sábado, março 28, 2020

RAZÃO PORQUE A CEIA DO SENHOR NÃO PODE SER CELEBRADA PELA INTERNET


A Ceia do Senhor que foi instituída por Jesus não é uma opção aos crentes, mas sim uma ordem. Veja por exemplo o que Lucas e Paulo dizem a respeito:

"Pois recebi do Senhor o que também entreguei a vocês: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto sempre que o beberem em memória de mim". Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. Examine-se cada um a si mesmo e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor come e bebe para sua própria condenação. Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram." (I Corintios 11:23-30)

"Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês."  (Lucas 22:19-20)

Por ser uma ordem de Cristo a Ceia do Senhor não pode ser celebrada de qualquer maneira. Na verdade, existem algumas regras que devem ser observadas quanto a sua celebração como confissão de pecados, ser um cristão batizado e em compromisso com a igreja local, discernindo o corpo, além de que a celebração desta ordenança deve ser presencial. 

Pois bem, pelo fato de estarmos em quarentena o que impossibilita a reunião do povo de Deus, tenho visto alguns pastores e igrejas dizendo que farão a Ceia do Senhor pela internet. Ora, da mesma forma que não é possível fazermos culto pelas redes sociais, não é possível celebrarmos a Ceia do Senhor por um fato único. Tanto o culto solene como o partir do pão segundo as Escrituras relaciona-se à união PRESENCIAL da ASSEMBLEIA DOS SANTOS. 

Vale a pena ressaltar que o que fazemos pela internet não é culto e sim pregar a Palavra de Deus, nutrindo no coração dos crentes a bendita esperança de que em breve e de forma presencial estaremos juntos em união, celebrando a Cristo na ASSEMBLEIA SOLENE onde pela graça de Deus poderemos participar da mesa do Senhor. Contudo nesse momento devemos seguir juntos, confessando nossos pecados, bem como clamando ao Eterno bondade e misericórdia.

Renato Vargens  

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only