quinta-feira, abril 28, 2011

Quem foi David Wilkerson ?

David Wilkerson foi o fundador e presidente do “Desafio Jovem”, que é uma organização sem fins lucrativos; fundada em 22 de Setembro de 1971. Reverendo Wilkerson é autor de trinta livros de sua inspiração, visando o ministério para viciado em drogas, jovens e membros de gangues em Manhattan, no Bronx, e no Brooklyn. Sua história é contada na Cruz e o Punhal, um livro que bateu o recorde de venda. (A história tem sido lida aproximadamente por 50 milhões de pessoas em trinta línguas e 150 países desde 1963. Em 1969, o filme do mesmo título foi lançado e ainda é visto por milhares de pessoas).

Em quatro décadas de ministério evangelístico do Reverendo Wilkerson, que inclui: pregação, ensino e a autoria de vários livros, tem sido possível alcançar um número significativo de pessoas em todo o mundo. Durante todo esse tempo, tem-se também preservado uma das características fundamentais deste trabalho, que assistir aos mais carentes e necessitados entre a população, isto através de grande uma mobilização evangelística-social, cujo um dos objetivos é reintegrar os marginalizados à sociedade, proporcionado-lhe uma nova vida em Jesus Cristo. Até mesmo agora, aos 72 anos de idade, ele sai às ruas de Nova Iorque acompanhado de um assistente. Nessas ocasiões, ele também visita o Broadway e Oitava Avenida, evangelizando os transeuntes. Sua missão está sempre procurando o perdido, o desorientado e o derrotado, para pregar a eles sobre o Cristo vivo.

David Wilkerson, nascido em Indiana, no ano de 1931, casou-se em 1953 com Gwen Carosso. Teve dois filhos que são ministros e suas duas filhas são casadas. Eles têm 11 netos. Os Wilkersons vinham servindo ao Senhor na Pensilvânia, até que o Reverendo Wilkerson viu uma fotografia em uma revista sobre violência urbana, que mostrava vários adolescentes da Cidade de Nova Iorque assassinados. Movido pela compaixão, ele foi à cidade em fevereiro 1959. Foi assim que ele começou seu ministério de rua. Depois atuou como escritor, visando alcançar os chamados: "desesperados, confundidos e violentos nas ruas e do submundo".

Naquele ano, o Reverendo Wilkerson encontrava um desafio no seu ministério: eram os adolescentes do Brooklyn, Nova Iorque, mas ele, enfim alcançou a juventude e adultos com problemas globais através de seus 490 centros de reabilitação social. Estes são ministérios de recuperação baseados em um programa para viciados em drogas, os quais têm sido reconhecidos como os maiores centros de recuperação do mundo. Um estudo do Instituto Nacional do Governo dos Estados Unidos de Uso de Droga comprovou a recuperação através do Desafio, de Adolescentes e jovens na marca de 86%.

A Cruzada da Juventude do David Wilkerson, originada em 1967, dando início a um ministério evangelístico, caracterizado por esforços do Reverendo Wilkerson para alcançar os adolescentes e crianças que foram abandonadas, para prevenir que eles caminhem para uma vida de escravidão nas drogas, álcool ou na violência. Através deste ministério, CURA (Centro Urbano de Recuperação de Adolescentes) tem-se recuperado muitas vidas preciosas. O CURA foi um esforço para realizar o idealismo e o sacrifício de muitas pessoas, jovens e cristãos que souberam sobre este trabalho de paz, e desejavam ajudar os necessitados.

Em 1971, o ministério se expandiu, e o Reverendo Wilkerson, movido por uma chama missionária, saiu do Texas, sede de seu ministério e do Desafio Jovem, para uma Missão específica de transmitir a eterna mensagem de Cristo através dos seminários para um público cristão, com objetivo de prepará-los para a tarefa de resgatar outras vidas para Cristo. O Desafio Jovem serve como um ponto de partida para cruzadas do Reverendo Wilkerson, conferências dos ministros, livros e produção de vídeo, escolas bíblicas, evangelismo de rua, distribuição de literatura, investimentos em programas antidroga.

Ele continua como presidente do Desafio Jovem, ministrando palestras para centenas de milhares de pessoas que, regularmente, têm recebido cópias dos sermões e notícias do ministério. O Reverendo Wilkerson, pessoalmente, lê os pedidos de oração, auxiliado pela sua esposa Gwen, que o ajuda a ler as milhares de correspondências, que chegam mensalmente. Responde as cartas e intercede pelas necessidades nelas expressas, levando-as a Deus em oração.

Em 1986, o coração do Reverendo Wilkerson se moveu outra vez para levantar um ministério nos Tempos Squares. Ele chorou pedindo a Deus para fazer alguma coisa, e em um dia, pela manhã, sentiu o Senhor falando ao seu coração: "Você sabe que eu amo essa cidade". Naquele momento, a igreja “Time Square” foi idealizada. A igreja foi inaugurada em outubro 1987 e, desde então, está com as suas portas abertas. Primeiro em um auditório alugado e depois no Teatro do Hellinger, que o ministério adquiriu em 1989. A igreja está localizada no coração do Distrito de Manhattan. O teatro é belo, em contraste à pobreza e necessidades dominantes daquela área. E a congregação é composta de 8.000 pessoas, da Cidade de Nova Iorque: entre doutores, estudantes, professores, advogados, viciados e os desabrigados, enfim todas as classes.

David wilkerson faleceu nesta quarta feira em um acidente de carro. O Rev. David estava na estrada I 175 no Texas quando tentou uma ultrapassagem e teve seu carro atingido por uma carreta na direção oposta.

