Uma das maiores reclamações de mulheres com filhos recém-nascidos é a ausência masculina. Na verdade, não são poucos os homens que deixam as suas esposas sozinhas na tarefa de cuidar do bebê, preferindo dedicar o seu tempo, aos amigos, lazer, jogos, vídeo-games e outras coisas mais.
Volta e meia eu ouço uma jovem mãe dizendo: Meu filho não tem 10 dias que nasceu e o meu marido sumiu. O "traste" é incapaz de me ajudar em coisas triviais do dia-a-dia.
O apóstolo Pedro ao tratar do relacionamento conjugal, exorta aos maridos a viverem a vida comum do lar com discernimento; e, tendo consideração para como a mulher como parte mais frágil, tratando-a com dignidade, pele fato de serem herdeiros da mesma graça de vida, para que as orações destes não sejam interrompidas.” (I Pedro 3:9)
Ora, o texto é fantástico e nos traz lições extremamente ricas, vejamos pelo menos duas:
1- Pedro afirma que não existe nenhum problema dos homens fazerem parte do mundo da mulher, ajudando quando necessário no cuidado da casa, como também no acompanhamento dos filhos.
2- Pedro ensina que isso deve ser feito com discernimento, ou seja, entendendo que a esposa é parte mais frágil da relação, e que ao fazer isso, age com dignidade, não tendo portanto suas orações interrompidas.
Isto posto, o que esse texto pode ensinar a jovens que acabaram de ser pais?
1- Não seja um pai banana. Seja homem. Deixe a vida de menino e entenda que uma mulher que acabou de ter neném precisa de apoio, ajuda e companheirismo e que ajudar a sua esposa e filho nesse momento da vida é mister.
2- Seja parceiro de sua esposa, priorizando o cuidado dela e da criança que nasceu, ajudando sem reclamar em tudo aquilo que for possível e necessário, tratando com dignidade, respeito e consideração aquela que Deus colocou ao seu lado para juntos gerarem e criarem filhos.
Pense nisso!
Renato Vargens
Outros textos sobre a crise de masculinidade do nosso tempo:
1-) Marido "banana" uma característica dessa geração de homens omissos (aqui)
2-) Homens que deixaram de ser homens, uma tragédia para a família (aqui)
3-) Jornalista dinamarquesa desabafa: “europeus estão afeminados e as mulheres estão em perigo” (aqui)
4-) Homens cristãos não sejam bananas. Liderem suas casas. (aqui)
5-) O pastor "banana" e a esposa autoritária (aqui)
Postar um comentário