quarta-feira, abril 28, 2010

Pare de falar mal dos pastores, o que importa é que eles estão ganhando almas para Cristo

Por Renato Vargens

Volta e meia alguém me escreve ou comenta no meu blog que eu não devo me preocupar em denunciar os ensinos dos falsos profetas, e que o mais importante é que eles estão ganhando almas para Cristo.

Caro leitor, vamos combinar uma coisa? A Bíblia está cheia de textos que nos advertem sobre o surgimento de falsos profetas bem como da multiplicação de falsas doutrinas. Jesus mesmo disse: "Acautelai-vos dos falsos profetas" (Mt 7.15). "Levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos... operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos" (Mt 24.11,24). Cristo avisa claramente sobre um movimento de falsos sinais e maravilhas nos últimos dias, promovido pelos falsos profetas. Paulo compara esses falsos profetas a Janes e Jambres, que se opuseram a Moisés e Arão (2 Tm 3.8) com sinais e maravilhas operados pelo poder de Satanás. Pedro advertiu que assim como houve falsos profetas no tempo do Antigo Testamento, "assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão dissimuladamente heresias destruidoras..." (2 Pe 2.1). O apóstolo João declarou que já em seus dias "muitos falsos profetas têm saído pelo mundo" (1 Jo 4.1).

Isto posto, torna-se impossível fazermos o jogo do contente fingindo que absolutamente nada está acontecendo não é verdade? Por acaso seria correto observarmos uma pessoa caminhando distraidamente em direção a um precipício e ficarmos calados? Claro que não! Da mesma forma não podemos nos eximir diante das aberrações ensinadas pelos adeptos de falsas doutrinas que tem enganado milhares de pessoas em nosso país.

Como bem disse o apóstolo Paulo ao escrever a sua 1ª epístola a Timóteo, nos últimos tempos alguns homens iriam apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, bem como a doutrinas de demônios. (I Tm 4:1)

Diante deste inexorável fato o Apóstolo Paulo orienta a Timóteo a agir firmemente diante do espírito da apostasia.

“CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.” II Tm 4.1-3

Quanto a ganhar almas para Cristo, é importante ressaltar que nós crentes em Jesus não ganhamos nada! Somos no máximo servos inúteis usados por Deus para levar a Palavra do Evangelho da Salvação Eterna. Mesmo porque, quem convence o homem do pecado, do juízo e da justiça é o Espírito Santo. A salvação vem de Cristo, por Cristo e para Cristo, nada além disso!

Soli Deo Gloria!

Renato Vargens
Anônimo disse...

Renato, maravilha de texto

O que mais insisto quando exponho este assunto aqueles que discordam de nós neste asecto, é que Paulo estava falando da chamada igreja, que´é de Falsos mestres ditos evangélicos, no nosso meio.
Mas a cegueira é tanta!
Já observei que não se prega esses capítulos, eles não não expostos em cultos, e quando são, é feito em escolas dominicais, e fala-se de adventistas, testemunhas de jeová, mormom, mas de "pastores" evangélicos, NECA!

Deus te abençoe Renato, abraço!

Anônimo disse...

Ah, ainda tem os que ficam se gloriando: Ganhei tantas almas ara Jesus, fulano não ganhou nem uma !!!

Me poupem.

Dump de Memória disse...

Estava quase enviando uma resposta.

O que eu como acadêmico creio, é que, esta patuscada feita por empresas-igrejas, e pastores-badamecos fazem, é fazer com que, pessoas sem nenhuma cultura, os conhecimentos *8a. série*, fiquem ricos sem se esforçar muito.

Ou seja, estes enganadores, fazem um tremendo desserviço.

Já que, para ficar rico, eu preciso apenas dar o dinheiro para esses pelintras, para que um suposto *deus* também me dê, então porque irei perder horas de sono, e muita concentração, ao fazer uma :

-> Faculdade
-> MBA
-> Pós-Graduação (Lato Senso)
-> Mestrado e Doutorado (Scrito Senso).

