sexta-feira, agosto 10, 2012

Deus me mandou lhe dizer...

Por Renato Vargens

Entre os evangélicos, principalmente no meio pentecostal é comum nos chamados círculos de oração, encontrarmos os profetas de plantão mandando recados "divinos" uns para os outros. Nesta perspectiva, volta e meia é possível testemunhar alguém dizendo: "Deus me mandou te falar..."  e lá vem profetada e revelação.

Outro dia, um amigo compartilhou que uma "profetiza" dirigiu a palavra sua esposa dizendo: "Deus manda te dizer, que o seu sofrimento vai acabar e que o seu marido vai largar a cachaça e converter-se a Cristo." 

Pois é, o que a "profeta" não sabia, era que o marido dessa mulher, além de ser convertido, era um pastor consagrado e temente ao Senhor.  Noutra ocasião fiquei sabendo de uma casal amigo que recebeu a revelação por parte do profeta que deveriam ser casar pois essa era a vontade do Senhor. Há pouco soube de uma mulher que mediante a revelação do círculo de oração, abandonou o marido para casar com outro, visto que recebeu uma profecia de que aquele que estava casado não era o escolhido do Senhor.

Caro leitor, vamos combinar uma coisa? Nós cristãos não precisamos de mediadores para nos dizer o que fazer ou conhecer a vontade de Deus para as nossas vidas. Ora, as Escrituras afirmam que os crentes em Jesus são sacerdotes e como tais possuem livre acesso ao trono do Pai. O problema é que parte do pentecostalismo brasileiro (reconheço que nem todos são farinha do mesmo saco) sincretizaram a fé miscigenando o cristianismo com práticas de outras religiões . Nessa perspectiva, em vez de consultar o pai de santo, consulta-se o profeta, com o objetivo único de que este lhe diga a vontade de Deus.

Eu, diferentemente de muitos, fico com os reformadores que como Lutero diziam:

"Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir"

Prezado amigo, isto, posto, rogo por Cristo Jesus, que tome cuidado quando alguém lhe dirigir a palavra em nome do Eterno,  dizendo-lhe aquilo que tem que fazer, mesmo porque, ao aceitar algumas destas revelações você poderá estar comprando, gato por lebre.

Pense nisso!

Renato Vargens

Cristiano Silva disse...

O sr. sabe a bibliografia destes dizeres de Lutero (que aliás concordo 100%)?

Thiago e Teresa disse...

Graça e Paz Pastor Renato!!

Já fui uma vez num circulo de oração onde tinha uma missionaria falando um monte de coisas absurdas, o povo todo pulando, gritando e por fim foi oferecido aguá em copinhos de café para que as profecias se cumprissem. Te digo que nunca mais fui a esses tipos de centros onde pessoas estão sendo usadas por Espíritos enganadores e levando muitos a viverem suas vidas bitolados e perturbados.

Deus não nos chamou para vivermos aprisionados e sim para liberdade em Cristo!!

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência.
1 Timóteo 4:1-2

Franklin Medeiros disse...

1 João 4:1

Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

Bruno Leonardo disse...

Pastor Renato, então como CONTEMPORANISTA que o senhor é, como seria o modo correto do DOM DE PROFECIA descrito em 1Cor 12? Como seria a utilização desse DOM para edificação do Corpo de Cristo que é a Sua Igreja?

Batista Leonardo.

by parma disse...

Lembrando que a palavra de Deus é soberana e a maior das revelações e qualquer palavra que deturpe o seu sentido real deve ser anátema!
As revelações, profecias são dons ou manifestações espirituais como vemos na listagem de dons espirituais, além disso vimos na bíblia inúmeras manifestações de profecias/revelações direcionada a pessoas. Apesar de algumas pessoas fingirem, e falarem o que Deus não disse isto não desabona em nada as revelações, para estes que não sabem diferenciar existe o dom de discernimento de espíritos. Se nos afastarmos de tudo o que aparentemente é arriscado não faremos nada em nossa vida .Eu já recebi inúmeras revelações divinas que se cumpriram
Pastor Renato Vargens acho que foi infeliz em seu texto deveria escrever um texto de forma que os leitores pudessem ter uma conclusão própria, sem manipular as informações, por exemplo, eu não vi nenhum testemunho de revelação que teria sido comprida, eu conheço inúmeras, minhas e de meus irmãos. E também ser um pouco mais sábio e ponderar mais suas palavras, principalmente referente as revelações ou profecias como se fossem apenas praticas ligadas ao espiritismo, isto é pecar contra o espirito santo. Quando tratar de um assunto complexo tenha mais cuidado para analisar ainda mais se tratando das experiências pessoais e intimas, se não chegar a nenhuma conclusão é melhor não comentar !!
Abc.

