terça-feira, março 25, 2014

Pastor, tenho medo de ter blasfemado contra o Espírito Santo, se o fiz porventura, estou condenado?



Antes de responder essa pergunta torna-se necessário que entendamos  à luz das Escrituras o que é "blasfemar contra o Espírito Santo".

Primeiramente precisamos entender que blasfêmia é um pecado que só pode ser feito com palavras, isto é, blasfemar contra o Espírito Santo não é cometer um pecado como por exemplo assassinato, adultério ou coisas do tipo.

A Blasfêmia relaciona-se a aquilo que falamos, portanto, o que blasfema contra o Espírito Santo, o faz através de expressões verbais. Ora, os fariseus e saduceus eram os que constantemente se mostravam hostis contrapondo-se ao ensinamento de Jesus. Constantemente eles planejaram matar Jesus e estavam sempre o atacando e o acusando de pecados distintos. Certa feita, eles disseram que o Senhor expulsava Satanás pelo poder de Satanás. Ao ouvir isso, nosso Redentor os repreendeu dizendo: “Parem, vocês foram longe demais! A acusação de vocês extrapolou os limites" (paráfrase minha). Diante tamanha sandice Cristo afirmou que qualquer pecado contra o Filho do Homem pode ser perdoado, mas se você blasfemar contra o Espírito Santo (atribuindo a ação do Espírito de Deus  a Satanás, ou igualando-as), você está perdido.

Isto posto e esclarecido, deixe-me responder a pergunta:

Não. Você não corre o risco de ser condenado, mesmo porque, se você tem a preocupação de ter ofendido o Espirito Santo, isso significa, que você não cometeu tal pecado.  Na minha perspectiva  aquele que possui sinais de arrependimento de seus pecados em seu coração, crendo em Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador,  não pode ter cometido o pecado imperdoável, até porque,  arrependimento, contrissão e confissão são sinais claros de que a pessoa não cometeu esse pecado.

É o que penso, é o que digo.

Renato Vargens

Unknown disse...

Boa Renato!

Outro ponto importante é que os fariseus não diziam que Jesus utilizava o poder de satanás por "inocencia" ou "ignorancia". Eles sabiam sim que Jesus era Deus e que fazia isso através do poder de Deus, mas pela DUREZA DE CORAÇÃO dos fariseus já não existiam mais meios de os fariseus serem convencidos. Então era como se os fariseus estivessem em uma posição onde mesmo Deus já tendo usado todos os meios para convence-los, eles ainda negavam. Então a blasfemia contra o espirito santo nasce de um coração duro, distante de Deus por decisão consciente e, por ser "inalcancável", ele não consegue ser perdoado. Então é "imperdoável".

Quem dá essa explicação é o Gruden no livro de teologia sistemática :)

Unknown disse...

Muito bom o Pr. Renato ter colocado esse assunto em dia, pois eu passei muitas vezes por esse problema de achar que havia blasfemado contra o Espírito. No caso eu tenho problemas com pensamentos de cunho obsessivo e compulsivo, já fui diagnosticado com T.O.C. e por diversas vezes passam pela minha cabeça pensamentos de ofensa a terceira pessoa da trindade. Acontece é que eu não os falo, sei que também são pecado e luto contra eles. Creio que Cristo não lança fora aqueles que se aproximam dele em arrependimento sabendo que tem pecado e querem se livrar deles, confessando-os e procurando abandonar tais pensamentos. Procuro andar com o Senhor e obedecer sua Palavra, ´´continuo a pecar por acidente de percurso´´, pois desse lado do céu ninguém está imune ao pecado, mas acredito como o Pr. Renato deixou implícito, os eleitos não podem pecar o pecado imperdoável. Pois se a vida do Cristão é de arrependimento e progresso na santificação seremos aperfeiçoados e um dia glorificados. E, sabe, Pr. Renato e leitores do post. minha esperança é essa, que um dia, aqui ou na glória me verei livre de tais pensamentos. Quem quer ler sobre angustias espirituais de um servo de Deus nos tempos modernos deve ler o livro:Graça abundante ao principal dos pecadores, da fiel e procurar ouvir os mestres de Deus a quem Ele mesmo pois a disposição da sua Igreja para ensinar e nos ´´guiar´´ explicando passagens aparentemente difíceis. Peço também que o Pastor Renato Vargens escreva algum dia sobre os problemas psiquiátricos segundo à Bíblia. UM abço a todos!!! ( só resolvi contar minha história pois alguém pode estar passando pela mesma coisa que eu) Que Deus derrame misericórdia a todos os contritos e abatidos de espírito que tremem da Palavra do Senhor!

