domingo, março 03, 2013

O declínio do cristianismo, o crescimento do islamismo e a necessidade de evangelizar a Europa

Por Renato Vargens

Passa a Macedônia e ajuda-nos” (Atos 16:9)

Em outubro do ano passado eu estive na Espanha pregando o Evangelho da Salvação Eterna. Na ocasião pude constatar em loco que o cristianismo no Velho Continente encontra-se em profundo declínio. Lamentavelmente tanto o protestantismo como o catolicismo tem nas últimas décadas perdendo seus adeptos tanto para o secularismo como o islamismo.

As estatísticas apontam  para o fato de que o islamismo é a religião que mais cresce no mundo atualmente. Há pouco o Vaticano anunciou que, pela primeira vez na história, o número de muçulmanos ultrapassou o de católicos no mundo. Islâmicos somam 1,3 bilhão de seguidores ante 1,13 bilhão de católicos. Se não bastasse isso é perceptível também o fechamento de inúmeras igrejas. Infelizmente uma quantidade considerável de igrejas tem fechado seus templos dando lugar a templos muçulmanos.  O portal Gospel Prime publicou essa semana uma reportagem afirmando que somente na Alemanha, mais de oitocentos igrejas católicas e protestantes  foram fechadas desde o início da década de 1990. No entanto, este fenômeno que é chamado de “Euroislãmização” tem se espalhado por todo o continente.

Os representantes da Igreja Católica na França há décadas alertam sobre as pessoas que estão abandonando a fé cristã e, com isso, abrindo espaço para o crescimento do Islã.

Um estudo realizado pelo Instituto Hudson em 2011 mostrou que na França  o Islã deverá ser a religião dominante em dez anos, deixando o domínio católico para trás. Ao mesmo tempo,  a Holanda, onde surgiu a Igreja Reformada,  tinha  mais de 4200 igrejas cristãs em 2011. Estima-se que 1400 delas não existirão mais até 2020. Mais de 900 igrejas foram fechadas no país desde 1970. Muitas hoje abrigam mesquitas.

Segundo Silantiev Romano, professor da Universidade Estatal de Moscovo e estudioso do Islã, esses dados mostram uma tendência do cristianismo ser extinto na Europa como parte da rápida mudança no mundo. Para o estudioso, essa é uma derrota real para o Ocidente, que está perdendo inegavelmente espaço para o Islã, em um fenômeno de “ocupação cultural”.

De acordo com Romano, a negação dos valores cristãos europeus, mostra que em algumas décadas o Velho Continente poderá estar dividido entre ateus (ou sem-religião) e os muçulmanos.

Caro leitor, a luz destas afirmações sou levado a conclusão que a Igreja brasileira precisa investir enviando missionários para o Velho Continente. Além disso, acredito que mais do que nunca torna-se a necessário com que  pastores brasileiros contribuam com treinamento e formação de líderes autóctones. Na minha perspectiva tenho entendido que o momento é emblemático e que devido a apostasia europeia precisamos reverter parte dos nossos esforços àqueles que anos atrás nos abençoaram nos enviando missionários.

Confesso que o meu coração se angustia em saber que a Inglaterra de Spurgeon, Wesley, Whitifield, Lloyd Jones e outros mais, tornou-se adepto do Islamismo. Minha alma pesa por perceber que a Alemanha de Lutero, a França de Calvino, bem como o restante do continente europeu secularizam a fé, abandonando na esquina do esquecimento os valores do cristianismo.

Tenho orado pela Europa e no final do ano se Deus quiser deverei voltar a Espanha para trabalhar com evangelização e treinamento de líderes. Minha oração é que o Senhor abençoe o Velho Continente e que pela sua graça me conceda os recursos necessários a viagem, bem como me use para engrandecimento do seu Santo e Glorioso nome.

Renato Vargens


Éderson disse...

Consequências de um "Evangelho" religioso e sem poder. Triste. =(

Anônimo disse...