Tiago Baldo disse...

Concordo com o Pr. Renato em muitas partes, porém, ainda existem sim profetas do Senhor tanto na pregação do Evangelho Cristocêntrico, como nas revelações do Espírito Santo (Atos 21.10,11).

Digo isso como prova viva de profetadas e profecias verdadeiras, tais como o ministério que o Senhor tem confido a mim, pobre pecador.

Tiago Baldo

Ruth Rossini disse...

E essas pratica entre outras,não é excluisivo do Neo Pemtecostalismo,que muito vejo ser taxado de heresia(E O É)Enquanto o PENTECOSTALISMO,é carinhosamente chamado de "Pentecostalismo Clássico"...Eu fui de igrejas neo e pentecostais e sei o que ocorrer em vigilias,ciclos de oração,cultos de poder,,etc..etc..A doutrina pentecostal em si como estudei lá e fora de lá...e Digo não é SÃ DOUTRINA nem a neo nem a outra...

Ruth Rossini

Ashbel Simonton Vasconcelos disse...

Muito bom texto pr Renato. Os apóstolos não tiveram substitutos (não há prescrições bíblicas para isto), portanto o tempo das revelações terminou conforme Hb 1.1-2, Gl 1.8-9. A Bíblia é completa e perfeita e não precisamos de nenhuma outra revelação extra bíblica. 2 Tm 3.17 mostra que ela é suficiente para fazer o homem perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. Então o que Deus diria além do que já foi posto? Qualquer coisa invalidaria a clara afirmação deste verso.

Wallysou disse...

pr. Renato, apz.

nós nos conhecemos pessoalmente na Vinacc, e tenho apreço e admiração pelo sr.

todavia, como participante do movimento pentecostal, vejo isso no dia-a-dia e tenho a dizer o seguinte:

sei que existem esses exageros, distorções e até fraudes descaradas, isso é fato. entretanto, também é inegável que Deus se revela e age atualmente por meio dos dons de 1 Co 12.

negar isso é tentar tapar o sol com a peneira.

assim, sugiro, em amor, que o sr. quando fizer sua crítica, seja mais específico e direto, apontando o erro mas não generalizando a ponto de colocar na mesma vala comum aqueles que são verdadeiros homens e mulheres de Deus usados por Deus.

inclusive, seu comentário dá a entender que nós, que buscamos verdadeiramente a Deus, não nos importamos nem criticamos esses fatos que o sr. aponta, o que não é verdade.

mas essa omissão não nos faz justiça e nem contempla nosso esforço e iniciativa em combater esses desvios.

com isso não estou me colocando contra sua crítica a essas situações exdrúxulas, mas sugiro que o sr. siga o exemplo paulino de apontar e condenar o erro, mas igualmente apontar a forma correta e o que deve ser feito, de acordo com as Escrituras.

entendo, porém, que o sr. não deve ter conhecimento e vivência pentecostal suficiente para dizer "faça assim", e se o sr. quiser continuar no "não faça assim", apenas seja mais imparcial e não deixe margem para dúvidas.

porque, da forma como está posto o artigo, o sr. está "jogando fora o bebê com a água suja do banho".

ah, outra coisa: esse chavão de Lutero já está muito manjado... de tanto que leio já soa como um escape à discussão franca e honesta.

perdão pela franqueza, mas como só vi comentários favoráveis aqui, resolvi deixar minha contribuição e colocar os pingos nos i's, para não deixar passar batido inclusive o comentário enviesado e enviseirado do sr. Ashbel, que parece saber pouco do assunto, e ainda se gaba disso.

em Cristo,

wally.

renato vargens disse...

