segunda-feira, junho 17, 2013

A velha doutrina do universalismo

Por Renato Vargens

Estou assustado com o rumo de alguns evangélicos no país. Estou pasmo em descobrir que muitos irmãos em Cristo estão aderindo ao universalismo. Hoje, para minha tristeza assisti um vídeo do pastor Ed Renê Kivitz que de forma descarada defendeu a salvação de todos os homens. No vídeo (veja abaixo) ele afirmou que antes acreditava que apenas os cristãos seriam salvos, mas que agora acredita que o Espirito de Deus está em toda a humanidade, que os seres humanos anseiam por Deus e que  isso efetivamente vem de Jesus. Em sua pregação Kivitz também afirma que ficaremos surpresos quando chegarmos ao céu e percebermos lá toda a humanidade, isto é,  crentes, incrédulos, pessoas que nunca acreditavam em Cristo, juntas louvando ao Senhor. Segundo o pastor Batista as pessoas perguntarão as outras como chegaram ali? E todos dirão, foi Jesus.

Caro leitor não canso de falar que o universalismo não é uma doutrina bíblica. Afirmar que Cristo salvará todos os homens independente de serem salvos por Jesus fere as doutrinas centrais das Escrituras. Segundo essa triste concepção, o inferno simplesmente não tem sentido, mesmo porque, todos viverão para sempre com o Senhor Jesus no céu.

Diante disto, por favor pense comigo: quer dizer então que o verdade pregada por Paulo de que o salário do pecado é a morte é uma inverdade? Um factoide? Na perspectiva de que todos serão salvos para que então  pregar o evangelho? Ora, se todos serão salvos o inferno não existe, e se ele não existe o que fazer com os inúmeros textos bíblicos que afirmam sua existência?

Sim para contragosto dos liberais o inferno existe! Ele é  uma verdade clara  e indiscutível na Bíblia.

Bom, Como afirmei anteriormente eu não me alegro com o inferno. Na verdade, já até escrevi sobre isso (leia aqui). Todavia, o fato de não gostar dele, não me concede o direito de negar a sua existência.

Isto posto e esclarecido vamos NOVAMENTE aos fatos:

A Palavra de Deus afirma categoricamente que “Os perversos serão lançados no inferno, bem como  todas as nações   que se esquecem de Deus.”  ( Sl 9.17) Além disso, a Bíblia o descreve como um lugar terrível, de tormento e onde estarão por toda a eternidade todos aqueles que não tiveram seus pecados perdoados por Cristo. Ela também ensina que na volta de Jesus todos os homens serão ressuscitados. Os justos para a Glória e os injustos para o castigo eterno ( Mt 25.31-46)

Pois é,  ao olharmos as Escrituras percebemos que Jesus repetidamente advertiu sobre o inferno. (Mateus 5:21-22, 27-30; 23:15,33.) Negar a existência do inferno é, portanto, rejeitar a autoridade de Jesus. Seria estranhamente inconsistente aceitar Cristo como Senhor, mas rejeitar um aspecto de Seu ensino. Além do mais, isto seria colocar uma gigantesca falha moral no caráter de Cristo, se Ele ensinasse sobre a realidade do inferno quando na verdade ele não fosse um perigo para ninguém.

Prezado amigo, o Inferno é uma realidade bíblica e não pode ser questionada, mesmo porque, segundo as Escrituras o próprio Deus o instituiu. O problema é que liberais e universalistas em nome do amor abandonaram nas prateleiras da vida, algumas verdades a respeito de Deus, como por exemplo a afirmação de que ele é Soberano, e como tal possui o direito de fazer aquilo que lhe apraz, e que o fato de determinar sua vontade quer em tragédias ou no estabelecimento do juízo eterno não o torna menos amoroso.

Ora, o Universalismo afirma que todas as pessoas serão salvas por Deus. Essa percepção teológica apela para as emoções humanas e insinua que um Deus bom jamais enviaria as pessoas para o inferno.

Sim Deus é amor, no entanto, ele também é justo e governa soberanamente sobre tudo e todos. Nosso Senhor estabeleceu que a salvação é por intermédio de Cristo. Se assim não fosse, por que então evangelizarmos? Por que fazermos missões? Por que obedecer as ordens da grande comissão? Ora, por favor, pare e pense comigo se o homem será salvo sem os méritos da cruz, por que razão Deus enviou seu filho para morrer por nós?

Para encerrar este texto tomo emprestado as palavras do príncipe dos pregadores Charles Spurgeon:

"Deus determinou um dia em que julgará o mundo, e suspiramos e choramos até que termine o reino da impiedade e dê descanso aos oprimidos. Irmãos, devemos pregar o vinda do Senhor, e pregá-Lo mais do que temos feito, porque é o poder do Evangelho. Muitos têm prendido estas verdades e assim o osso foi tirado do braço do Evangelho. Sua ponta foi quebrada; seu gume foi cegado. A doutrina do julgamento vindouro é poder pelo qual as pessoas são despertadas. Existe uma outra vida; O Senhor virá uma segunda vez; o julgamento chegará; a ira de Deus será revelada. Onde esta mensagem não é pregada, ouso dizer que o Evangelho não é pregado. É absolutamente necessário à pregação do Evangelho de Cristo que as pessoas sejam alertadas a respeito do que acontecerá se elas continuarem em seus pecados. Ôu, ôu, senhor cirurgião, o senhor é delicado demais para informar ao seu paciente que ele está doente! Espera curar os doentes sem eles tomarem conhecimento. Assim, o senhor os lisonjeia: e o que acontece? Eles riem do senhor e dançam sobre suas próprias covas. E finalmente morrem! Sua delicadeza é crueldade; suas lisonjas são veneno; o senhor é um assassino. Será que devemos manter as pessoas em um paraíso de mentira? Será que devemos adormecê-los em doces sonecas das quais apenas acordarão no inferno? Será que devemos nos tornar colaboradores para sua condenação através de nossas agradáveis conversas? Em nome de Deus, não!'

Com dor no coração,

Renato Vargens

Obs: Se não desejar assistir o vídeo todo, assista pelo menos depois do minuto 35.

Espaço Manaus disse...

Acho uma discussão que parte para um fórum mais pessoal, como sexo dos anjos. Continuo muito alegre por existir homens sérios e com o domínio teológico profundo como Ed Kivitz.

renato vargens disse...

Espaço Manaus,

O que está em jogo não é a seriedade do Ed Renê Kivits. Também o acho sério. O que está sendo tratado é o falso ensino do liberalismo. Acredito que Kivitz esteja equivocado quanto a doutrina universalista da soteriologia.

Abraços,

Renato vargens

JOVENS CONGREGACIONAIS disse...

É MUITO BONITO, ROMÂNTICO E MUITO BOM SE ASSIM FOSSE !!! MAS AMIGOS A BÍBLIA NÃO DEIXA A MENOR BRECHA PRA TAMANHA ESTÓRIA.É TRISTE VER UM LÍDER TÃO HABILIDOSO CHEGAR A ESTA CONCLUSÃO.PR HELDER - IGREJA DEUS VIVO.

Teologia Etc disse...

Queria saber o que foi que deu errado com o rico que foi parar no inferno naquela parábola de Jesus... acho que o Messias gostava mesmo de confundir a cabeça da galera... mas a do Renê tá tinindo de boas ideias!

Teologia Etc disse...

O Rob Bell tupiniquin está aí...

Teologia Etc disse...

E pensar que tudo isso surge como resposta ao calvinismo.... Calvino está errado, o homem tem livre-arbítrio. Aí surge o arminianismo. Calvino está erradíssimo, Deus não é todo-poderoso. Aí surge o teísmo aberto...

Unknown disse...

Me perdoem a sinceridade, mas o que pareceu em minha humilde percepção foi um homem, que mesmo sendo de Deus, se encontra com determinada soberba, que acredita poder melhorar a palavra de Deus e o próprio evangelho em si. O evangelho, pelo que penso, não foi revelado para parecer bonitinho aos homens, mas sim para trazer salvação com poder.
"Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido. 7 E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina, 8 E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados" II Pe. 2.6-8.

Como vemos, para uns é uma pedra de tropeço, para outros é o poder de Deus para salvação. A palavra de Deus é maravilhosa, o evangelho é perfeito e o único caminho que nos leva de volta para Deus, não precisando de ajustes para "melhorar" sua mensagem.

A paz,

Adriano Modolo disse...

Caro Pr Renato Vargens II, acho q o senhor está equivocado quanto à afirmação. O que o Ed René disse foi mais um desabafo. Há uma outra mensagem dele em que ele afirma a mesma coisa, mas diz que não interessa o que ele pensa, ou o que ele acha, mas o que a Bíblia diz: que os pecadores irão para o inferno. Acho que ele foi infeliz sim, mas ele tentava passar uma idéia de pregar o Evangelho não dizendo sobre o inferno, mas sobre o amor. Ele não tenta mudar o Evangelho, mas a forma de anunciá-lo no mundo atual. É o que penso. Q Deus o abençõe...

Abner J. Santos disse...

Escutando o vídeo, lembrei-me de uma frase de Leonardo Ravenhill: “Esta geração de pregadores responderá por esta geração de pecadores.”

Unknown disse...

Quem estiver perto ou tem contato de Ed Renê, por favor, Conversem com ele.
Vamos exercer o amor e exortar os irmãos nesse amor. Eu apenas o conheço pelos videos. Vou orar para que o Espirito Santo fale com ele.
E em resposta a carta que ele comentou, eu daria a seguinte resposta: Deus nos fez livres do pecado que antes nos aprisionava e aquilo que é "proibido", nada mais é do que Deus em seu amor, nos livrando nas coisas podres do mundo que o diabo vive para maquiar e enfeitar. Deus não proíbe para tirar liberdade, mas para que eu a tenha.

Deus nos guie e nos livre dos enganos do diabo.

Felipe Wagner

Luís Filipe de Azevedo disse...

