quarta-feira, junho 22, 2011

Teologia Cristã - por Franklin Ferreira

Por Renato Vargens

Se por um lado  a igreja evangélica brasileira tem vivenciado momentos complicadíssimos  em sua caminhada, por outro, temos testemunhado pela infinita graça de Deus o surgimento de homens comprometidos com as Escrituras Sagradas.  Franklin Ferreira é um destes.  Jovem,   pastor, teólogo,  escritor profícuo, autor de uma Teologia Sistemática pela Edições Vida Nova, tem se revelado com uma  nova e viva  esperança para a tão massacrada Igreja Evangélica Brasileira o que enche o meu coração de alento é fé.

Isto posto, gostaria de recomendar o mais novo livro escrito por ele: "Teologia Cristã - Uma introdução a sistematização das doutrinas", que acabou de ser publicado pelas Edições Vida Nova.

A obra em questão fornece uma compreensão básica e necessária das doutrinas centrais do cristianismo. 

Além de uma pesquisa bastante cuidadosa das Escrituras e da história da teologia cristã, o leitor é brindado com as visões de vários teólogos que ao longo da história se dedicaram a ensinar os princípios mais caros e essenciais da fé cristã.
     
Vale a pena ressaltar que no final de cada capítulo, há uma bibliografia de apoio e uma série de questões cuja finalidade é rever as teses mais elementares nele defendidas. No final do livro o leitor também encontrará um glossário de importantes teólogos e documentos da igreja cristã e também um apêndice com alguns desses principais documentos.

Diante disto, acredito que um livro deste quilate não deve faltar a biblioteca do pastor. 

E aí? O que está esperando? Adquira numa livraria evangélica o seu exemplar

Renato Vargens
GALFKE disse...

Olá Sr. Renato, boa tarde... .

Ainda não consegui o exemplar para ler, mas o farei muito em breve. Terminei de ler a teologia Sistemática do referido pastor.
Atualissíma, e era o que precisavamos para um uso mais dia-a-dia em escolas dominicais e seminários. A exemplo de muitas que pude ler, no conteúdo das demais "teologias", há fartissímas citações em inglês, alemão e Holandês de fontes que o povo evangélico não conhece. Há nestas teologias" citações onde os crentes são remetidos a escolas filosóficas que nem conhecem e acredito que nunca conhecerão. Na teologia do Franklin, a vantagem é que a citações vem aconpanhadas de fartas literaturas, que já foram e ainda continuam sendo re-editadas no Brasil, além de informações contidas em sites, onde consta o endereço para futuras pesquisas.
Gostei de ler. A maneira dos quadros sinópticos. Muito fácil de se entender e de assimilar. Quem está familiarizado com certos livros, por exemplo: História da filosofia em 3 volumes, de "Michelle Frederico Scicca" já se habituou com a forma dos quadros sinípticos. Este é um expediente que nem se observa mais hoje, porém de grande diferêncial didatico.
Muito feliz na apresentação dos pontos divergentes dentre o bom cristianismo e as demais seitas heréticas, alinhando varias corrente teológicas. Enfim um ótimo livro.
Creio que este, que editado a pouco tempo pelo referido pastor, é também do mesmo modo uma grande contribuição ao povo evangélico.

CARLOS GÄLFKE
São José dos Campos - São Paulo

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only