quarta-feira, julho 25, 2018

OS QUE DEFENDEM A ORDENAÇÃO DE PASTORAS FEREM O SOLA SCRIPTURA


Há pouco vi um vídeo de um pastor batista defendendo o ministério de pastoras. Ora, os argumentos por ele usados não são convincentes. Na verdade, não existem argumentos bíblicos e teológicos que justifiquem a ordenação de mulheres ao ministério pastoral. Digo mais: todas as defesas ao pastorado feminino começam no campo sociológico e quando tentam usar a Bíblia para justificar essa prática o fazem de forma equivocada usando uma exegese equivocada, distorcida e fora do contexto.  

Nas Escrituras não vemos Jesus separando "apóstolas." Paulo em suas cartas não fala de presbíteras, bispas, muito menos pastoras. As referências a essas vocações nas Escrituras sempre estão relacionadas aos homens. Portanto. não é preciso muito esforço para perceber que não existiam pastoras nas igrejas do Novo Testamento. Interessante também perceber que nem na nação de Israel era possível encontrar "sacerdotisas" , mesmo porque, essa era uma função instituída por Deus (ao contrário das nações pagãs) efetivamente masculina. 

Isso significa que os homens são melhores que os mulheres? Claro que não. As Escrituras não nos mostram isso. O que a Bíblia nos ensina é que homens e mulheres apesar de iguais diante do Senhor, foram criados por Deus com papeis diferentes, e isso é inquestionável. 

Isto posto, afirmo que aqueles que defendem o pastorado feminino pecam por relativizarem a inerrante Palavra de Deus, ferindo o SOLA SCRIPTURA, falando aquilo que a Bíblia nunca falou, proporcionando com isso um grave problema eclesiástico.  

Renato Vargens
cozinhar é amar disse...

Pastor Renato; Como ficam os atos pastorais por elas impetrados???

Tiago Boaventura disse...

Pastor, Deus é o mesmo hoje, ontem e sempre, mas creio que a igreja hoje seja muito diferente do que a igreja de atos em Muitos aspectos, creio tbem que esta diferença hoje ainda seja muito maior se comparada à igreja do antigo testamento. Somos uma nação e povo diferente, costumes diferentes, acredito na minha pequenez que as igrejas fundadas em Atos tinha muito haver com o respectivos costume de cada lugar, realmente não vejo exemplo na Bíblia de pastoras ordenadas na igreja, mas tem muita coisa que praticamos normalmente na igreja americana de hoje que tbem não estavam na igreja de atos. Por exemplo, Paulo diz a Timóteo e aos Coríntios pra que as mulheres não falassem em público, pra que não questionassem na igreja, creio que isso era nescessidade da cultura e momento neste determinado lugar. A igreja Presbiteriana por exemplo não ordena pastoras, mas tem na SAF hoje um das maiores ferramentas no desenvolvimento e sustento da igreja. Quantos trabalho maravilhosos e quantas pregações, quantas ações e quanta consolidação vemos hj nas mãos das irmãs da SAF. Conheço pastores maravilhosos que pregam eloquentemente mas tem grande dificuldade de pastorear o rebanho, ficando esta função a cargo da esposa, aconteceu justamente na igreja Presbiteriana na qual meus pais são membros. Acredito eu que já tivemos grandes pregadores do evangelho que fizeram papel de evangelização e consolidação maiores que muitos pastores Homens, talvez esse número de mulheres ativas no ministério ainda se dá justamente por esta resistência que ainda hoje se encontra mesmo nas igrejas da América, mas isto tem mudado, e na igreja que hoje ordenam pastoras temos visto Deus usar mulheres poderosamente neste ministério. Graça e Paz seja com todos.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only