sexta-feira, junho 22, 2012

O uso do celular e a falta de reverência no culto

Por Renato Vargens

O advento do celular e do smartphone facilitou em muito as nossas pobres vidas mortais.  Lembro que há alguns anos, dependendo do  local onde estivessemos, se desejássemos conversar com alguém, ou se precissássemos falar com um familiar em caráter de urgência "estávamos na pista". Contudo, com o avanço da tecnologia tudo se tornou mais fácil não é verdade? Todavia, tem gente que em hipótese alguma não consegue abandonar o celular, dorme com ele, come ele, e até ao banheiro vai com ele. 

Pois bem, nessa perspectiva, tem gente que nem na Igreja desliga o bendito aparelhinho.

Hoje eu fiquei sabendo de um caso no mínimo inusitado, uma irmã entrou no templo de uma igreja e se ajoelhou para orar, quando o celular tocou no silencioso. Ela aproveitou o "embalo" e ficou de joelhos "ORANDO", ou melhor, "COM CELULAR NO OUVIDO" conversando com seu interlecutor.

O que falar então dos adolescentes e jovens que com a desculpa de ler a Bíblia  brincam de jogos eletrônicos no celular? O que dizer daqueles que em meio ao sermão, navegam na internet querendo saber o resultado do jogo de seu time de futebol?  Ou ainda daqueles que navegam pelas redes sociais, mandando mensagens aos seus amigos virtuais via facebook e twitter?

Caro leitor, lamentavelmente não são poucos aqueles que banalizaram o serviço cristão em detrimento ao celular. Sem sombra de dúvidas o celular é uma bênção, no entanto, quando o utilizamos no horário do culto desrespeitamos àquele a qual deveriamos dedicar nossa adoração.

Isto, posto, afirmo que todo aquele que deseja servir ao Senhor e que entende que o culto a Cristo deve ser prestado de todo coração, entendimento e alma, que desligue o celular focando especificamente naquele que é merecedor do nosso louvor e gratidão.

Pense nisso!

Renato Vargens
Unknown disse...

Eu não levo a Bíblia impressa para o culto, no meu celular levo várias bíblias.

Geralmente uso a tradução do pregador, mas tenho disponível várias traduções em português, inglês, grego, hebraico e etc (youversion.com). Meu interlinear pesa 102g ;).

Graças a Deus na igreja que participo amamos os hinos e quando eu não sei ele decorado minha visão me impede de entender os slides, então novamente tenho 3 hinários instalados.

Como entender um sermão não é apenas ficar de mente passiva ao discurso do pregador, anotações e perguntas vão sendo anotadas no próprio celular para estudo durante a semana.

Eu vejo os olhares das pessoas quando fico durante o sermão catucando no celular, isso me incomoda muito... mas eu não posso julgá-las por ao invés de estaremos desfrutando da Palavra no culto estaremos perdendo tempo tentando me constranger.

Só peço a Deus que eu posso servir de exemplo e instigá-las a amar o momento da pregação da Palavra e usar todas os recursos e tecnologias para viver aquele momento único de alma, coração e intelecto.

tadeu disse...

Deus te abençoe irmão Renato por essa postagem. Está surgindo(faz tempo!) um novo tipo de liturgia nas igrejas: ORANDO COM CELULAR. É assim, você leva seu Smartphone pro culto e em vez de falar com Papai do Céu, você fica twitando, atendendo outras pessoas; vai fazer isso na hora em uma de entrevista de emprego. estou perplexo! As pessoas não tem mais "pudor" espiritual. Ficam de joelhos com celular no ouvido se fazendo que está orando. pastores ficam "pra lá e pra cá" na hora da Palavra?? que geração é essa?

Anônimo disse...

Pra evitar coisas do tipo, os pastores poderiam avisar no culto para desligar o celular, as vezes agente se esquece.

Sulamita disse...

