segunda-feira, novembro 14, 2011

3 Razões porque a Igreja Universal pode ser considerada uma seita

Por Renato Vargens

Outro dia eu afirmei que a Igreja Universal do Reino de Deus não pode ser considerada uma Igreja protestante ou evangélica, simplesmente pelo fato de que a sua teologia é sincrética, antropocêntrica e demoníaca. Além disso, ela não possui nenhuma relação teológica ou confessional com as expressões da Reforma, antes pelo contrário, seus ensinamentos contrapõem-se as doutrinas da ortodoxia evangélica.

Hoje eu gostaria de forma prática e objetiva explicar porque considero a IURD uma seita.

Isto posto, gostaria de refletir juntamente  com você sobre  três pontos que apontam a constituição de uma seita:

1. Exclusivismo salvífico - Embora a IURD diga que "só Jesus salva", ela condiciona a salvação às suas práticas e crendices, através da "posse de elementos salvíficos, como rosas ungidas, óleos especiais além de outros tipos de quinquilharias mágicas.

2. Liderança espiritual, absoluta , inquestionável e indissolúvel.  Em qualquer estrutura de liderança evangélica, qualquer denominação, independente se é reformada ou não,  um líder com 1/10 das distorções teológicas do Bispo Macedo teria caído. Lamentavelmente em instituições  como a IURD onde a Palavra proferida ou dita pelo líder primaz  é inquestionável  aberrações teológicas são cometidas.

3- Distorções basilares sobre a fé.  As doutrinas da IURD são sincréticas. Ainda que afirmem sua fé na Palavra de Deus, sua prática doutrinária demonstra outra coisa, junta-se a isso o fato de que a Universal relativiza a graça de Deus, pregando conceitos pagãos e absolutamente contrários as Escrituras Sagradas. Nesta perspectiva, entrevistam demônios, "comercializam" as bênçãos do Senhor, além é claro, de determinar que o crente em Jesus é um sócio do Todo-Poderoso.  Para piorar a situação, sua soteriologia é pelagiana, sou pneumatologia manipuladora, e sua fé maniqueísta.  Além disso,  encontramos nela  a prática da simonia,  da venda de indulgências além é claro de uma distorcida base teológica.

Isto posto, não possuo a menor  dúvida em afirmar que a IURD não pode ser considerada uma Igreja evangélica ou protestante.

Com dor no coração,

Renato Vargens
Joel Neves disse...

O senhor foi brando em suas colocações! Ela é muito pior que isso, seus membros tanto aceitam esse tipo de pastores, como defendem com furor esse tipo evangelho. Tem um ditado popular que diz: "todo eleitor tem o politico que merece". Eu mudaria pra: "todo 'crente', tem o pastor que merece".

Ramon Buçard disse...

Infelismente não é o único a achar isto. Eu sempre considerei a universal uma seita e o Macedão, me recuso a chamar ele de pastor ou bispo, um falso profeta corrompido.

neia disse...

não acho nada disso que vc comentou,não frequento mas não vejo nenhuma mal em acreditar em algo,bom MOISES tinha o cajado for por intermedio dele que abriu o mar então não temos que acreditar em objetos que aumentem nosso fe,antigamente o que as pessoas tinham para sacrificar so a vida a casa essas coisas hoje o sacrifio maior e abrir mão do dinheiro.

Inaldo disse...

Como Paul Washer falou certa vez, as pessoas que possuem esses falsos profetas não são vítimas, muito pelo contrário, esses falsos profetas são o castigo de Deus para essas pessoas que só querem um pseudo-evangelho, um "evangelho" fale menos de Deus, elas querem sentir coceira em seus ouvidos. Este é o castigo de Deus para essas pessoas.

E sobre o comentário acima da "irmã", não era o cajado de Moisés que fazia tudo aquilo, mas sim o PODER DE DEUS através de um mísero cajado. Agora resta você escolher: ou o cajado ou o DEUS do "cajado".

