domingo, dezembro 13, 2009

Não é que estão dizendo que a música "parabéns para você " é do diabo?

Por Renato Vargens
Fico impressionado com essa mania de alguns "evangélicos "satanizarem todas as coisas.  Pois é, em nome da espiritualidade já se afirmou que a Xuxa é satanista, que a Disney é do capeta e que o natal é obra do cramulhão.

Há pouco recebi a informação de alguns dos "ghostbusthers gospel " estão a ensinar que a palavra RATIMBUM cantada no parabéns para você é uma palavra mágica usada pelos magos persas na Idade Média.  Segundo os "gospelbusthers", elas eram pronunciadas assim e ao contrário fazendo o mestres dos magos surgir das cinzas e realizar os desejos de quem os proclamou.  Os adeptos desta crença afirmam:

Por muito tempo cantamos inocentemente um "parabéns" para alguém que está  aniversariando. Mas até aqui tudo bem. O que muitos não sabem é que depois da música vem um tal de ratimbum (isso significa: eu amaldiçoo você). Muitos não sabem, mas os demônios se divertem em muitas festas até cristãs. Esse ratimbum é pronunciado até para os pastores e devemos tomar cuidado porque é essa mesma a finalidade do maligno.”

Sinceramente fico admirado com o esforço que alguns "evangélicos" fazem para encontrar evidências de que todas as coisas são do diabo.

Caro leitor, as igrejas que vivenciam este tipo de comportamento manifestam uma enorme ignorância quanto aos ensinamentos bíblicos. Cristo nos libertou de todo tipo de rito e superstição. Nele e por ele verdadeiramente somos LIVRES. Em outras palavras isto significa dizer que não somos amaldiçoados por cantar parabéns para você no aniversário de alguém. Além disso, afirmar que ratibum é do diabo significa o desconhecimento do que seja uma Onomatopéia.

Onomatopeia é uma figura de linguagem na qual se imita um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopeias. Por exemplo, para os índios tupis tak e tatak significam dar estalo ou bater e tek é o som de algo quebrando. As onomatopeias, em geral, são de entendimento universal.

No parabéns para você Ratibum significa o fechamento musical de uma fanfarra. "Rá", o tarol, "Tim", os pratos, "Bum", o bumbo. "Parará tim bum" é outro exemplo que demonstra de maneira prolongada o rufar do tarol.

Pois é cara pálida, mais uma vez afirmo que o Evangelho de Cristo se contrapõem em muito aos ensinos dos teólogos quixotescos. Em Jesus e por Jesus somos libertos da escravidão do pecado, e do domínio do diabo e do misticismo.

Pense nisso!

Renato Vargens
Gilbert Raposo disse...

Cultura e hora certa, obrigado pelo esclarecimento.
Gilbert Raposo.

Marcelinho disse...

Confesso que já tinha ouvido essa história e, por via das dúvidas, preferi não cantar mais o Ratimbum. Diante dessa explicação, voltarei a cantar!! hehe!!

Unknown disse...

eu nao me lembro de ratimbum na minha cançao de aniversario que eu me lembre sempre canytamos parabens para vc nesta data querida muitas felicidades muitos anos de vida que DEUS te proteja e guarde do mal. e isso que se canta por aqui.

Heitor Alves disse...

Vejo isso como uma supertição evangélica!!!

Desculpe, mas isso é cisa de (neo)pentecostal.

Dump de Memória disse...

Olá Pr. Renato :

Não me admiro muito esta questão *evangélica de ser*, de alguém só agora receber informações que desconhecíamos a muito e muito tempo.

Geralmente, todo email assim, tem uma *ponta* de verdade, o que é para fazer com que todo o conteúdo seja real.

Acredito que, o pior, não é apenas o originador do email, satanizar (e mentir), frente ao ratimbum do Parabéns a você.

Mas o pior, de uma forma geral, são as pessoas que, ao receberem isto, já dão por certo que é uma questão real, e então, fazem o popular *broadcast* da mensagem.