Sinceramente? Acredito que isto não é culpa da Igreja. Mas culpa nossa, aqui e lá. Tolerância com o mundanismo e intolerância entre nós.
Minha Esperança? As portas do inferno não prevalecerão contra igreja...

HP disse...

Moro na Irlanda há 7 anos.

Não vejo tanta "Euroislãmização" assim. O Islamismo cresceu porque a Europa recebeu muitos imigrantes da África e Ásia, mas na maioria o Islamismo é restrito aos imigrantes apenas. São poucos os nativos convertidos ao islamismo.

Agora o real problema é a secularização. Aqui na Irlanda por exemplo, os escândalos de padres pedófilos acelerou a secularização de muitos irlandeses. As frases a seguir são comuns: "Se Deus existisse não deixaria crianças puras serem violadas por padres pedófilos" e "Se Deus não pode proteger crianças indefesas dos seus ministros (padres), então Deus não existe".

Torno a dizer, o problema da Europa é a secularização. O povo tem perdido a fé. Já não crê na existência de um Deus.

Mesmo assim, tenho contato com igrejas evangélicas aqui na Irlanda e o verdadeiro Evangelho de Cristo tem sido pregado. Deus tem juntado brasileiros, irlandeses, ingleses, sul-africanos, nigerianos, alemães, indianos em grupos, pequenos ainda, que louvam a Deus de maneira sincera e tem crido no Evangelho da Graça de Cristo. São várias igrejas evangélicas independentes que tem propagado o Evangelho de Cristo por aqui.

Tive contato com missionários ingleses, suíços, alemães que tem levado a Palavra de Deus para lugares como Laos, Vietnam.

Deus não tem deixado a Sua Igreja.

Sua Igreja tem sofrido, mas Deus tem tomado caminhos, fortalecendo-a em Cristo.

Na paz.

Henrique

Verdadeiro Ivo disse...

Nosso Deus o "trem" tá feio na Espanha!!

Anônimo disse...

Ainda ha esperança , sou frances e tenho visto o evangelho mudando meu pais , ai vai um link : http://histoires-de-cultes.fr/02/?p=14

Anônimo disse...

Sou frances e tenho visto o evangelho mudar meu pais , um evangelho serio , creio que ha esperança .

Ai vai um link , acho que da para traduzir em portugues ( http://histoires-de-cultes.fr/02/?p=14 )

A paz em Cristo , Adam.

Unknown disse...

Em duzentos anos, em países laicos não haverá mais religião alguma, simplesmente por falta de fiéis. O advento da internet tem sido um duro golpe em crendices com base em relatos de fanáticos da antiguidade.

Nossos universitários já se sentem envergonhados e declararem suas crenças e são motivo de chacota quando o declaram. E isto é uma coisa boa, é preciso desdenhar de quem acredita cobra falante e em jumento conversador. É preciso zombar de quem afirma que a terra foi feita com clicar de uma varinha mágica a 6000 atrás, nenhum segundo a mais e que os ossos dos dinossauros foram plantados pelo deus, para testar a fé do crente.

Os que acordaram, precisam urgentemente alertar seus semelhantes do perigo que a bíblia e as religiões representam para a saúde mental das pessoas.

NDSIMAS@YAHOO.COM.BR

Unknown disse...


SÓ JESUS SALVA - RENASCI EM CRISTO - JESUS É ÚNICO SENHOR E SALVADOR - observem a sociopatia embutida nestas frases. Os muçulmanos, os indus, os budistas, os que viveram antes deste tal Jesus, queimarão na fornalha do inferno para aquecer os corações destas deturpadas mentes, que se auto proclamam especiais e iluminados dentre tantos. Este é o verdadeiro horror das religiões, transformar um ser perfeitamente são e decente, em um demente narcisista

NDSIMAS@YAHOO.COM.BR

Nilson de Simas Joinville-SC CEP 89207-100 Rua Graciosa 110 FONE 3454-9213

Unknown disse...

