quinta-feira, janeiro 06, 2011

Pode o crente em Jesus perder a salvação?

Por Renato Vargens

Há pouco, fiz uma pesquisa em meu blog onde indaguei aos meus leitores se eles acreditavam na afirmação de que o verdadeiro crente poderia perder a salvação. Na ocasião inúmeras pessoas participaram da pesquisa, sendo que 41% manifestaram sua crença de que o crente em Jesus poderia perder a salvação eterna.

Confesso a você que fiquei surpreso com o resultado da enquete, até porque, jamais poderia imaginar que uma parcela tão grande de pessoas demonstrassem plena convicção de que o crente poderia cair da graça. Ora, a Bíblia é enfática em afirmar a segurança dos crentes. Para as Sagradas Escrituras, não é possível com que o verdadeiro crente afaste-se definitivamente da graça de Deus, até porque, as doutrinas bíblicas quanto a garantia da salvação são extremamente claras.

Por favor, leia atentamente o o texto abaixo:
  
"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las das mãos de meu Pai.” Jo 10:27-29

Caro leitor, o texto em questão é claro. O crente que nasceu de novo, nunca há de perecer. Junta-se a isso o fato de que ninguém é poderoso suficientemente para arrancar os salvos das mãos do Senhor. É indispensável também que entendamos que o fato de alguém acreditar que o cristão pode jogar fora a salvação que o Pai lhe deu, aponta efetivamente para o desconhecimento das doutrinas bíblicas. Além disso, foi o próprio Senhor Jesus quem disse: “Todo o que o Pai me dá, virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”. (Jo 6:37) Vale também a pena ressaltar de que o Senhor Jesus ao ascender aos céus, deixou-nos o Espírito Santo como garantia da nossa salvação. A presença do Espírito em nós é a esperança e convicção da vida eterna. O Espírito Santo é o penhor, o qual nos garante irrevogavelmente a eternidade com Deus.

“Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”. (Ef 1:13) ;  “O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória”. (Ef 1:14);  “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”. (Ef 4:30); “O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações”. (2Co 1:22)
 
Vale a pena ressaltar que na Cruz, Jesus pagou  por todos os nossos pecados, isto é, aqueles que foram praticados até a nossa conversão, e aqueles que infelizmente haveremos de praticar até o fim de nossa vida na terra. Todavia, isso em momento algum deve servir para acharmos que podemos e devemos pecar livremente, mesmo porque aquele que conheceu a Cristo não consegue agir assim.

Do ponto de vista bíblico, o crente não está livre do pecado. Na verdade,  ele continua suscetível ao pecado. E ao pecar, ele é convencido pelo Espírito Santo que lhe mostra  a gravidade do erro que cometeu, levando-o por consequinte a rogar o perdão do Senhor.

Isto posto, afirmo que o convertido não se sente a vontade vivendo no pecado, porque as trevas não podem subsistir juntamente com a luz do Espírito Santo que nele faz morada.

Para corroborar com aquilo que penso e afirmo coloco abaixo 80 razões porque o crente em Jesus não pode perder a salvação:
 
1. Gênesis 7:16 - Sendo a arca um tipo de Cristo (IPe.3:20,21; Rm.3:6:4), o crente está seguro nele (Cl.3:3; Ap.3:7).

02. Efésios 4:30 - O crente está selado no Espirito Santo (Ef.1:13; IITm.2:19), e este selo é inviolável e irrevogável (Es.8:8; Dn.6:12).

03. II Coríntios 1:22 - O crente tem o penhor do Espirito Santo como garantia segura e inabalável (IICo.5:5).

04. Gálatas 3:15 - Deus fez com o crente, na pessoa de Abraão (Gl.3:29), uma aliança irrevogável.

05. I Coríntios 11:25 - Deus fez com o crente, na pessoa de Abraão, uma aliança incondicional, selada com sangue (Jr.34:18, 19; Gn.15:12-21), e não com sapato (Rt.4:7,8) ou com sal (Nm.18:19; Lv.2:13).

06. Gênesis 15:12 - Deus fez com o crente, na pessoa de Abraão, uma aliança unilateral (o rompimento da aliança só seria possível se Deus morresse).

07. Jeremias 31:31-33 - Mediante a nova aliança (com sangue), o temor do Senhor é insuflado no coração do crente (Jr.32:39,40) para que não se aparte de Deus (Hb.3:12;8:8-13; Ez.36:26,27).