Deus o abençoe

D.Gerth

Gedmar disse...

PARABÉNS PRA VC PR RENATO PELO TEXTO PERTINENTE, PELA CORAGEM DE DISMISTIFICAR A MÍSTICA DOS MÍSTICOS DE PLANTÃO DO UNIVERSO GOSPEL.
MUITOS"BIGS" E RATIMBUNS PRA NÓS QUE DESCANSAMOS NA COBERTURA DO SANGUE DAQUELE QUE ESTÁ ACIMA DE TODO NOME: JESUS.

Heitor Alves disse...

Opa, eu errei uma palavra no meu comentário acima!!

Onde se lê "cisa", leia-se "coisa"

Claudia Nunes disse...

E por essas e outras que deveríamos criar um site com os "mitos urbanos versão gospel"... rsrs.
Parabéns por mais uma esclarecedora postagem. A Paz.

WebPCamaral disse...

A Paz do Senhor!

Pastor Renato, também tenho um artigo sobre esse asunto publicado no PC@maral

http://blogdopcamaral.blogspot.com/2009/10/o-ra-tim-bum-verdade-ou-mito-da.html

Surgiu devido a um email distribuido por um irmão de nosa igreja "todo apavorado" por causa do RA TIM BUM cantado no final.

Publiquei o artigo esclarecendo sobre o tema e deixei um comentário que transcrevo aqui:

Comentário PC@maral:

Eu particluramente não vejo nada de mais em qualquer palavra, pois a única palavra que tem poder é a palavra de Deus.

Todos os aniversários de familia e de amigos, sempre cantam esta canção e nunca aconteceu nada com ninguém. Todos os meus familiares e amigos desfrutam de ótima saúde e prosperam em seus trabalhos, seus filhos são estudiosos e cumprem bem todas as tarefas.

Eu mesmo sou crente fiel, diácono da igreja em que congrego, tenho meu negócio próprio, minha filha está se formando e estagiando na carreira que escolheu seguir e ainda tenho tempo para escrever neste blog.

Dar poder a uma palavra, temer pronunciar uma palavra, creio, eu, não seja cabido a uma pessoa que se intitule cristã e crê no Deus Vivo.

Devemos temer sim à Deus, que tudo pode!

Se fosse assim, a ferro e fogo, muitas palavras da lingua portuguesa que usamos no nosso dia a dia seriam proibidas de serem pronunciadas pelo povo cristão pois carregam em sua forma derivada inumeras ditas "maldições".

Exemplo: "coitado" - Garanto que você está cansado de falar essa palavra de vez em quando.

Lembre-se que quem abençoa e quem amaldiçoa é um somente. O nosso Deus!

Deus continue abençoando a seu ministério cada vez mais!

Alex Martns disse...

É Renato Vargens, essa história é antiga, já comentei sobre isso no meu blog, e é um dos artigos mais vistos lá. Eu já participei de festa de crente que no final eles não cantam RA-TIM-BIM, mas eles dizem A-LE-LUIA...http://goo.gl/xJfrc

Letícia Leal disse...

Daqui a pouco vamos ter que viver em um mundo isolado de tudo e todos, as pessoas exageram muito, nós sabemos que o mundo está cheio de enganos do diabo, agora começar à achar que tudo pertençe a ele já é demais né... Se tenho Jesus no meu coração e sigo uma vida que agrada o coração de Deus nada que é do maligno pode me atingir.

Unknown disse...

me admiro muito crentes com medo de ratimbum, esses mesmos deves ter ferradura na porta, fita vermelha no carro, essas coisas, parece que hoje, Cristo e ser cristão, não vale de mais nada, já tinha ouvido essa historia e até discutido sobre isso, infelizmente a maioria dos "crentes" se baseia em cliches e não no que e verdadeiro, valeu pastor por mais uma vez, chegar junto nessa geração doida que mais parece que tem fumado ou bebido alguma coisa, eu vejo tudo, e não morro...

André de Araújo Neves disse...