POR QUE ÉS CRISTÃO??????

Você é cristão e não muçulmano, judeu, indu ou budista, única e exclusivamente porque o Brasil foi colonizado por europeus cristãos. Então veneras o teu profeta se ajoelhando e falando ao vento.

Se o Brasil tivesse sido colonizado por Árabes, você veneraria o teu profeta, se prostrando de quatro, com a testa no chão e o fiofó pro avesso de Meca e Medina e clamaria por um tal de Alá que ali nunca está. E isto muitas vezes ao dia.

Se o Brasil tivesse sido colonizado por asiáticos, você nortearia as suas certezas como base nos ensinamento de um obeso mórbido, que mal e porcamente conseguia controlar o próprio peso.

Se o Brasil tivesse sido colonizado por indianos, você seria um idólatra da vaca, do rato e do grande "Deus" Macaco Hanumann.

Se o Brasil tivesse sido colonizado por judeus, você iria para frente de um muro e ficaria se balançando para frente, para trás e conversaria com a pedra, feito um pateta.

Consegues perceber agora a trivialidade e insignificância de sua crença religiosa? Sendo pois, meramente por uma questão geográfica? Dos mais de três mil deuses adorados pela humanidade ao longo de sua existência, todos eles foram os únicos e verdadeiros, tal qual o seu. E você é ateu em relação à todos. Não é ?

"Quando te tiveres emancipado dos Deuses do Céu e da Terra, quando te tiveres desembaraçado dos chefes de cima e dos chefes debaixo, quando tiveres levado à pratica este duplo gesto de libertação, então, mas então somente, ó meu irmão, sairás do Inferno em que te encontras para entrar no Céu que tu realizarás! Deixarás as trevas da tua ignorância, para abraçar as puras claridades da tua inteligência, desperta, já, das influências letárgicas das religiões!" Sebastien Faure

Nilson de Simas Joinville-SC CEP 89207-100 Rua Graciosa, 110 fone 3454-9213

Unknown disse...

Os missionarios que voce diz terem sido de uma tal grandeza para o apego da fe crista no Brasil eram patrocinados por pessoas que so estavam interessados em usufruir de todas as riquezas naturais do Brasil, esses mesmos missionarios forcaram muitos nativos da epoca a aceitarem a fe crista para que nao fossem mortos.... Esse e o fato que voce chama de benção, até mesmo africanos muçulmanos escravizados no Brasil foram mortos por ordem desses mesmos burgueses que voce deve idolatra. As igrejas no Brasil usufruem da fraca cabeça da maioria da população e do desespero por salvação deles para arrancar dinheiro deles, prometendo até mesmo um lugar no céu... até curar doenças hoje em dia os pastores curam!!! É UM MILAGRE, para que médicos hoje em dia?? Basta pagar o dizimo que o tumor na cabeça se cura, ou até mesmo a sua conta negativa no banco se torna um fortuna de um dia para o outro....

Se os grande parte da Europa se torna agora muçulmana é por livre e expontanea vontade, é por eles teram a oportunidade de conhecerem, atraves de todos os meios de comunicação hoje, o que realmente é o islam, fato esse impossiveis para seus antepassados, uma vez que os muçulmanos foram feitos como vilões por grande parte da historia, e hoje em dia, quanto mais deturpam a imagem do islamismo, mais pessoas se convertem a cada dia, a verdade é uma só e quem não é alienado ou um fantoche da igreja percebe isso num picar de olhos! Voces lutam contra uma religiao onde sua essencia é a paz, a paz com Deus o UNICO, e que seu objetivo e orar e adorar a Deus, quem são os bandidos agora???? Acredito na Biblia, mas na verdadeira Biblia, aquela que foi escondida pelo mundo devido a interesses politicos, seja dos Papas, Reis, Burgueses e ate mesmo os pastores de hoje em dia, hoje voces louvam a Jesus ao inves de Deus, onde ja se viu Deus ter uma mae? Se foi o proprio Deus que criou a virgem Maria? Ou mesmo ele que abençou ela com o espirito sagrado? Desde quando um Deus ou ate mesmo um filho de Deus ( ja que hoje em dia cada um tem sua opiniao do que Jesus é) Morreria para a Salvação da humanidade? O que nos humanos somos para isso acontecer? Somos meros e infimos seres criado de simples barro que estamos aqui provando a Deus que somos Digno de entrar no paraiso, não é Deus que há de provar para gente algo, Deus é bastante a si próprio, nós não... Pensem bem, estudem mais, se o mundo esta se tornando muçulmano, deve haver alguma razão certo?? Passem a ler, conhecer o islam, comparem com o cristianismo, evangelho o que for... e vejam realmente se a algum mal a se dizer do islam, infelizmente muitos seguidores da biblia hoje fazem o que os Judeus fizeram com os cristaos e isso e triste.