08. Salmos 12:7 - O crente é guardado por Deus, do mal que há no mundo.

09. Salmos 17:8 - O crente é guardado por Deus como a menina dos Seus olhos.

10. Salmos 25:20 - A alma do crente é guardado por Deus (Sl.97:10).

11. Salmos 37:28 - O crente é preservado para sempre.

12. Salmos 12l:5-8 - O Senhor guarda o crente; guarda a sua alma de todo o mal; guarda a sua saída; guarda a sua entrada; e o guarda para sempre.

13. Salmos 145:20 - O Senhor guarda os crentes que O amam.

14. Jeremias 31:3 - O amor de Deus para com o crente é eterno.

15. Jó 5:19 - O crente é guardado do mal (Sl.91: Jo.17:9-26).

16. I João 5:18 - O crente é guardado do maligno (IITs.3:3; Jr.31:11).

17. Judas 24 - O crente é guardado para não tropeçar (ISm.2:9; Is.63:13).

18. João 11:9 - A fé do crente não lhe permite tropeçar (Rm.9:31-33).

19. Provérbios 10:25 - O crente tem perpétuo fundamento (IITm.2:19; ICo.3:11).

20. I Pedro 1:5 - O crente é guardado pela fé no poder de Deus.

21. Hebreus 12:2 - Jesus é o Autor da fé, e por isso, o crente não pode perdê-la (Fp.1:29; ICo.3:5; At.18:27; Gl.5:22; IITs.3:2).

22. Romanos 16:25 - O crente é guardado pelo poder de Deus (IITm.1:12; Jd.24).

23. Hebreus 6:17 - A salvação do crente se fundamenta em duas coisas imutáveis: a) a promessa (Js.21:45; At.13:32; IICo.1:20; Ef.3:6; Hb.9:14,15;10:23; IJo.2:25); b) o juramento (Hb.6:16). Só a promessa, sem o juramento já era em si mesma suficiente, mas Deus querendo mostrar a imutabilidade daquilo que Ele decretou, foi além da promessa, fazendo juramento. E Deus foi ainda mais além quando jurou pelo Seu próprio nome, porque não havia outro nome superior ao Seu (Hb.6:13,16; Jr.44:26;Nm.23:19).