Wally e demais amigos,

Peço por gentileza que leiam esse texto:

http://renatovargens.blogspot.com.br/2012/08/nota-explicativa.html

Nele,

Renato Vargens

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando disse...

O Amor já vê tudo, é a própria mente de Cristo. Em parte conhecemos e em parte profetizamos devido a nossa limitação.

O que eu tenho a dizer é que Deus não é de confusão. O Espírito Santo é quem administra a comunhão e tem o cuidado
todo especial do próprio Cristo para nos conduzir no caminho. A profecia é para confirmação de uma realidade espiritual já existente. Não tem maior consolação e alegria do que essa, daí opera a fé pela própria natureza da profecia. Isto é, ninguém sabe de nada e de repente chega o Senhor e diz:
Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes que Felipe te chamasse, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira.

aí vem o louvor como resposta:

Respondeu-lhe Natanael: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és rei de Israel.

Ao que lhe disse Jesus: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? coisas maiores do que estas verás. (João 1)

A profecia gera a fé baseada em uma realidade. Se for uma chamada missionária, o irmão já via isso, mas veja como é importante a confirmação. Veja que a situação ficou limpa e definida, agora foram-se as dúvidas.

As vezes o profeta nem sabe que está profetizando ( João 11:51)

Ora, isso não disse ele por si mesmo; mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus havia de morrer pela nação,

Agora, plantar uma espectativa baseada na própria concupiscência e desejo terreno, voltado para as coisas dessa vida aqui. Cheira mal, cheira dúvidas e confusão.

Amém
Fernando Camboim Filho

Unknown disse...

Lutero era perfeito?sabia tudo?de onde ele saiu?o que aprendeu lá dentro?concordo em partes no texto mas mesmo na época de Paulo existiu coisas parecidas,mesmo assim não condenarei a Paulo generalizar e coisa de fariseu "examinai tudo"não somente os erros.aliás se formos olharmos somente os erros aí aí das tradicionais "não es nem fria nem quente mas morna"mas não faço isso sei da valor a paz de Cristo...

Dúh... a realidade de hoje: mentes cauterizadas disse...

Boa noite, gostaria aqui hoje de desabafar com vocês, acabei de chegar do trabalho, minha namorada disse que queria conversar comigo algo sobre nós dois, ela me contou que a mãe dela não está satisfeita com a nossa relação, daí fui perguntar o porque, a minha Namorada no momento está desempregada e mora na casa da mãe dela, a mãe dela é daquelas igrejas do reteté dos super santos fiquei sabendo pela minha namorada que a irmã dela contou para ela que a mãe dela foi a igreja, e chegando lá duas mulheres profetizas uma de cada vez entregou uma suposta revelação para ela, no que dizia o seguinte: Deus manda te dizer que a sua filha vai voltar para o ex marido dela, e a outra foi o seguinte, Deus me revelou que este aí (no caso ela se refere a minha pessoa) não é de Deus pra vc, você vai arrumar outro.

Gente como pode um absurdo desses? O ex marido dela maltratou muito ela e traiu muito ela durante anos em que estava casado com ela, ela mesma só descobriu por causa de uma amiga que trabalha próximo ao serviço dele, bom vamos lá me chamo Marcos Eduardo, tenho 31 anos de idade, Acredito muito na palavra de Deus, tenho temor sim à Deus, mas achei isso muita audácia da parte destas mulheres que : não me conhece não convive comigo e ainda ficam revelando essas porcarias que elas chamam de revelação se Deus que pra mim coisa nenhuma é, são pessoas abitoladas, que não entende as escrituras da forma correta é adoram aparecer dando profetas nos outros, a mãe da minha namorada acreditou nisso, e agora está com isso na cabeça de que eu não sou um bom rapaz para a filha dela. Só lembrando que : o ex marido traía e ainda mandava ela procurar homem na rua. Na boa eu não estou indo a esse tipo de igreja se é que posso chamar isso de igreja. Já confrontei muitos e muitas destas pessoas dentro das escrituras à respeito disso dessas falsas profecias..

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only