Renato você é certamente um instrumento usado para abrir os olhos dos nossos irmãos. Ai de nós, se Deus não levantasse pessoas como você! Eu já estava achando que tinha algo de errado comigo, porque eu não concordo com o rumo desenfreado que a igreja de Cristo tem tomado e alguns líderes (pastores)fingem que não estão vendo, com medo de perder membros.
Eu frequento uma igreja onde alguns jovens ficam no celular o tempo TODO. Riem e teclam durante o culto inteirinho. É uma vergonha! No último culto, uma adolescente fazia isso com o apoio da mãe que estava ao lado e que uma vez ou outra dava umas olhadinhas também. E não era lendo a Bíblia não! Alguém precisa "avisar" a esse povo que a igreja É A CASA DE DEUS. Se nós não fizermos nada hoje, como será a igreja que nossos filhos frequentarão?

Irmão Henrique disse...

Há muito tempo que desligo o celular e deixo no carro.Faço o mesmo com meus filhos. Duas horas sem celular é um exercício saudável. Ainda mais quando estamos na igreja.

Ivan Duarte disse...

Graça e Paz queridos, Fui líder de um grupo de Jovens em uma igreja por 2 anos, e confesso que esse assunto era um grande desafio para mim, pois eu mesmo já presenciei e repreendi várias vezes jovens se divertindo com joguinhos em seus celulares durante o culto. Isso me decepcionava, era uma pena que eu estava nessa luta só. Muitos até diziam que eu era antiquado.
Bom, nunca me importei, pois o momento em que estou prestando culto ao meu Senhor e Rei todas as atenções era voltadas exclusivamente a Ele!

Nos cultos uso a minha bíblia impressa, sei que tem pessoas que usam celulares e tablets, não tenho nada contra, desde que estejam usando a palavra e não redes sociais, jogos,etc etc etc...

Thiago Boudny disse...

Analisar a situação julgando as condições modernas, conciliando o modernismo com as coisas de Deus, até dá pra tolerar; todavia tolero o modernismo sem mundanismo!
Mas, o lugar do culto, o momento do culto, deve ser reverenciado. Reverencia é ter sentimento de temor. Deus é santo e todo o que se usa no culto deve ser para louvar à Deus, caso contrário estaremos apenas vivendo uma religião simulada!
Lembro-me que no tempo de Neemias, o povo ficava é mais de 5 horas em total reverencia só para ouvir a palavra.
Infelizmente muitos profanam o templo de Deus. O que é profanar? É tornar comum as coisas santas.
Que Deus nos dê sabedoria para oferecermos nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável à Deus que é o nosso culto racional.

Alfrêdo Oliveira disse...

Atualmente convido os ouvintes a abrirem, ou acessarem, suas Bíblias no livro...

Beatriz Barros disse...

O problema, é que as pessoas perderam o foco ..
Quanto tempo a igreja não usou sua unica biblia, e levou seu hinário, são desculpas para inserir certas coisas..
Concordo com o texto, me sinto incomodada com as pessoas q tiram fotos, mandam mensagens no horário do culto ..
è tão normal par alguns, mas pra mim é triste.

Leo disse...

Parabéns! e se ele descarregar ou dar um apagão?

Unknown disse...

O celular ligado no culto e falta de repeito a casa de DEUS, principalmente quando pegam o celular e ficam filmando quando eu vejo que estao filmando pro meu lado eu nao gosto e nem aceito, eu estou ali e para ado ar a Deus e nao para aparecer uma igreja com celular como biblia, como caderno de louvor usando face etc, o ESPIRITO SANTO DE DEUS nem entra fica la fora DEUS tem educação.
,

Unknown disse...

Infelizmente, alguns pastores sao os primeiros a usar celular. O bom mesmo e ficamoscom espiritos de adorador e nao de observador.

Unknown disse...

A bíblia é um livro sagrado e a boca de Deus e não pesa,a tecnologia do celular é uma mistura de tudo não é um livro santo.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only