24. Salmos 37:33 - O crente jamais será condenado (Sl.89:30-35; ICo.11:32).

25. Salmos 37:23,24 - Se o crente cair, não ficará prostrado (Sl.145:14; Pv.24:16; Jó 4:4; Rm.14:4;Mq.7:8).

26. Salmos 121:3 - O crente pode cair da graça (Gl.5:4), mas jamais cairá para a perdição (Sl.17:5;66:9).

27. Isaías 46:3,4 - O crente é conduzido por Deus até o fim (Sl.121:8).

28. I Coríntios 10:13 - A tentação não pode condenar o crente (Rm.6:14,18; IIPe.2:9).

29. João 4:14 - O crente jamais terá sede (Lc.16:24).

30. João 5:24 - O crente já passou da morte para a vida.

31. Romanos 6:8,9 - O crente já morreu com Cristo (IITm.2:11).

32. I Pedro 1:3,4 - O crente foi regenerado para uma viva esperança.

33. I Pedro 1:23 - O crente foi regenerado pela Palavra de Deus.

34. I João 3:9 - O crente foi regenerado pelo Espirito Santo (Jo.3:5; Tt.3:5).

35. João 6:37-40 - O crente jamais será lançado fora.

36. João 6:47 - O crente já possui a vida eterna (IJo.5:11-13; ITm.6:12).

37. João 10:28 - O crente não pode ser arrancado da mão do Filho.

38. João 10:29 - O crente não pode ser arrancado da mão do Pai.

39. Lucas 15:3-10 - Há alegria no céu por um pecador que se arrepende.

40. João 10:27 - O crente é conhecido do Senhor (Jo.10:14; IITm.2:19; ICo.8:3; Gl.4:9; Mt.7:21-23).

41. Mateus 28:20 - Jesus está com o crente todos os dias até o fim dos séculos.

42. Romanos 8:1 - Nenhuma condenação há para o crente (Rm.8:33,34).

43. Romanos 8:30 - Sendo justificado, o crente também será glorificado.

44. Romanos 8:28 - Todas as coisas cooperam para o bem do crente (Gn.50:20).

45. Romanos 8:35-39 - Nada poderá separar o crente do amor de Deus (Jo.13:1).

46. I Coríntios 3:15 - O crente infiel será salvo como pelo fogo (ICo.5:1-5;11:29-32).

47. I Coríntios 1:8 - O crente será confirmado até o fim (Rm.16:25; IITs.3:3).

48. Filipenses 1:6 - Deus mesmo terminará a obra no crente (Fp.2:13).

49. Colossenses 3:3 - A vida do crente está escondida com Cristo em Deus.

50. Efésios 5:27 - A igreja será sempre irrepreensível (IICo.11:2; ICo.12:26,27).

51. I Tessalonicenses 5:1-10 - O crente não será surpreendido na vinda do Senhor.

52. II Timóteo 2:13 - O crente infiel será salvo pela fidelidade de Deus (Rm.3:3).

53. Hebreus 13:5 - O crente jamais será abandonado por Deus.

54. I João 5:1 - O crente é nascido de Deus, e não pode "desnascer"

55. I Pedro 1:4 - O crente possui a natureza divina.

56. Romanos 8:9-11 - O crente é propriedade de Cristo (ICo.6:19,20).

57. I Tessalonicenses 5:23,24 - O crente é conservado irrepreensível.

58. I João 5:16 - O crente não pode pecar para a morte eterna (IJo.3:9;5:18).

59. I Coríntios 12:3 - O crente não pode blasfemar contra o Espírito Santo (Mt.12:32; Mc.9:39,40;Lc.11:23; IJo.5:10; Jo.3:33).

60. I João 2:19 - O crente é perseverante na fé (Mt.10:22;24:13; IIJo.9; Ap.13:10;14:12).

61. João 10:26 - O crente é ovelha e não porca lavada (IIPe.2:20-22).

62. João 13:10 - O crente já está limpo do seu pecado (Jo.15:3).

63. I Coríntios 1:30 - Cristo é a justiça do crente.

64. I Coríntios 1:30 - Cristo é a santificação do crente.

65. I Coríntios 1:30 - Cristo é a redenção do crente.

66. Salmos 25:20 - Deus é o refúgio do crente (Hb.6:18).

67. I João 2:22,23 - O crente não pode negar o filho (Mt.10:33; IITm.2:12).

68. Romanos 8:37 - O crente sempre será vencedor (Jo.16:33; Ap.2:7,11,17,26;3:5,12,21).

69. I João 5:4 - O crente vence o mundo.

70. I João 2:14 - O crente vence o diabo (IJo.4:4; Ap.12:11).

71. Romanos 6:14 - O crente vence o pecado (a carne).

72. Romanos 11:29 - O dom de Deus é irrevogável.

73. João 19:30 - Todo o pecado do crente está consumado.

74. Gálatas 3:13 - O crente foi resgatado para sempre da maldição da lei.

75. Apocalipse 5:9 - O crente foi comprado com sangue (ICo.6:20;7:23; IPe.1:18,19).

76. Salmos 90:17 - É Deus quem efetua a obra no crente (Jo.3:21; Ef.3:20; Is.26:12;64:4; Fp.2:13).

77. João 17:20 - Cristo intercedeu pelos crentes, e continua intercedendo (Hb.7:25; IJo.2:1; Rm.8:34).

78. Romanos 8:26,27 - O Espírito Santo intercede pelo crente.

79. II Coríntios 1:20 - Jesus é o "Amém" das promessas de Deus (Jo.6:47).

80. I Pedro 4:1 - O crente já cessou do pecado (Rm.6:14; IJo.3:9).

Louvado seja o Senhor Jesus Cristo pela Salvação eterna! Engrandecido seja o seu nome, porque a salvação das nossas almas não depende dos nossos esforços, e sim exclusivamente dele. Somos irremediavelmente salvos, vamos viver com Cristo pelos séculos dos séculos amém!
 
Soli Deo Gloria,

Pr. Renato Vargens
Míryam Lobo disse...

Paz!
Pode por favor me explicar o nº 46? I Coríntios 3:15 - O crente infiel será salvo como pelo fogo.

Rafeidous disse...

Acredito sim que o crente pode perder a salvação, conforme elucido o pastor Ciro Zibordi em seu blog.

