domingo, julho 12, 2009

Boca do Sapo Gospel

Por Renato Vargens

Parte da Igreja Evangélica Brasileira tem a enorme capacidade de criar doutrinas completamente estapafúrdias. Uma das mais comuns atualmente é aquilo que alguns denominam de oração contrária.

Tal doutrina, parte pelo pressuposto que o cristão em nome de Deus tem o poder de amaldiçoar outras pessoas através da oração positiva e determinante. Em outras palavras, tal ensinamento afirma categoricamente que aqueles que agem desta maneira, podem rogar ao Senhor da glória o aparecimento de desgraças e frustrações na vida de seus desafetos, determinando assim a desventura alheia.


Em nome de Deus, tais pessoas rogam “pragas e desgraças” para aqueles que em algum momento da vida se contraporam a seus sonhos e vontade. É nesta perspectiva, que tem emergido em nossas comunidades o toma-la-dá-cá evangélico. Basta o chefe no trabalho ser um pouco mais chato pra se orar contra ele, ou até mesmo alguém discordar da forma do pastor conduzir o rebanho, que lá vem maldição.


Em certas igrejas a palavra “rebeldia” tem sido usada para todo aquele que foge dos caprichos fúteis de uma liderança enfatuada. Em tais comunidades, discordar do apóstolo ou profeta quase que implica com que o nome seja colocado na “boca gospel do sapo”.


Pois é, só de imaginar situações como estas chego a suspirar profundamente! Confesso que tal procedimento me deixa absolutamente estupefato!


À luz disso, não tenho a menor dúvida em afirmar que comportamentos como estes não ficam a dever em nada aos trabalhos de magia negra que são feitos Brasil à fora. Infelizmente parte da igreja evangélica mergulha em alta velocidade no buraco da sincretização, deixando para trás valores, virtudes e princípios onde a afetividade e o amor deveriam ser marcas indeléveis de uma comunidade que conhece a Cristo.


Que Deus tenha misericórdia de seu povo!


Renato Vargens
Unknown disse...

Pr. Renato,
Esse tipo de coisa é bem antiga. Lendo o seu artigo lembrei daquela ocasião quando uns samaritanos não deixaram Jesus entrar numa aldeia, e João( " filho do trovão), perguntou se eles poderiam ROGAR a Deus que mandasse "descer fogo do Céu" para consumir aqueles samaritanos. Parece que João ( o ex filho do trovão) fez escola.O João "BOANERGES" foi transformado pelo poder de Deus no DISCÍLULO DO AMOR.
Grande abço
Paulo

.ELIAS disse...

Na verdade isto é mais serio que imaginamos, muitos se esquecem que o senhor Jesus mandou nos abençoarmos aqueles que nos desejam mau, conheço caso de uma pessoa que orou a Deus para Ele matar um desafeto dele, pior usando verssiculo isolado da biblia, 'ai daquele que tocar em um de meus pequeninos sera como tocar na menina de Seus olhos'.
certa vez não pude atender um favor pedido por irmão, e ele ficou me criticando por isto, eu retruquei , reconheço que errei, ele passou a não converssar comigo, arrependido fui até ele pedir perdão, para não perder uma amizade, inda mais entre obreiros da igreja já que sempre estavamos junto na igreja.
quando para minha surpresa ele e sua esposa me disseram que tinha me colocado na mão de Deus, como se Deus fosse um matador de aluguel,bom ainda bem que eu não fiquei na mão deles pois Deus é misericordia, Davi escolheu cair na mão de Deus pois ele teria misericordia dele.
ha como estamos vivendo uma dilasseração dos principios biblicos,quando o senhor Jesus nos mandou abençoar aqueles quenos almadiçam, e orar por aqueles que nos pesseguem.
que recompessa teremos em amar aquele que nos amam, perdoar aqueles que nos perdoa, os maus tambem fazem isto.
na verdade é dificil dizer como estevam, Pai perdoa-os por que não sabem o que fazem, não é facil mais não é impossivel, pela graça de Deus tudo é possivel.

