domingo, setembro 21, 2014

Por que alguns adolescentes e jovens mesmo tendo pais cristãos não querem mais ir a igreja?


Volta e meia e ouço alguns pais reclamando que seus filhos não querem mais ir a igreja. Lamentavelmente são incontáveis o número daqueles que choram pelo fato de seus filhos não desejarem mais cultar ao Senhor no ajuntamento dos santos. Ora, eu não quero ser simplista, mesmo porque, bem sei que existem inúmeros fatores externos e internos que colaboram para que um jovem não queira ir a igreja, todavia, acredito que um dos motivos preponderantes esteja relacionado ao fato dos pais negligenciarem o culto ao Senhor. 

Quantos não são aqueles que faltam cultos para assistirem uma partida de futebol na televisão? Ou quantos não preferem ficar em casa devido ao cansaço ou a chuva que cai sobre sua cidade? Pois é. os motivos são os mais variados não é mesmo? Se não bastasse isso, existem alguns pais que justificam a sua ansência ao culto cristão pelos seguintes motivos:

1- É muito difícil levar um bebê para a igreja!
2- Meu bebê não se acostuma ficar no berçário e chora muito!
3- Você não imagina o quão complicado é arrumar uma crianca para sair de casa.
4- Coitadinha da criança, brincou o dia inteiro, não vou acordá-la para ir a igreja.
5- Meu filho faz muito barulho e não consigo controlá-lo, atrapalhando, assim, o culto!
6- Não consigo segurar meu filho comigo sentado na igreja e por isso prefiro não ir!
7- Tirar meu filho pré-adolescente da cama no domingo de manhã é algo impossível!
8- Meu filho não gosta de ir à igreja e não tenho como obrigá-lo!
9- Coitadinho, ir a igreja todo domingo é massante, afinal de contas ele é uma criança e precisa se divertir. 

Caro leitor, eu também sei que o fato de levar os seus filhos dominicalmente aos culto não serve como garantia de  que permanecerão no Senhor, entretanto, o fato de demonstrarmos com nossas atitudes que amamos a Deus e que devido isso nos reunimos com outros cristãos para adorá-lo, ensinará as nossas crianças que na escala de valores Deus vem em primeiro lugar. Em contrapartida, quando damos escusas para não irmos a igreja, contribuímos para que os nossos filhos entendam que cultuar ao Senhor não é tão importante assim. As Escrituras nos ensinam que devemos ficar alegres por irmos a Casa do Senhor. (Salmos 122:01) Nos ensina também que devemos instruir a criança no caminho que deve andar e quando for velho não se desviará dele. ( Provérbios 22:06)

Ora, veja bem, o texto diz que a criança deve ser ensinada no CAMINHO, isto é, pais não somente ensinam o que fazer, mas fazem juntos. Portanto, se você deseja que os seus filhos cresçam, e andem nos caminhos do Senhor, dê o exemplo mostrando aos seus filhos que não existe nada mais importante do que servir ao Senhor.

Pense nisso, até porque, depois não adianta chorar pelo leite derramado.

Renato Vargens
Alan Rodrigues da Silva disse...

Ótimo texto pastor!

Roberto Lopes disse...

É uma grande verdade. Não cuida não.

Unknown disse...

Concordo plenamente Pastor.

Unknown disse...

Discordo, tem pais que agem assim, mas e aqueles que são fiéis que amam estar na presença do Senhor e que o adoram e o local de corpo e alma e que não se esquecem dos seus filhos, dando carinho e atenção. Que justificativa eles tem mesmo tendo o exemplo e o amor devido. Achei que o texto talvez explicasse. Mas não. Se alguém tem alguma resposta gostaria muito de ouvir.

Unknown disse...

Verdade,devemos mostrar nossos fihlos que o mais importante em nossas vidas e estar na presença de Deus

Unknown disse...

Como ele mesmo disse,existem vários fatores que contribuem para que isso aconteça, externo e interno. Ex:As amizades de escola, parentes que não são crentes,babás que cuidam quando são pequenos...
Mas a influência maior na vida da criança ainda sim são os pais,somos seus espelhos, se damos bons exemplos como cristãos, a probabilidade de seu filho ser um cristão dedicado será maior.

Unknown disse...

Meu filho cresceu participando da escola dominical e dos cultos, porém agora com 20 anos, ele não tem vontade de ir à igreja. Vai aos cultos, mas dizendo que vai para não me chatear. Espero que seja uma fase, oro para que ele volte ao primeiro amor.

Unknown disse...

minha filha filha de 14 anos torce o nariz quando se fala de ir a igreja e tudo que tenha a ver com jesus estou orando muito por ele é uma missao nessa faze quase impossivel de ver ela liberta

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only