Abraços

http://cirozibordi.blogspot.com/2009/07/e-possivel-perder-salvacao-se-ela-nos_17.html

http://cirozibordi.blogspot.com/2009/07/e-possivel-perder-salvacao-se-ela-nos_23.html

Aline disse...

Eu acho que o resultado da enquete se deve ao fato de muitos leitores não conhecerem o que a teologia reformada ensina, assim como eu nem suspeitava do que se tratava, até uns meses atrás...
Eu sabia que havia existido uma reforma, mas nem sequer imaginava uma doutrina tão maravilhosa...


Desculpe a resposta sem conexão com a questão central do texto...se quiser pode apagar...

Atenciosamente =D

Blog Renato Jr. disse...

Parabéns Pastor pela explanação!

Quanto a dúvida da Miryam Lobo, gostaria de orientar sobre o texto em questão.

"Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo." (1° Co 3: 15).

Analisando este texto com atenção, o que passará pelo fogo será a obra, e não a pessoa. Veja que nos versos 13 e 14 deste mesmo capítulo o que está em foco no texto é o galardão (a recompensa), e não a salvação: "A obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e O FOGO PROVARÁ QUAL SEJA A OBRA DE CADA UM. Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, ESSE RECEBERÁ GALARDÃO." (1° Co 3: 13,14). Veja que nenhum texto citado até aqui mencionou a perda da salvação. O assunto gira em torno dos cristãos que hão de comparecer ao Tribunal de Cristo, não para serem julgados, e sim galardoados.

Espero ter explicado.

Em Cristo,


Renato Jr.
www.blogrenatojr.blogspot.com

Anônimo disse...

Certa ocasião,se não me engano,eu estava em Aguas de Lindóia,SP numa conferência,e tinha o Professor Shedd como um dos preletores.Numa conversa
com poucos foi-lhe feita a pergunta: Se o crente pode perder a salvação?
A resposta foi: Há base bíblica para ambas as posições.Então Renato Vargens é bom vc ler o outro lado da moeda.Eu me recuso a renunciar a minha profissão de fé no meu Irmão + Velho,e o fiz verbalmente assumindo todos os riscos,mas há gente e na bíblia registra que alguns ou muitos apostatarão da fé,livres,conscientes e responsáveis.É livre a escolha de querer ir para o inferno,mesmo sendo 'crentes',tá? então táaaaaaaaaaaaaaa.Tito from Brasília,sem sal e com pimenta.

Anônimo disse...

Sou evangélico, não da linha reformada, mas luterana, para mim está muito claro também na Palavra que o crente pode perder a salvação. Aconselho como já foi dito você ver o outro lado também.

Pollyanna Brito disse...

CONCORDO QUE O CRENTE NÃO PEDE SALVAÇÃO, MAS A SABER, PARA AQUELES QUE QUEREM, QUE PERMANECEM, QUE CONSERVA-SE A SI MESMA EM CRSTO, ETC....

Apocalipse 3:5 "Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso. O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos."

Se Deus diz que a vitória vem de um vencer e que a recompensa é a permanência do nome no livro da vida (salvação), Deus deixa também declarado que aos que perderem, Ele riscará o nome do livro da vida, perdendo assim sua salvação. Mas então o que seria esse vencer? No mesmo capítulo fala algo sobre: "Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te." " não contaminaram suas vestes" Tá claro!!! Devemos aceitar Jesus (ter o nome no livro da vida), guardar os
mandamentos, obedecer, santificar, não sujar nossas vestes, arrependermos dia-a-dia... e nisso, Ele em sua Palavra garante me guardar, garante que ninguém nos tomará dEle,garante que o maligno não me tocará...garante tudo aquilo que vc citou em seu blog.... pq NÓS ESCOLHEMOS permanecer nisso. Mas, até Jesus voltar (de supresa) corremos riscos de perder sim a salvação.

Jesus não disse "quem creu em mim será salvo", mas Ele diz "quem crê"... existe uma grande diferença no tempo deste verbo!
Fica aqui minha pergunta para aqueles que creem que não se perde salvação em hipótese alguma: QUAL A INTENÇÃO DO DIABO INVESTIR TANTO NA VIDA DOS CRENTES SE NINGUÉM PERDERÁ SALVAÇÃO? O DIABO FAZ ISSO PARA O CRENTE PERDER GALARDÃO???
Isso é sem lógica... o diabo tenta para acabar com tudo, acabar com a salvação... para perdermos a nossa coroa (salvação). E por isso a biblia está recheada de palavras como VIGIAI e ORAI... Cuidado.... Persevera.... Arrependa-se.... Volte.... Santifique-se.... não contamine... guarde a mente....

