo de entoa-Los.

renato vargens disse...

Raquel,

Respondendo seu comentário:

1-) Livre arbítrio? Que livre arbítrio. A queda nos tirou isso. Se dizer livre agência é outra história, ok?

2-) Mesmo que 100% das canções entoadas nas igrejas contenham erros teológicos, ainda assim deveriam ser rejeitadas.

Paz!

Pr. Renato Vargens

Unknown disse...

Pr. Renato, o Sr. poderia nos dar exemplos de louvores que são entoados em sua igreja?

Unknown disse...

Eu sonho em ter tantas coisas na minha vida mas não tenho capacidade para realizá-las. Por que Deus sonharia em/com algo se Ele pode ordenar todas as coisas?

Excelente exposição, pastor Renato!

Abs!

Dilson

12raylson disse...

Pr. RENATO sempre muito coerente com as palavras, que pena que muitos querem cantar mais licença poética do que cantar as escrituras. Abraços.

Servant disse...

Salmo 121 Não dorme aquele que guarda Israel...

Servant disse...

Amém

Edilson Meirelles disse...

Na questão da "licença poética", defendida por alguns, essa licença só deve ir até onde a Bíblia nos referenda. A Bíblia fala do arrependimento de Deus, dos braços fortes de Deus... e por aí vai. Mas, em lugar algum das Escrituras vemos (ou lemos) que nosso Deus sonha.

Unknown disse...

De fato esses estudos são de vital importância, os cânticos de hoje nas igrejas, estão repletos de "frases poéticas" porem com ensinamentos errados, quem se converteu nos últimos 20 anos, ouviu muito dessas músicas e de tanto cantarem, acabaram acreditando nessa mentiras. Parabéns Pastor Renato Vargens, em quanto continuar na posição de instrumento de Deus, trazendo a verdade a "Luz da Palavra" Deus será contigo.

Michele Celdera disse...

Boa noite gostei muito dessa explicação.esta tudo certo até eu adorar fruta muito bem explicado.
Valeu paz

Unknown disse...

Amado me mostre dentro dá Bíblia a onde Deus sonha?
Querido é comprovado que pra se sonhar ou ter pesadelos temos que entra em um estado de sono profundo pois ninguém sonha acordado.
Sendo assim vc acha que Deus tem tempo pra ficar dormindo com tantas coisas acontecendo kkk
O meu amado me desculpa mais a Bíblia diz que contra a palavra não há argumentos certo.
Então sendo assim vamos pela palavra leia: Salmos 121:4

É certo que não dormita nem dorme o guarda de Israel.

Amo vocês em Cristo!!

Unknown disse...

Parabéns! Concordo em dizer que Deus não sonha. Seria tão mais fácil substituir as letras dos louvores para: "os teus PLANOS são maiores dos que os meus..." " Os PLANOS de Deus jamais vão morrer.." Talvez seja menos audível na hora de produzir, infelizmente!

Docarmo disse...

Gostei muito dessa explicação! Linguagem no sentido figurado. Deus não sonha mas nós, sim. Talvez seja um jeito de dizer como Deus coloca sua vontade em nós.

Crismacleiton disse...

Deus seja louvado verdadeiramente entre sua igreja que possamos crescer na fé atravéz da palavra de Deus

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only