Na boa, pastor Renato, só não consegui entender que ligação tem esse mais novo invencionismo "em-vão-gélico" com o neopentecostalismo.

Izaldil Tavares de Castro disse...

Claríssimo, prezado irmão Renato.
A explicação da onomatopeia é válida para esclarecer as dúvidas de tanta gente. Parabéns, a você!(rs...). É necessário que os crentes se interessem pelo uso do nosso idioma (pelo menos)e que busquem também estudar um pouquinho das figuras de linguagem. Caso contrário, como não darão, sempre, uma interpretação literal das Páginas Sagradas? Meu abraço.

Claudinéia disse...

Tenho as mesmas dúvidas do André.

El Misionero Meu Cérebro Minhas Regras disse...

Não é mais fácil perguntar para DEUS o que é dele, ou não????
Por que não satanizam o divórcio, que no meio evangélico, é feito "a torto e a direito"????
Hoje existe uma moda ridícula, e amaldiçoada, no meio evangélico, que consiste no fato de a iniciativa do divórcio não é mais tomada por quem foi traído, mas por quem traiu. Isso mesmo!!!! A esposa (ou o marido) trai o marido (ou a esposa), e depois se divorcia porque foi ela (ou ele) quem traiu!!!!
E não se vê isso na macumba, nem no espiritismo de linha branca, nem nas TJ, nem nos mórmons, nem em nenhuma seita oriental. É justamente dentro das igrejas evangélicas, que essa desgraceira ocorre.
Por que não satanizam o "casamento" gay, a fornicação, a prostituição, e a pedofilia????
Por que não satanizam a mentira, a injúria, a difamação, e a calúnia????
Por que não satanizam os maus pagadores, os enrolões, aqueles que gostam de dar "pernada" em todo mundo????
Tem um monte de práticas dentro da igreja, que são diabólicas, e que o povo aceita numa boa. Aliás, não só aceita, como impõe a aceitação desses péssimos hábitos a todos ao seu redor. E ai de quem não aceitar!!!! Vai ter que aturar Bullying gospel até não poder mais!!!! E os pastores, simplesmente, não sabem lidar com esses fenômenos. Ou não querem. Se preocupam mais com o dinheiro que entra, porque a grana não pode para de entrar. Se sair um membro insatisfeito, ele que se dane, desde que entrem pelo menos uns vinte.

Dump de Memória disse...

Gostaria de falar algo a respeito do comentário do El Misionero Matsuura Junichiro.

Perfeito!!! Hoje o importante é GRANA. Dando para G-ová ou G-zuis, tá valendo tudo. E enquanto der para o past.. ops. para Deus, ele continuará te abençoando.

E segue o jogo

ELIAS VILELA disse...

o diabo não é dono de nada,nem da chave da casa dele que nosso SENHOR JESUS tomou dele. tem tanta gente inventando dotrinas que até eles estão se perdendo nelas. temos que tomar cuidada. pois "toda palavra que DEUS disse ditas no sentido em que DEUS não o disse, são palvras do diabo"

Oton disse...

Não sou evangélico, mas é bom ver que eles se dissociam em pessoas cultas, que realmente levam sua religião a sério, e outros tipinhos charlatões que querem enganar os outros. Parabéns.

João "Johnnÿ" Dias disse...

"Tudo é do diabo, menos o pecado". (Livro dos Neopentecostais c.6 v.66)

Joaozynho Camargo disse...

Xiii, gravei uma "canção do diabo" então

www.youtube.com/watch?v=e2zNKmTe9uwM&hd=1

Celson Coêlho disse...

O distancimento das Escrituras proporciona isso. Também fiquei surpreso com a proposta de não cantar a expressão "parabéns pra você". Dizem que faz "PARAR OS BÉNS".
Escrevi sobre essa ideia em meu blog>> "COISA DE CRENTE (a nova onda de não poder cantar parabéns)"
http://celsoncoelho.blogspot.com.br/2010/03/significado-parabens.html

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only