quarta-feira, outubro 30, 2013

Igreja Universal realizará oração pelos mortos

Por Renato Vargens

Sinceramente quando eu penso que já havia visto de tudo, sou surpreendido por mais uma heresia "IURDIANA".

Pois é, no BLOG de um dos pastores da Igreja Universal do Reino de Deus é possível encontrar um convite a oração pelos mortos. (Veja aqui)

496 anos depois da Reforma Protestante uma igreja dita "evangélica" comete a aberração de interceder pelos defuntos.

Prezado amigo, infelizmente, essa equivocada doutrina católica está ganhando adeptos entre os evangélicos, que por desconhecerem as doutrinas fundamentais das Escrituras comportam-se de forma absolutamente antagônica ao ensino bíblico.

A prática de orar pelos defuntos iniciou-se por volta do 5º século (d.c), quando a igreja passou a dedicar um dia especifico do ano para rezar pelos seus mortos. No entanto, o culto de finados somente seria instituído na França, no século X, através de um abade beneditino de nome Cluny. Um século depois, os papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigaram aos fiéis a dedicarem um dia inteiro aos mortos. Já no século XIII o dia de rezar pelos finados finalmente começou a ser celebrado em 2 de novembro. Essa data foi definida por ser um dia depois da comemoração da Festa de Todos os Santos, onde se celebrava a morte de todos que faleceram em estado de graça e que por algum motivo não foram canonizados.

Caro leitor, a Bíblia é absolutamente clara ao afirmar que após a morte só nos resta o juízo. Ensina também, que o fato de toda e qualquer decisão por Cristo só pode ser tomada em vida, o que, por conseguinte, nos leva a entender de que não existe fundamento teológico para interceder a favor dos mortos.

Para os católicos romanos a referência bíblica que fundamenta esta prática encontra-se em 2 Macabeus 12.44. Entretanto, nós protestantes, não reconhecemos a canonicidade deste livro e nem tampouco a legitimidade desta doutrina, uma vez que o Protestantismo não se submete às tradições católicas e sim as doutrinas das Sagradas Escrituras.

Segundo a interpretação protestante, a Bíblia nos diz que a salvação de uma pessoa depende única e exclusivamente da sua fé na graça salvadora que há em Cristo Jesus e que esta fé seja declarada durante sua vida na terra (Hebreus 7.24-27; Atos 4.12; 1 João 1.7-10) e que, após sua morte, a pessoa passa diretamente pelo juízo (Hebreus 9.27) e que vivos e mortos não podem comunicar-se de maneira alguma (Lucas 16.10-31).

Ora, do ponto de vista bíblico é inaceitável acreditar que os mortos estejam no purgatório ou no limbo aguardando uma segunda oportunidade para a salvação. Em hipótese alguma nós como cristãos devemos celebrar ou participar de culto aos mortos, antes pelo contrário, fomos e somos chamados a anunciar aos vivos a vida que somente podemos experimentar em Cristo Jesus.

Pense nisso!

Renato Vargens
Georges disse...

Não, isso só pode ser uma brincadeira de mau gosto... eu desisto. Não dá para levar esse pessoal a sério.

Nerli A. Nunes disse...

Dia 02 de outubro... até nisso erraram! rsrs

Unknown disse...

Reforma já!!! Tristeza.

Unknown disse...

Caro pastor! esta oração vai ser realizada focando sim os mortos, porém para os que deixaram sua fé se apagar ou seja morrer, esta oração é direcionada para este fim que é de interceder por aqueles que se afastaram da presença de Deus. Não tem nada a ver com aqueles que ja passaram dessa vida para outra, pois se trouxer esse contexto para a palavra de Deus, aqueles que morreram foram os que se afastaram de Jesus uma vez que um dia estiveram em comunhão com o Espírito Santo havia vida nessas almas. Meu amigo devo admitir bem elaborado suas observaçaos logo acima, mais deveria se informar sobre as campanhas da Universal frequento ela a muito tempo junto com varios fiéis que tem o principal ministerio de resgatar almas para o Reino de Deus.
E devo advertir quanto a malícia pois é um dos pecados que nem ao menos percebemos, ainda mais com as coisas de Deus, com a obra de Deus um exemplo disso vemos no versículo a seguir:
E enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens.
Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não?
Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas?
Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro.
E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição?
Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Mateus 22. 16, 21