Querido amigo e pastor Renato Vargens, graça e paz! Ontem tive a oportunidade de pregar em "minha" igreja sobre o juízo e o derramamento do Espirito Santo profetizado pelo profeta Joel. Profecias que ganha eco em o Novo Testamento como um todo, tanto nas palavra de Jesus, bem como nas palavras dos apóstolos. Confesso que, antes de ler o seu artigo, vi e ouvi o vídeo, para que tomasse ciência do fato antes mesmo de ler sua opinião, com a qual concordo em gênero, número e grau, como dizem alguns por aí. Eu fiquei com os meus cabelos em pé, meu coração acelerado, enquanto ouvia o discurso do Ed. René Kivitz. E gostaria de reiterar o que fora dito alhures, o referido pastor já se perdeu a muitos. Acompanho seu ministério pela net e sei o quanto se quedou ante as filosofias humanas e judaicas, ditas liberais. Como se já não bastassem os seus pensamentos estarem encharcados dos conceitos do Teísmo Aberto, agora tem mais essa de Universalismo! Ele está pregando um outro evangelho! Ele usa a Bíblia, faz suas particulares interpretações, sem jamais pregá-la. Paulo orientou a Timóteo: "Pregue a Palavra". O pregador não está livre para apregoar seus achismos e pensamentos pessoais. Ele precisa ser fiel ao texto bíblico. Por fim, me preocupo com as pessoas que estão ouvindo essas heresias de uma pessoa intelectualizada e carismática como o Sr. Kivitz, mas que em minha humilde opinião está profundamente equivocada. Parabéns pelo post Rev. Renato. Abraços.

Pb. Evandro Marinho disse...

Concordo com você pastor, o que esta em jogo são doutrinas essenciais da fé cristã, quanto a opinião de "Espaço Manaus" deve-se ver que quando homens por melhores que possam ser, fogem das escrituras e passam a pregar seus achismos, (seja ele quem for) devemos cuidar para que não caiamos nos mesmos erros.

Ed Renê Kivits é um homem sério não o conheço como pastor, mas no caso do universalismo é uma volta ao "Romanismo Medieval". Não! Nem todos de Israel são israelitas de fato, nem todos serão salvos, nem mesmo muitos pra não dizer a grande maioria dos lideres "pseudos-cristãos" e frequentadores de igreja. Veja Mateus 7.21-23.

Com tristeza.

Julio Arruda disse...

Minha alma está em angustia por ver tanta heresia sendo pregada. Verdadeiramente, Os pregadores não suportam a sã doutrina...

Samara Scholl disse...

Triste pastor.Se não foi o que Kivitz quis dizer, infelizmente já o disse e declarou aos seus seguidores e muitos que o admiram,inclusive ovelhinhas nossas que o seguem pela NET.Sempre tive cautela com sua pregação,mas que Deus o corrija a tempo,antes que o estrago seja maior.Sou Batista e tenho visto por causa da vaidade líderes tmb em nosso meeio se perderem.Deus tenha misericórdia dos que pregam e do que os seguem.Em Cristo,abraço pastor.

Unknown disse...

Também confirmo. Ele foi mesmo infeliz na colocação, mas por se expressar mal, não por ter uma teologia errada. O Ari uma vez, respondendo a pergunta se o Kivitz era universalista, disse: "não sei se é, mas sei que gostaria de ser". Afinal, quem não gostaria que todos fossem salvos? Em uma outra pregação depois dessa, o Ed rené se RETRATOU, e disse que se expressou mal e pediu perdão. Meu irmão Renato, não convém atacar um irmão que, segundo você mesmo, leva o evangelho a sério. Talvez você nem tenha conversado com ele a respeito disso, tente contato com ele que você vai saber o que ele pensa. Um abraço, Lucas

renato vargens disse...

Lucas,

Só uma ressalva eu nao ataquei o Ed. E nenhum momento do texto voce me vê atacando sua integralidade nao e verdade? o que fiz foi discordar de suas doutrinas nada além disso.

abraços,

Adriano Modolo disse...

Renato, assim como você mesmo anteriormente criticou alguns blogueiros irresponsáveis, e concordo totalmente com você, caberia um contato com o Pr. Ed e a retratação, afinal, se ele pediu desculpas posteriormente, há que se confirmar, senão, concordarei com o Lucas de que isso será difamação.

renato vargens disse...

Adriano,

Vc tem o direito de pensar o que quiser. O vídeo e publico e esta sendo divulgado pela própria IBAB. Se Ed se arrependeu da fala, por que nao o retirou? Ele que vá a publico e reverta o estrago que fez em divulgar uma heresia tao nefasta como essa.

Afirmo que estou debatendo doutrinas e nao pessoas, portanto, nao vou entrar em contato com ele. Na verdade, ele que venha a publico e se posicione quanto a heresia defendida.

É isso!

Renato Vargens

Tony Rimualdo disse...

"Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
2 Coríntios 5:19"

Unknown disse...

Caro irmão Renato Vargens.
Sou um grande apreciador do seu blog, encontrando aqui textos muito edificantes e fortemente bíblicos. Também acompanho há mais de um ano o ministério do Pr. Ed René, assistindo a praticamente todas as sua pregações nesse período, inclusive pessoalmente, em eventos. Posso afirmar duas coisa: Ed René não é universalista e muito menos teísta aberto (http://goo.gl/zmjBa), como afirmou nosso irmão Luís Filipe Azevedo. Quem acompanha o ministério do Ed René, mesmo à distância, como eu, sabe que a ênfase de sua teologia não é universalista. Basta ver, por exemplo, a mensagem ministrada por ele no domingo (9/6 - http://goo.gl/Cjy8T) na IBAB.

Com relação ao vídeo destacado em seu post, também discordo da visão coloca por Ed René (de um inferno vazio). Mas acredito mais, pessoalmente falando, que a afirmação suscitada pelo pastor batista ilustra mais um anseio humano do que sua ênfase soteriológica. Pois, afinal, quem, no fundo, não gostaria que todos fossem salvos. Eu gostaria, mais sei a Bíblia não me dá subsídios para crer nisso. Vale também dizer que o vídeo é apenas um dentre os 29 da série “Não me envergonho do Evangelho”, proposta pelo pastor, ano passado, em sua comunidade. Se não me engano, na mensagem seguinte (http://goo.gl/29F8P), Ed René se retrata.

Enfim, quando ouvi essa pregação, ano passado, também me assustei - achando que Ed René poderia ser universalista. Mas, acompanhando com mais amplitude suas palavras, vejo que, de fato, não é. Pegar uma frase infeliz de um pregador e rolulá-lo de algo é perigoso. Além disso, há comentários aqui dizendo que ele é vaidoso (o que não é, pois conversei com ele pessoalmente e é uma pessoa muito simples) e o comparando a Rob Bell. Talvez uma conversa particular com ele seria mais interessante antes de publicar o post.

Essa é minha opinião.
Que Deus abençoe e espero poder vê-lo pessoalmente mês que vem, aqui em minha cidade (Assis/SP).

renato vargens disse...

Outro ponto importante:

Ele diz claramente que poderá encontrar alguém no céu que nunca se reconciliou com Deus por meio da fé em em Cristo, que inclusive buscará em si mesmo um motivo para estar ali. Todavia Jesus diz que "aquele que crer e for batizado será salvo, quem, porem,não crer está condenado" (Mc 16.16). Prefiro crer em Jesus.

Daniel disse...

Que absurdo! O cara fala besteira e são os que defendem a sã doutrina que precisam ir até ele para ver se ele se retrata? Tenha dó!

Rô Moreira disse...

Que bom, tomara que todos abandonem estes homens e aprendam examinar tudo nas escrituras.

Daniel disse...

"Eu resolvi dar uma melhorada no discurso do apóstolo Paulo... dar uma organizada..." Eu ri... hahahaha

Rô Moreira disse...

Ed René esqueceu de Isaías 64:6 que diz que: Somos como o impuro - todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe.

O Homem morto em pecados não deseja Deus.

Marlon Marques disse...

Aí surge alguém que desconhece certos conceitos e diz que tudo surge em resposta ao calvinismo. Ainda mais dá a entender que o arminianismo enfatiza o livre-arbítrio, não se dando ao trabalho de distinguir arminianismo de pelagianismo. Aí complica!

David Lira disse...

Olá André. Sobre esse texto sugiro que releia com mais atenção e você verá, na sua Bíblia, que, tanto o homem rico como Lázaro foram para o Hades, que é o mesmo que Seol que é o mesmo que lugar dos mortos que é o mesmo que Infernum que é o mesmo que inferno. Ora todo o que morre vai para o lugar dos mortos. A Bíblia não faz referência diferente. Confira se há ao menos um homem que morreu e foi para o céu. Abraço. Paz

Adriano Modolo disse...

Então o princípio bíblico ordenado por Jesus em Mateus 18:15-17, de procurar o teu irmão quando ele errar, não vale? Ou é só pra quando ele pecar contra Ti. Se for assim, então nenhum pastor pode chamar a atenção de ninguém, quando o pecado não foi contra ele?
Ora, convenhamos, primeiramente TODO pecado é contra Deus.
Caro Pastor, devo dizer que essa sua postura de divulgar um fato e, diante de, no mínimo rumores, não procurar saber a verdade, me assusta.
Isso beira ao comportamento de uma imprensa irresponsável, que produz relatos, sem buscar os fatos, e sem nunca se retratar. Seria esse o comportamento de nosso Senhor Jesus, o Cristo?

renato vargens disse...

Pois é Adriano, como disse anteriormente você tem o direito de achar o que quiser. Tenho minha consciência tranquila que estou discutindo ideias e não pessoas, e isso me basta.

Abraços,

Renato Vargens

Adriano Modolo disse...

Se o debate é sobre a idéia, não haveria o nome do Pr. no título do post. Não estou defendendo a pessoa, mas:
1) Qualquer um de nós pode e, certamente, irá errar;
2) Temos o direito de discordar. Como o próprio pastor postou dias atrás, seu relacionamento com outro pastor de diferente corrente teológica não impede a amizade;
3) Jesus disse que a verdade nos libertaria. Se o pastor estiver certo, sua obrigação como cristão seria dizê-lo ao Pr. Ed René, conforme disse anteriormente, ou o deixará ir para o inferno? (se é que ele existe... risos - é uma brincadeirinha, só pra descontrair).

Pastor Renato, não discordo de sua idéia. Concordo plenamente e afirmo que o inferno é real e para lá irão TODOS os pecadores, TODOS aqueles que estão separados de Deus (e dou graças todos os dias por ter conhecido Sua Mensagem). Só acho que, como cristão, devemos, em amor, buscar corrigir aqueles que se desviaram.
Que Deus o abençõe e boa viagem...