E, quando se lhes diz: “Crede no que Deus fez descer”, dizem: “Cremos no que fora descido sobre nós.” E renegam o que houve depois disso, enquanto isso é a Verdade que confirma o que ESTÁ com eles. Dize: “Por que, então, matastes, antes, os profetas de Deus, se sois crentes?” S. 2:91

Unknown disse...

A Europa desaparecerá em Breve. Os valores cristãos, que foram desvirtuados e deformados, também estão em crise. Esses valores ocidentais de igualdade entre os homens, liberdade religiosa (que na verdade é pura retórica, pois o próprio cristianismo é racista, machista, etc) que não existem também está caindo por terra. A tomada da Europa pela Islã é apenas simbólica, pois se espalhará por todo o mundo. Os europeus tentaram 8 cruzadas contra o Islã, dessa vez em um único evento o Islã prevalecerá. A Jihad já está acontecendo.

Unknown disse...

Algumas pessoas assistem o jornal nacional e acredita que tudo aquilo ali é verdade.. Irmã espero que encontre a paz e que Deus a abençoes apesar de estar inspirando pessoas a odiarmos ainda mais.. Jesus disse amai-vos uns aos outros; e não julgues para não ser julgado. Sou Muçulmano, pois além de pregar igualdade, é a segunda religião que consegui ter um encontro com Deus enquanto que no cristianismo em geral só encontrei pessoas como vc, desinformada, que fala coisas ao vento, privando até mesmo muitos outros de ouvir a verdade. Sempre fui bem vindo na Mesquita, mas sempre fui mal visto nas igrejas que visitei. Como se todos fossem superiores e eu inferior. Frequentei várias igrejas e Graças a Deus me encontrei.. Espero que não veja essa mensagem como uma afronta até por que religião verdadeira é aquela que te faz ver Deus ao invés de ficar apontando os outros e se esquecer do principal: amai uns aos outros assim como a ti mesmo..
Assalam o alaikum...

Henrique Vilena disse...

Em pleno século XXI (se é que o calendário cristão ainda é válido), e nós estamos debatendo sobre o avanço do Islã. O Renascimento Cultural fracassou. O Iluminismo fracassou. O pensamento científico fracassou. Estamos aqui discutindo sobre anjinhos de asinhas nas nuvens, paraísos floridos e infernos fumegantes... Em pleno século XXI, e pessoas adultas debatendo sobre "as leis de Deus". O sujeito decide, sabe-se lá porque, que determinado texto é "a palavra de Deus", e se sente no direito de matar qualquer um que disser o contrário. Louca pretensão! Se algum deus quiser falar comigo, terá que fazer isso pessoalmente. Mas nunca ouvi vozes do céu, nem sarças ardentes, nem anjos alados - só histórias para assustar meninos. O homo sapiens é uma decepção, vamos ter que aguardar uma nova espécie, um pouquinho mais inteligente e menos fantasiosa. Até lá, divirtam-se com suas polêmicas teológicas.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only