vemos no versículo acima que houve primeiro o louvor; depois o veneno
queria condenar Jesus com sua própria resposta
pode Deus visitar o mal-intessionado? Como uma pessoa quer receber Deus em sua vida se nutri um sentimento de malícia dentro de si ou maus olhos para uma obra de Deus ou pastor de qualquer outra denominação? Adianta a pessoas agradar a Deus sendo fiel em outras coisas e malícia no coração.
Isso nao seria uma tentativa de agradar a Deus e ao mesmo tempo ao diabo...
ai vai um conselho de Jesus:
São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas. Lucas 11.34

HP disse...

Pastor Renato,

Eu concordo plenamente com a tua explicação, porém queria tua opinião a respeito do trecho bíblico encontrado na carta aos Coríntios:

"Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?" 1 Coríntios 15:29

Novamente, não aceito esta doutrina de oração pelos mortos ou coisa parecida, mas está citação de Paulo ao batismo pelos mortos sempre me encafifou.

Deus te abençoe!
Abraços

Henrique

Unknown disse...

Michael lima, já vi esse tipo de "campanha" da Universal antes, e depois a mesma explicação, com a justificativa que a ideia era atrair as pessoas para Deus mostrar-lhe a verdade. Minhas perguntas para vocé são: Uma meia verdade, não é o mesmo que uma mentira completa? Os fins justificam os meios? Distribuir panfletos convidando para orar pelos mortos, no dia de finados, sem dar qualquer esclarecimento do que realmente se trata é, nó mínimo fazer propaganda enganosa, e segundo o Código de Defesa do Consumidor isso pode resultar em processo por danos morais e materiais ou até cadeia!

Unknown disse...

Olá Pr. Linhares! é verdade oque você disse mas, Jesus uma vez disse: “E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles deixaram imediatamente as redes, e o seguiram.” Mateus 4.19-20
Jesus também não foi especifico quanto ao que tinha reservado para Pedro e nem foi claro mesmo assim Pedro deixou tudo imediatamente para segui-lo, ora Jesus tinha intuito de ensinar Pedro a sequestras homens contra a vontade? muito pelo contrário Jesus queria ensina-los a salvar almas. E justamente por uma dessas acusações como pregar falso evangelho que Jesus foi entregue e crucificado na época pelos fariseus. Com tudo nada mudo até nos dia de hoje todos somos perseguidos por falar de Cristo em várias outras denominações e ministérios em todo mundo.
Admito que este panfleto propositalmente não esta claro, mais tem outros que explicam melhor oque vai ser realizado nesse dia, que nada mais é de a família venham para a reunião e interceder ou orar por algum familiar próximo que estão afastados da presença de Deus, pois é impossível para aquele que acredita em Deus. Pois cada pessoa age conforme a sua Fé

Que Deus o abençoe abundantemente!
abraços

Suyene Carvalho disse...

Apocalipse 18:4 - "Saiam dela, povo meu..."

Priscila Enedina Ribeiro disse...

convite atualizado repostado pelo "Pastor" da IURD http://prandersonmattos.wordpress.com/2013/10/31/convite-da-oracao-pelos-mortos-atualizado/

Unknown disse...

Gostei de sua observação rapaz. Mas tudo isso que vc falou ataca a liderança de tua igreja. Me diz teu bispo vai ler isso que vc escreveu ? E isso " Como uma pessoa quer receber Deus em sua vida se nutri um sentimento de malícia dentro de si ou maus olhos para uma obra de Deus ou pastor de qualquer outra denominação? Adianta a pessoas agradar a Deus sendo fiel em outras coisas e malícia no coração.
Isso nao seria uma tentativa de agradar a Deus e ao mesmo tempo ao diabo...
ai vai um conselho de Jesus:
São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas. Lucas 11.34

Se ele tem a luz da Bíblia e comunhão com Cristo porque pretende destruí-las, não seria o teu bispo Placebo um emissário do dibo, ou um tipo de ante-Cristo quando pretende destruir vida ? Teu bispo é favor do ABORTO, o que me diz sobre isso, ele não seria um servo de DAGOM ? São todos uma CORJA DE LOBOS, ambíguos, colocou enunciado em duplo sentido, sabendo que se fossem atacado haveria de se defenderem com vc o fez agora. Que adianta esfregar as escritas em alguém, falar de hipocrisia e servir um falso líder ?

