Renato Vargens
Na maioria das igrejas evangélicas tupiniquins o tempo destinado a música é muito mais valorizado do que a pregação da Palavra de Deus. Para piorar a situação as canções ministradas afrontam diretamente as Sagradas Escrituras, até porque, suas letras e conteúdo são ensimesmadas, antropocêntricas e erotizadas.
Uma nova mania tem sido disseminada entre os evangélicos, que é o que denomino de Mantra Gospel. Mantras são poemas religiosos que originaram do hinduísmo, porém também são utilizados também no budismo. Os mantras são entoados como orações repetidas, contudo, não constituem propriamente um diálogo com Deus. Os hinduístas Acreditam que os mantras, por sua repetição, possuem uma energia sonora que movimenta outras energias que envolvem quem o entoa. O mantra gospel seria a repetição, em canções, de algumas frases durante 15, 20 ou 30 minutos.
Veja por exemplo essa canção da Nívea Soares:
Na maioria das igrejas evangélicas tupiniquins o tempo destinado a música é muito mais valorizado do que a pregação da Palavra de Deus. Para piorar a situação as canções ministradas afrontam diretamente as Sagradas Escrituras, até porque, suas letras e conteúdo são ensimesmadas, antropocêntricas e erotizadas.
Uma nova mania tem sido disseminada entre os evangélicos, que é o que denomino de Mantra Gospel. Mantras são poemas religiosos que originaram do hinduísmo, porém também são utilizados também no budismo. Os mantras são entoados como orações repetidas, contudo, não constituem propriamente um diálogo com Deus. Os hinduístas Acreditam que os mantras, por sua repetição, possuem uma energia sonora que movimenta outras energias que envolvem quem o entoa. O mantra gospel seria a repetição, em canções, de algumas frases durante 15, 20 ou 30 minutos.
Veja por exemplo essa canção da Nívea Soares:
Jesus, eu quero ficar contigo,
eu quero ser teu amigo,
quero comer no teu prato,
calçar os meus pés nos teus sapatos e arrastar...
Jesus, eu quero muito você,
pegar tuas sandálias e esconder,
esconder pra você não sair
pois eu quero estar perto de ti!
te abraçar
Jesus, eu quero deitar no teu colo,
Te contar tudo, tudo o que sei,
Descansar recostado em teu peito ouvindo o teu coração
E me acalmar...
Jesus, eu quero vestir sua camisa,
Com as mangas maiores que meus braços
Correr pela casa ao teu encontro
E me abandonar no teu abraço
E te abraçar.
Caro leitor, antes de qualquer coisa não me venha com essa idéia de licença poética. Licença poética é absolutamente diferente disso.
Isto posto, confesso que estou assutado com o fato de que canções com esta, chegam a ter uma conotação romântico-sensual. Ora, só falta os nossos vocacionados e abnegados cantores gospel parafrasearem Roberto Carlos cantando “como é grande o meu amor por você.”
Pois é, infelizmente parte da igreja de Cristo está mergulhada em esquisitices. Se não bastasse cantar de costas para o povo e voltado para a parede, cantam agora mantras enlouquecidos e horrivelmente erotizados.
Diante da apostasia que nos cerca, da confusão doutrinária evangélica, do pluralismo religioso, além da relativização de valores cristãos, precisamos URGENTEMENTE regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento, até porque, somente assim firmados na Palavra imutável do Criador sobrepujaremos as batalhas desta lida.
Pense nisso!
Caro leitor, antes de qualquer coisa não me venha com essa idéia de licença poética. Licença poética é absolutamente diferente disso.
Isto posto, confesso que estou assutado com o fato de que canções com esta, chegam a ter uma conotação romântico-sensual. Ora, só falta os nossos vocacionados e abnegados cantores gospel parafrasearem Roberto Carlos cantando “como é grande o meu amor por você.”
Pois é, infelizmente parte da igreja de Cristo está mergulhada em esquisitices. Se não bastasse cantar de costas para o povo e voltado para a parede, cantam agora mantras enlouquecidos e horrivelmente erotizados.
Diante da apostasia que nos cerca, da confusão doutrinária evangélica, do pluralismo religioso, além da relativização de valores cristãos, precisamos URGENTEMENTE regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento, até porque, somente assim firmados na Palavra imutável do Criador sobrepujaremos as batalhas desta lida.
Pense nisso!
Renato Vargens
Pastor Renato, que os Anjos digam: Amém. Assim como Elias, acabo de descobrir no seu artigo que não estou sozinho, temos outros profetas que não dobraram os seus joelhos diante da mundanização da igreja de Cristo.