Uma pessoa que crê no "salvo uma vez, salvo para sempre" me disse uma vez assim, que um crente que venha se prostituir e se Jesus voltar bem nessa hora, tá salvo, pq ele já estava salvo. QUEM MENTE DIABÓLICA PENSAR ISSO. Crer no salvo pra sempre tem dado motivos aos cristãos viverem mundanamente... Dai alguem me diz: "mas ele não era crente de verdade" e eu digo, será?? Quem pode medir isso? Adão era perfeito e no entanto caiu... Saul foi ungido e no entanto caiu... Judas foi discípulo e no entanto caiu... Notemos que Deus não nos obriga a sermos salvos, tudo é condicional... PERMANECER VOLUNTARIAMENTE EM CRISTO, SE ARREPENDER DIARIAMENTE, CREIO EU, SÃO AS CONDIÇÕES DA SALVAÇÃO ETERNA...

Jean Patrik disse...

verdadeiro crente poderia perder a salvação?

Se me perguntasse isso, responderia que não, pois entendo que o crente sendo verdadeiro e autentico cristão fica difícil o mesmo perder a salvação. Porém tal irmão incorre o risco de cair da graça (Gl.5.4). Se os ladrões, invejosos, malfeitores, feiticeiros... (Ef.5.5;Ap.21.8) não entrarão no Reino de Deus, então entendemos que se um crente agir assim perderá a sua salvação.
No contexto de Gálatas observamos que o apostolo tinha uma certa preocupação com os crentes que haviam aceitado o evangelho, e logicamente sido salvo, correndo risco de perder a salvação deles, preocupado com isso, ele disse: "E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão. (Gálatas 2:2)." Em Fl.2.16 ele diz palavras parecidas. Deduzimos que essas cartas foram direcionadas a comunidades evangélicas, ou a igrejas onde havia crentes salvos e que agora estavam provavelmente escorregando para outro lado.
Então como não dizer que Paulo não estaria preocupado com o riscos desses crentes de perderem a salvação.
Há mais exemplos... mas prefiro me ater nesses.

Jean Patrik

Unknown disse...

Graça&Paz!!
Concordo com o irmão que citou a questão dos dois lados da moeda.
Por aquilo que entendo o crente está a salvo enquanto ele não sair do aprisco do Senhor. É necessário nós termos a preocupação de nos examinar e não simplesmente crermos que jamais perderemos a salvação.
Alguns colocam a questão da seguinte forma: "Nós não perdemos a salvação, e se alguns perdem é porque nunca tiveram." Porém eu creio que esta é uma colocação falaciosa. Encontramos base bíblica para colocar as coisas desta forma?
"Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados." (2Coríntios 13:5)

Para uma abordagem em que foca ambos os lados aconselho a lerem o livro: Eleitos mas livres de Norman Geisler, Editora Vida.

Abraços.

Pollyanna Brito disse...

Ah... lembrando que a SALVAÇÃO é gratuita... não vem de obras, mas da fé! Vem do arrependimento e mudança de vida (que é o fruto da verdadeira conversão)... Que o verdadeiro cristão BUSCA uma vida reta, mas não está isento de pecar, de cair... nem mesmo de blasfemar, abandonar a fé... Que Deus nos guarda até onde quisermos ser guardados...

"E, quando o espírito imundo tem saído do homem, (ATRAVÉS DA LIMPEZA QUE CRISTO FAZ COM A CONVERSÃO- GRIFO MEU) anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra.Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada (PESSOA QUE NÃO PERMANECEU EM CRISTO), varrida e adornada.Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má." MATEUS 12:43-45 EXEMPLO DE SALVAÇÃO PERDIDA!!!

Valter Borges disse...