Unknown disse...

O rapaz aí foi bem rápido em arguir. Fique sabendo que o anuncio é ambíguo, se utilizaram do duplo sentido propositalmente. Caso fosse atacados se valeriam do mesmo recurso que vc utilizou aqui. " não, está falando dos mortos vivos". Falácia rapaz. Perceba o sincretismo na palavra "prece". embora tenha significado de "rogo", e uma tentativa de enganar a pessoas, somente não engana a mim, eu leio a bíblia rapaz. É sabido de todos que a IURD tem se aproximado da umbanda, espiritismo, etc....Já que diz conhecedor da palavra, saia desse inferno o mais rápido possível. Eu digo com todas as letras A IURD não é igreja evangélica. Nãos e parece com uma, não tem a cara da igreja universal de Cristo, a eleita e santa. Você tem um líder que maltrata os fiéis, os rouba para construir templos suntuosos onde possivelmente será sepultado. Um líder sincrético, se acha um "papa". Sabe aquela ignorância toda dele,a quela arrogância, somente quem tem medo é vocês...O cara que amaldiçoa até os celulares dos fiéis, rssss. Um líder que defende o aborto não seria servo de Dagom ? Quando você sair da IURDE aí sim terá autoridade pra falar de evangelho e de Cristo. O bispo Placebo é um homem de coração dobre, ambíguo. não merece respeito dos cristãos.

Túlio disse...

Quando eu resolvo mudar meus conceitos sobre essa denominação, ele vem de novo com isso e me fazem voltar aos antigos! :/

Valberto Filho disse...

Infelizmente enquanto uns querem ganhar almas outros só procuram criticar, "Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus. " (Lucas 9:60) É muito difícil entender que os mortos que o convite se refere são os que vivem no pecado. E para vocês que se enchem de orgulho por supostamente viverem o verdadeiro evangelho, e os outros viverem no engano como no seu caso (Robson Barreiros) qual a bíblia que você lê, para dizer que o Bispo Macedo "não merece respeito dos cristãos." Porque a que eu leio e procuro viver diz: "Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;" (Mateus 5:44)

Unknown disse...

Caro Renato,

Leia este fragmento de texto retirado de http://a-grande-guerra.blogspot.com.br/2013/07/o-purgatorio-o-limbo-o-culto-dos-mortos.html :

"Desenvolvi este primeiro texto, não por ser o mais expressivo, mas por estar mais ao alcance de todos. Há muitos outros textos comprovativos que exprimem a mesma verdade. Eis um outro, de não menos valor: O que disser uma palavra contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no outro (Mt 12, 32).
Donde se deve concluir que há pecados que são perdoados neste mundo, e outros, no outro mundo. De fato, por que falar de perdão no outro mundo, se não houvesse? No céu? Impossível! O pecado não entra no céu; nada de contaminado pode entrar aí, diz São João (Apoc 21, 27). –No inferno? Aí já não há mais perdão nem remissão. –Onde então? É no purgatório... No lugar de purgação.
Este purgatório foi descrito por São Paulo; escute bem esta descrição, amigo protestante. A obra de cada um manifestar-se-á: porque o dia a declarará, porquanto pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um (1 Cor 3, 13).
O fogo do inferno castiga, não descobre nada, nem purifica... Não é, pois, deste que fala São Paulo; é, pois, do fogo do purgatório.
O Apóstolo continua: Se a obra de alguém se queimar sofrerá detrimento; porém o tal será salvo, todavia pelo fogo (1 Cor 3, 15).
E para que se torne bem óbvio que se trata aqui do homem e suas obras, o Apóstolo explica: Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito Santo habita em vós? (1 Cor 3, 16).
Note bem a expressão do apóstolo: o tal será salvo, todavia como pelo fogo: de novo não é do céu, onde não há fogo, nem no inferno, onde não pode ser salvo: é no purgatório, onde se purifica,como pelo fogo para ser salvo (1 Cor 3, 15)."

