sexta-feira, agosto 21, 2015

A famigerada "industria" do testemunho

Por Renato Vargens

Na década de 80 tornou-se comum  encontrarmos nas igrejas evangélicas "novos convertidos" testemunhando dos "milagres de Deus" em suas vidas. Nessa perspectiva, os púlpitos evangélicos que pregavam iminentemente a Palavra, deixaram de fazê-lo, optando assim pelas histórias  " de um ex-alguma coisa.

Pois é, é impressionante como alguns pastores gostam de testemunhos eletrizantes. Os cultos de algumas igrejas estão lotados de “irmãos” que cometeram delitos nos passado e que gostariam de uma “oportunidade” para compartilhar as bênçãos de Deus. Nesta perspectiva tem sido possível encontrar todo tipo de ex, ex-ladrão, ex-bruxo, ex-traficante, ex-michê, ex-prostituta, ex-travesti, ex-trambiqueiro, ex-aidético, ex-cafetão, ex-parceiro do diabo e muito mais.

Confesso que estou cansado disso. Ora, não me interessa as elucubrações nem tampouco as viagens esquizofrênicas desta gente que afirma ter sido parceiro do diabo, que visitou o inferno, que fez pacto satânico,  a Palavra de Deus me basta! Não me interessa saber se o ex-encapetado  cometeu necrofilia ou era amigo pessoal do capeta, o que me importa é Cristo Jesus e sua Palavra.

Há alguns anos vi um cartaz que dizia: “venham assistir o menor pregador do mundo”. Ora, o convite não se fundamentava na qualidade do pregador nem tampouco na sua homilia, ou capacidade teológica de expor a fé, mas sim no inusitado, no exdrúxulo. no aberrativo. Outra pessoa teve a cara de pau de me oferecer a oportunidade de receber em minha igreja uma menina pastora, que aos 07 anos recebera uma nova unção de Deus, o que é claro, recusei.

Pois é, para piorar a situação, o tempo em que as igrejas deveriam destinar à pregação da Palavra  e estudo das Escrituras tem sido gasto com testemunhos manipuladores e interesseiros de pessoas que se sentiram agraciadas pelo “gênio da lâmpada mágica” recebendo carros, casas e dinheiro.

Fala sério! falta-me palavras para retratar minha indignação! O que fizeram do cristianismo? Que evangelho louco é esse? Ora, este não é, não foi e nunca será o Evangelho do meu Senhor.

Caro leitor, acredito piamente que os conceitos pregados pelos reformadores precisam ser resgatados e proclamados a quantos pudermos, até porque, somente assim, poderemos novamente sair deste momento preocupante e patológico da Igreja evangélica.

Voltemos as Escrituras e façamos dela nossa única e exclusiva regra de fé.

Renato Vargens
Unknown disse...

Excelente matéria! Muito bom mesmo!
O resultado de tudo isto é uma perda de valores absolutos e eternos, um individualismo permissivo, a substituição da santidade pela integridade, do arrependimento pela recuperação, da verdade pela intuição, da fé pelo sentimento, da providência pelo acaso e da esperança duradoura pela gratificação imediata. Cristo e sua cruz se deslocaram do centro da visão do homem e em contra partida a necessidade de salvação se torna cada dia mais aumentada por causa desta inversão de valores.

Unknown disse...

Gostei muito do seu comentário José Barcellos. O que tenho mais visto é a substituição do arrependimento pela recuperação. Alguns estão pregando que tudo é resultado de algum trauma do passado e que precisa ser curado, colocando o homem no lugar de vítima e retirando assim sua culpa pela pecados. Não se prega mais arrependimento para a vida eterna, e sim recuperação de traumas do passado.

Sonia disse...

Prof. Renato Vargens

Peço-lhe mais uma vez permissão para poder comentar em seu blog.

Na minha humilde opinião (posso estar equivocada) , acredito que devemos compartilhar nossas bençãos , libertações (sejam espirituais ou não) obras, etc... nem que sejam com os mais íntimos , como podemos observar em 5 de São Marcos verso 19 (a respeito da libertação endemoninhado gadareno): ... Jesus , porém , não lho permitiu , mas disse:"Vai para a tua casa , para os teus e ANUNCIA-LHES quão grandes coisas o Senhor te fez e como teve misericórdia de ti" E ele foi e começou a anunciar em Decápolis quão grande coisas Jesus lhe fizera , e todos se admiraram!

Sonia disse...

Tem o caso também ,de um homem que havia nascido cego, as pessoas opinavam: - Foi ele que pecou. Outros teriam dito : - não, foi a família dele que pecou e fez algo antes dele nascer. Jesus respondeu aos Seus discípulos, dizendo: - "Nem ele pecou, nem seus pais, mas foi assim para que nele se manifestassem as obras de Deus".

Edinei Siqueira disse...

Quando um pastor cede o púlpito para alguém contar testemunhos é porque a Palavra de Deus não é mais suficiente para o mesmo.

Sonia disse...

Continuação: MAs tudo isso tem que ser feito com pureza e sinceridade de coração com o único intuito de glorificar à Deus; sem sensacionalismos fantasiosos , ou outros interesses e objetivos . Deus conhece a intenção dos corações. Por outro lado não devemos buscar a Jesus apenas com interesses em libertação ou cura da carne , melhoria financeira , etc Temos que buscar a Jesus exclusivamente para salvação das nossas almas . Ele mesmo disse :"Buscai o reino dos céus e as demais coisas serão acrescentadas" Lembrei-me de um trecho onde Cristo diz à multidão : bem sei que muitos vieram até Mim em busca do pão que perece Então Ele instrui que devemos buscar o Pão Celestial que é a Palavra de Deus que alimenta e dá vida as nossas almas ! Bem , esse é o meu pensamento ...

Unknown disse...

Sonia ... Bom comentário, acredito também que devemos compartilho de nossos testemunhos com nossos irmãos, porém hoje vivemos em dias sem limites, onde pessoas transferem para si e para seu próprio ego o que era para Deus... Forte abraço e parabéns pelo blog pastor.

Unknown disse...

não acho errado se conte testemunho ,porém exagero a proporção que isso tomou hoje tem desgastado Igreja de Cristo.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only