Ouço rádio evangelica no carro todos os dias ao me deslocar para a casa dos clientes, graças a DEUS nunca ouvi a música apresentada neste comentário nem ainda tinha ouvido falar nesta cantora, ainda bem, abraços em todos.
Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.
A paz do Senhor esteja com todos.
É deprimente saber que essa canção é reconhecida como um louvor.Ao ler tive a impressão de ela é dirigida a um namorado.Quer outro exemplo?A musica "TEU PERFUME" dO GRUPO QUATRO POR UM.Analise se tiver interesse.Eu já falei para a liderança da igreja onde congrego,para ela rever os tipos de louvores entoados na igreja mas disseram-me:"não dê importância para isso".Porém vou prosseguir até mudarem os mantras tocados lá.
Jocilene do Nascimento
realmente eles estam confundindo adoração á sentimentos afetivos!!!
Ao ler o seu texto "Mantra Gospel", deu uma vontade de ri grande. É que essa e outras letras do tipo só me lembram o quanto nossas igrejas se dão ao descrédito por permitirem tais apresentações. Mas me pergunto se muito disso não é devido aos líderes toscos que estão soltos por aí.
Gostaria que você, Renato, acessasse o meu blog, no texto "Por que estudar as línguas bíblicas originais?"
http://teo-filo-lit-wm.blogspot.com/2009/07/por-que-estudar-as-linguas-biblicas.html#links
E como é verdade que na hora da dificuldade da vida isso aí, não serve absolutamente para nada pois não tras em si nada, apenas um modismo irritante pra quem é lúcido e cai na armadilha de participar de um evento desses.....que Deus tenha misericórdia dos que não são esclarecidos na palavra, que iniciam a sua jornada nessas casas de chapeleiro maluco!
Eu não conheço essa música mas ao avaliá-la percebi que o irmão está corretíssimo. A música é muito estranha e me pergunto será que esses cantores percebem que, ao invés de levar o povo a uma verdadeira adoração, estão induzindo os mesmos ao erro?
como gostaria de possuir o seu quilate, no que se refere à
comunicação branda!
...é como digo, não basta ser um especialísta ou,
hábil manipulardor semantico, há de se ter sabedoria...Dom...
A Nivea, pelo que me consta é uma pessoa séria, que leva Deus a sério.Algumas expressões podem nos parecer estranhas, mas não vejo nada de erotismo nesta canção. Parece um filho ou filha falando para o pai. Eu talvez não escrevesse algo utilizando algumas expressões que aparecem nesta canção, porém não vejo motivos para atirarmos pedra.
Renatáo!
Estou escrevendo este coment sentado na cadeira do Nelio. Estamos passando o domingo juntos em Sampa!
Abracao querido.
Saudades sua.
Danilo
http://www.genizahvirtual.com/
li a canção,nunca ouvi tocar em lugar nemhum,pois para mim a cantora é desconhecida,porém,orrível o tal "louvor".A verdade é que essa pessoa,junto com ela o letrista ou talvez a mesma tenha feito a música,entra no conjunto daqueles que vão metendo os pés pelas mãos,não se importando com a mensagem de Deus,enclavinhando as letras sem sentido bíblico,uma por entre as outras.Querem professar arte de compor louvores mas infelismente sem se procupar com a verdeira mensagem de Cristo.
QUE DEUS NOS GUARDE!!!
Olhem a letra da citada "Teu Perfume" do Quatro por Um...
"Não há como não Te sentir
Teu cheiro me chama pra Ti
Não há com não perceber Teu perfume em mim
Tuas mãos tocam meu rosto
Minhas mãos tocam Tuas vestes
Meu coração encontra o Teu
E nasce uma canção
Quero Te amar Senhor Jesus
Quero Te beijar amado meu
Quero Te abraçar, vem, chega mais perto
Quero fixar Teu perfume em mim
Perfume suave"
Saudades de tantas letras com base na Palavra...
Pois é sandro, o pior é que estas canções são tocadas vezes sem interrupção. Toca-se tanto que o individuo entra em "catarse"
Quase todas elas falam de beijo, abraço e sentar no colo de Jesus.
Abraços,
Renato Vargens
Grande Danilo,
Obrigado por ter escrito. Dê um abraço no Nélio.
abraços,
Que coisa! =(
Eu tento ser poeta e escritor, costumo brincar com as palavras e criar textos, mas não me aventuro na composição de música evangélica justamente por não me sentir inspirado... levo o louvor muito a sério e não me acho um grande poeta a ponto de dedicar versos a Deus. Talvez eu esteja errado, mas não quero é cair nessas de estar escrevendo letras que permitam interpretações diferentes daquelas que sejam de intenção de adoração e louvor a Deus.
"Parece um filho ou filha falando para o pai."
