quinta-feira, fevereiro 07, 2013

A juventude, o desrespeito aos mais velhos e as redes sociais

Por Renato Vargens

Louvo ao Senhor pelas centenas, talvez milhares de BLOGS evangĂ©licos que surgiram nos Ășltimos dois anos. Deus pela sua graça tem usado irmĂŁos preciosos na propagação dos valores do reino, da defesa da fĂ© bem como na evangelização de um nĂșmero incontĂĄvel de pessoas. Da mesma maneira bendigo ao Senhor por tudo aquilo que tem feito na e atravĂ©s da vida de jovens nas Redes Sociais. De fato Ă© notĂłrio e louvĂĄvel observar moças e rapazes servindo ao Senhor no Facebook e Twitter. Contudo, uma coisa me tem chamado a atenção. Tenho visto muitos jovens lidando desrespeitosamente com os mais velhos. Isso mesmo, lamentavelmente meninos e meninas que mal saĂ­ram do cueiro tem escrito textos, publicado vĂ­deos e emitido comentĂĄrios ridicularizando as opiniĂ”es de homens de Deus.  

Ontem enquanto nos dirigĂ­amos para a cerimĂŽnia de abertura da dĂ©cima quinta edição da ConsciĂȘncia CristĂŁ, eu, o pastor Geremias do Couto da Assembleia de Deus do Rio de Janeiro e mais o Vinicius, editor do BLOG Voltemos ao Evangelho conversamos um bom tempo sobre o assunto. Fomos unĂąnimes em concordar que parte da garotada tem ultrapassado os limites do bom senso.

Pois é, particularmente confesso que fico assustado com a forma autoritåria com que alguns jovens se dirigem aos mais velhos no Facebook. Outro dia soube de uma caso de um rapaz que afrontou desrespeitosamente um dos mais capazes e saudåveis pastores brasileiros numa rede social. Noutra ocasião testemunhei um adolescente seminarista chamando atenção de forma åspera e desrespeitosa homens e mulheres com idades para ser seus pais simplesmente porque pensavam diferente daquilo que ele acreditava ser correto. Hå pouco testemunhei outro adolescente com pouquíssimo tempo de conversão, sem conhecimento bíblico e teológico suficiente, corrigindo arrogantemente a postura de um dos mais respeitåveis teólogos brasileiros.

Prezado leitor, acho maravilhoso com que  os jovens emitam suas opiniĂ”es. Eu vibro com isso! O meu coração se enche de alegria em observar-los servindo ao Senhor. Contudo, acho que alguns destes estĂŁo pisando na bola ao tratar desrespeitosamente pessoas mais velhas.

Gostaria de ressaltar que o meu desejo em escrever este post nĂŁo Ă© cercear a garotada do direito de publicar textos ou vĂ­deos na internet. Muito pelo contrĂĄrio, me alegro por ver adolescentes e jovens dedicando suas vidas a Cristo. Todavia,  gostaria de sugerir aos jovens blogueiros e membros das redes sociais que meçam suas palavras ao se dirigirem a pastores, bem como as pessoas mais velhas.  Sim, vocĂȘ pode e deve emitir sua opiniĂŁo, no entanto, evite a arrogĂąncia e o deboche, mesmo porque, as Escrituras nos ensinam a valorizarmos e respeitarmos as cĂŁs dos mais velhos.

Isso glorifica o Senhor!

Fica a dica!

Renato Vargens
Unknown disse...

lĂȘem tanto a BĂ­blia, estudam tanta teologia e nĂŁo aprendem que a palavra "presbĂ­tero" significa anciĂŁo.

AnĂŽnimo disse...

Além do que que estes mesmos jovens seja HUMILDES o suficiente em buscar MENTORES, homens mais velhos e com a devida experiencia ministerial para que possam aprender a ouvir e a se submeter a uma liderança de acordo com o que as Escrituras nos chamam a fazer.

Parabéns pelo post!

Anderson Cruz disse...

A paz de Cristo,

Bom, eu tenho 17 anos, e desde dos 15 me envolvi no meio de blogs com artigos e até mesmo debates teológicos. A verdade é que muitas vezes vejo textos ofensivos à meus ideais e crenças na blogosfera, como contra o Pentecostalismo, é claro que todos tem o direito de divergir em ideias, entretanto hå realmente textos na blogosfera, que não defende a fé e sim ataca a fé de outrem. No início eu esquentava a cabeça e partia para a discussão, hoje, mesmo me remoendo de "raiva" prefiro ficar quieto, e aprender daquEle que é manso e humilde de coração.

Rafael Soares disse...

Muito bom esse post Pr Renato. Infelizmente, um traço que tem marcado a juventude de hoje é essa arrogùncia que os fazem sentirem-se os mais såbios deste mundo. Se inundam de tanta soberba que esquecem os preceitos båsicos da fé cristã.

