segunda-feira, maio 27, 2013

O Papa Francisco e o ensino equivocado do universalismo

Por Renato Vargens

Há alguns dias atrás o papa Francisco afirmou  categoricamente que todos os homens, incluindo os ateus foram redimidos através de Jesus, tendo por direito a vida Eterna. (leia a matéria no Pavablog)

Durante sua homilia na missa de quarta-feira (22/05 em Roma, ele enfatizou a importância de “fazer o bem” como um princípio que une toda a humanidade, e uma “cultura de encontro” para apoiar a paz.

Usando um texto do evangelho de Marcos, o papa explicou como os discípulos de Jesus ficaram desapontados quando alguém fora de seu grupo estava fazendo o bem, de acordo com relatório da rádio do Vaticano.

“Eles reclamam”, disse o papa em sua homilia, porque dizem: “Se ele não é um de nós, não pode fazer o bem. Se não é do nosso grupo, não pode fazer o bem.” E Jesus os corrige: “Não o proíbam, deixem-no fazer o bem”. Os discípulos  explicou o papa, “eram um pouco intolerantes”, ensimesmados na ideia de possuírem a verdade, convictos de que “aqueles que não têm a verdade não podem fazer o bem”. Isso estava errado… Jesus amplia o horizonte. Segundo o papa, “a raiz da possibilidade de fazer o bem – que todos nós temos – é a criação”.

O papa Francisco disse ainda mais em seu sermão:

“O Senhor nos criou a sua imagem e semelhança, e todos somos imagem do Senhor, e ele faz o bem e nos deu a todos esse mandamento em nossos corações: façam o bem e não o mal. Todos”. “Mas, padre, isso não é católico! Ele não pode fazer o bem.” Sim, ele pode. O Senhor redimiu a nós todos, a todos, pelo sangue de Cristo: todos nós, não apenas católicos. Todos! “Padre… os ateus também? Mesmo os ateus?” Todos! Devemos encontrar-nos fazendo o bem uns aos outros. “Mas eu sou um ateu, padre. Eu não acredito…” “Faça o bem: nos encontraremos lá.”

Caro leitor, o ensinamento que afirma que todos os homens serão salvos pela misericórdia de Deus se chama “universalismo”.  Lamentavelmente essa falsa doutrina tem ganhado espaço até mesmo entre alguns dos chamados evangélicos.  Ora, as Escrituras são claras em afirmar que os réprobos serão condenados. Basta olharmos para os ensinamentos de Jesus que chegaremos a essa inequívoca conclusão.  (Mateus 5:21-22, 27-30; 23:15,33.) Portanto, negar a condenação dos pecadores, a existência do inferno afirmando a salvação de todos os homens é, portanto, rejeitar a autoridade de Jesus.

Prezado amigo, o Inferno é uma realidade bíblica e não pode ser questionada, mesmo porque, segundo as Escrituras o próprio Deus o instituiu. O problema é que liberais e universalistas em nome do amor abandonaram nas prateleiras da vida, algumas verdades a respeito de Deus, como por exemplo a afirmação de que ele é Soberano, e como tal possui o direito de fazer aquilo que lhe apraz, e que o fato de determinar sua vontade quer em tragédias ou no estabelecimento do juízo eterno não o torna menos amoroso.

Ora, o Universalismo afirma que todas as pessoas serão salvas por Deus. Essa percepção teológica apela para as emoções humanas e insinua que um Deus bom jamais enviaria as pessoas para o inferno.

Sim Deus é amor, no entanto, ele também é justo e governa soberanamente sobre tudo e todos. Nosso Senhor estabeleceu que a salvação é por intermédio de Cristo. Se assim não fosse, por que então evangelizarmos? Por que fazermos missões? Por que obedecer as ordens da grande comissão? Ora, por favor, pare e pense comigo se o homem será salvo sem os méritos da cruz, por que razão Deus enviou seu filho para morrer por nós?

Sinceramente, o Universalismo é uma grande e aberrativa heresia.

Pense nisso!

Renato Vargens


Cheskys disse...

O papa estava se referindo a Marcos 9: 38 e 39 "Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava demônios, e nós lho proibimos, porque não nos seguia.
Jesus, porém, respondeu: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo depois falar mal de mim;"
não é sobre "fazer o bem" e sim sobre expulsar demônios, e como bem disse o Senhor:
- "ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo depois falar mal de mim."
O fim está próximo. Maranata

Filho de Jacó disse...

A Salvação é Universal



e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.



...Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado....


Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre.


Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
(João 8:32-36)



(Colossenses: 1, 12 à 20.) Dando graças ao Pai que...e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado;




em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados;



o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;



porque NELE foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ELE e para ELE.



Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas;



também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,



porque aprouve a Deus que nele habitasse toda a plenitude,



e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.



(Isaías: 53, 3 à 6) Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.


Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.

Unknown disse...

Começaram as heresias do "santo padre":
A salvação será pelas boas obras.
Ateus, apesar de não aceitarem a Jesus Cristo como unico, exclusivo e suficiente Senhor e Salvador, irão para o céu.
Completo desconhecimento biblico.

Juliana Correia disse...

Amados irmãos. Não podemos confundir as coisas.
O convite a salvação é universal no contexto de serem salvas pessoas de toda tribo, povo língua e nação. Contudo nem todas as pessoas serão salvas, pois isto está preparado por Deus aos seus eleitos. Não podemos nos apoiar apenas no "Deus é amor", e ignorar que Deus também é fogo consumidor. Deus é amor, mas também é justiça, como Paulo argumenta sobre o assunto no livro de Romanos, capítulos 9, 10 e 11; e ainda Efésios 1.3-6 e Efésios 2.1-10. E infelizmente o ensino universalista anula a Soberania de Deus. Pensemos nisso.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only