Se alguém chamado "deus", vai me dar tudo em dobro, como se fosse uma pirâmide ?

Prof. MsC. Dalton Gerth

Anônimo disse...

mesmo assim vc deve ser um homem perfeito.. nao concordo com o texto e ponto finalll.. esse site e um tal de gospel mais deveria ser um site gospel mais...
acho engraçado tanto coisa edificante no meio gospel, mais nao esse intitulado so sabe falar mal..
o pr marcos pereira visita presidios,, ja parou uma rebeliao e nunca vi um materia sua a respeito desse homem de Deus.. e o bons frutos de pastores ?
a paz do senhor

renato vargens disse...

Prezado anônimo,

Sabe o que eu acho interessante disto tudo é que eu assumo o que escrevo e vc não. O problema é que vc não tem coragem suficiente para expor sua opinião. É muito fácil falar o que pensa no anonimato não é verdade?

Pr. Renato Vargens

As coisas são bem assim. disse...

A afirmação de Jesus sobre estes falsos profetas com boas intenções é bem clara em Mateus 23:15 "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós."

Web Evangelista disse...

A paz Renato,
Ótimo seu texto e vou publica-lo amanhã no meu blog também!
Esse é o tipo de e-mail que lota minha caixa de entrada, e ainda completam dizendo que a unica coisa que faço é: "Um des-serviço para o obra de Deus".

Pois bem, Quem tem ouvidos... que ouça!
Que Deus levante bereianos e apologéticos!

Raul Vitor disse...

Interessante que segundo o irmão anônimo ali, quem parou a rebelião foi o Pr. Fulano e não Deus. Tem que rir pra não chorar.
Quem defende este tipo de teologia (dos super-crentes)e principalmente os seus "apóstolos", defende por que ama esse tipo de coisa, ama barganhar com Deus e ama exercer seus "super-poderes sobrenaturais" que nada tem a ver com os verdadeiros milagres que DEUS opera, e não "fulaninho sapato-de-fogo" ou "beltraninho palito mágico".
E logo chegará o dia em que Jesus irá dizer "Não vos conheço, apartaí-vos de mim."

Marcos Crecchi disse...

Devemos sim denúciar os vendilhões da fé, e mostrar a diferença entre pastores e lobos vestidos de ovelha.

Adilson disse...

Demorei muito para entender o significado do chamado NOVO NASCIMENTO tão bem enfatizado por Jesus. E por mais que me explicassem as pessoas, eu não conseguia alcançar o sentido. Ouvi pregadores e li comentários de todo tipo de pessoas: desde intelectuais a pessoas simples que acreditam serem sábios. Então entendi que a minha dificuldade estava nos preconceitos, em especial aquele de recorrer às opiniões (do grego doxa) dos outros e ir diretamente à fonte:eu insistia na idéia tola de que o que as pessoas dizem sobre algo é melhor do que o próprio algo. E concluí: é melhor ir diretamente ao textos bíblicos, pois é por lá que todos nós devemos passar; até os grande teólogos que o mundo conheceu (Paulo, João, Lucas, Agostinho, Aquino, Pascal, etc)e que nos falam com tanta beleza, derivaram seus conhecimentos da Biblia.
ISTO POSTO, digo: não podemos deixar que falsos pastores e pregadores trambiqueiros enganem as pessoas! Os blogueiros devem continuar seus trabalhos de informação e críticas, doa em quem doer. Eles estão fazendo uso da democracia e da liberdade que com muito sangue foi conquistada. ABAIXO O SILÊNCIO E PARA O AUTO AS BOAS CRÍTICAS! Os falsos pastores e tolos cristãos devem entender que não são mais tolerados, e que os crimes que um falso cristianismo cometeu no passado com tanta naturalidade já não são mais aceitos hoje! DEVE-SE ENTENDER QUE os blogs não estão difamando as fraquezas dos cristãos, mas os crimes que são cometidos contra o Cristianismo e contra os cristãos. AH, QUEM DERA que na época da Idade Média a internet houvesse existido!!!!