Na configuração evangélica brasileira há a seguinte constatação: Embora a linha calvinista seja dominantes entre as lideranças (pelo menos nos seus discursos), a maioria leiga é armenianista!
Não há possibilidade de entender que temos responsabilidade na salvação.
Ela é dada, na verdade, sem custo algum; mas, sua manutenção envolve um processo, na qual é preciso a ajuda do Espírito Santo continuamente.
Paulo, inúmeras vezes exorta em suas epístolas sobre essa possibilidade (de perder a salvação), principalmente no cuidado aos crentes para que santificassem suas vidas, sem ais quais não verão a Deus. Ele fala aos crentes!
O debate é grande! Mas, a verdade constatada, realmente é esta: Os leigos são armenianistas e os pastores, em sua maioria, calvinistas. Ou não é assim???

Barrabás disse...

Renato, é realmente tenebroso..
Eu creria que a salvação pode ser perdida se ela ao menos dependesse do ser humano, mas é fato que é Deus quem a dá e sustenta em nós..

Sola Gratia!!

semeador12 disse...

Eu respeito muito a linha calvinista. Mas esta guerra entre Calvinismo e Arminianismo (me refirio ao verdadeiro arminianismo, não o semi-pelagianismo) aos meus olhos é a uma disputa inútil, que deveria ser evitada, como diz Paulo: "E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas". 2 Timóteo 2:23
Eu sei que há base bíblica para o Calvinismo, porém existe também base para o Arminianismo. Senão vejamos:
O que eu faço com os seguintes textos?
- Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. Mateus 24:13
- Nada temas das {coisas} que hás de padecer. Eis que o diabo lançará {alguns} de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2:10
- Ó Timóteo, guarda o depósito que {te} foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência;a qual professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça {seja} contigo. Amém! 1ªTimoteo 6:20-21
-E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. João 3:14-18.
- Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? Diz o Senhor JEOVÁ; não desejo, antes, que se converta dos seus caminhos e viva? Ezequiel 18:23
- Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva; convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que razão morrereis, ó casa de Israel? Ezequiel 33:11

Me responda sem marabalismos teológicos que não possuem nenhuma exegese.
eu poderia colocar outros mas estou um pouco sem tempo.

renato vargens disse...

Prezados,

Só mais uma coisa:

" Se somos salvos sem mérito algum, como poderemos perder a salvação por démerito?

Pense nisso!

Pr. renato Vargens

Anônimo disse...

As pessoas pensam que um crente pode perder a salvação por que a igreja evangélica está cheia de pessoas que nunca conheceram verdadeiramente a Cristo, quem se desvia da igreja é porque nunca conheceu a Cristo, ninguém vai ao céu por ser evangélico e sim por conhecer verdadeiramente a Cristo, se Cristo no comprou pelo seu sangue não foi para que em determinado momento desistissimos da caminhada, mas se isso acontecer é porque nunca conhscemos verdadeiramente a Cristo, muitos apostatarm da fé porque nunca tiveram realmente fé.
você realmente acha que Cristo compra alguém que depois desistiria dele, lógico que não, mas aqueles que se desviaram é porque nunca foram comprados.

Vanusa Fabiano Mendes disse...