Adriano Modolo disse...

Cara Rô, ao contrário do que afirma, ele não só diz isso como está inserida essa afirmação nas apostilas da IBAB, onde ele é Pastor.

Unknown disse...

Bom, se um post com o nome do Kivitz estampado no título não é contra a pessoa, não sei o que é. Espero que sua dor no coração se converta em amor e consequentemente em admoestação pessoal. Afinal, Paulo falou diretamente com Pedro quando este estava errando em ser a igreja de Cristo e concordando com um sectarismo gentio, certo? Isso é tão grave quanto falar uma besteira como essa que o Kivitz falou. E, como muitos já falaram aqui, ele se retratou, talvez não tenha tirado o vídeo, que é parte de uma série e não uma pregação isolada, pelo fato de ser e ter continuidade nas outras pregações. É certo defender a soteriologia bíblica, como também é certo amar nossos irmãos, por favor não se torne um Genizah da vida.

Abraços, meu irmão

Heleno Filho disse...

ED RENÉ KVITZ: "Não devemos sair anunciando: 'você é um pecador miserável', 'você está condenado ao fogo do inferno', 'Deus está irado contra você'... 'mas você tem a oportunidade de entregar agora a sua vida a Jesus'. Eu não acho que isto é uma boa notícia. Eu acho que boa notícia seria assim: 'você é um filho de Deus, você é uma filha de Deus. Deus não está irado contra você. Deus ama você'." Perto dos 36 minutos de vídeo.

1. PARA ENTENDER A GRAÇA É PRECISO SABER QUE - POR NATUREZA - O SER HUMANO É FILHO DA IRA
Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;
3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,
5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, -- pela graça sois salvos,
(Ef. 2:1-5 ARA)

2. SE O MUNDO DE CONTO-DE-FADAS DO ED RENÉ FOSSE REAL (JÁ QUE PREGA AGORA O UNIVERSALISMO), O QUE FARÍAMOS COM TEXTOS COMO ESSE?
15 Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes
16 e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro,
17 porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?
(Ap. 6:15-17 ARA)

POR ISTO DEVEMOS ESTAR ALERTA QUANTO AOS FALSOS ENSINOS:
3 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;
4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.
(2Ti 4:3-4 ARA)

Heleno Filho disse...

Só mais uma coisinha. O Ed René (e não se está colocando em xeque aqui suas intenções) há muito que anda na corda bamba. Solta uma "bomba" e quando começa a perceber um burburinho negativo sobre seu pronunciamento, imediatamente diz que não foi bem isso e que as pessoas é que não o entenderam. ORA, ISTO É NO MÍNIMO QUESTIONÁVEL PARA QUEM QUER SER RECONHECIDO COM EXPOSITOR BÍBLICO.

Ele estava sim junto ao Ricardo Gondim. Cheguei a acessar o blog que eles tinham juntos. Quando a coisa apertou, ele pulou fora. Pelo menos o Ricardo Gondim foi e tem sido macho o suficiente para aguentar o rojão das críticas. Nisso (em defender suas idéias) eu o admiro.

Kivitz fica sempre em cima do muro. É um pensador, mas que não sabe lidar com a crítica. Parecer querer sempre ser ovacionado e reconhecido com um intelectual. Ele foi um cara que me influenciou bastante e me fez pensar em muitos momentos. Lógico que nem tudo o que ele diz deve ser descartado. Devemos avaliar todas as coisas à luz da Palavra e aceitar o que possui fundamento.

Nessa pregação ele FOI SIM UNIVERSALISTA!! Tá lá! Se ele se retratou, é porque admitiu que ele expôs de maneira errada as Escrituras. Se ele assim o fez, DESTACANDO QUE ERROU E PEDINDO PERDÃO (ou seja, não usando de subterfúgios do tipo: "eu não fui bem entendido...").

Enfim... prossigamos seguindo o evangelho segundo a Palavra de Deus e não a palavra de homens.

Rô Moreira disse...

Ed René Kivitz - O Rob Bell brasileiro
http://mulheresabias.blogspot.com.br/2013/06/ed-rene-kivitz-o-rob-bell-brasileiro.html

Rô Moreira disse...

"Filha, Deus pegou um montão de barro, fez um bonequinho, igual aos que você faz de massinha, foi lá no nariz do bonequinho e soprou, e o bonequinho começou a andar e falar!” Ela ficou contente e foi embora. Minha resposta foi suficiente para ela, mas essa menininha vai crescer e um dia vai chegar na universidade. Até quando essa historinha vai se sustentar? ...Não me interesso tanto em saber se as coisas foram daquele jeito ou não, não estou preocupado com a literalidade da narrativa, que aliás, me traz mais embaraços que esclarecimentos: houve mesmo um bonequinho de barro? antes de enganar o casal a serpente andava ereta? que fruta era aquela da árvore do conhecimento do bem e do mal, será que está sendo vendida na feira sem que a gente saiba que é ela? quais as coordenadas do jardim do Éden? Ed Rene Kivitz E aos poucos ele vai "desmentido" a bíblia

Rô Moreira disse...

Gostaria de respostas dos que defendem o Ed René sobre este Video em que ele diz : Se você me perguntar se eu acho que todo mundo vai para o céu?
Não sei, gostaria que sim, na verdade eu acredito sim que todos vão para o céu.
Ai ele explica o porque ele acredita. E depois diz o seguinte: mesmo que alguem possa se distanciar de Deus e ir parar naquilo que a "teologia" chama de inferno, Deus ainda vai resgatar esta pessoa. http://mulheresabias.blogspot.com.br/2013/06/ed-rene-kivitz-o-rob-bell-brasileiro.htmlejam

EfeitoCristao disse...

Parabéns as pessoas que, aqui nesses comentários, estão pedindo e insistindo que o Pr. Renato Vargens repense a sua oportunidade de criticar o universalismo aproveitando-se da infeliz ocasião em que o Pr. Ed René - certamente- comete um erro, vacilo ou coisa parecida. Conhecemos a índole do pastor Ed e sabemos que ele não perdeu o juízo. Segundo o Espírito Santo, Espírito de pacificação que opera em nós, o correto seria entrar em contato com o Pr. kivitz e perguntar diretamente a ele o que houve. Isso é uma atitude Cristã amorosa e sensata! Não fermentar o vídeo, o que levará a muitos a não procurarem a verdade e difamarem o pastor René. Lembro-me do Pr. PAULO ROMEIRO que antes de escrever sua série de livros sobre a teologia da prosperidade usando a igreja da GRAÇA como mau exemplo entrou em contato com a diretoria dela dando o direito de se explicarem.

Knight of Christ disse...

Isso é péssimo.. E como assim ele não achou a resposta para falsa liberdade do pecado? quer dizer que ser livre é viver no pecado?

Jaime Alves. disse...

O único mediador.

Eu olhei-me no espelho
e vi dentro dos meus olhos
o brilho daquele que me amou
e por mim morreu na cruz.

Eu vi o brilho de Jesus
e sua voz mansa a me dizer
eu sou o Espírito de Deus
por amor e habito em você.

Sei que nunca me mereceu
na verdade não há quem mereça
mas eu escolhi a você
ainda que o mundo pereça.

...Eu vim foi para os meus
mas os meus não me aceitaram
mas a todos que me receberam
que se entregaram e creram
negaram a se mesmo
e também morreram
e seguiram o caminho estreito.

Com a boca me confessaram
com o coração me amaram
este amor externou
a fé em mim professou
e todo seu pecado confessou
por amor a mim
o meu Pai o perdoou.

...Sem derramamento de sangue
não a remissão de pecados
eu tive que verter meu próprio sangue
para o seu ser purificado.


Eu sou o caminho e a verdade e a vida
ninguém vai ao Pai senão por mim
não outro nome entre os homens a ser dado
jamais haverá outro sim.
em fim!

Sou o único mediador
o bom pastor que deu a vida pelas ovelhas
a porta por onde você passou
quando a sua vida a mim entregou
e o seu pecado confessou.

Na verdade todos pecaram
destituídos da glória estão
eles estão mortos
e mortos continuarão.

A menos que me confesse
como único e suficiente salvador
mesmo sendo eles tão maus
os purificarei como o meu amor.

E lhe mostrarei a salvação.





Unknown disse...

Creio que ele tenha se expressado mal nesse vídeo,
quando falaram que ele era adepto do teísmo aberto suas respostas nunca eram satisfatórias até que ele no seu ultimo vídeo declarou que o teísmo aberto era um absurdo. Mas sempre deixando em duvida antes com frases que pareciam contraditórias. Espero que agora ele não faça tanto suspense em explicar com clareza sobre o que de fato quis dizer nesse vídeo.
Gosto muito das mensagens dele espero que seja só um equivoco.

Rô Moreira disse...

Se todo mundo vai para o céu, então Jesus é mentiroso, pois então pra que existe inferno??
Quem mais falou sobre isto no NT foi Jesus, e, como Paulo, devemos pregar todo o desígnio de Deus.
São 58 citações diretas ao inferno feitas em toda a Bíblia; 14 feitas pelo próprio Jesus. Espero que ele para de distorcer a palvra de Deus, pois então viverá pedidno desculpase o tempo todo, e cairá em discrédito. Para mim ja caiu!

Adriano Modolo disse...

http://ibab.com.br/mensagens/mensagem/a-bondade-e-a-severidade-de-deus
Se quer ouvir só o principal, veja dos 07:15s até 10:20s.
Para mim é claro que o que ele disse anteriormente, e cita de novo, é que o desejo dele é que não haja perdição eterna, mas a Bíblia é a Bíblia e o que está escrito está acima do que achamos ou imaginamos. Deus os abençõe...

Anônimo disse...

Há tantos ensinamentos que podem ser extraídos das pregações do Ed que ficaria inviável enumerá-los aqui. Contudo, aproveitando-se de um deslize do pastor Batista (quem não os comete, que atire a primeira pedra) e, como bem falado aqui, retratado por ele, o autor do blog faz questão de explorá-lo com este artigo oportunista, sensacionalista e difamatório. 