Plabyo Geanine disse...

Parabens Pr. Renato, mais um excelente post!

Teologia Entre Amigos disse...

Blasfemar contra o Espírito Santo é atribuir voluntária e conscientemente ao diabo o que é uma legítima obra de Deus. É isso que se verifica no contexto de Mateus 12.22-32, onde a advertência existe, pois o texto é claro: Jesus liberta um homem endemoninhado e os fariseus alegaram que o poder que estava sobre Jesus vinha do diabo. Portanto, eis ai a blasfêmia. O contrário também é verdade, isto é, quando atribuímos a Deus algo que é típico de satanás.

Há muitos cristãos, inclusive, que se queixam de pensamentos fixos e incomodamente persistentes contra o Espírito Santo. Neste caso pode se tratar de um TOC religioso. TOC é a sigla do Transtorno Obssesivo Compulsivo, que é caractrizado pela repetição involuntária de gestos, palavras, comportamentos e também pensamentos. O TOC religioso é comum, obviamente, entre pessoas religiosas e uma das características é o pensamento blasfemo. O indivíduo não quer, mas em sua mente vem cenas, palavrões e blasfêmias contra Deus.

Nesta hora 5 coisas são importantes de nos lembrar:

1- Deus sabe que tais pensamentos são involuntários e não os considera blasfêmia, pois Ele conhece o coração do homem;

2- Quem blasfema contra o Espírito Santo não possui nenhuma preocupação quanto a esse pecado. Quem está preocupado e temeroso de ter blasfemado é por que na verdade não blasfemou;

3- É enorme a quantidade de crentes que acreditam ter cometido este pecado, pois só em ler a advertência já sentem tentados a pensar em bobagem. Não verdade nenhum crente pode cometê-lo. Só os inimigos de Deus e que o odeiam cometem tal pecado.

4- Blasfêmia não é um pensamento inadequado, mas sim uma ofensa deliberada. Detalhes: quem profere blasfêmias, na verdade vive em blasfêmia. Portanto, não é um deslize, mas sim atitude pontual de inimizade contra Deus. Os fariseus representavam bem isso.

5- Jesus Cristo conhece nossa fraqueza e sabia que muitos teriam essa crise ( pensamentos blasfemos involuntários) e Ele sabe como lidar com isso. Portanto, todo legítimo filho de Deus pode ficar tranquilo, confiar no Senhor e Salvador de nossas vidas, Jesus Cristo, pois estaremos sempre seguros.

Idauro Campos.

Unknown disse...

oi idauro campos tenho muito medo pois ando muito aperriado com esses tipos de penssamentos... gostaria de esclarecimentos esses pensamentos podem nos levar a prometer coisas e fazer comfissões sobre coisas do passado.... e se nao cumprir ou errar sobre a questao de omfissoes serei condenado? estarei blasfemando contra ele e se eu tiver dito algo em seu nome e nao tiver prestado atençao estarei mentindo mesmo sabendo que nao tive a intensão de mentir ? sei que deus conhece as minhas fraquesas por isso tenho medo de ser condenado ja estou com esses pensamentos a um certo tenpo tudo que eu digo justifico mais tenho andado com muitos pensamentos e tenho muito medo esses pensamentos podem lvar aprometer coisas ate por nossa propria vomtade se eu errar em questao deses algos deus perdoa?.... quem quiser comentar tbm pode

Unknown disse...

ja emviei um comentario sobre algumas duvidas que tenho quem poder me responder porfavor serei agradecido

priscila disse...

TO SOFREENDO ISSO ALGUNS MESES,VEM IMAGENS FEIAS E PALAVRAS FEIAS CONTRA O ESPIRITO EN TAO EU O ADORO EM VOZ ALTA .APRENDI NO LIVRO DO EDIR MACEDO QUE TB SOFREU DISSO.CADA IMAGEM FEIA NA MEN TE UMA ADORAÇAO AO ESPIRITO SANTO,PQ ASSIM O DEMONIO QUE NOS TENTA SE REVOLTA E VAI EMBORA .É DIFICIL MAS ELE DESISTE.

Anônimo disse...

Muito bom Pastor! Que Deus lhe abençoe. A Paz!!!

Unknown disse...

Sofro tem 11 anos.Em 2003 um pastor revelou na Igreja que o diabo queria me deixar loko.Um ano depois começou de fato a perturbação, hoje ela é dez vez pior. As vezes me vejo no inferno. Queria que chegasse meu pastor e falasse ...Olha Deus hoje te liberta dessa corrente.As vezes tem revelação comigo isso é indício de que eu nao blasfemei?

