quinta-feira, abril 11, 2019

DEPRESSÃO: NÃO DÊ OUVIDOS AOS PASTORES QUE O MANDAM PARAR DE TOMAR REMÉDIOS


Volta e meia eu recebo alguma mensagem onde sou indagado se deixar de tomar remédio para combater a depressão significa falta de fé. 

Pois é, a pergunta parece absurda né? Mas, infelizmente não é. Infelizmente eu tenho conhecimento de inúmeros pastores que dizem que crente não pode ficar deprimido, e que em virtude disso, é um absurdo tomar algum tipo de medicamento. Para piorar a situação há pouco fiquei sabendo de pastores que afirmam com todas as letras que a depressão e a síndrome do pânico são de origem diabólica e que todos aqueles que sofrem dessas enfermidades estão debaixo de uma ação demoníaca. Há pastores por exemplo que ensinam que a pessoa só pode ser curada se o demônio que causou a doença for repreendido e expulso, e que o simples fato do sujeito continuar deprimido aponta efetivamente para falta de fé. 


Diante tamanha aberração faltam-me palavras diante das afirmações destes apedeutas da fé. Sinceramente, esses caras demonstram ignorância, despreparo bíblico e teológico para lidar com determinadas situações. Ora, onde já se viu proibir alguém que sofre de depressão de tomar remédios? Que absurdo é esse em afirmar que aquele que toma algum tipo de medicamento para depressão tem falta de fé?

Ora, os que defendem essa premissa são pérfidos, apedeutas, ignóbeis e que não devem ser ouvidos, antes pelo contrário, rechaçados. Diante do exposto aconselho àqueles que estão debaixo de líderes deste naipe, que não os ouçam,  e que continuem tomando seus medicamentos, parando somente mediante orientação médica.

Renato Vargens 
Jônatas Abdias de Macedo disse...

Existe espaço para crítica à medicação em caso de depressão que não venha da parte daqueles que defendem que ela seja feito tão somente de ação demoníaca? Conselheiros bíblicos, por exemplo, sustentam não ser necessário medicação nesses casos, mas não argumentam que a depressão seja resultado de ação demoníaca..

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only