Porque isso acontece? Fiz um julgamento (que Deus me perdoe, mas como é difícil não fazê-lo!) dos motivos e intenções que levaram o autor a criar tal artigo, mas prefiro guardá-lo comigo. 

Somente Servo disse...

Querido, Paulo não pregava que "o salário do pecado é a morte", este é apenas um versiculo isolado e deve ser entendido em meio ao seu contexto (pelo menos os primeiros 9 capitulos de Romanos), nosso amado irmão e apóstolo tinha como centralidade apresentar a Graça.

Apologeta disse...

Prezado Pastor Vargens, paz do Deus que abomina o pecado!

Sinceramente discordo da sua afirmação sobre Ed René. Reproduzo aqui minha avaliação sobre o mesmo:

"Eu admirava Ed René, considerava-o um exemplo de pensador e teólogo no meio evangélico, mas depois destes fatos, revejo minhas considerações com relação à ele. Li seu livro "O livro mais mal-humorado da Bíblia" gostei muito. Só não apreciei o episódio em que o mesmo põe em dúvida (encobertamente é claro) a autoria do livro sacro por Salomão. Também reprovei debaixo da autoridade da Inerrante Palavra de Deus, a interpretação/conclusão a que ele chegou: Salomão (ou Eclesiastes como ele mesmo gosta de chamar) é um "agnóstico com fé". Isso é totalmente descabido, para não dizer herético. Decepcionei-me com o mesmo e percebo que o tal está reprovado à luz das Escrituras após a leitura do seu artigo e do vídeo nas porções que o irmão recomendou.

Aparentemente ele não ensina heresia, pois seu "argumento do amor" é capaz de convencer seus adeptos e a audição destreinada dos ouvintes esquecidiços que, infelizmente pelo visto, não se alimentam com a verdade (Mateus 4:4), mas deixam-se levar pelas filosofias e vãs sutilezas típicas dos falsos mestres (classe à qual ele aderiu com todo fervor). O "assombro paulino" frente à legalista igreja da Galácia que começava pelo Espírito e acabava pela carne (Gálatas 3:3) retrata realmente o espírito de nossa época.

Em resumo, Ed René Kivitz em face de suas diabólicas crenças, figura no hall dos aborrecedores de Deus (Romanos 1:30), desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade (Romanos 2:8), ouvinte assíduo dos espíritos enganadores e das doutrinas de demônios (I Timóteo 4:1), pisoteadores do Filho de Deus, profanadores do Sangue da Aliança, e opressores do Espírito da graça (Hebreus 10:29). Sobre o(s) tal(is) repousa maior castigo e só lhe resta certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo que há de devorar os adversários (Hebreus 10:27)."

No Deus que se ira todos os dias,

Apologeta

Apologeta disse...

Wagner, se o universalismo está enquadrado nos enganos do diabo, Ed René Kivitz é espiritualmente filho de quem?

Apologeta disse...

Prezado irmão Azevedo, paz do Senhor! Concordo em gênero, número e grau com o irmão e diante do quadro exposto, Ed René, infelizmente elenca as fileiras dos mencionados por Paulo à Timóteo:

"Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais. (I Timóteo 6:3-5)

Apologeta

Fernando Henrique disse...

Aos defensores do Ed que estão dizendo para usar Mateus 18 vejam isso:

http://iprodigo.com/traducoes/distorcendo-mateus-18.html

André disse...

O ladrão da cruz conta?

André disse...

O ladrão da cruz conta, David?
Você acredita no que Jesus prometeu a ele?

André disse...

Amém.

André disse...

Concordo, tristemente, com o irmão.

André disse...

Amém.

Unknown disse...

eita ferro.. quando não briga pelo dimdim do bolso do crente briga pelo destaque do outro. quando o macaco não consegue pegar a banana ele diz que ela esta podre,desde que o mundo é mundo é assim.

Antonio disse...

1 João 4:3 - "e todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus"; ... Houve uma divisão na comunidade joanina, por causa do gnósticos, para João, ou o presbitero; quem não tivesse o mesmo pensamento de teológico que ele, não era de Deus, quem não cresce que Jesus veio em carne era do "capeta". Hoje não é diferente: basta alguém aparecer com uma tese diferenciada, que queremos expor a pessoa ao ridículo. Isto é decepcionante no meu ver!

Unknown disse...

Esse é o verdadeiro evangelho!!!! Enquanto tem um bocado de gente morrendo de fome e de frio (por aqui ta muito frio na cidade) a gente abre um BLOG e fica debatendo teologia! DAHORA A VIDA!

miguelgavioli disse...

Sr. Renato Vargens, a sua postura me lembra a de um outro cidadão q também fez a mesma crítica ao Ed Rene. A semelhança q existe entre ambos, é q, vs dois sofrem de um mesmo e gravíssimo mal q a maioria dos brasileiros sofrem neste pais: 'o terrível problema de interpretação de texto (leitura) e audição'. Sabe sr. Renato, eu sempre costumo dizer para alguns tipos de "crentes", q, se não se têm nada de bom para falar de um cristão, então é melhor ficarem de bocas caladas, para não vomitarem asneiras'. Por isso caro sr. Renato, faça 3 coisas: 1ª e 2ª)repasse mais uma vez o vídeo, porém, antes, peça orientação ao Espírito Santo de Deus, para q v possa ter uma boa, correta e única interpretação do texto; 3º agora q já o fez,volte ao seu blog e se retrate como um cristão verdadeiro o faria. Não faça como o outro cidadão q mencionei, q fez suas próprias edições de vídeos (cortes tendenciosos) para "justificar" suas debilitadas e desonestas interpretações.
Em momento algum o sr. Ed Rene mencionou q toda a humanidade será salva. O q ele afirmou e q,o sr. lamentavelmente não entendeu, foi q a Salvação tem um caráter universalista (João 3:16 -creio q sua Bíblia tenha esse versículo) e mais, ele ainda confirmou o q o apóstolo Paulo mencionou, quem são os salvos e remidos pelo sangue de Jesus, os que já possuem o Espírito Santo, os que já não vivem segundo a carne mas segundo o Espírito. Agora, quando o sr. Ed afirma, q teremos surpresas no céu, ele quis dizer q, encontraremos pessoas q jamais acreditávamos q seriam salvas, ou q abraçariam a salvação oferecida por Deus através de Jesus Cristo. Isso é uma pura e dolorida verdade para os ouvidos de certos crentes julgadores, que, conforme suas debilidades teológicas ou suas deterioradas e carnais doutrinas denominacionais, acreditam q podem decidir quem vai ou não ser salvo. Esses, não somente acreditam q podem fazê-lo como vão mais além, criticam os que pensam o contrário, os q pregam o Evangelho das Boas Novas da Salvação, q Deus, pelo seu amor 'a todos' os homens, a estendeu à todos quanto a aceitarem. Sr. Renato, não nos foi delegado o direito e autoridade de julgar quem será salvo ou não. Pela sua vida, v pode responder, mas, pela vida de outro, só cabe a Deus q é onisciente. Use o seu blog de forma mais cuidadosa e justa, porque até mesmo de uma má interpretação, Deus poderá te pedi conta.

Fique na Paz!

Miguel Gavioli

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Perfeito, Ary Jr.!

Penso que o Pr. RV poderia ter enviado e-mail ao seu colega, Pr. ERK, indagando-o se realmente defende o teísmo aberto ou ainda, se o mesmo se declara universalista?
Vc se expressou muito bem: "a afirmação suscitada pelo pastor batista ilustra mais um anseio humano do que sua ênfase soteriológica".

Estou até agora querendo entender a postura do Pr. RV...

Combater falsas doutrinas sim, sempre, mas neste caso acima, a pessoa citada merecia ter sido consultada.

Desta vez, não gostei da postura do Pr RV. #ProntoFalei

Unknown disse...

Perfeito, Miguel!

Se o Pr. Renato está só discutindo ideias (e refutando falsas doutrinas) e não pessoas, como ele mesmo disse, por que então citou o nome do Pr. Ed René?
Essa foi demais...

André Câmara Chaves disse...

O deus de René é um deus romântico-impessoal, o amor universal.

Denis Gazeta disse...

Só digo uma coisa... eu acho é pouco!
O evangelho é doido demais. Não achei nada de heresia. Só acho que se nem os judeus entenderam Cristo no dia da crucificação, porque você entenderia a pregação do Ed René Kivitz, que é homem de Deus?
O final dele eu ignorei... sabe por que? Porque o final da história só Jesus sabe... só que não me cabe julgá-lo, cabe-me esforçar-me para estar com os santos no Paraíso que ele descreveu aqui... rs
Desculpa amigo, mas o vídeo é ótimo!

Superação disse...

É tem razão! Dá tristeza algumas coisas entre os cristãos! Esse artigo por exemplo é uma delas.
"Se tem alguma coisa contra seu irmão, vá e trate com ele". Essa guerrinha entre pastores seja na net ou Tv é de entristecer. O Evangelho e muito menos Deus precisa de advogado. Quer defender o evangelho, defenda com vida, com exemplo, com amor e não com guerrinha entre irmãos da fé. E Pr Ed René pode ter razão quando diz que teremos surpresas quando chegarmos no céu e uma delas é: Estaremos lá pra ver essas surpresas?? " Nem todos os que dizem Senhor Senhor entrará no Reino de Deus".

Unknown disse...

filho de Deus!
então meu caro vc não pode mais pecar NUNCA MAIS senão será filho do diabo, mas a palavra fala que quem afirma não ser pecador está mentindo certo... ai vc se complica hein

Bill Hamilton disse...

Apologeta, parabéns pela coragem de se referir a Ed René como ele está realmente parecendo ser: INIMIGO do Deus da Bíblia. Por negar quase tudo que Deus Pai fala a respeito de Deus Filho nas Sagradas Escrituras (Ex: Jo 14.6), Kivitz O chama de "mentiroso": "... quem a Deus não crê, mentiroso o fez; porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu" (1 Jo 5.10b). Agora, chamar Deus de "mentiroso" é blasfêmia do pior tipo, fazendo de Ed René Kivitz não simplesmente um "enganado", mas um "anticristo": "Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho" (1 Jo 2.22). Sim, Kivitz nega que Jesus é o Cristo por abraçar o universalismo. Se Jesus é, direta ou indiretamente, o Cristo para todos, Ele acaba não sendo o Cristo para ninguém. João escreve claramente no seu evangelho: "Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (3.18) e "Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus" (3.36). Aliás, o muçulmano está condenado. O budista, o hindu, o mormon, a TJ, o atéu, o adventista, etc. também. O católico, por não crer no Jesus da Bíblia (Ex: acresenta Maria e obras à receita salvífica), está condenado, sem falar nesses falsos mestres que "... saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido" (1 Jo 2.19). Todos são condenados... ao que Pr. Renato nos lembra muito bem: o inferno! Valeu!

