domingo, outubro 10, 2010

Escravos do sexo

O ator David Duchovny, 48 anos - que estrelou "Arquivo X", fez uma participaĆ§Ć£o como o namorado maluco de Carrie em "Sex and the City" e hoje vive o escritor mulherengo Hank Moody, em "Californication" declarou que se internaria numa clĆ­nica para cuidar do seu vĆ­cio em sexo.

Pois Ć©, a sociedade a qual fazemos parte tem se caracterizado por uma frenĆ©tica busca por sexo. O Ć­ndice de pessoas dependentes de relaƧƵes sexuais com variados parceiros Ć© cada vez maior. Na verdade, indivĆ­duos de todas as idades e de ambos os sexos, dedicam por parte do seu tempo pensando “somente naquilo.” 

Tarados, pervertidos, ninfomanĆ­acos, depravados. Estes sĆ£o os rĆ³tulos comumente usados para definir pessoas que apresentam algum tipo de patologia do sexo. JĆ” ouvi histĆ³rias de inĆŗmeros indivĆ­duos que em virtude da compulsĆ£o sexual que os escraviza, sofrem desesperadamente, lutando contra a imoralidade sexual.
 
De acordo com um estudo divulgado no ano passado pela UNIFESP, que ouviu 26 mil homens e mulheres, entre 40 e 80 anos, em 28 paĆ­ses, 75% dos brasileiros entrevistados afirmaram fazer sexo uma ou mais vezes por semana. A pesquisa tambĆ©m revelou que a idade mĆ©dia dos que sofrem de compulsĆ£o sexual Ć© de 34 anos. A escolaridade do grupo Ć© muito alta: 37% tĆŖm terceiro grau completo, 30% tĆŖm segundo grau completo e 15% tem terceiro grau incompleto. 

Em 54% dos pacientes analisados foram apontados sintomas de transtornos psiquiĆ”tricos, como depressĆ£o ou ansiedade. Outros dados mostram que 41% dos perfilados tĆŖm parceiro fixo e que a mĆ©dia de parceiros sexuais de cada paciente Ć© de 161 pessoas. Os pacientes apontaram como principal Ć”rea de prejuĆ­zo a profissional (60%), a pessoal (45%) e a familiar (16%). Os dados que mais chamam a atenĆ§Ć£o - justamente por nĆ£o serem tĆ£o aberrantes - apontam que, em mĆ©dia, cada paciente tem um parceiro por semana (que pode ser o mesmo), pensa em sexo 5 vezes por dia, tem 2,4 relaƧƵes sexuais por semana, masturba-se 9,3 vezes por semana e tem uma mĆ©dia de 11,7 orgasmos por semana. 
 
Diante de tempos tĆ£o difĆ­ceis como os que vivemos torna-se indispensĆ”vel que a igreja evangĆ©lica se posicione audaciosamente contra a promiscuidade que tanto nos apavora. AlĆ©m disso, Ć© fundamental que anunciemos aos doentes da alma e da mente a maravilhosa noticia de que se Ć© possĆ­vel mudar de vida. Para tanto, Ć© absolutamente necessĆ”rio que proclamemos o evangelho da salvaĆ§Ć£o eterna, o qual Ć© tremendamente eficaz para libertar o ser humano de seus dramas, dilemas e sofrimentos.

Tenho plena convicĆ§Ć£o de que como cristĆ£os, nĆ£o devemos nos curvar diante da imoralidade que tem destruido parte da sociedade brasileira. Como discipulos de Senhor, temos por missĆ£o anunciar a esta geraĆ§Ć£o, Cristo, o qual Ć© unico capaz de satisfazer o vazio da alma transformando gemidos em esperanƧa, escravidĆ£o em liberdade, doenƧas em saĆŗde.

Renato Vargens

favourite category

...
ministƩrio pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only