segunda-feira, setembro 25, 2017

04 MOTIVOS PORQUE OS PASTORES PARARAM DE PREGAR SOBRE A VOLTA DE JESUS


Eu venho de uma família cristã e lembro que na minha infância e adolescência era muito comum os pastores e igrejas pregarem sobre a volta de Cristo. Contudo, com o passar do tempo e com o advento do terceiro milênio, boa parte dos pastores e porque não dizer a maioria, deixou de tratar efetivamente desta verdade bíblica.

A pergunta é: Por que? Por quais motivos as igrejas deixaram de tratar desse ensinamento bíblico? Sem querer ser simplista,  penso que existe pelo menos quatro motivos para a igreja não tratar mais da volta de Jesus em seus púlpitos, senão vejamos:

1-)  As mensagens pregadas nas igrejas estão muito mais focadas no aqui e agora do que na eternidade, o que se deve em parte, a teologia da prosperidade que ao ser  pregada e defendida pelos pastores tem introjetado no ouvinte a esperança de que uma vida de alegria e plenitude encontra-se nessa terra onde o crente em Jesus pode desfrutar de prosperidade e bençãos materiais 

2-) Em segundo o lugar o secularismo foi introduzido aos púlpitos das igrejas evangélicas levando boa parte dos pastores a substituírem pregações que tratam de questões escatológicas  por mensagens relacionadas a uma vida de sucesso nesse mundo.

3-) Em terceiro lugar o hedonismo. Essa talvez seja uma das mais fortes características de uma igreja que deixou de pregar sobre a volta de Cristo, isso porque, devido ao antropocentrismo reinante em nos púlpitos,  Cristo foi trocado pela satisfação humana o que se faz perceptível  pela ênfase das pregações onde o foco está no prazer e alegria do fiel.

4-) Em ultimo lugar o desconhecimento bíblico dessa doutrina. Lamentavelmente a maior parte dos pastores desconhecem as principais doutrinas das Escrituras. Na verdade,  como podem ensinar  o que não entendem? As estatísticas por exemplo afirmam que 50,6% dos pastores nunca leram a Bíblia toda. Ora, se não leram vão pregar o que? Nada não é mesmo? 

Caro leitor, nosso Senhor prometeu que voltará e isso se dará em breve. As Escrituras nos dão testemunho disso:

" Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: "Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir". (Atos 1:9-11)

"Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre".  (1 Tessalonicenses 4:16-17)

"Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.  (Hebreus 9:27-28 )

"Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem."  (Mateus 24:36-39)

Pense nisso!

Renato Vargens 

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only