Bill Hamilton disse...

Como missionário, estou perdendo meu tempo... segundo Ed René Kivitz. Segundo Jesus, eu deveria continuar pregando (no meu caso, literalmente) o evangelho. Graças a Deus Jesus é o meu General, e não Ed René! A ironia nisso tudo é o fato que foram missionários batistas, ao pregaram o evangelho nesta terra que os perseguia, que trouxeram ao Brasil a denominação a qual esse pastor (e eu) pertence! Eles devem estar balançando suas cabeças naquela nuvem de testemunhas (Hb 12.1)!

Bill Hamilton disse...

Superação, Pr. Ed René Kivitz decidiu disseminar sua heresia publicamente; portanto, ele merece ser confrontado publicamente. Se não, há pessoas que interpretariam, pelo silêncio da Igreja, concordância com suas heresias.

Com certeza Pr. Renato não tem nada contra Pr. Ed René, pessoalmente falando. Ele simplesmente confrontou sua heresia com a Palavra, que é Bíblico! Quase todos as epístolas foram escritas para tal propósito. Até o Apóstolo Paulo mencionava nomes daqueles que o atrapalhavam e/ou abandonaram a fé (Ex: Demas - 2 Tm 4.10).

Unknown disse...

Paulo escreveu algumas coisas fora de ordem por isso o Éd esta arrumando ou corrigindo o apostolo..kkk hilario.

Unknown disse...

Inclusive você!!!

Unknown disse...

não! não li este comentário seu não meu caro! onde vc viu ou leu sexo dos anjos???? misericórdia!Mateus:22,30!!!

Unknown disse...

Na ressurreição, as pessoas não se casam nem são dadas em casamento; mas são como os anjos no céu.

Bill Hamilton disse...

29m56s: "Se você perguntar assim se eu acho que todo o mundo vai pro céu, vou dizer que eu não sei, mas eu gostaria que fosse. Acho que até vai mesmo. Porque o espírito do evangelho é a redenção de tudo e de todos. É trazer de volta para Deus tudo que se perdeu."

32m25s "Pode ser, pode ser sim, que alguém morra e esteja longe de Deus, nisso que a Teologia vai chamar de 'inferno'. Mas essa é a nossa esperança em Cristo Jesus. Que o Deus de toda a sabedoria, que o Deus de toda a graça, que o Deus de toda o amor, de toda a misericórdia, um dia traga para junto de Jesus Cristo todas as coisas - este, na plenitude dos tempos - naquele último dia, naquele último dia, como será esse universo? Sabe como? Todos nós ajoelhados diante de Jesus Cristo dizendo: 'Tu és o Cristo, Filho do Deus vivo.' Nesse dia quando toda língua confessar que Jesus é o Senhor e todo joelho se dobrar diante dEle, todas as coisas estarão redimidas e reconciliadas com Deus por causa do Cristo Jesus. Nós temos a oportunidade de oferecer ao mundo uma 'avant premiere' do Reino de Deus… um gosto. Haverá um dia em que toda a humanidade trocará um beijo santo. Nesse dia haverá paz entre nós. E nosso Deus será glorificado por causa da obra redentora de Cristo."

Rodolpho Araujo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodolpho Araujo disse...

Aqui reina a falta de amor, perdão e Cristo...

Aqui reina os "filhos dos fariseus"...

Aqui reina o : Olha lá gente... aquele ali pecou... vamos atirar nossas pedras para que a justiça de Deus seja feita...

Apologeta: Você conhece a lei, você ama a casa dos fariseus... Mas ainda não conheceu a Cristo... mas digo: Apologeta ele está no caminho de damasco, pronto para destruir este Saulo que há em você, que respira ameaças contra os santos... ele está pronto para lhe transformar em Paulo! Deixe a graça te salvar irmão!!

Nele,

Que abandonou toda a ira, para que sobressair a graça!

Rodolpho Araujo disse...

Responda rápido:

a) Sua fé é baseada em Gênesis ou em Jesus?

b) Você já procurou estudar de fato os "acontecimentos narrados em Gênesis, ou só está replicando o que o pastor te falou? (se não estudou, ficará impressionada ao saber que Genesis pode não ser bom como vc pensa?)

c) Você está defendendo Deus (Ele precisa de advogado?), sua fé (que parece ser fundamentada na areia) ou apenas aproveitando a onda do "vamos ali massacrar aquele cara"?

Ps - Não conheço o Ed, mas quem tem um pingo de inteligência entende duas coisas: Ele não disse ser universalista e que o espírito do povo daqui está mais para os dos Fariseus que o de Cristo!

Rodolpho Araujo disse...

Meu intuito é fazer o mesmo que vcs estão fazendo...

Amigo Bill Hamilton, converta-se a Cristo!!

Olha para o que vc está falando, chamando o cara de Anti-cristo!!

E pior... vc está condenando ao inferno!!

Vc realmente conheceu a Cristo??

Mundo da Lua disse...

Rapaz presta atenção ele ta falando no sentido filosófico sobre sexo dos anjo. O brasileiro tem um sério problema de não conseguir interpretar texto!

Unknown disse...

Pessoal, frequento a Ibab e estava nesse dia na igreja e em tantos outros dias em que o pastor Ed cita esse comentário e acredito que vocês estejam enganados. Ele não defende o universalismo.
O que acontece é que, assim como eu, Ed quer acreditar, ou tem a esperança que Deus possa salvar a todos, isso porque o próprio Deus afirma que quer salvar a todos, que tem esse desejo.
Ed René tem esse sonho também, mesmo sabendo que essa é uma esperança remota. Ele mesmo disse isso em outras pregações. Vocês pegaram uma pregação, fizeram uma interpretação totalmente errônea.
Acontece que ele conta como que uma histórinha, imaginando se a gente chegasse ao céu e tivesse essa grata surpresa, de que todos se salvaram.
Genteeee é apenas uma histórinha, só isso.
Eu também quero acreditar que todo mundo irá se salvar, que algo muito bom vai acontecer e o mundo todo irá se arrepender.
Quero acreditar nisso, mesmo não sendo universalista, mesmo sabendo que isso é apenas um sonho.

Unknown disse...

Apologeta, então você é o grande condenador? Quem é você para dizer que um ou outro vai arder no fogo do inferno?
Irmão, isso não é bom, pratique mais o amor pois, ao meu ver, suas "deduções" acerca das pessoas não é nem um pouco cristã.
Deus te abençoe

Adriano Modolo disse...

Quem quer saber a verdade sobre o que ele disse e quis dizer, assista:
https://vimeo.com/74678586

Unknown disse...

Fico me perguntando se somos nos escolheremos quem ira morar no ceu. A salvacao pertence a Deus e ainda mais e de graca. Pela gracas sois salvo mediante a fe em Cristo.(Ef 2:8) Cara a graca de Deus vai em lugares que nos nao imaginamos. Deus se revela da forma que Ele quer e como ele quer. Todos sabemos que so a salvacao em Cristo, e que so Ele pode nos levar a Deus. Agora quem vai e quem fica nao depende de nos. Existe tantos testemunhos de pessoas que conheceram a Jesus de formas que a nossa religiao nao entende. Ficar discultindo algumas coisas para mim e perda de tempo. Digo para mim!

Levi´s disse...

Que palavra linda, chorei.. Serio... Deus é fiel... Quero valorizar o unico bem que tenho hoje, e qdo digo unico, estou afirmando, UNICO MESMO... O meu valor esta no Espirito Santo que se move em mim... Aleluia...

Unknown disse...

Ele está falando do Evangelho do Reino.....onde no Reino que é nova Terra e novos Céus....onde os que aceitaram a Jesus, o Messias,será sacerdote, e quem passar pelo julgamento do Trono Branco se tornará povo, e nós os sacerdotes apascentaremos os povos que subirão de ano em ano para adorar ao Rei!

Anônimo disse...

Os "kivizetes" estão enlouquecidos. Gostaria de vê-los defendendo a Cristo com a mesma paixão que defendem o Kivitz.

Antônio Carlos de Oliveira

renato vargens disse...

Neste vídeo, Ed René diz assim: "Se você me perguntar se eu acho que todo mundo vai para o céu? Não sei, gostaria que sim, na verdade eu acredito sim que todos vão para o céu." Ai ele explica o porque ele acredita. E depois diz o seguinte: mesmo que alguém possa se distanciar de Deus e ir parar naquilo que a "teologia" chama de inferno, Deus ainda vai resgatar esta pessoa.

Unknown disse...

Quem acompanha Ed. sabe que ele já cansou de dizer que este é um sentimento dele. Ele gostaria que fosse assim. Que o grande golpe de Deus fosse salvar TODOS. Antes de publicar babozeiras, pesquise sobre a vida do autor, não fixe somente em uma pregação. MISERICORDIA IRMÃO!

Unknown disse...

Rapaz, quanta gente para tentar explicar uma afirmação clara feita pelo Pr. Ed.

Se a salvação de todas as pessoas é uma vontade dele, um sonho, como disseram, então, devemos dizer que tanto a vontade do Pr. Ed, quanto os seus sonhos, estão desalinhados com aquilo que Deus já declarou que ocorrerá. Diante disso, é possível afirmar que o Pr. Ed, e quem com ele concorda, deseja e sonha em vão.

Deus não salvará a todos (João 17.6-9). Deus condenará muitos (Romanos 9.20-33). Deus fará isso por causa da Sua justiça, que é um dos pilares, ou atributos, do Seu tão propalado amor. Amor injusto, não é amor.