No mais, faço minhas as palavras do profeta Isaías:

"Ao Senhor dos Exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro." Isaías 8:13

Abração Pr. Renato.

Soli Deo Gloria.

Analú disse...

Em resposta a irmã NEIA, digo o seguinte, amada: hoje temos de abrir mão de muito mais do que dinheiro, que é papel e padece. Devemos abrir mao do nosso orgulho, do nosso proprio pedestal, da nossa carne, nossos desejos e vontades. DEEMOS ABRIR MAO DO PECADO. Entao se o dinheiro é o que faz um irmao pecar, que se desfaça dele, amém, mas isso deve se estender sobre todas as áreas da vida de um CRISTÃO.

Irmão IRALDO, concordo contigo. Mas acredito que vale ressaltar que existem pessoas sinceras ainda dentro dessas seitas, sendo esmagadas por falsas doutrinas como se isso fosse verdade (inclusive o próprio Paul Washer fala sobre isso num vídeo onde trata sobre Igrejas Carnais, no youtube voce encontra).

Há pessoas sinceras, e é com elas que me preocupo, sinceramente.
Aqueles que entendem o baita erro que cometem não me incomodam, pois podem pensar e decidir por si só, mas infelizmente algumas pessoas estao indo nessa "onda" e perdendo seu precioso tempo e suas preciosas vidas.

Deus tenha misericordia de todos nós, e nos de a graça de jamais sermos vasos de desonra mostrando o caminho da perdiçao aos pequeninos do Pai, quando estes estao a procura de Jesus.

Unknown disse...

Edgard Penalva

Peter Henry Fry & Gray Nigel Howe - Revista Debate & Critica. Revista Quadrimestral de Ciências Sociais – no. 6, julho de 1975, já havia uma análise sobre o contexto do Brasil urbano e moderno sobre o pentecostalismo ea ubamda, sobre os parametros de seitas religiosas. O surgimento da Iurd em 1977 esta exatamente neste contexto, sendo que o seu lider é nada mais e nada menos que um tremendo de um estrategista. Fez simplismente uma fusão dos dois movimentos. Aquele que gastava mil ou mais em uma oferenda que era litaralmente disperdiçada na encruzilhada ou no mar agora ele da os mil a o intermediário e ganha uma rosa ungido, ou uma unção especial, etc... Não ha duvidas que a IURD é uma instituição satanica, Paulo na época ja alertava sobre os ministros de Satanás (Rm.3:24-26, Ef. 2:8-9) A unica sulução é orarmos e não encobrir a verdade, sempre alertando os eleitos desses movimentos diabólico.

Inaldo disse...

Analú, só uma correção, é INALDO e não Iraldo, rsrs, mas tudo bem, já me chamaram de tanto nome, rsrs.

Desculpe-me pelo meu comentário anterior, acho que não fui esclarecedor quanto às pessoas que são castigadas por Deus quando Ele usa esses falsos profetas.
E concordo com você, quando fala que dentro dessas seitas ainda há pessoas sinceras que entram querendo ouvir sobre Jesus. Acho que na minha colocação acabei generalizando, e peço perdão por isso. E sei, sem duvidar, que Deus salva pessoas dentro dessas pseudo-igrejas, apesar de usar falsos pastores para castigar aquelas pessoas que Ele assim separou para isso.
No mais, como você falou, devemos orar realmente por tais pessoas sinceras que ainda se encontram nessas seitas.

Creio sem sombra de dúvidas nessa afirmação do nosso Senhor e Salvador: "E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia." João 6:39.

A paz de nosso Senhor seja com todos.

Abração..

Unknown disse...