É, por algumas particularidades da letra ("calçar os meus pés nos teus sapatos e arrastar", "pegar tuas sandálias e esconder"...) pode-se interpretar como foi dito ("um filho ou filha falando para o pai"), mas a forma como foi escrita perde as caracteríscas da música com a qual estamos acostumados a louvar a Deus.
Talvez alguém possa sentir-se livre para cantar isso em casa, mas levar ao templo será um erro, porque devemos evitar que os irmãos se escandalizem e, se tais letras provocam mal estar nos irmãos, é bom que sejam evitadas. Se até uma alimentação que escandalize outro irmão deve ser evitada, imagine a letra de uma canção.
Confesso que eu não conhecia a letra, sei quem é a Nívea, mas sinto muito por se chegar ao ponto de escrever algo assim. Pois as passagens bíblicas têm tantas mensagens inspiradoras e a nossa própria vida cristã, quando exalta a Deus, nos dá base para criarmos louvores dos quais não se dirá nada além de "Aleluia! Que Deus seja louvado!".
Intimidade e comunhão com Deus não são coisas que as simples palavras possam expressar, mas são algo que devemos desejar ardentemente e vivenciar em sua plenitude.
Das duas uma: Ou nós somos muito maldosos ou a letra é realmente impertinente.
Paz e graça sejam multiplicadas a todos.
P.S.: Só falta alguém chegar aqui e pedir que se rasgue o livro de Cantares (ou Cânticos dos Cânticos) da Bíblia... Daí a gente questiona se essa letra tem o mesmo nível de autoridade e inspiração dos Escritos Sagrados...
olha essa tmb!!!
Reteté
Quatro Por Um
Composição: Marcus Salles
Era sexta-feira, dez horas da noite
Quando começou a vigília no galpão
Tinha tanto jovem,
Quase que perdi a conta
Muita alegria e um só coração
Era uma reunião pra buscar poder
Eu só não sabia o que ia acontecer
Não importava se era homem
Ou se era mulher
O importante é
Que a galera era do reteté
Fogo, estou cheio de poder
Fogo, tudo pode acontecer
Fogo, que desce no altar
Fogo não consigo mais parar
Tinha muita unção,
Era só vitória
Era um pula-pula,
Muita gente dando glória
Tinha gente cantando,
Tinha gente chorando
Sendo batizada com Espírito Santo
Era uma reunião...
Pr. Rentato.
Essa história de repetição realmente tem ocorrido com muitos mais cânticos. Pega-se alguns versos e fica-se a repeti-los sem parar. Quando você pensa que está no fim, começa tudo de novo. Muitas vezes cinco ou seis linhas mal escritas são repetidas até por mais de vinte vezes. Isso aliado aos altos sons ensurdecedores que massificam apenas e nada acrescentam de espiritual, ao contrário, contribui para a pobreza espiritual que a maioria das igrejas se encontra.
Como sempre seus textos falam tudo o que queremos dizer!
Fantástica a sua colocação relativa a atual música gospel.
Deixo aqui uma letra pra acalmar o nosso coração:
Doce Nome
Vencedores Por Cristo
Só de ouvir tua voz,
de sentir teu amor
só de pronunciar o Teu nome
os meus medos se vão,
minha dor, meu sofrer,
pois de paz Tu inundas meu ser
JESUS! Que doce nome!
que transforma em alegria o meu triste coração..
JESUS! Só o teu nome é capaz de dar ao homem salvação!
Olhando, analisando e cantanto uma canção como essa... tem como não ser feliz?
Glórias a Deus por existirem músicas que falam do genuíno amor do nosso Pai!
Prezada Fran,
Essa canção VPC é simplesmente maravilhosa! Seria tão bom se cantassemos canções assim!
Abraços,
Sou admiradora e leitora deste blog, mas também ser pensante.
Com todo o respeito, discordo do exemplo de música colocado. Os mantras existem sim, e estão errados. Mas a música em questão, permita-me expressar minha opinião, não se encaixa no perfil.
Deixo um abraço, continuando a celebrar a liberdade e a certeza de que seremos todos julgamos por um ÚNICO Juiz!
ABraço!
A Nívea é uma mulher de Deus que usou de diversas figuras de linguagem para expressar o grau de intimidade que deseja ter com o Amado Mestre.
Excelente cantora, compositora inspirada, de fala fácil e ungida, faz parte de uma geração que de adoradores que tem alcançado milhares para o Reino.
É uma honra e uma alegria conhecer uma pessoa que emana amor como ela.
Gostaria de fazer uma importante observação. A música não é da Nívea Soares, letra e música são composições do Pr. Antonio Cirilo da Igreja Batista de Contagem, Ministério Santa Geração.