Unknown disse...

Caro Renato,

O que me ocorre muitas vezes é o desconhecimento por parte dos protestantes da religião católica. Muitos afirmam coisas que não existem, ou distorcem outras (até o que se encontra na Bíblia).

Leia este fragmento de texto retirado da fonte http://a-grande-guerra.blogspot.com.br/2013/07/o-purgatorio-o-limbo-o-culto-dos-mortos.html.

"Desenvolvi este primeiro texto, não por ser o mais expressivo, mas por estar mais ao alcance de todos. Há muitos outros textos comprovativos que exprimem a mesma verdade. Eis um outro, de não menos valor: O que disser uma palavra contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no outro (Mt 12, 32).
Donde se deve concluir que há pecados que são perdoados neste mundo, e outros, no outro mundo. De fato, por que falar de perdão no outro mundo, se não houvesse? No céu? Impossível! O pecado não entra no céu; nada de contaminado pode entrar aí, diz São João (Apoc 21, 27). –No inferno? Aí já não há mais perdão nem remissão. –Onde então? É no purgatório... No lugar de purgação.
Este purgatório foi descrito por São Paulo; escute bem esta descrição, amigo protestante. A obra de cada um manifestar-se-á: porque o dia a declarará, porquanto pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um (1 Cor 3, 13).
O fogo do inferno castiga, não descobre nada, nem purifica... Não é, pois, deste que fala São Paulo; é, pois, do fogo do purgatório.
O Apóstolo continua: Se a obra de alguém se queimar sofrerá detrimento; porém o tal será salvo, todavia pelo fogo (1 Cor 3, 15).
E para que se torne bem óbvio que se trata aqui do homem e suas obras, o Apóstolo explica: Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito Santo habita em vós? (1 Cor 3, 16).
Note bem a expressão do apóstolo: o tal será salvo, todavia como pelo fogo: de novo não é do céu, onde não há fogo, nem no inferno, onde não pode ser salvo: é no purgatório, onde se purifica,como pelo fogo para ser salvo (1 Cor 3, 15)."

valter.j.amorim@gmail.com disse...

A Conclusão é certa quando aqui usa-se o termo REFORMA PROTESTANTE...

Portanto para resumir a ORAÇÃO PELOS MORTOS, é herética para com a doutrina protestante, mais não á doutrina de Jesus e dos livros inspirados !!!!!

Está centrada no sentimento de amor, caridade e compaixão ao próximo.

A BÍBLIA nunca afirmou que o homem só tem uma chance para se salvar, enquanto estiver vivo - Isso é apenas uma forma das religiões escravizarem mais fiéis pelo medo...

Deus não quer saber de quantidade, mais sim de qualidade ---- Seria firmar que após após todas as escolhas mundiais, a maior parte seria perdida para o DIABO, sendo que Deus na verdade é o DONO DE TUDO.

- A Oração pelos Mortos e a Doutrina de Jesus -
http://aquariuspage.blogspot.com.br/2014/03/oracao-pelos-mortos-e-doutrina-jesus.html

Leia, estudem e tire por si suas conclusões, abraços !!!!!

Unknown disse...

Orar pelos mortos é prática do antigo e novo testamento, os Judeus já oravam e oram onze meses prara seus entes queridos, outras religiões de grande porte tbm rezam com rituais de purificação para os mortos.O protestantismo está em decadência, não tem um só líder,pelo o contrário tem vários vários lideres pastores chefe que trocam ofensas um contra o outro de baixo nível,hoje o estados Unidos tem o maior rebanho de protestantis, mas é lá tbm aonde tem o maior crescimento dos católicos,agora as coisas estão mudando, os pastores mais inteligente estão se adequando, se não vai perder seu rebanho e o seu dinheiro.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only