Kkk a IURD é seita. Sem dúvidas somos a seita do nazareno. Não era assim que no passado os perseguidores chamavam a igreja primitiva. Irmãos a letra mata, eu vejo aqui muitos eruditos, mas vazios do Espírito. Deus chamou homens simples pescadores, pode ser esse o motivo da inveja de muitos. Aqui perto tínhamos muitos drogados perdidos nenhum crentinho foi lá abrir a bíblia pra eles mas quando veio a universal,a maioria largou as drogas, hoje mostram testemunho de pessoas de Deus. Sabe no último dia muitos vão pagar caro, por não salvar os perdidos e atrapalhar os que tem feito de tudo para isso.

Unknown disse...

ninguém conhece de fato a IURD, e vivem cegas como eu no passado sobre ela... quando deixei meu orgulho de lado fui conhecer, e hoje posso dizer com orgulho que faco parte. Lavo minha boca sobre tudo que proferi antes sobre o Bispo Macedo. Foi ali que eu me encontrei e encontrei o verdadeiro evangelho, nao um evangelho que fica amaciando ouvido das pessoas, e falando apenas do amor de cristo, além de amor , Cristo é JUSTICA! AMÉM

Unknown disse...

A PAZ DO SENHOR JESUS AOS VERDADEIROS IRMÃOS EM CRISTO JESUS. NÃO ME REFIRO A IGREJAS DE DENOMINAÇÃO NENHUMA, MAS AOS QUE OBEDECEM AO EVANGELHO DE JESUS CRISTO. O CERTO É QUE MUITAS PESSOAS NÃO BUSCA O VERDADEIRO ENTENDIMENTO A LUZ DA BÍBLIA. SÃO DESSE MODO ENGANADAS POR FALSOS PROFETAS. ANALISEM TODAS AS COISAS NAS SAGRADAS ESCRITURAS, AJAM COMO OS CRISTÃOS DE BERÉIA ANTES DE ACREDITAR EM QUALQUER PALAVRA DE QUEM QUER QUE SEJA. SOMOS HUMANOS E ERRAMOS E AS VEZES FALAMOS DE NÓS MESMOS. SEJAMOS ESPELHOS DE CRISTO NESTA TERRA CORRUPTA. BUSQUEM A VERDADE E OREM PARA QUE O ESPÍRITO SANTO LHES DE ENTENDIMENTO.

Anônimo disse...

Pastor" Renato Vargens, Quantas almas o senhor ganhou para Jesus? Lave bem a boca antes de falar no nome da Igreja Universal, pois o senhor está falando não apenas do Bispo, mas de Milhóes de almas ganhas lá ! Vide o Trabalho da Igreja Universal na Africa, Na Asia.. em mais de 160 países...Será que é hipocrisia fazer um templo enorme para glorificar o Deus vivo? Me poupe......

Unknown disse...

Leia Miquéias 3:11, a diferença é que a igreja primitiva era perseguida pela fé genuína no Messias, e a IURD é perseguida pelos escândalos financeiros, o empreendimento de Edir Macedo rompeu barreiras, hoje é uma multinacional, está em diversos países mundo a fora, o cara tem jatinho particular e tudo mais, a igreja primitiva dividia a oferta com os cristãos mais pobres, igualzinho a IURD né??? rsrs... a Seita de Edir Macedo retém tudo para o bel prazer do patrão e de seus pastores. Sexo, droga e outras atrocidades são fatos que ocorrem nos bastidores da IURD. a palavra diz que muitos falsos profetas se levantariam e enganariam a muitos, entederam??? MUITOS!!! fiquem com a Bíblia.

Unknown disse...

Seita!!

Unknown disse...