Querida marcia Moldero,
Obrigado pelo comentário.
Acredito que a Nívea seja uma mulher de Deus, no entanto, a canção por ela cantada é uma verdadeira aberração. A composição como já foi afirmado pela juliana é do pr. Antônio Cirillo, no entanto a intrepretação é dela. Querendo ver, basta procurar no youtube.
Abraços,
Nossa! Pensei que só eu tinha percebido essa coisa horrível que eles chamam de "ministração" (mantra gospel?). Chega a tomar 70% do tempo daquilo que eles chamam de culto! E a pregação da Palavra? E uma nova mania esses "levitas" estão fazendo na igreja: eles apagam as luzes da nave do salão do templo e projetam luz só no "palco". (Por que isso?)
E é muito bom quando se dá o nome a alguns "bois" , pois o povo não tem muito descernimento para identificar esse tipo de gente!
Infelizmente encontramos nas igrejas hoje em dia músicas que poderiam ser denominadas "Mantra Gospel".
Mas a escolha dessa música da Nívea Soares foi infeliz, equivocada e precipitada, pois ela não tem NADA de sensual. É bem ÓBVIA a relação filho-pai nessa canção, que demonstra a vontade do filho de estar com o pai sempre por perto, fazendo uma analogia entre o pai terreno e o pai celeste. Quer algo mais óbvio do que as "mangas da camisa maiores que meus braços", "calçar os sapatos e arrastar"?
No afã de provar sua teoria do "Mantra Gospel", da qual eu inclusive não discordo, o sr. precipitou-se ao pegar essa música e, ao que me parece não a analisou muito bem.
Existem músicas que afrontam diretamente a teologia e outras que são frases de pouquíssimas linhas e conteúdo paupérrimo que são repetidas dezenas de vezes, e que poderiam ser colocadas em lugar desta.
É verdade, Pr. Renato, esta é uma das músicas do Pr. Cirillo... Me lembrei após o envio do comentário... a música Intimidade está no Cd A Presença da Glória do Ministério Santa Geração.
Nívea tbm compõe e possui vários álbuns solo gravados.
carinhosamente,
Marcia
Caro Renato,
Discordo completamente de sua mensagem e nao sou apreciador de musicas que copiem o estilo mundano. Defendo aqui a minha liberdade de adorar, beijar os pés do meu criador que conhece cada globulo sanguineo meu, dentre outras coisas.
Lembre-se 'Entretanto a sabedoria é justificada pelas suas obras.' Mt 11:19 e ainda Mat 5:22 '...todo aquele que ... disser: Tolo, será réu do fogo do inferno.' Sugiro incluir na sua mensagem todo o livro de Salomão em que ele detalha seu relacionamento com sua sulamita. Graças a Deus por Jesus pelo qual podemos ir até Deus e pedir perdão por nossos pre-julgamentos e pensamentos equivocados.
Prezado Humberto,
Desculpe, mas discordo de vc. A canção peca por tratar de Deus na perspectiva da humanidade. Discordo também da afirmação de que o texto em questão usurflui de licença poética.
Abraços,
Renato Vargens
Rosilda,
Uma pergunta: vc pode tocar nos pés de Jesus? Pode beija-lo? abraça-lo?
abraços,
Certamente nao!! Ele pode nos nao!! Pr Renato, eu gosto do trabalho da Nivea, e conheci ela antes da fama, e tambem vi como Deus tem tratado da vida dela, e ate muito interessantes ver as mudancas de Deus.. Sim ela e um cantora seria, porem deveria prestar atencao nas coisas que canta.. Eu desisti da minha carreira de compositora "gospel", porque a coisa mais dificil e vc escrever os louvores.. porque da mesma fora que eles vem eles vao, me contento com o louvor que eu entrego a Deus somente!! Vou agora escrever musica secular, com um boa mensagem aonde eu serei livre pra expressar o que sente meu coracao e sem mesmo fazer duplo sentido a coisa.. se alguem entender que se refere a Deus a musica amem, senao fica como estar.. E com isso faco como trabalho, e nao usando o nome de Deus pra ganhar CACHE.. como todos os cantores serios fazem...Fora que so andam de aviao, e se hospedam em Hotel 5 estrelas...
Marcia,
Sugiro a vc a conhecer o som de uma banda de Niterói. O nome dela é CROMBIE. Se procurar no google vc com certeza achará.
abraços,
vcs deveriam rasgar a biblia no livro de cantares ele fala de relacionamento de um homem e de uma mulher com beijos nos seios e etc. e tipifica a união de Jesus com sua igreja cuidadao para não se escandalizar com a palavra de Deus santos dos ultimos dias.