Ainda que seja apenas uma opinião, uma vontade, um devaneio, é errado afirmar que se deseja que o mundo, no sentido universalista, seja salvo, visto que o próprio Deus já disse que isso não ocorrerá. É pueril demais! Um pregador expor o evangelho dessa maneira é, sim, não dar ao rebanho que pastoreia um alimento sólido. Não devemos tomar o nome do Senhor em vão, ainda que seja pra expor nossos pensamentos e desejos.

Aliás, no púlpito (e na vida também) convém que nós diminuamos e que Ele, o Deus vivo, cresça. E isso incluir calar nossa bocas quanto às nossas vãs conjecturas. Ensinado tão somente a Palavra e o que ela diz, e, não, nossas opiniões pessoais.

Parabéns irmão Renato Vargens por expor a necessidade de os pregadores não utilizarem os púlpitos em vão. Na pregação deve-se expor a Palavra, não devaneios pessoais.

Que Deus nos abençoe.

Bill Hamilton disse...

Rodolpho, meu raciocínio em chamá-lo anti-Cristo está bem alicercada no meu comentário. Hereges normalmente são pessoas interessantes e atraentes. Se não, niguém seria "seduzido" por eles. Mas a doutrina deles é o que tem que ser avaliada, e o universalismo é hersia pura!

Bill Hamilton disse...

Rodolpho, meu raciocínio em chamá-lo anti-Cristo está bem alicercada no meu comentário. Hereges normalmente são pessoas interessantes e atraentes. Se não, niguém seria "seduzido" por eles. Mas a doutrina deles é o que tem que ser avaliada, e o universalismo é hersia pura!

Unknown disse...

Gosto muito das pregacoes do pastor Ed Rene, porem fiquei preocupado, gostaria de saber como foi sua retratacao. Ele explicou os motivos que o levaram a sua postura inicial ?

Hélio de Matos Venâncio disse...

Caro Pastor Renato,
Com a sua licença, sugiro novamente assistir a pregação que usou para criticar.
Suas interpretações são SUBJETIVAS! Ed René não prega Universalismo; prega o Cristo como o único Caminho.
Só lamento que você não possa beber da fonte de Vida de Cristo que emana das pregações do Ed Rene (acho que vc não vai mais assisti-lo, certo? Terás que guardar coerência com o discurso acima.).
Penso que já vc tenha lido CS Lewis, mas aproveito para sugerir a reflexão neste texto de "Cristianismo Puro e Simples": "Eis outra coisa que me intrigava: não é terrivelmente injusto que essa vida nova só chegue às pessoas que ouviram falar de Cristo e acresitaram nele? A verdade, porém, é que Deus não nos deixou a par de seu desígnios a respeito das outras pessoas. O que sabemos é que nenhum homem pode ser salvo a não ser por meio de Cristo; ninguém nos disse que só os que o conhecem podem ser salvos por Ele."
Espero que tenha ajudado o irmão a reexaminar as ácidas críticas (que talvez fossem evitadas se o irmão tivesse perguntado ao Senhor se deveria publicar (quase nunca fazemos isso, não é mesmo? Pois já sabemos a resposta!) este texto.
Graça e paz!
Hélio.

Hélio de Matos Venâncio disse...

Acrescento o seguinte: É o DESEJO do Pr.Ed Rene que todos sejam salvos, Pastor Renato.
Não está pregando nada senão a Cristo como único caminho; aliás, é O MESMO DESEJO DO SENHOR DEUS que todos adiram à proposta de JESUS CRISTO, e que SE SALVEM.
O orgulho, a VAIDADE e a INVEJA tem cegado muitos... e é necessário atentarmos para a nossa cegueira...
Sugiro assitir http://goo.gl/Cjy8T
Nele,

Unknown disse...

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Continuo cada vez mais impressionado com alguns religiosos ignorantes e simplórios, absolutamente incapazes de pensar fora do seu quadrado dogmático e sectário, ou se interessar por qualquer coisa que esteja além de sua igrejinha.

Estou considerando a possibilidade de classificar as postagens dessa página em categorias, e assim me fazer mais claro aos dummies e outros que entendem melhor as coisas desenhadas do que as que são apenas escritas. As categorias seriam mais ou menos assim.

[ ] salvo melhor juízo, isso está de acordo com a Bíblia

[ ] isso é apenas para sua reflexão

[ ] isso não contraria a Bíblia, mas não está relacionado diretamente com ela, e mesmo assim é interessante e vale a pena conhecer

[ ] isso é heresia, não concordo com isso em hipótese alguma, postei apenas para demonstrar o absurdo a que chegamos

[ ] isso não é ortodoxo, mas tenho muita simpatia por esse tipo de pensamento

[ ] isso está na Bíblia, mas pode ser que você não concorde com a minha interpretação

[ ] isso está na Bíblia, mas não tem nenhum versículo específico que confirme, e somente as pessoas capazes de pensar com a lógica bíblica conseguirão entender

[ ] isso não tem nada a ver com religião, mas tem tudo a ver com o reino de Deus e as coisas que Jesus ensinou

[ ] isso não tem nada a ver com Bíblia ou religião, mas eu gostei muito e por isso compartilhei

[ ] isso é cultura universal

[ ] isso é somente para provocar e fazer pensar

[ ] isso é apenas para criar confusão, escandalizar os outros, desviar os incautos da fé, assumir que sou mesmo um falso profeta, provocar a ira de Deus, ser atirado nos quintos dos infernos, e dar alegria para um monte de gente, inclusive muitos que postam comentários nas minhas postagens

[ ] isso é trolagem

Ricardo Figueiredo disse...

Gostaria de saber qual a bíblia leem universalistas como o Ed Renê Kivitz. É muita bobagem e engano juntos! Ò Senhor, tem misericórdia!

Marcia disse...

Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

2 Timóteo 4:1-7

Marcos Antonio disse...

Agora, posso cair no pecado como quiser. Afinal, não terei que dar conta a nenhum deus irado. A boa notícia é esta: tenho a vida eterna, mesmo que eu resolva assaltar um banco e matar a quem quer que tente impedir.Viva o universalismo!

Unknown disse...

Lamentável!
É MUITA PRETENSÃO QUERER DAR UMA 'MELHORADA" EM PAULO E EM SEUS ESCRITOS. PARECE QUE PARA KIVITZ O CÂNON AINDA NÃO ESTÁ FECHADO.

C. Rebecca disse...

"não serão dadas ao casamento" não tem nada a ver com o gênero dos anjos... apenas diz que eles não vivem em casal, como qualquer pessoa que fez voto de castidade ou qualquer pessoa que opta em ficar só; por serem celestiais eles não se esforçam pra isso, não é uma renúncia e sim um estado natural (se eu estiver errada me corrijam, por favor)

Anônimo disse...

Perfeitamente isso meu caro amigo...O Ed é bem isso mesmo, não deixa nada pra trás, converse 5 minutos com ele e verá a arrogância dele te massacrando, ele anda falando cada besteira que só pela graça. Pensa estar em nível com Augustus Nicodemus, Hernandes Dias lopes, mas coitadinho dele, 6 anos para se formar em teologia, rs.

Anônimo disse...

A BÍBLIA RESPONDERÁ: Aquele que invocar o nome do senhor será salvo. Atos 2: 21 ou seja todos serão salvos na 2º vinda de Cristo depois dos 1000 anos na terra, ou vc acha que depois q Cristo vier e reinar por 1000 anos alguém ainda terá dúvidas, o texto de Ap. sobre a 2º morte é sugestivo. Há e tem as 2 testemunhas que ficarão a pregar e pregarão a todas as pessoas aí virá o fim de tudo. O evangelho do reino será pregado a todas as nações.

Unknown disse...

Consequentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens.
Romanos 5:18

Unknown disse...

Creio que o Irmão Bill Hamilton não viu o vídeo que ele diz que "se agarrou na deixa" de Romanos e em outro vídeo ele declara que não é teista aberto! segue os links: http://www.youtube.com/watch?v=pnw7siKR5_o http://www.youtube.com/watch?v=5a-Fin6KIwQ

Sérgio Aparecido Ribeiro disse...

Como é possível tanto conhecimento, tanto estudo e a pessoa sair tão fora da direção correta. Que pena... que dó... coitado deste homem. Querendo ser sábio se tornou louco.

Sérgio Aparecido Ribeiro disse...

Que dó... que pena! como pode alguém com tanto conhecimento sair tão fora do caminho correto? Querendo ser sábio este homem tornou-se louco.

Sérgio Aparecido Ribeiro disse...

Ele não fala que tem convicção, fala que tem desejo, mas logo em seguida nos manda pregar este outro evangelho. Manda dizer que todos são filhos de Deus e que Deus não tá irado?

Unknown disse...

Resposta do Próprio Pastor
https://www.youtube.com/watch?v=pnw7siKR5_o

Unknown disse...

e provavelmente vc esta irado só de saber da possibilidade de Deus não esta irando..
agora se vc estivesse no mundo folgaria em saber que a ira de Deus é infinitamente menor que o seu amor.. e que por isso que vc está vivo..

Unknown disse...

O ÉD TA PERFEITO NA LINHA TEOLÓGICA DA AMABILIDADE.. POIS SE É PECADO DIZER QUE TODOS SERÃO SALVOS, PREFIRO PECAR ACREDITANDO QUE DEUS É TAO BOM E MISERICORDIOSO A PONTO DE SALVAR TODA HUMANIDADE INCLUSIVE ''EU'' PECADOR MISERÁVEL, DO QUE DIZER QUE MUITOS IRÃO PRO INFERNO, E JOGAR NO INFERNO QUEM DEUS PREDESTINOU AO CÉU.. POIS AI SIM CONDENAR AO INFERNO MUITOS QUE PODERÃO ESTA NOS CÉUS, É PECAR COM O SABOR DA IRA NA BOCA E COM O DESEJO DE SORRI COM A DESGRAÇA ALHEIA, E NÃO COM O AMOR NO CORAÇÃO.

Unknown disse...

Qualquer um que que expõe um pensamento, um comentário ou questão filosófica é passível de crítica. No caso do Pr. Ed Rene, vejo comentário ácidos contra ele só porque se posicionou sobre uma determinado trecho da escritura. Quem de nós pode dizer que nunca voltou atrás sobre uma determinada opinião, visão ou crítica? O fato é que Ed tem credibilidade para se expor. Flábio

Unknown disse...