Blog da Pastoragente disse...

Pastor, eu aplaudi de pé!!!
Os a(s)nônimos estão em tudo que é lugar, deixando seu rastro de apoio à heresia e suas opiniões sem base, mas o PIOR é que eles estão na Igreja...no a(s)nonimato, vendo tudo e não enxergando nada, nunca se expondo para mudar.
São seres medrosos da a tal "autoridade" eclesiástica, mas que acabam - por causa da omissão - sendo canais da permissividade que vê aos montes.
Um abraço, Pastor, hoje o senhor me confortou.

Jose disse...

Ele é anonimo e cego.

Mário Bersone Netto disse...

Prezado Renato,

Tanto neste seu blog como em outros portais da internet, sempre encontro assuntos interessantes voltados para a teologia. Gosto muito dos seus artigos. São de fato perspicazes, no pleno sentido da palavra. Parabéns.

Também publico alguns artigos no Portal Crise de Consciência, mas não são tão bons quanto os seus. Agora, gostaria de indicar-lhe o site para que você também envie seus artigos para eles publicarem.

http://www.crisedeconsciencia.com
crisedeconsciencia@gmail.com

Mário Bersone Netto

jeronimo_rk disse...

Ao senhor Pastor.
Meus parabéns pela coragem!
Ao amigo "anonimo" meus respeitos a sua posição mas quero lhe salientar que Todas as coisas estão nuas e patentes diante dos olhos do Senhor.
Ja fui abordado aos gritos por um destes tais "pastores" que me disse o que importa é as almas que ganhamos!
Até radio pirata eles colocam no ar com o pretexto de Glorificar ao Nome Santo Do Senhor!
Eu lhe aplaudo de pé pastor.
Que pena que sua igreja não é aqui.
Oro pelo seu ministério.

JERÔNIMO DE RIO CLARO SP

clemente vaz de Oliveira disse...

Oi Renato:

Muito bom este artigo. Que Deus continue lhe abençoando. Estamos para publicar outro texto seu no nosso site www.adboasnovas.com.br. Só uma pergunta: Desculpe a minha ignorância, mas Jacinto milagres existe mesmo, ou é só umap personificação destes tantos que existem por aí, pregando estas aberrações como se fosse a palavra de Deus?

Clemente

Projeto Vida Feliz disse...

Será mesmo que é errado denunciar os falsos pastores que levam o povo ao engano? Creio que deveriamos nos preocupar mais com a qualidade dos alimentos que estão sendo servidos em nossas igrejas. A nossa denuncia é um alerta contra os lobos em pele de cordeiro que estão em nosso meio.
Paz seja com Todos

Alberto Couto Filho disse...

Pr. Renato,
Minhas andanças fizeram-me chegar ao seu excelente blog.
Graças aos céus encontrei mais um homem de Deus que sabe separar o "falar mal" do "obviar o mal",com coragem e ousadia para responder àqueles que agem como poltrões, escudando-se no anonimato.
Obviar o mal, o senhor sabe, tanto quanto Paulo sabia, é fazer o bem.
Mais que aquele anônimo desavisado,certamente, o senhor sabe que deve fazer o bem,pois se não o fizer estará pecando - Tiago alertou-nos quanto a isto (4:17).
Com clareza, o amado pastor, mostrou nesta postagem que maus líderes, maus pastores existem, assim como líderes infiéis.
É lamentável que muitos daqueles que, na Bíblia, são até chamados de estúpidos (Jr 10:21) recalcitrem com veemencia quando interpelados, dizendo que somente Deus pode castigá-los pela maldade das suas ações, expressando absurda e incompreensível preferêcia pela manutenção do seu estupor.
Felizmente, pastor, este mal diz-se obviável,isto é, pode ser obstado,remediado, a partir, por exemplo, de livros e de postagens esclarecedoras como esta - hábeis instrumentos de gestão para que seja alcançada a eficácia na liderança do povo de Deus, privilégio seu e de tantos outros ministros do Evangelho.