Vaja que contadição olha só o que diz a letra da canção dos vencedore por cristo que ransforma em alegria o meu triste coração vcs sabiam que em muitas igrejas trocaram esta parte por que algums pastores falam que como pode ser triste um coração quem tém cristo o rei da alegria, já eu entesir o que o autror quis dizer. tavendo é apenas uma questão de visão.
Fui pregar algum tempo atrás numa igreja. Foi triste! O "levita" fechou os olhos e ficou 40 minutos cantando uma unica música! Ele (e os "back" que estavam com ele) esqueceram do povo! De relance, olhei uma senhora de uns 70 anos se encostando na cadeira querendo sentar...Mas o "levita" insistia na adoração. Ele queria que o publico "levitasse" com o seu papel de "adorador". Tinha desistido (em meu coração)de pregar, pois quando subi no púlpito o povo já estava cansado e com o espírito exaurido. Aquele "cara" acabou com a expectativa da Palavra. Esse tipo de coisa que eles chamam de "ministração", de fato, virou MANTRA. o DIABO tem roubado o tempo da pregação da Palavra nas Igrejas (usando os musicos e o "louvor" ou qualquer outra coisa...). Não desprezo a música como um dos instrumentos na adoração, mas ela tem sido ABSOLUTIZADA por alguns. Lamentavelmente, em muitas igrejas, o pastor se tornou refém dos músicos (levitas). Adoração verdadeira acontece no "chão da vida". Basta perceber nos evangelhos a pouca, ou nenhuma, importância que Jesus deu a música como instrumento de adoração.
Bom dia Pr. Renato
Paz seja convosco...
Excelentes postagens em seu blog...
Vc tem meu apoio ao tema "Mantra Gospel", mas somente no primeiro paragrafo....
No restante vou refuta-lo, dentro da palavra de Deus e com todo o respeito.
Segue...
Pr. Renato sua materia do editada por um dos maiores portais apologeticos do Brasil, segue link
www.cacp.org.br
O mesmo end-mail mail que eu pessoalmente enviei para o Profº Flavio Martinez encaminho vc Pr. Renato.
Segue
Bom dia Profº Flavio
Paz seja convosco
Li a materia editada em seu portal com a epigrafe, "mantra gospel", de autoria do
teologo "http://renatovargens.blogspot.com/".
Profº, compreendo a indignação teologica do Sr. Renato, pois tb estudo teologia,
que pela gracah de Deus estou no ultimo ano de barachel pelo IBICAMP, Campinas SP.
Profº Flavio, confesso que esta materia naoh me deixou convencido, e pergunto ao Profº
ateh que ponto devemos rejeitar uma palavra de um pregador(a),
um louvor de um(a) adorador(a), a liturgia de um culto ou um devocional,
ateh mesmo uma ministracaoh de um Pr. que usa um portugues esdruxulo?
Antes de obervacoes, criticas ou rejeicoes vindas de qualquer fonte "humana",
eu fico com a palavra de Deus Profº Flavio.
Que me ensina...
1Tess.5:21 Examinai tudo. Retende o bem;
Alguns louvores ateh possuem letras sem apoio biblico, mas onde esta a intencaoh "Hb.4:12",
de um adorador, quando compos um louvor para adorar ao Deus unico, vivo e verdadeiro?
Como podemos medir isto?
E se Deus esta recebendo a adoracaoh e eu "ser humano", que estou ouvindo, rejeito o que Deus
aceita?
Leia isto e me fale se naoh tem apoio...
"Tt.1:15 Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis,
antes o seu entendimento e consciência estão contaminados".
continua....
Da qui a pouco nos teologos estamos criando regras para os adoradores, Pastores e assim por
diante...adorarem e ministrarem, naoh conforme a liberdade com que Cristo os libertou, "Gl.5:1"
e sim com base em nossas definicoes e conceitos que formam muitas vezes pre-conceitos teologicos.
Ora, pois, nos somos os donos da verdade teologica, naoh mais a Bíblia,
nos estudamos e sabemos como se deve interpretar um texto biblico, de acordo com as regras abaixo:
- com o seu contexto,
- aprendemos a hermeneutica a homiletica a exegese e rejeitamos a eixegese,
- conhecemos um contexto remoto e imediato,
- quem escreveu e para quem foi escrito(a), qdo foi escrito,
- o pq foi escrita, a intencaoh do escritor qdo escreveu, a inspiracah divina sobre a vida dos escritores,
- quais os contextos religiosos, politicos, economicos e culturais, e assim aprendemos a pregar de forma expositiva...