A diferença é que a igreja primitiva era perseguida pela fé genuína que a mesma tinha no Messias, ao contrário da IURD, que é alvo de investigações e escândalos financeiros envolvendo milhões, o empreendimento de Macedo rompeu barreiras e hoje é uma multinacional em diversos países. A frase marcante deste pseudo Bispo " Ou dá ou desce" mostra bem qual é seu real interesse, (vide Miquéias 3:11). Além de que a igreja primitiva repartia as ofertas e doações com os cristãos menos favorecidos, no entanto, Macedo a cada dia que passa aumenta mais e mais o seu patrimônio que já é colossal, construiu um império gigantesco a troco dos dizimos de seus fiés, comprou uma emissora no qual dizia que era para propagação do evangelho, no entanto hoje, a mesma vive exibindo uma programação tão deturpada quanto a rival rede Glogo, a Bíblia relata que falsos profetas surgiriam e enganariam a muitos, Fiquem com a Bíblia!! paz aí.

Breno Soares disse...

E mais, tem a questão da Trindade Hierárquica! infelizmente acreditam que Pai, Filho e Espírito Santo não tem o mesmo poder.... mas como seria isso se na verdade são um único Deus!

Unknown disse...

a igreja UNIVERSAL acabou com minha familia..........................................

Unknown disse...

essa seita acabou com minha familia minha irma esta doida por causa dessa merda onde que so quer dinheiro onde pessoas deixa de comer para dar tudo para essa porra de igreja que para mim e um centro de macumba ......

MLS disse...

Infelizmente a IURD tem a mesma pratica da CCB não recomendar seus fiéis a estudar às Escrituras Sagradas, são coirmãs! Seitas

Unknown disse...

N leva a mal. O que devese falar desses teologos que cobra pra pregar .que n tem coragem de dar um trampo rapaz conheci a Cristo em uma igreja pentecostal oqual muitos defende antes eu criticava a igreja universal . E a que tem mais crescido nessa terra . vamos tirar o argueiro de nossos olhos pra depois tirar o do proximo tenho apredido muito ao decorrer desses anos . E a unica voz da verdade n e uma faculdade de teologia mas a biblia a voz da verdade . Da salvacao .cuidado vc jesus virar buscar unicamente uma igreja n e a placa

Unknown disse...

Evangelho de Marcos cap 16:17,18 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
18. Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. não precisa de artificio Jesus orientou EM MEU NOME.... É NO NOME DE JESUS E PRONTO O RESTO É INVENÇÃO " Eclesiaste cap 7:29 Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas invenções.

blogmeu disse...

E kual relugiao pode ser considerada nao seitaria e sao todas imventadas pelo homem?

Unknown disse...

Enquanto a maioria se detém nesse espaço fazendo fluir todo o preconceito de seu coração, muitas almas estão sendo alcançadas em todo planeta, isso acontece não por conta da placa IURD, e muito menos por conta do nome Macedo, ocorre sim por conta da fé inteligente de cristãos comprometidos com a verdade, creia o leitor ou não.

Unknown disse...

👏👏

Unknown disse...

Engraçado vcs como cristos só criticam e não sabem ver o lado bom das coisas e das ações , se a universal vc tão ruim asim não existiriam tantos membros e não cresceria como cresceu pois acredito que asim como diz a palavra do senhor não a nada em oculto que não seja revelado.
Acho que as pessoas que são incrédulos,devem ficar com esses pensamentos por isso que eu não vou pra igreja eles brigam entre eles mesmo etc. invés de trabalharem juntos e ganharem almas perdem tempo falando mal das igrejas ou brigando entre si mesmo esquecendo do próprio envagelio que e pregado isso e uma vergonha . Pra quem prega o amor comunhão e faz justa mente ao contrário, universal pode der sim erros sim como outras igrejas tbm possui , pois muitos usam de engano sim talvez aja sim pessoa no meios que não sejam honestas mais não e sábio julgar a todos . E a Universal não usa quinquilharias mágicas , olho ungido suco de uva que representa o sangue de cristo, incenso de perfumes como a alguns situados na bíblia .

Unknown disse...