DEUS abençoe a todos

WebPCamaral disse...

Coisas deste tipo mostram a falta de conhecimento e a "meninice" em nossas igreja. Jesus disse que "não sabemos orar como convém" e que as nossas orações só serão atendidas se "forem de acordo com a vontade de Deus". Lembram da passagem de Balaão? Nm 22.5 - 24.25. Se não for da vontade de Deus (e não é, e nunca será) amaldiçoar, nós podemos orar, pedir, implorar, jejuar 40 dias e 40 noites, e até colocar o nome na boca do sapo que nada vai acontecer. Pois esta não é a vontade de Deus. A vontade de Deus é a de ABENÇOAR a todos. Pois como diz o SENHOR "ele faz chover, tanto para ímpios como para justos".
Que DEUS abençoe a estas pessoas para que seus olhos se abram e seus ouvidos escutem a voz do SENHOR, que só abençoa.

Marcus Guastini disse...

Alguns problemas ocorrem. Acredito que o principal é o crente achar que é o detentor da verdade absoluta e, com ela, detentor do poder de Deus....Devemos lembrar sempre que somos meros mortais, e não podemos afirmar que somos os donos da verdade, pois a verdade para uns não é a verdade para outros.
Fé é diferente de poder de controlar os outros. O livre arbítrio deve ser sempre respeitado, pois foi ensinamento de Nosso Senhor Jesus.
Devemos sim, ter Fé, e agirmos pela Fé, respeitando a tudo e a todos, seus limites e meus limites como mortais que somos, no aguardo da vida eterna.
"Amai-vos uns aos outros"
Fraternal abraço
Marcus Guastini

Francisco Edilson disse...

Essa situação chega a ser cômica pra não dizer trágica, pois certas igrejas e pessoas que se dizem "servos de Deus" se agarram nisso que parece ser necessário ler o livro de S. Cipriano ao invés da Bíblia. Logicamente que não devemos agir como macumbeiros amaldiçoando as pessoas, mas podemos pedir que o Senhor haja com justiça sobre os crentes que perseguem.

Dougllas Knnor disse...

Dessa forma vai ser dificil evangelizar espiritas e todos do genero , pq "estamos" fazendo praticamente a mesma coisa que eles fazem .
Assim ficara muito complicado converter esses impios !!!!

augusto elias disse...

O amor é o maior mandamento que Jesus nos ensinou.A bíblia aponta para o perdão,oração,comunhão,libertação entre tantas aoutra maravilhas.Que nova criatura são essas que amaldiçoam os irmãos.Concordo plenamente com o Douglas Kinor.Irmão que deseja o mal para o outro irmão está nas mãos de Satanás
QUE DEUS NOS GUARDE.

Anônimo disse...

eu tive um pastor que é assim todos ia pedir pra sair da igreja, ele se recusava a dar carta e dizia que estavam saindo em rebeldia e que isso traria maldição pra vida da pessoa

Ene disse...

Chega a ser difícil de acreditar numa coisa assim. Eu tenho a graça de nunca ter presenciado uma oração assim. Mas vejo que esses "cristãos" precisam de oração, pois desconhecem o evangélio o Reino, que prega amor incondicional. Por outro lado vemos a palavra de Deus se cumprindo no que ser refere a falsos pastores e profetas dos fins dos tempos. Glória a Deus pq a volta de Cristo está próxima.

Unknown disse...

Pastor Renato Vargens, parabéns pelo seu discernimento e brilhantismo, não só nessa postagem, mas em todas. Suspiro aliviado em ver que existem pessoas que veem as coisas na igreja como eu as vejo. Ás vezes sinto-me um alienígina na igreja onde congrego...

amiga disse...

Veja só quantas ignorâncias, Deus nunca irá responder tal oração ! Parabéns Pastor Renato Vargens..pela suas postagens !

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Para mim isso é feitiçaria. Simplesmente isso. Coisa horrível!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only