E e ai que comecamos a errar, pois a simplicidade de quando naoh conheciamos a "TEOLOGIA" sistematica
ja naoh faz mas parte de nossas vidas espirituais, nos que pregamos expositivamente, criticamos os que o fazem de forma
tematica, ou ateh mesmo textual, pois naoh esta certo esta definicaoh de pregacaoh.
As criticas a msg. dos Prs.
- esta fora do contexto,
- meu que salada de biblia
- naoh entendi nada
Conhecemos de tudo....naoh eh isso..
Que liberdade eh essa que escravisa...ou seria a escravidao da liberdade?
Pode corrigir a frase acima...escravisa naoh eh com "s" Jobson, se escreve com "z"...teologo.
contiuna...
Me lembrei de uma passagem bíblica que fala sobre a "adoracaoh" do segundo rei de Israel...e da rejeicaoh por parte de uma
princesa chamada "Mical", a este "modelo" de adorar a Deus,leia por favor.
IISm 6:13-20
"E David saltava com todas as suas forças diante do Senhor: e estava David cingido de um éfod de linho.
Assim subindo, levavam David e todo o Israel a arca do Senhor, com júbilo e ao som das trombetas.
E sucedeu que, entrando a arca do Senhor na cidade de David, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela:
e, vendo ao rei David, que ia bailando e saltando diante do Senhor, o desprezou no seu coração.
E introduzindo a arca do Senhor, a puseram no seu lugar, na tenda que David lhe armara;
e ofereceu David holocaustos e ofertas pacíficas perante o Senhor.
E acabando David de oferecer os holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do Senhor dos Exércitos.
E repartiu a todo o povo, e a toda a multidão de Israel, desde os homens até às mulheres, a cada um,
um bolo de pão, e um bom pedaço de carne, e um frasco de vinho: então foi-se todo o povo, cada um para sua casa.
E, voltando David para abençoar a sua casa, Mical, a filha de Saul, saiu a encontrar-se com David, e disse:
Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas dos seus servos, como, sem pejo,
se descobre qualquer dos vadios."
Ora, Mical rejeitou a adoracaoh de Davi a Deus pois este esta dancando, "saltando" de alegria, para Deus,
despido por baixo de suas vestimentas reais, ou naquela epoca naoh se usava cuecas zorba.(vs16)
A princesa chega ateh a mesmo a repreende-lo e exorta-lo por este seu ato profano de adorador,
comparando-o com qualquer "vadio".(vs20)
Isto eh, o rei estava taoh feliz por trazer a arca da aliancah para Jerusalem, que jubilava, dancando e pulando
para Deus durante o percurso, que naoh percebeu que as mulheres de Israel olhavam para o seu "orgao masculino"
quando pulava pois o seu efod de linho se levantava ao pular aparecendo assim a sua nudez....
Ora Profº Flavio, que rei safado este naoh....pois naoh podemos Profº adorar a Deus nuz, principalmente os homens pois isto
eh uma vergonha...."pejo" conforme o vs16 diz, ficar nu diante de Deus desagrada a Deus.
Leia por favor a resposta "inspirada", do Rei de Israel...(vs21-23)
Disse, porém, David a Mical: Perante o Senhor, que me escolheu a mim antes do que a teu pai e a toda a sua casa,
mandando-me que fosse chefe sobre o povo do Senhor, sobre Israel; perante o Senhor me tenho alegrado.
E ainda mais do que isto me envilecerei, e me humilharei aos meus olhos: e das servas, de quem falaste,
delas serei honrado.
E Mical, a filha de Saul, não teve filhos, até ao dia da sua morte.
Naoh eh semelhante esta passagem biblica a materia postada por nosso conhecido teologo.
Leu as consequencias da repreensaoh de Mical a Davi, "a mulher naoh teve a dadiva e a alegria de ser mãe,
durante toda a sua vida".
Triste naoh...
Naoh vou generazilar, sei que o negocio esta feio mesmo em nosso meio "evangelico", mas prefiro com os textos escritos
por Paulo finalizar este pensamento.
- A ciência incha, mas o amor edifica.ICo.8:1
- Tendo cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs subtilezas,
segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; Col.2:8
Jesus eh simples, e a msg do evangelho tb..
Forte abracoh Profº Flavio tenha um excelente domingo abencoado por Deus.
Paz seja convosco
Ateh mais...
Jobson Gomes
jobson_gomes@hotmail.com
19 3226-8331
19 9741-8837
O amigo Gomes...
Você deveria tomar Jesus como chave hermenêutica das Escrituras e não forçar esses textos para se ajustarem a sua defesa pessoal.
leia Lucas 24:44 e 45.
Acho que o seminário está fazendo mal pra você!