Aniversariei na data da postagem, 28/04, mas somente agora fui presenteado com a lucidez e obviedade da sua mensagem.
Obrigado e parabens!
Que Deus não regateie bençãos ao amado pastor.
Alberto Couto Filho

Ps. Suas postagens, mormente aquelas referentes à insidiosa teologia da prosperidade, nos identificam.
Acesse http://bit.ly/camhHH e comprove

Alberto Couto Filho disse...

Pr.Renato,
Sou um jovem agerato (dizem) de 72 anos, completos em 28.04, data desta excelente postagem.
Converto-me a cada 24 horas do dia e, por isso, cheguei até o seu excelente blog e não me venham dizer que, tardiamente!
Estou lendo suas postagens e, n'algumas,identificando-me com a sua aversão â energumênica teologia da prosperidade.
Ao comentar sobre a postagem que fala do afastamento do teologastro Malafaia, da CGADB, pedi-lhe que acessasse http://bit.ly/camhHH (PointRhema.
Vou bisar o pedido,corrigindo o endereço do site e afirmando ao nobre pastor ter consubstanciado, naquele comentário, o que penso sobre a aldravação daquele ministro e sobre a ignorância escriturística dos que querem nos impedir de obviar o mal que o estupor do de certos pastores pode causar ao povo de Deus - dentre eles a dispersão observada em Jr.10:21.
Prossigo navegando, sem qualquer desinteligência, nas águas tranquilas do seu inteligente espaço.
Bençãos e mais bençãos, deseja-lhe
seu conservo em Cristo,
Alberto Couto Filho

Pr. Wagner Cipriano, Cultura Evangélica Publicações disse...

Caríssimo irmão e Pastor:
Concordo em gênero, número e grau com suas palavras, que não são propriamente suas, mas do próprio Espírito Santo de Deus. Nenhum de nós, quer pastores ou evangelistas, ganha alma alguma para Cristo e nem pode disso se orgulhar. Afinal, ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer, disse Jesus.
Quando Paulo foi ordenado para o ministério de evangelização dos gentios, "passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia." -Atos 16:6.
E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu.-Atos 16:7
E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade.
E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedónia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos.-Atos 16:8-9.
Vemos, então, que o apóstolo aprendeu uma das primeiras doutrinas de sua carreira: ouvir e dar a direção, em tudo, ao Espírito Santo. O que aconteceu, então? O Espírito Santo o guiou a "uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso." - Atos 16:14-15. Vemos que, em tudo, o apóstolo Paulo foi dirigido pelo Espírito Santo que, por fim, tocou no coração de Lídia para que estivesse atenta à pregação e sentisse o desejo de ser batizada. Paulo tornou-se, tão somente, uma ferramenta nas mãos de Deus. É o que somos.
PORTANTO, fica difícil a qualquer um de nós se gloriar em seu ministério, pois tudo é obra de Cristo. Isaías reconheceu isso, dizendo: porque tu és o que fizeste em nós todas as nossas obras.-Is 26:12
Fico satisfeito em saber que o Pr. Renato aceita, reconhece e ensina que somos "no máximo servos inúteis usados por Deus para levar a Palavra do Evangelho da Salvação Eterna. Mesmo porque, quem convence o homem do pecado, do juízo e da justiça é o Espírito Santo. A salvação vem de Cristo, por Cristo e para Cristo, nada além disso!".
Por isso, não é vantagem ser pastor que ensine falsas doutrinas, pois será ferramenta nas mãos das trevas, servindo aos intentos da operação do êrro. Vantagem é ser pastor com crescimento espiritual, que tenha bom testemunho de sua vida pessoal e familiar, base sólida no conhecimento das Escrituras e o discernimento do Espírito Santo, para poder realmente conduzir um povo à vida eterna e não ser confundido na vinda de Cristo: E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por Ele na sua vinda.-1 João 2:28
Por isso devemos lançar fora essa idéia de que o que importa é ganhar almas para Jesus. Somente Ele, o Senhor Jesus, sabe quais são e onde estão as almas escolhidas e quando deverão ser chamadas. Devemos nos esforçar em anunciar o Evangelho como nos foi ordenado, se nada tirar ou acrescentar. O resto é jactância de homens soberbos. E, se a humildade precede a honra, a soberba precede a queda.
A Ele, Jesus Cristo, seja toda a honra e toda a glória. Amém.