Certo que na bíblia não fala sobre rosas e outras coisas que são usados em certas correntes feita na igreja,mais não são para substituir o nome de jejus pois tudo que e feito e consagrado em nome dele, quando e feito uma campanha com a rosa ou qualquer outra coisa e no intuito quese a pessoa levar para casa aquela rosa outra coisa,ela tem um compromisso com Deus de voltar a igreja novamente. No meu ver e uma forma da pessoa a sim escutar mais sobre a Deus sendo liberta e salva . Quando ela vai e escuta ela sente vontade de conhecer mais desse Deus etc.

Unknown disse...

Tem um certo relato na bíblia pois não me lembro agora o nome pois fugiu da minha memória por eu ser muito nova não sei ao certo. Mais lembro que diz a sim não lembro o nome do moço kkk . mais o diabo foi a te Deus e falou que se ele tocasse na saúde vou representar o moço da bíblia como um 🚶 pois não lembro o nome . Então se ele tocasse na saúde 🚶 ele não seria mais fiel a Deus então deus permitiu que ele tocasse na vida de 🚶 mais ele continuou sento fiel a Deus e outra vez o diabo foi a Deus e falou se Deus permitisse ele tirasse tudo que ele tinha ele não seria mais fiel e Deus permitindo ele foi e tirou todos os bens de 🚶 e vc acha que 🚶.
Ele foi fiel a Deus mesmo doente e mesmo perdendo tudo e vc seria .. Eu não sei o versículo eu resumi mais se procurarem vão ver .
Então vc tem que lutar pela situação que vc ta vivendo não dando dinheiro porque da dinheiro não adianta nada,Deus não quer seu dinheiro Fazer um voto com Deus um jejum ou um sacrifício na época das escrituras sacrifício era feito com animais hoje em dia agente não vai fazer mais a sim imagina como seria

Unknown disse...

Então na igreja universal eles usam o que as pessoas mais se apegam hoje em dia o dinheiro fala de dinheiro atinge todo mundo por isso muitos se incomodam. Mais quem tem pensamentos de fé não e apegado a essas coisas pois sabe que nada tens tudo e do pai vc só tem seu dinheiro porq Deus te deu saúde e fôlego de vida pra vc ir trabalhar se não vc não iria tudo graças a ele .. E mesmo Asim muitos se nega a ser Dizimista na casa do senhor ou de fazer um sacrifício quando vc faz um sacrifício e vc da a deus o chão dos seus pés que e aquilo que vc tem medo e precisava e oferta a Deus vc está dependendo total mente de Deus,vc foi tipo Pedro naquele barco quando ele avistou Jesus e andou sobre as águas e foi até ele vc está fazendo igual PEDRO temia mais teve fé e foi e ainda sim Pedro temeu em meio ao caminho .. E quando vc sacrifica vc está totalmente dependente de Deus confia nele provou a Deus isso, venceu o medo mais acima de tudo confiou nele já pensou se Abraão dúvida se ? . Mais vc não precisa fazer só isso pra provar a Deus que e fiel . Mais não critiquem quem faça e tal vez por não entender ..
E asim tem vários testemunhos de prosperidades e etc . Curas ou outros mais questão não e dinheiro e sim a fé que vc deposita em Deus e no que vc precisa .

Unknown disse...

