quinta-feira, julho 09, 2009

Malandro é malandro, mané é mané



Um dos hits mais cantados no Brasil  é a canção de Bezerra da Silva, Malandro é malandro, mané é mané. Nela, nitidamente encontramos uma clara apologia a típica malandragem que domina a cultura brasileira.

A canção em questão me fez lembrar uma propaganda vinculada em rede de televisão na década de 70, na qual o ex-jogador da seleção brasileira, Gérson era o protagonista. A propaganda dizia que certa marca de cigarro era vantajosa por ser melhor e mais barata que as outras, e no final Gérson dizia:"Você também gosta de levar vantagem em tudo, certo?”

Com o passar dos anos a propaganda captou um elemento de identificação que estava no imaginário popular, acredita Maria Izilda Matos, historiadora e pesquisadora da boemia. O jargão usado na época se transformou então naquilo que hoje denominamos de lei de Gerson, a qual passou a funcionar como mais um elemento na definição da identidade nacional e o símbolo mais explícito da nossa ética ou falta dela.

Infelizmente nossa sociedade encontra-se tão adoecida, que para atingir os seus objetivos se faz "qualquer negócio" Na verdade, parece que vivemos debaixo de uma síndrome, onde o que é importa é prevalecer sobre o outro, independente de que pra isso precisemos atropelar conceitos, princípios e vidas.

Caro leitor, como cristãos somos desafiados a não vivermos segundo as regras deste sistema. De maneira alguma podemos permitir que valores antiéticos e amorais conduzam nossas vidas.

Na perspectiva bíblica jamais nos será permitido negociarmos o inegociável, nem tampouco, instrumentalizarmos as pessoas com vistas ao nosso sucesso pessoal. Os pressupostos do reino nos motivam a vivermos uma vida justa, reta e equânime, onde nem sempre venceremos.

Pense nisso!

Renato Vargens
Luiz Fernando "MokoShock" disse...

Pr. Renato,

Concordo em gênero, número e grau! O povo brasileiro tem sim essa "malandragem" impregnada, onde vale negociar tudo para se ter vantagem.

Só me entristece ver que você não consegue discernir vitória de malandragem e coloca a foto do mascote do MELHOR time do RJ ao lado do artigo... Eu bem sei que você gostaria de ser flamenguista, então, não apela desse jeito, por favor... hauihauiahiuahiuha!

Grande Abraço!

renato vargens disse...

meu caro amigo e blogueiro Mokoshock. O desenho em questão foi mera casualidade.

abraços,

Luiz Carlos disse...

Embalagem, a qualidade, o consumidor, o ponto de venda, o vendedor, a mensagem!
Uma das maiores provas da presença publicitária no nosso cotidiano está na nossa forma de falar. Sempre tratamos o produto pela marca.
A publicidade age de forma tão sutil no nosso dia-a-dia que passa despercebida para nós, mas com muito significado na conta bancária de um empresário eclésio.

Alessandro disse...

Três considerações:
- Ótimo texto!
- Bezerra da Silva era gênio
- Usar mascote do Flamengo é sórdida apelação!

E tenho dito! rsssssss

Alessandro disse...

Para os irmãos que não conhecem o fim de vida do grande Bezerra da Silva fica a dica:

http://www.youtube.com/watch?v=o9gDvISeBbI

renato vargens disse...

Sandro,

A salvação do Bezerra da Silva, nos ensina que Deus salva quem ele quer.

Louvado seja Jesus!

Unknown disse...

Só não concordo com a colocação da figura do pobre urubú.

GILBERT RAPOSO disse...

Em minhas andanças por ai no dia a dia, conheço crente que quer andar de carro e não quer pagar IPVA, quer ter CD de x cantor mas quer comprar pirata, fui instalar vidros numa igreja de renome na cidade e falei para o irmão lá presente que poderia apagar as luzes pois estava claro, então economizariamos energia, ele me disse que não precisava apagar por que a ligação era o famoso tigrão, e sem sentir falei para ele sobre o que diz Romanos 13, disse ele que iria tomar providencia, e outros exmplos a fora, 90% quer burlar para ter vantagens e achar que é malandro, o que é diferente de ser inteligente que é o caso de quem pôs o mascote flamenguista na matéria, parabéns.

augusto elias disse...

Maravihosa a reflexão que o senhor escreveu,porque tem muitos evangélicos que na hora da tentação esquecem que Deus é de princípios.
QUE DEUS NOS GUARDE!!!!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only