Seu argumento está muito fraquinho...
abraços
Boa noite ea graça e a paz para todos, creio que hoje nás igrejas muitas vezes se dá mais valor ao canto do que a palavra, mas uma pergunta qual a palavra há dos homens ou há de Deus, pois o que vemos nas igrejas são pastores negarem o poder de Deus em nome de uma telologia ateia ou temos que aguentar a teologia da prosperidade faraonica e ante biblica, não que eu naõ creia na prosperidade, pois quem é de Deus têm que ser prospero isto não quer dizer rico.
Sabe irmãos fico vendo como nós no Brasil de grandes ladrões e protistuição galopante e vendo uma igreja parada e conivente quantos evangelicos votarm no PT que é o partido que mas têm leis da escolhambação como casamento gay, lei da homofobia e é bom que seja aprovada pra um bando de crente BURRO e que me perdoe o Burro,o mensalão e nós crentes estamos descutindo qual musica Deus gosta de ouvir só uma pergunta quantos de vs t~em uma procuração divina pra dizer qual musica Deus se agrada? lembro que quando se tocou uma musica na igreja tipo africana um irmão falo: isto não agrada a Deus só por que era musica de negros será que Deus não ouve aceita os louvores africanos? por que no nosso pais isto e coisa ligada ao baixo espiritismo? só mais uma incoerência nossa nos EUA, muita igrejas não tem piano por que para eles era um estrumento provano aqui é sacro e dai quém Deus ouve? claro que é os norte americanos eles são rico e primeiro mundo tavendo se olharmos somos crianças bricando de deus só mais uma coisa isto vai acabar mal.
Só um escalarecimento sou um Pastor Batista, com 25 anos de ministério, e sou do tempo que vi um irmaõ ser disciplinado por que bateu palmas e cantou a musica do pr Armando Filho nenhuma condenação há na parte que fala aleluia isto em uma igreja batista tradicional era um crime era o crente querendo ser pentencostal hoje damos aleluia e glória a Deus ontem era crima hoje pode como somos contraditorios Irmão famos cuidar de servir a Deus tem uma mutidaõ de pessoa morrendo sem Cristo e agente perdendo tempo bancando o Espirio Santo que é o unico que sonda e sabe o que Deus gosta ou não.
Concordo que existam muitas músicas que não deveriam ser cantadas por causa de seu conteúdo equivocado, porém, nunca, nunca mesmo vi intençao erótica nessa música. Como alguns já falaram, a música fala da relação pai e filho. Fiquei até assustada por vocês terem maliciado a música..
Parece que a mente de vocês precisa de uma renovaçao...
Concordo com o Gomes e com a Bíblia:
Tt.1:15 "Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis,
antes o seu entendimento e consciência estão contaminados".
Pq, repito, nunca tinha percebido a musica dessa letra com malícia... ou com erotismo, como queiram.
Paz...
Fico com medo de ver tanto crente com atitudes cretinas, com uma mente impura, é por esta e outras que eu que sou Pastor a 15 anos, por muitas vezes não abraço as jovens para que pesoas que só olham com ohlos do mal, venha a me causar problemas é uma lastima.
SÓ UMA CORREÇÃO,ESSA MÚSICA NÃO É DA NIVEA SOARES,É DO ANTONIO CIRILO.NIVEA CANTA ESSA MUSICA EM UMA PARTICIPAÇÃO DO CD DO CIRILO
Ok.
Segue então um "mantra" que eu achei que era bastante conhecido:
Apocalipse 4:8
Os quatro seres viventes tinham, cada um, seis asas, e ao redor e por dentro estavam cheios de olhos; e não têm descanso nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, e que é, e que há de vir.
...Será que este texto tem alguma outra super, hiper, mega explicação teológica, hermeneutica, exegetica? Ou será que é isso mesmo que está escrito?
Não sei, mas posso testemunhar que tenho experimentado coisas maravilhosas com Deus, seja cantando esses "mantras", seja cantando as músicas que vocês aprovam.
Experimentado inclusive grandes mudanças de caráter e aprendido a me guardar no amor de Deus e a não criticar algo só porque não gosto.
Outra coisa....
Vcs já pararam para pensar em quantos sites e blogs existem de crentes criticando crentes?
Se isso é para promover o reino de Deus, parece que não está funcionando.
WWJD...What Would Jesus Do?
Paz.