Renê Kivitz trabalha para comunistas

Anônimo disse...

A partir do minuto 41 tem um diálogo no céu entre um crente e um não crente e este último chegou lá sem saber por que foi pra lá! Uma explicação do Evangelho acontecerá pós morte no céu? Sim foi isto que ele relatou. Logo a frente vem uma glória e o não crente nem sabe o que é e é convidado após ser ensinado que Aquele é o Senhor e deve se dobrar o joelho diate dele! Creio que contraria o texto que diz que aquele que invocar o Nome do Senhor será Salvo invertendo e dizendo que aquele que for salvo invocará o Senhor após ser ensinado no céu? Meio brabo tudo isso, pois ao que não tem lei em seu coração há uma lei que torna o homem inescusável! Poxa nunca imaginei isto do Ed!

Unknown disse...

Muita gente querendo mostrar tudo o que sabe sobre o assunto....... mas e sobre a vida, como levam a vida enquanto aguardam a verdade pós morte? Um ignorante que não conhece as "escrituras" mas vive de forma pacata e honesta é "menos" filho do Criador que um pastor ou um estudioso que talvez não coloque em prática o que entende sobre o universo e seus mistérios? Sim, mistérios que aqui todo mundo tentou desvendar, apesar de não enxergarem o quão pequenos nós somos para entender este mesmo universo.

M.F. disse...

Deus é gracioso e a Palavra diz que Ele deseja que todos cheguem ao conhecimento da Verdade. No entanto, a doutrina do universalismo é totalmente contraria ao ensinos gerais da Bíblia quanto a existência de dois lugares opostos: céu e inferno. Ela deturpa os atributos de Deus e poem em cheque a necessidade da vinda de Cristo. Se todos são, indistintamente, filhos de Deus, porque Jesus, afinal, precisaria vir e morrer na cruz? Essa doutrina nefasta minimiza a suficiência e autoridade da Palavra quanto a necessidade do " hoje se ouvirdes a sua voz não endurecei o vosso coração". Ele falsifica a essência do ensino presente, na ilustração de Jesus, sobre a porta larga e estreita. Esse ensino desconhece na prática a santidade de Deus, no caso de Ananias e Safira, na igreja primitiva. Ele coloca o homem como um merecedor das bençãos e simplesmente joga no lixo a soberania de Deus, que tem o direito de fazer com o vaso, o que lhe aprouver. Enfim,disseminadores desse ensino se colocam no lugar de Deus.

Unknown disse...

A verdade é que todos aqui merecem o inferno. Concordo com gênero,número e grau com as palavras do Ed René Kivitz. Infelizmente nos baseamos no nosso conceito de justiça(punitiva), para entender a justiça de Deus (em favor dos fracos e oprimidos). Infelizmente nós cristãos temos essa arrogância de achar que somos o dono da verdade e que só se encontra Deus no cristianismo.Sempre achamos que quem está fora da "igreja" irá pro inferno. Creio sim que o Amor de Deus sempre encontra um caminho e que vale sim continuar a pregar esse evangelho propagado pela IBAB (leve-se em conta que não sou membro dessa comunidade) que tenta nos ensinar e nos preparar para uma vida melhor e não para onde eu vou após a morte. Nós estamos tão preocupados para onde vamos depois que morrermos que nos esquecemos de tudo que Jesus nos ensinou para ter uma vida abundante aqui agora!! Também espero encontrar todos os que amo, e creio sim que Deus como pai de amor ao fim da vida nos levara todos para estar com ele!

Unknown disse...

Graças a Deus pela vida de Ed René Kivitz, que Deus o conforte sempre pelas perseguições que sofre pelos próprios cristão.

Simone e Reniê Abel disse...

Ambos foram para o lugar de "habitação" dos mortos, porém um abismo intransponível os separava e o rico estava em lugar de sofrimento e Lázaro no "seio de Abraão".

Karllo disse...

Ed René é um homem sábio, muito à frente da doutrina religiosa e estupidamente legalista dos históricos e conservadores bibliolátras de nosso tempo. Tenho medo desses movimentos religiosos que tentam taxar de herege todo aquele que pensa diferente, afinal, o repressão à diferença é uma das sementes do pensamento nazista... Deus nos salve.

Unknown disse...

Boa tarde, o Ed René esta pregando em uma igreja , sendo assim fala para cristãos... vamos imaginar que aqueles que ainda não começaram a caminhada ou estão cultuando algo fora da bíblia assistam essa mensagem e assim comessem a assistir a mais pregações e a ler a bíblia e a procurar mais pregadores reformados e passem a entender que liturgias, usos e costumes não são mais necessários para uma vida de intimidade com Deus e apenas através do sacrifico de Cristo Jesus que alcançamos a possibilidade de ter acesso a Deus . Logo essas pessoas começarão a buscar a Face de Deus vivo que andou entre entre nós abandonando falsas doutrinas e ídolos que os fizeram por escravos deste mundo e que agora começariam a conhecer a verdade que os libertará.

Foi o que aprendi assistindo esse vídeo e lendo esses comentários.
P/S: Desculpe-me por não escrever bem como vocês.

Brunno Menezes disse...

Tipo assim...admiro os grandes pensadores e filósofos, mas quase sempre prefiro a exposição do evangelho puro e simples. Liberalismo é um falso ensino e muito sorrateiro.

Quanto ao Ed Kivitz, peço a Deus que o mantenha na sã doutrina, posto que ele é sim sério e dedicado a Deus. Peço ao Senhor que mantenha o Ed Kivitz sem se desviar, nem para a esquerda, nem para a direita.

CALEL disse...

assisti a um video do mesmo em que ele diz que mesmo pecando, somos abençoados por Deus, mesmo nao dando o dizimo, somos abencoados por Deus, pois a passagem, que diz que, o gafanhoto blablabla, nao se aplica a nos !

Unknown disse...

esquecem que o Senhor levou cativo o cativeiro.

Unknown disse...

Meu amado o ladrão foi para o céu pois Jesus levou cativo o cativeiro

Walace Lima disse...

Olá Renato louvo a Deus pelo seu trabalho sei que este não é o lugar ideal para dar sugestões, mas não encontrei este lugar no blog...Gostaria que vc fizesse uma postagem falando sobre a divindade da biblia de como ela foi constituida, pois devido a história acho coerente as pessoas dizerem que a biblia pode ter tido alterações para interesses pessoais porém sou agnóstico com relação a isto uma vez li que alguns trechos dos evangelhos e o livro de apocalipse não fizeram parte da biblia por algum tempo, embora isso não afete em nada a minha fé pois converso com meu Deus sempre e ainda que quiesesse negar sua exstencia não conseguiria ele está todo lugar hj eu entendo isso...mas vejo a biblia sim como um livro maravilhoso pois tem a verdade nele, mas alguns livros da biblia são relatos contados por quem o escreveu,e nada mais tipo não sei se estou sendo claro mas vejo um endossamento em algumas partes da biblia que do ponto de vista da interpretação não parecem ser oque as pessoas dizem ser: exemplo quando Deus manda abraao sacrificar seu filho e depois o impede com o cordeiro da provisão, logo as pessoas dizem que Deus sempre prova as pessoas sem fazer sentido algum, eu não penso assim,pelo contrario creio que ele não quer que o sirvamos cegamente mas por sã escolha pensada e refletida, o engraçado é quando ele ilustrou a prostituição de israel mandando que oseias casa-se com a prostituta nem um pastor afirmou que todos os pastores devem se casar com prostitutas...sinceramente acho isto meio ideologico pois fere nossa lógica e isso é perigosissimo, daria um bom tema não?...não precisa nem postar essa mensagem ela é só uma sugestão...Que Deus continue te abençoando em seu ministerio

Unknown disse...

As vezes ouvimos reclamações de que tem muitas pessoas indoutas nos púlpitos, pessoas sem teologia pregando, porém esse pregador cursou um bom seminário teológico e mesmo assim fala muitas coisas antibíblicas, isso se deve a vaidade de atrair a qualquer preço admiradores, seguidores e fama. Para comprovação disso basta ver alguns de seus vídeos onde ele coloca atras dele uma parede de livros e bíblias e se assenta no meio e depois discursa, pra quem não faz uma análise das suas palavras com a bíblia na mão acaba sendo engodado pelo seu discurso.
É tão simples, Jesus mandou pregar o Evangelho(boas novas de salvação) a toda criatura que está no mundo, más ele quer atrair para si a atenção dos crentes descontentes com outras denominações, aí acaba atraindo bodes.

Unknown disse...

Boa noite! Queridos irmãos, sugiro ouvirem a palavra pregada pelo pastor Paulo Junior, da cidade de Franca, no site www.defesadoevangelho.com.br. Que Deus nos abençoe.

Marli disse...

Para encerrar este texto tomo emprestado as palavras do príncipe dos pregadores Charles Spurgeon (sic)...

Francisco disse...

concordo plenamente! ele diz que há na raça humana poder de perdoar, etc.. mas ele havia dito que o espirito santo é que produz tais frutos, e a bíblia diz que quem não tem o espirito de cristo nao é dele ..

Francisco disse...

Deus não está irado com você?a ira de Deus está sim, sobre os filhos da desobediência! cada uma que aparece falando o que Deus não falou .ele não deixa claro que sua plateia está condenada por causa do pecado que a sujeitou, ao mesmo tempo ele diz que essa plateia tem a oportunidade de ter essa oportunidade de crer, que falta de senso, ora joga no time de lá ora joga no time de cá....que Deus tenha piedade!

Francisco disse...

só uma pergunta, ele ta falando para uma plateia que já creu no evangelho,se a resposta é sim o que ele disse até salva alguma coisa, mas se a plateia é descrente ele quer agradar aos homens e não a Deus.

Francisco disse...

concordo 100%!O evangelho, pelo que penso, não foi revelado para parecer bonitinho aos homens, mas sim para trazer salvação com poder. agradar aos homens dizendo que todos tem o espirito santo é mentira, caso fosse verdade todos já estariam regenerados e consequentemente salvos.O evangelho perderia toda sua relevância.O que está em evidencia é que o AP. René não quer abordar a parte do evangelho da justiça de Deus com isso ele agrada aos ouvidos dos homens propondo um evangelho sem cruz, que pena! A cruz é o centro da mensagem cristã!