Unknown disse...

Querido irmão em Cristo, você não blasfemou contra o Espírito Santo não. Se você está preocupado com isso, quer dizer que você o ama, que você não O rejeita! O Espírito Santo é o ÚNICO que nos convence dos nossos pecados. Se você se arrepende, quer dizer que Espírito Santo está agindo em sua vida, ok? Quer dizer que você não tem o coração endurecido. Não deixe o inimigo te enganar, pois ele quer te levar para o inferno. Mas Deus enviou o Seu único Filho Jesus Cristo para nos salvar. Creia nele e será salvo! Não se deixe enganar pelo inimigo. Fique na paz. Jesus te ama muito!!!

Unknown disse...

Falar que um irmão da igreja está endemoniado é blasfêmia?

Unknown disse...

A paz e uma boa tarde.
A uns 3 anos atras aconteceu um algo que fiquei perplexia.
Tinha uma amiga minha que congregava comigo.
Ela ministrava e espulsava demonios.
Um dia descobri que ela mantia relaçao com uma mulher e fiquei muito chocada.
E converssando com minha irmã falei assim...
" Nossa como pode isso pq ela espussa demonios.
Isso se for Deus quem a usa..
Talvez quando ela ora pra esse demonio sair talvez ele finge que sai e se esconde so pra ela penssar que esta expulssando.
Essas forao minhas palavras e ate hoje elas pesao em meu coraçao...
Fico penssando sera que ja estou condenada??? Sera que blasfemei contra o Espirito Santo???
Nem orar direito eu consigo...
Ja pedi ate pra Deus para que se eu blasfemei contra o Espirito Santo para ele me matar pq a angustia e grande...

Unknown disse...

O senhor é abençoado! Como tem nos ajudado. Deus o abençoe poderosamente.

Unknown disse...

Estou sofrendo com esses pensamentos involuntarios...mas ainda me sinto preocupada porque Deus tbm julga pensamentos...

Unknown disse...

Como um mudo pode blasfemar?Logo,creio que seja possível por pensamento também(se for voluntário).Como chegar
am a conclusão de que quem blasfema não busca mudar a atitude e viver para Deus?

Unknown disse...

Acontece comigo fico muita das achando que perdi minha salvação e não tem mais jeito tenho buscado respostas e que um dia vou ser liberto em nome de Jesus . Eu não sabia que nos podia ter pensamentos assim tão turbulento

Unknown disse...

Assim, tenho tido pensamento de ofensa ao Espírito Santo, não sei se estou procurando ou coisa do tipo. Mas um dia disse ao Espírito Santo, que não queria pecar contra Ele, se isso que disse a Ele fosse mentira, eu teria morrido na mesma hora, pois bem, sou atormentado por pensamentos contra Ele, mas toda vez que supostamente penso contra Ele, volto atrás do que "penso". Tenho uma pergunta: Se o pensamento de fato, vem de mim, mas na mesma hora vejo que aquilo é pecado e volto atrás, isso significa que não pequei?

Unknown disse...

Estou precisando de ajuda tudo começou com um pensamento em que achava que tinha blasfemado contra o Espírito Santo mas na verdade nem tinha pensado nada de errado contra Ele mas mesmo assim a minha mente me acusava de ter blasfemado, fui a internet procura se tinha blasfemado vi que só se faz isso quando atribuímos coisas do demónio a Espírito Santo, depois disso tentava combater esses pensamento de que tinha blasfemado pensando que Deus é Deus e sangue de Jesus tem poder mas tinha medo de pensar no Espírito Santo porque sempre que pensava nEle vinham maus pensamentos,de repente veio o pensamento que fariseus tiveram. Pensei no Espírito Santo depois veio um pensamento a dizer dizer que é o demónio que os fariseus usaram para acusar Jesus. Estou muito arrependida de ter esse pensamento, sei que não foi meu mas me sinto mal aparecem maus pensamentos dizendo que Deus se afastou de mim, não se importa comigo, estou triste, nunca pensei isso contra o Espírito Santo e nunca desejei me afastar de Deus, por favor me ajudem, quero saber se blasfemei, estou muito arrependida.

Sam disse...

Eu tive isso, fiquei surtado na epoka, tive q ir no medico psiquiatra, e agora voltei pra igreja os pensamentos voltaram, eu ignoro.mas so Deus sabe nosso sofrimento

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only