Meu pai começou na universal quando ela começava ainda não tina nem membros direito e meu pai não tinha nada passava fome e morava de favor na casa da irmã dele junto com minha mãe e meu irmão e o pouco que tinha ele dava o dismo na igreja, vazia voto etc foi liberto de vícios etc e hoje mais de 20 anos de universal ele e próspero graças ao senhor Jesus ele e um membro até hoje ele sempre me conta a história dele e a sim como outros familiares da minha famílias . Tenho um tio e tia que estava passando por problemas no casamento desemprego etc brigas e minha tia achava normal etc ela foi a universal com minha mãe chegando lá ouvindo a pregação sérvio para eles tomarem um rumo uma atitude de não aceita isso que estava vivendo ela escutou começou a ir com minha mãe não querendo falar mal de igreja nenhuma ela era da Assembleia sendo uma ótima igreja asim como as outras demais . Então minha tia em umas das reunião de libertação que tem na universal minha tia manifestou com um demônio e quem causava aquilo ? Que ela vivia asim como outras pessoas se manifestaram também expulsaram o mal jamais colocando a honra no nome deles porq expulsam em nome e na autoridade do nome de Jesus e asim as coisas na vida dela começou a mudar meu tio vez um voto com Deus dando 5 reais erra tudo que ele tinha pra dar pra Deus ele deu e a primeira coisa quando expulsaram aquele mal da vida da minha tia que se resolveu foi uma causa na justiça que meu tio esperava mais de anos e estava parada e justamente porq aquele mal estava amarando essa situação e meu tio recebeu todos pagamentos e ainda foi pego pra trabalhar de novo e asim eles vem vencendo várias outros problemas . E não tenho só esses testemunhos pessoais como o meu próprio e muitos outros ..

Unknown disse...

pagamentos e ainda foi pego pra trabalhar de novo e asim eles vem vencendo várias outros problemas . E não tenho só esses testemunhos pessoais como o meu próprio e muitos outros .. Então não falem que a universal não pode ser considerada uma igreja envagelica ou Seila , pois vem ajudando muitas pessoas e salvando almas não importa a forma estão falando de Deus de Jesus . Tem coisas que são faladas na universal que muitos outros não falariam passam a mão na cabeça dos membro e lá não são palavras impctantes e de refletimentos como muitas que já escutei a respeito sobre a salvação . Para de brinca com Deus se entrega de verdade a importância de vc ter o batismo com Espírito Santo entre outros assuntos da bíblia.
Mais vcs pessoas só sabem ver o lado ruim dos outros não olham as coisa boas não escutam só criticam não todos mais alguns .

Unknown disse...

Eu respeito todas as religiões e igrejas sendo qual for e gostos muitos das pentecostais e tem certas coisas que vc vai e repara tipo quando vc entra de calça em uma igreja e as irmã começa de olha indiferente . Mesmo asim são boas igrejas e eu não saio falando mal ou criticando guardo pra mim , pois aprendi amar o meu próximo como a mim mesmo .
E acho que as pessoas deviam se unir invés de gerar conflitos e comentários desagradáveis , que não mudam em nada na vida de ninguém, e sim se preucupa com as almas que estão perdidas lá fora mostrar bom exemplo entre nois mesmo fazer a diferencia,sermos a meninas dos olhos de Deus e a probia benção .. E ajudarmos uns aos outros como cristoes teríamos que ser e como cristo foi .. E até porq quem salva e Deus e não a igreja
Desculpe qual quer erro autográfico ...
Mais eu não tenho nenhuma vergonha de fala que eu sou a universal .... Até porq foi lá que conheci a Deus todo poderoso .

Unknown disse...

Me responda de onde você tira essas ideias? cada um vê o que quer não é verdade? "posse de elementos salvíficos, como rosas ungidas, óleos especiais além de outros tipos de quinquilharias mágicas." Você sabe o que significa "ungir" consagrar ao senhor, e a maior prova que é a obra de Deus é o mudo se importar tanto com o trabalho do igreja. Quantas vidas você já mudou com esses textos ridículos? Saiba que Deus já mudou muitas apartir do trabalho do bispo, dos obreiros e dos membros. E saiba enquanto você trabalha para difamar a obra do próprio Deus, o bispo espalha a palavra do senhor e nós conquistamos a nossa salvação e eu espero que todos que questionam e falam verdadeiras idiotices um dia conceção o que eu conheci.

Unknown disse...

Em vez de vcs ficarem brigando por causa de placa de igreja
Vao atraz das almas que satanas esta levando.
Vao se converter!!

Unknown disse...

Vcs tacam tanta pedra na universal que eles construiram ate um templo. Bando de invejosos

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only