Unknown disse...

É os religiosos não entendem o que o Ed fala, pois os religiosos falam de religião ele fala de amor ao próximo,eles falam de igreja(templo), ele fala de igreja templo do Espirito Santo(nosso corpo),é difícil um religioso entender.Será que no céu vai ter fila para denominações religiosas?Acredito que no céu tem portas abertas para os filhos de Deus.As religiões são gaiolas que nos prendem,nos proíbem de pensar;por isso é que hoje em dia eu prefiro ser apenas cristão.

José Carlos 28/09/14

FABIO PLACIDO disse...

Se faz necessário que inicialmente se defina o que é inferno e/ou morte.
Existe algo neste âmbito (lugar ou estado, substantivo ou adjetivo) ? Ou é simplesmente o nada?
Esse morto sente, pensa, existe ???
Ou, é a morte que, há rigor e de fato, em uma análise mais rigorosa, simplesmente não existe ?

FABIO PLACIDO disse...

Se faz necessário que inicialmente se defina o que é inferno e/ou morte.
Existe algo neste âmbito (lugar ou estado, substantivo ou adjetivo) ? Ou é simplesmente o nada?
Esse morto sente, pensa, existe ???
Ou, é a morte que, há rigor e de fato, em uma análise mais rigorosa, simplesmente não existe ?

Anônimo disse...

È de suma importância que o cristão, aquele que se rendeu a Cristo, depois que aceitou pela fé em Deus, expontaneamente, pelo ouvir da Palavra,pelo toque do Espírito, e se arrependeu ("e todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus"), foi perdoado e , lavado pelo sangue por Cristo na cruz do Calvário, que vive no processo de santificação,("sem a qual ninguém verá a Deus). Quem faz um cristão é Cristo, é viver o seu exemplo, é obedecer (aquele que diz que ama a Deus mas não obedece é mentiroso). A ira de Deus cairá somente sobre o pecador impenitente, o rebelde que rejeita o amor, a purificação, a misericódia e todos que vivem para pecar. O Senhor Jesus nos libertou do pecado e não temos paz quando pecamos pois amamos a nossa comunhão com Deus. A religião verdadeira é a perfeita comunhão com o Pai,o Filho e o Espírito Santo habitando em nós. Como sabemos se somos salvos? Pela nossa maneira de viver em santidade, em amor, sem hipocrisia e desprezamos o pecado (Jesus morreu pelos nosss pecados e não somos escravos mas libertos, somos filhos de Deus e não apenas criaturas, temos identidade com a família de Deus). De Geneses a Apocalipse vemos que Deus sempre se irou contra o pecado e um grande : "NÃO VOS CNHEÇO! APARTAI-VS DE MIM VÓS QUE PRATICAIS A INIQUIDADE."

Unknown disse...

Só uma pergunta: Como estarão desinformados do trabalho penoso de Cristo na cruz? ele ofereceu amor e graça à humanidade, a graça se manifestou trazendo salvação a todos os homens, mas nem todos os homens se deixa ser alcançado por esta graça. Se um dia estaremos nos céus, como não saberemos como chegamos lá? Com todo respeito a pessoa e ministério do Pr. Kivitz, mas olhe o que o Apóstolo Paulo escreve ao coríntios: "Porque a sabedoria deste mundo é tolice diante de Deus. As Escrituras dizem: “Ele apanha os sábios na própria esperteza deles”. Para um homem que se dedica ao estudo da Bíblia, e possui títulos na área de conhecimentos teológicos, é estranho ouvir a consideração feita por ele, como estudiosos do conhecimento bíblico, não podemos dar vazão à fertilidade imaginativa da mente humana e desconsiderar a construção contextual bíblica sobre a alguns assuntos. Tenhamos cuidado para não sermos sábios demais e chegar ao ponto de "melhorar" as Escrituras, Paulo não escreveu um tratato teológico para ser publicado em uma editora cristâ, nem um sermão para o culto de domingo, tudo o que recebeu, recebeu do Senhor... sejamos cuidadosos.

Pastor Edson Sobreira Alves disse...

Apesar de admirar o pastor Ed Rene, pude perceber que sua colocação sobre a suficiência de Cristo Jesus na Salvação tornou-se deturpada, pois dá margens claras ao pensamento universalista. Se não foi sua intenção lamento a expressão. O pastor Renato está correto em suas colocações.

Unknown disse...

Eu nem teria visto o vídeo se você não tivesse pedido, mas bastaram os primeiros quatro minutos para ver um homem arrogante e prepotente - porém com a voz mansa e pausada de um clérigo - dizendo que o apóstolo Paulo poderia melhorar muito sua forma de escrever se tivesse estudado teologia. Por isso ele (o pregador) tem a presunção de dizer que pretende melhorar o que Paulo disse, dando a entender que ele conhece mais e melhor do que Paulo aquilo que o Espírito quis dizer nas epístolas que o apóstolo escreveu. Considerando que Paulo esteve no terceiro céu, fico a imaginar até onde teria chegado esse pregador para ser tão bem instruído e capaz!
Vamos às palavras desse pregador, que eu não conhecia e prefiro não dizer o nome para não promover sua "marca". Tenho por mim que muitos desses são fãs da música cantada pelo Erasmo, que diz, "Falem bem ou mal, mas falem de mim". Diz ele:
"Eu me solidarizo com o apóstolo Pedro que disse que o apóstolo Paulo escreve coisas muito difíceis de entender (aqui ele cita 2 Pedro 3:16). O apóstolo Paulo era um homem muito confuso. Se eu tivesse a oportunidade de conversar com ele teria dito para ele ter algumas aulas de homilética na faculdade teológica batista... exposição bíblica, pregação expositiva temática... Talvez ele pudesse escrever de uma maneira mais fácil... talvez por seu raciocínio hebreu, oriental... nós somos ocidentais, nós não pensamos deste jeito que os orientais pensam. O apóstolo Paulo, por exemplo, eu acho bem difícil. Alguns trechos aqui de Romanos eu inclusive gostaria de pular. Ele usa palavras iguais para se referir a coisas diferentes; palavras diferentes para se referir a coisas iguais; escreve meio assim fora de ordem, o que ele deveria falar primeiro, fala por último, o que deveria falar no meio ele fala no começo. Então eu resolvi dar uma melhorada no raciocínio do apóstolo Paulo, dar uma organizada melhor."
Oras, o que ele está fazendo nada mais é do que cumprir o que Pedro falou e ele citou, mostrando que, se não entendeu nem mesmo o que Pedro quis dizer, o que dirá das coisas que Paulo escreveu! A passagem é esta:
2 Pe 3:15-16 ...o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
Ao contrário da interpretação dada por este e outros pregadores, Pedro não está criticando Paulo ou desacreditando seus escritos, e sim apontando que os que não entendem as coisas que Paulo escreveu, por serem difíceis, as distorcem ao seu bel prazer. O"indouto e inconstante" pregador do vídeo se propõe a "melhorar" (leia-se "torcer" o que Paulo escreveu e a razão, obviamente, é por não ter entendido bulhufas do que Paulo escreveu e que Pedro coloca no mesmo nível de toda a Palavra inspirada por Deus, ao dizer "...igualmente AS OUTRAS ESCRITURAS".
Para Pedro as epístolas de Paulo tinham a mesma autoridade das Escrituras do Antigo e Novo Testamento. Obviamente ainda não existia um cânon fechado para o Novo Testamento, mas esta afirmação de Pedro foi uma das razões pelas quais as cartas de Paulo foram incluídas no cânon. Alguém que conteste o que escreveu o apóstolo Paulo (e os outros apóstolos) está contestando a própria Palavra de Deus, algo muito em voga nas faculdades de teologia e nas denominações que não consideram que a Bíblia seja a Palavra de Deus, mas que apenas contém a Palavra de Deus. Esta visão dá ao homem a liberdade de decidir o que é e o que não é Palavra de Deus dentro da Bíblia, podendo assim introduzir seus próprios pensamentos, como faz o pregador do vídeo.

Ronaldo disse...

Acho que o pastor Ed Kivitz está certíssimo. Temos que partir para o universalismo. Eu mesmo sou universalista. E a melhor religião é o bem sempre. Não existe melhor religião do que fazer o bem sempre. Concordo também que todos serão salvos, na eternidade, porque essa é a vontade de Deus. E a vontade dEle é soberana, infalível, não pode ser contrariada. Também acredito piamente que o ser humano se salva pelas obras, e não pela fé ou pela crença religiosa. Isso para mim está claríssimo e é o máximo do bom senso. Muito obrigado.

Anônimo disse...

Quanta bobagem escrita, não entenderam nada.

Unknown disse...

Eu também fiquei decepcionado com o essa notícia. Mas achei este vídeo no Youtube, do Ed René que esclareceu o equívoco. Fiquei mais tranquilo. Ainda bem que temos homens assim, capazes de admitir o erro.
https://www.youtube.com/watch?v=pnw7siKR5_o

Unknown disse...

Sinceramente, para mim pareceu mais um texto se contexto! o que eu ouvi na mensagem é ele dizer que o desejo dele é que fosse assim (40:38) mas não afirmando que será assim! As vezes penso que nós somos exatamente como o filho mais velho da parábola do filho pródigo. Como nós fizemos tudo "certinho" (mesmo cheios de inveja dos que comem com os porcos) se o Pai não condenar o que gastou toda herança logo nosso esforço todo será em vão. Não acredito no universalismo mas estou certo que nos surpreenderemos muito no céu!

Infelizmente por desconhecer o Pai deixamos de desfrutar do melhor que ElE tem para nós. Se até Deus deseja que todos os homens se salvem, não vou criticar um homem por querer o mesmo.

Ana carolina disse...

Boa noite, alguns dias estava preocupado com essa mensagem, pois não via nenhum comentário contundente sobre tal assunto, fique bem claro que sou um leitor e escuto Pr. Ed Rene, porem me assusta tal afirmação, assim como Barclay, faço uso devido das publicações deles, mas nem tudo aceito, e eles tem boas coisas, me deixa triste quando afirmam tal atrocidade, espero que os olhos sejam abertos após esses posts do pr Renato, não difamando, mas tentando corrigir esse erro...

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only