Veja abaixo uma pequena parte de um de seus sermões:

Felipe Costa disse...

Triste

João Paulo Grilo disse...

Muito bom, não conhecia Rev David, pena que eu soube dele de uma forma tão trágica. Aqui na minha cidade, Parnamirim RN, tem um desafio jovem, não abia que era projeto dele. com certeza ele foi abençoado com um don genial de evangelismo. com certeza, a igreja cristã perdeu um bom combatente, mas o mesmo voltou ao lar.

Anônimo disse...

Caro Pr. Renato,

Receba um santo abraço desta irmã que sentirá muita falta de ler diariamente as mensagens deste querido irmão. Tive a oportunidade de visitar seu ministério em NY e ver a transformação do bairro (Times Square). Outro dia, estava meditando com alguns irmão sobre o Sl 49, quantos homens de Deus (inseridos em grandes ministérios) vivem esta verdade ????O Rev. David Wilkerson com certeza viveu esta verdade(entrega e dependência total de Deus).
Sua pregação era cheia de "poder" de Deus !!!! Certa vez, ele em uma pregração ele questionou : "quem disse que Deus se agrada em nos ver construir grandes igrejas(templos), ministérios "poderosos" ? Hoje estamos tristes mas, com certeza, o céu está festejando.

Agora, tenho certeza que o Senhor nos abençoará com outro homem de Deus(que gosto muito) deste ministério o Rev. Carter Conlon, ele era um discípulo do Rev. David Wilkerson. Que o Senhor o mantenha íntegro e humilde.

Fique na paz do Nosso Senhor !!!!

ELiana

Pastor Geremias Couto disse...

Dor, muita dor é o que sinto. Sempre me identifiquei com Davi Wilkerson desde que o conheci em sua primeira viagem ao Brasil, trazido pelo missionário Bernhard Johnson, com quem trabalhei, para apresentar a visão do Desafio Jovem. Faz muito tempo. Eu era solteiro. Não sei quantas vezes li "A cruz e o punhal".

Ontem fiquei emm lágrimas, enquanto dava a notícia pelo twitter, onde fiz também alguns comentários sobre o conhecido pregador. Exemplo de vida.

Os nossos bons referenciais estão indo embora. Que rastro estamos deixando, nós, que paulatinamente assumimos o lugar de cada um deles?

Abraços, meu amigo.

Wandercy disse...

Recordo-me do lançamento do filme "A Cruz e o Punhal" e o livro do mesmo nome , pela Editora Betânia (1969)onde fizremos contatos com a imprensa, igreja e órgãos governamentais e eclesiásticos, e no dia do avant premier no Cine Metropole em Belo Horizonte, para grata surpresa de todos, o Arcebisto Metropolitano de Belo Horizonte, esteve presente e ouviu a palavra de Deus por intemédio do Rev David Wilkerson.
Homem abençoado e que dedicou seu minstério a uma área que na epóca, poucos ou quase nenhum lider evangélico fazia, aos viciados em drogas na região de Nova York.
Nossa dor, e saudosa lembrança dete servo de Deus.
Wandercy F Fonseca

Unknown disse...

"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé" (2Tm 4.7)

Que seu exemplo de dedicação, amor e consagração ao Senhor, nos estimule a prosseguir na nossa caminhada cristã. Que sua morte tenha o mesmo papel de uma semente: dar vida a muitos outros frutos. Oremos para que o Senhor derrame sobre a sua Igreja uma profunda reflexão sobre os caminhos trilhados neste últimos tempos. Que aja arrependimeno. Que aja renúncia. Que aja volta aos princípios bíblicos explanados na Palavra. Que o Senhor Deus levante outros Wilkersons!
Um dia também iremos atravessar os portões do Glória e, lá iremos contemplar Aquele que morreu na Cruz por nossos pecados, resgantado-nos das mãos do diabo garantindo a nossa salvação eterna mediante a fé no Seu nome santo; Jesus Cristo.

Nomen mihi nullus est. disse...

admiro muito o wilkerson. que pena que ele morreu...

Anônimo disse...

DOR, imensa tristeza em saber dessa noticia, pois faz uns 2 ano que conheci a história de Nick Cruz e sonhei um dia conhecer David Wilkerson e Nick cruz, já nem se quantas vez eu li o livro coração solitario e vi o dvd de a cruz e o punhal, só em pensar que não mais conhece-lo o meu coração fica pequeno de tanta tristeza...


Sonia Santana

Fellyp Cranudo disse...

É incrível como ainda temos homens de Deus nesta terra. Embora alguns deles estejam indo ao Senhor (!!!)

É impactante a história do ministério deste servo do Senhor.
Que Deus levante mais servos assim para auxiliar-nos em nosso crescimento.

Ramos disse...

Chorei, um Homem de Deus, deixará saudades.

Luã Santana disse...

Hoje terminei de ler mais uma vez a autobiografa do David e como sempre em prantos com aquela frase final “ Onde está o dinheiro, onde estão os livros, quem é o responsável” perguntou Paul DiLena e respondeu David “ O Espírito Santo é o responsável...”
Essa frase eu usei nos meus votos de casamento.
A história de David salta viva até os dias de hoje e enquanto aqui escrevo, estou em lágrimas, pois gostaria muito de tê-lo conhecido pessoalmente.
Conheci a sua história depois da sua ida para o Pai, mas ele é uma referência para minha vida cristã.
Obrigado meu Deus amado, pela vida do Reverendo Wilkerson ��

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only