O Sandro falou acima sobre a questĂŁo da mentoria, e tenho sentido isso na pele, busco beber das experiĂȘncias dos meus amigos pastores, que sĂŁo mais velhos (tenho 25 anos) e tenho sido extremamente abençoado neste sentido. Inclusive, sugiro que vocĂȘ faça um post relacionado a este tema.

Que a nossa juventude "perdida" em meio Ă  sua soberba reencontre o caminho da Escritura. Um caminho de humildade, respeito e cordialidade.

Unknown disse...

Pastor Renato, concordo com a sabia advertĂȘncia sobre conduta social.

Unknown disse...

Esta sua advertĂȘncia Ă© valida nao somente para cristĂŁos , mas para qualquer indivĂ­duo de qualquer etnia ou comunidade. Em uma sociedade pluralista , a adesĂŁo a idĂ©ias e valores se dĂĄ mais pela admiração externa , que por imposição ou desqualificação dos conceitos pre-existentes.

Thiago Oliveira disse...

Sem querer desrespeitar, acho que para muitos lĂ­deres evangĂ©licos, questionĂĄ-los jĂĄ Ă© um desrespeito...Tenho 27 anos, mas sempre que vejo algo que vĂĄ de encontro a Palavra, publico em meu blog, como por exemplo um "tele-pastor" que em recente entrevista tirou do contexto FL 3:14 para falar sobre uma tal "lei da recompensa" e assim defender a falsa e efĂȘmera teologia da prosperidade...
Que ninguém despreze a juventude voltada para o Evangelho que prega a Mensagem da Cruz...todavia, saber usar bem as palavras é um bom conselho...

Paz!!!

Thiago Oliveira disse...

Sinceramente, para muitos lĂ­deres, sĂł o fato de serem criticados jĂĄ acham que Ă© um desrespeito...
Mas Ă© bom saber usar as palavras pra nĂŁo perder a razĂŁo...

Rafael disse...

Concordo com o texto mais queria o referido pastor fizesse um texto inverso,mostrando a arrogĂąncia dos mais velhos perante os jovens.

AnĂŽnimo disse...

Pr. Renato Vargens,

Concordo com vocĂȘ que muitos jovens tem exagerado em suas expressĂ”es de idĂ©ias. Contudo, muitos blogueiros mais experientes e intelectuais tem mantido sites com fortes medidas de deboche, palavrĂ”es e insinuaçÔes perversas Ă  pastores e pessoas pĂșblicas pelo Brasil afora.
Sinceramente, creio que precisamos também revermos se é sensato mantermos blogs denominados "apologéticos" que tem, de certa forma, incentivado muitos desses jovens a terem posturas como supracitadas.

Abs.
Marcos Sampaio
www.caminhopleno.com/blog

Heverton de Oliveira disse...

Muito bem explanado pelo senhor, Pr. Renato. O senhor foi muito claro, e tocou em um ponto bem atual. Confesso que jĂĄ fiz muita idiotice no Facebook, e que nĂŁo soube usar as palavras certas... Agora tomei jeito... heheh Mas o sr. tĂĄ certo. Mas em contrapartida concordo com o que o Thiago Oliveira disse: ''para muitos lĂ­deres evangĂ©licos, questionĂĄ-los jĂĄ Ă© um desrespeito'' isso tambĂ©m Ă© um fato. E o Senhor tambĂ©m jĂĄ falou sobre o assunto, inĂșmeras vezes. A ideia do Rafael tambĂ©m Ă© boa. Mas sobre o Testo que o Sr. escreveu a pouco: '' Sim, vocĂȘ pode e deve emitir sua opiniĂŁo, no entanto, evite a arrogĂąncia e o deboche (apesar de o sr. concordar comigo que alguns lĂ­deres fazem coisas que nĂŁo tem como nĂŁo rir, afinal foge tanto da bĂ­blia que gera duas reaçÔes em nosso consciente: riso e depois lamento), mesmo porque, as Escrituras nos ensinam a valorizarmos e respeitarmos as cĂŁs dos mais velhos. Me senti obrigado e chamado a seguir cada vez com mais intensidade a palavra de Deus que lhe foi agora revelada. Deus abençoe.

AnĂŽnimo disse...

Parabéns pela postagem! Concordo contigo. Muitos estão passando dos limites.

Maxwel Marinho disse...

Verdade caro Gleidson, graças a Deus que tenho tido sabedoria pra lidar com presbíteros retrógrados e que muitas vezes travam o crescimento da igreja com suas posiçÔes pessoais e não de interesse do reino. Mas certos ou não, são autoridades constituídas por Deus, devo todo respeito às pessoas, e vamos caminhando com nossas diferenças e nos aperfeiçoando cada dia N'Ele!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only