João "Johnnÿ" Dias disse...

Se eles GANHASSEM realmente vidas pra Cristo, até ia, mas não é o q acontece. Eles ganham vidas pros seus bolsos, pro seu domínio pessoal. Belo texto, pastor!

Vanusa Fabiano Mendes disse...

Os pastores de verdade não se importam com a verdade atual exposta, aliás eles são os verdadeiros beneficiados..pois a quem honra honra.
Quem se irrita são os que envergonham o nome de Cristo com suas práticas sujas, pragmáticas, hereges...
Não vi em seu comentário generalização. Portanto, concordo ''Ipsis litteris".

Anônimo disse...

A cada dia que passa tenho me convencido mais que escolhi o lado certo desta "peleja". O lado dos que subvertem o atual sistema eclesiástico e buscam, com afinco, apenas a verdade pautada pelos ensinamentos de Cristo. Uma pena, porém, sermos considerados subversivos, quando o cristianismo autêntico e genuíno deveria ser a célula-mater da religião. Parabéns, pastor Renato, mantenha-se no foco, vislumbrando a graça redentora do nosso Senhor.

Abner Phillip disse...

A cada dia que passa tenho me convencido mais que escolhi o lado certo desta "peleja". O lado dos que subvertem o atual sistema eclesiástico e buscam, com afinco, apenas a verdade pautada pelos ensinamentos de Cristo. Uma pena, porém, sermos considerados subversivos, quando o cristianismo autêntico e genuíno deveria ser a célula-mater da religião. Parabéns, pastor Renato, mantenha-se no foco, vislumbrando a graça redentora do nosso Senhor.

montesinai2007 disse...

Os anonimos e os defensores dos idolos gospel tem um nome aqui no nordeste,
PISTOLEIROS DA FÉ, porque eles não tem o minimo de misericordia com aqueles que atacam.
todas as mensões em relação aos pastores, bispos e apostolos tem que ser de concordo, se entrar o discordo vc morre na mira desses pistoleiros.
Engraçado é que eles atacam justamente pastores, bispos e apostolos (que não concordam). Eles podem, ninguem mais pode
MARANATHA, Ora vem Senhor Jesus

Ray Henrique da Silva disse...

Graça e Paz!

Ótimo texto. Exatamente isso que tenho conversado com meus irmãos em Cristo, graças ao nosso bom Deus, meu pastor local combate essas "heresias" que vem surgindo.

Concordei com todas as palavras do texto. Em relação a ganhar almas... tem um versículo que já vi um irmão citar: "O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio. Provérbios 11:30". Concordo plenamente que quem ganha almas de fato é o Espírito Santo (sou cristão reformado), mas acerdito que o sentido que algumas pessoas usam para esse termo "ganhar almas" nem sempre é o mesmo.

Em Cristo,

Ray Henrique

Unknown disse...

OTIMA MENSAGEM PASTOR RENATO,VOU POSTA-LA EM MINHA PAGINA...QUE DEUS O ABENÇOE.

DC.JOCIVALDO BASTOS.

Unknown disse...

DEVEMOS SIM DENUCIAR OS FALSOS PROFETAS,ESSA É UMA MISSÃO DE TODO CRISTÃO,NÃO DEVEMOS NOS CALAR NUNCA.
DEUS TE ABENCOE PR.RENATO E CONTINUE DESMASCARANDO ESSES FILHOS DE BELIAL.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only