Luis Antonio - Ceará
Pastor
seu blog é muito bom
só gostaria de salientar que a musica não é da Nivea Soares. Tenha mas cuidado na hora de citar nomes, vc pode acabar manchando um ministério que não nada a ver com isso
abraços
AMADOS NÃO SERIA MELHOR ENTRAREM EM CONTATO COM OS CANTORES AQUI CITADOS E AJUDÁ-LOS NO QUE DIZ RESPEITO A LINGUAGEM MUSICAL, POÉTICA ETC.? SIMPLESMENTE POSTAR E CRITICAR GERA JULGAMENTO, CONDENAÇÃO, DESTRUIÇÃO, E SURGIMENTO DE " JUÍZES " . NÃO SE PODE GENERALIZAR DESTA FORMA, POIS CADA UM PRESTARÁ CONTAS DE SI MESMO, E O SENHOR DA IGREJA É CAPAZ DE CORRIGIR E INTERFIRIR EM QUALQUER QUESTÃO, QUANDO MASSIM BEM ENTENDER, POIS O REINO É DELE A IGREJA TAMBÉM, E CADA FILHO TEM O RELACIONAMENTO COM O PAI DE ACORDO COM A INTIMIDADE DESENVOLVIDA!
MARCO ANTONIO
Olá Renato
Achei muito coerente da sua análise sobre a adoção das igrejas evangélicas, de várias práticas religiosas que, não são cristãs nas suas atividades.
Penso ainda que o termo religão, deveria ser bem empregado por seus buscadores. Que seria o de religar com a fonte, independente do seguimento religioso. Pois a busca é pessoal e vertical.
Quero adverti-lo, para que use as suas análises com um ponto de vista neutro e não religioso, como apresentou neste texto
QUEREM UMA AJUDA DO ROBÔ-COP?
BRAÇO DE FERRO, PUNHOS DE AÇO, ESSE É O DEUS QUE EU CONHEÇO..! OU SERIA O SUPERMAN?
ESTA É PARTE, OU REFRÃO DE UMA MUSICA GOSPEL MUITO CANTADA NAS IGREJAS TRAVESTIDAS DE EMOCIONALISMO...
DA AUTORIA DE UM PASTOR! EU DISSE DE UM PASTOR ASSEMBLEIANO... OPS, M'ESCAPOLIU! COMO SE CONSEGUE CANTAR MÚSICAS COMO ESSAS E CHAMÁ-LAS DE LOUVOR A DEUS?
QUEREM UMA AJUDA DO ROBÔ-COP?
BRAÇO DE FERRO, PUNHOS DE AÇO, ESSE É O DEUS QUE EU CONHEÇO..! OU SERIA O SUPERMAN?
ESTA É PARTE, OU REFRÃO DE UMA MUSICA GOSPEL MUITO CANTADA NAS IGREJAS TRAVESTIDAS DE EMOCIONALISMO...
DA AUTORIA DE UM PASTOR! EU DISSE DE UM PASTOR ASSEMBLEIANO... OPS, M'ESCAPOLIU! COMO SE CONSEGUE CANTAR MÚSICAS COMO ESSAS E CHAMÁ-LAS DE LOUVOR A DEUS?
Peço licença para citar parte de seu texto para um artigo que estou criando neste exato momento sobre o mesmo assunto, com a devida citação da fonte. Trata-se dum tema polêmico do qual não podemos continuar fugindo. Parabéns!
Verdade pastor, sem falar que o autor da musica que vai recostar a cabeça no peito do Senhor e contar tudo o que ele sabe. rs, e olha que ja cantei essa musica. Ao contrário do amado João que recostou a cabeça no ombro do Senhor, e pla intimidade espiritual com o Senhor, ficou sabendo quem o trairia. Aproveitando a oportunidade, queria falar de outra canção, do maçonico antonio cirilo, nomeada de "em teu jardim", que fala que o diabo quer passear de maos dadas com o Senhor no éden, sobre as pedras de fogo, ora quem caminhava sobre as pedras de fogo, era o querubim da quarda, perfeito em seus caminhos, até que se achou a iniquidade nele. Essa música é uma blasfemia, e uma apologia anti-queda de satanás. também aproveitando, queria falar de duas outras canções do maçonico andre valadão, intitulada, abraça-me, onde ele fala que quer tirar o folego de Deus, com a fé, e uma outra cançao do mesmo, intitulada, acontece, em que o autor nega o poder da oração contra as tentações, e faz uma profecia maligna, de que acontece, acontece com quem o diabo quer tentar.
Deus abençoe, e que as mascaras do reino caiam, e os escandalos, sejam devidamente, refutados, por nós e a igreja verdadeira do Senhor. Ai daquele pelo qual vem o escandalo!
Apostolo Welington Lima
Sem falar, que o autor de em teu jardim quer beijar o Senhor, como o diabo em judas, beijou na hora de traí-lo.
Blasfêmia! Anátema!
Concordo com o pastor. Realmente algumas letras mais parecem um mantra, do uma canção de louvor a Deus.
Postar um comentário