terça-feira, março 03, 2015

10 regras para os compositores escreverem músicas cristãs desprovidas de heresias

Por Renato Vargens


A grande quantidade de canções estapafúrdias com heresias hediondas se multiplicam a olhos vistos em todo Brasil. Confesso que algumas delas são tão heréticas que me fazem ruborizar de vergonha. 

Diante do exposto, gostaria de elencar algumas preciosas dicas que visam ajudar aos compsitores cristãos a escreverem músicas desprovidas de heresias e que glorifiquem a Deus.

1- Não escreva letras focadas no homem. Lembre-se :seu louvor não pode e nem deve ser antropocêntrico, até porque, suas composições precisam estar centradas exclusivamente no Senhor.

2- Cante mais as Escrituras. Use textos inteiros da inerrante Palavra do Senhor.

3- Fundamente suas canções nas Escrituras. Agora, cuidado com o uso de textos "isolados". Lembre-se que o fato de alguém usar em suas canções versiculos bíblicos não torna o ensino verdadeiro. Aliás, o diabo é "expert" nisso. Ninguém como ele fundamenta tão bem seus ensinos em textos bíblicos. Isto posto, cuidado com aquilo que lê, mesmo porque, sem que perceba você pode estar abrançando uma terrivel heresia.

4-Escreva letras que tratem das doutrinas fundamentais das escrituras. Cante sobre redenção, expiação, perdão de pecados, imputação de pecados, salvação pela graça,  e outras doutrinas mais.

5- Cuidado com a licença poética. Em nome dela cada aberração tem sido cantada. Lembre-se que nem sempre nos é possível usar dela.

6- Não componha canções de autoajuda. Lamentavelmente boa parte dos hinos de nossos cancioneiros estão repletos de canções que visam o bem estar do homem e não glória de Deus.

7- Em suas composições use menos o "eu" em detrimento ao "nós". Quando cantamos o fazemos na solene assembleia e como igreja manifestamos nosso louvor e gratidão por aquilo que Deus é, tem sido e feito em nossas vidas.

8- Abandone e esqueça as malditas doutrinas da prosperidade, confissão positiva, além é claro dessa funesta teologia da vinagança.

9- Verifique se a letra que escreveu está de acordo com os ensinamentos bíblicos, para isso, seja humilde e submeta sua composição a um pastor versado nas Escrituras , conhecedor da sã doutrina, que com propriedade lhe dirá se aquilo que escreveu está de acordo com a Palavra de Deus.

10- Seja sincero e responda com sinceridade se a música que escreveu efetivamente glorifica a Deus.

Agindo desta forma, com certeza será mais difícil compor canções que firam a palavra da Deus.

Pense nisso,

Renato vargens


MÚSICA INSTRUMENTAL ELETRÔNICA disse...

Paz do Senhor Pr. Rerato.
O ponto de vista do homem em ralação ao Deus em que ele serve está tão invertido, que muitos já declaram que " o homem sonha e Deus realiza" como se Deus fosse um empregado dele. Assim se espelha também as letras de musicas em que se fala tanto das bençãos que Deus "tem que dar" que esquecem de louvar e glorificar a excelência do Deus único.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only