Boa tarde a todos.
Penso que essa é uma questão discutida a séculos.
Envolve predestinação e livre arbítrio.Homens piedosos foram arminianos ou calvinistas...Pra mim não importa. Deus nos fez inteligentes, e ele não nos limitou, portanto, respeito quem pensa diferente.
Entretanto, não posso se quer supor que poderia perder salvação, pois estaria nitidamente envolvendo algum mérito meu, o que definitivamente não há: não há nada em mim que justifique a salvação, nada que me faça merecedora, nada que eu possa fazer pra Deus me amar mais, nada que eu possa fazer pra Deus me amar menos.
Há pessoas que mesquinhamente supõe que quem crê, como eu, que o livro da vida não tem borrachas, pensam que acreditamos que podemos ''fazer o que quisermos''(ouvi isso de um desses) , mas esquecem que quando somos levados a conhecer o amor de Deus, essa graça é constragedora demais! Continuamos a pecar...TODOS continuam, mas somos sabedores de quão miseráveis somos e carecedores da graça sublime de Jesus.
Não limitamos o poder de Deus, pois se pecamos (a não ser que alguém tenha coragem de dizer que não peca) qual seria o momento da perda da salvação?
Pois, vejamos, qual pecado autoriza a perda da salvação?
Outro argumento fraco é de que se eu morrer na prática do pecado, vou para o inferno...Mas, se nossa natureza é pecadora, e se nossos dias estão contados, então deveríamos viver na IMPECABILIDADE já defendida por alguns(pois não sabemos qdo morreremos) mas que pelo menos eu, nunca conheci alguém que tenha alcançado tal estado!
Não simplifico, há textos que me deixam confusa...Homens muito mais eruditos e santos do que eu pensavam diferente...Fui ensinada que perderia a salvação (que Cristo conquistou e não eu)vivia me sentindo culpada no meio de''super-homens" hipócritas. Quando descobri que Deus me amou quando eu era ainda má, no lamaçal de pecados, eu não era boazinha, ninguém o é! E Deus me amou mesmo assim, e o que me faz querer conhecer e andar mais próxima desse Deus é ele próprio! Minha natureza é caída, sou direcionada paro que é ruim...E o que me diferencia do mais miserável homem desta terra é simplesmente ter sido alcançada um dia pela Graça (que é de graça).
Há coisas que não entendo, coisas grandes demais pra minha compreensão, sou limitada, não possuo e nem tenho pretensão de ter todas as respostas, tenho muito a perguntas a Deus um dia...Mas como ele disse a Jó, quem sou pra discutir com aquele que criou todas as coisas? Não posso usar meus critérios miseráveis sobre a justiça, e aplicá-lo a mente do Altíssimo!
Mesmo não compreendendo todos os aspectos que envolvem os critérios Deus, só sei que eu caminhava a passos largos para o inferno, e pela misericórdia de Deus, e não porque fiz alguma coisa, Deus me resgatou do império das trevas e me levou para o reino do filho do seu amor, no qual tenho redenção!

Um abraço a todos os irmão em Cristo, nossos conceitos teológicos não devem ser empecilhos para nossa comunhão, desde que não sejam heresias óbvio.

Vanusa Fabiano Mendes Indaituba/SP

Leo Silva disse...

Mas se não permanecermos fiéis até o fim? Creio ser um pouco mais estreito o caminho, ou seja podemos sim sermos destruídos, cair em tentação, pecar e perder a salvação. O pecado é a separação do homem de Deus. Vá e não peques mais, do contrário caio em desgraça e fora da graça não há salvação, sujo não compartilho da mesa do Senhor logo não terei parte com Ele. Por conta dessa afirmação é q muitos crentes levam uma vida desregrada e se santificam quando querem. Muito perigosa essa sua afirmação.

Um Metodista disse...

no demérito já estamos! se estou sujo pelo pecado caio em desgraça e se não me lavar, pedir perdão não poderei fazer parte da mesa do Senhor, logo quem não participa da mesa do Senhor não tem parte com Ele. Ou seja cair é pra quem está de pé, não pra quem dorme! Pensem nisto. Santidade é um exercício, deve ser constante e diário.

Fábio Carvalho disse...

Queridos,

Visito vários blogs e raramente comento. Mas, esse assunto mexe comigo há muito tempo e, abro uma exceção.

Penso também que o cristão, uma vez salvo, SALVO PARA SEMPRE! Creio que a salvação não é nosso mérito, é "dom de Deus" e "TODO aquele que vier a mim, DE MANEIRA NENHUMA o lancarei fora" (Jo 6:37). Muito interessante a visão de um irmão sobre o assunto, quando vê o plano da salvação desenhado em Gn 15, quando o Senhor faz um pacto com Abraão sobre a sua descendência. Nesse pacto, referido também em Hb 6:13-20, o Senhor, "não tendo ninguém maior por quem jurar, JUROU POR SI MESMO", fazendo cair um sono profundo sobre o patriarca. Assim, mostra-nos a figura que não é possível o homem ter participação nenhuma no plano redentor, sendo que o fogo caiu do céu e consumiu todas as metades, selando o pacto que a descendência de Abraão herdará a terra! Aleluia!! Nada pode ser feito pelo homem, ao SENHOR pertence a salvação! Atenção aos versos de 17-20 de Hb6, como Jesus, sumo sacerdote para sempre, garantiu a imutabilidade do propósito eterno de Deus, tendo sido "partido pelo meio", e aceito como sacrifício perfeito e santo diante de Deus.

Sob esse prisma, não enxergamos como bíblico o termo "aceitar Jesus".
Quem aceita quem? É o Senhor que nos aceita, mediante a obra do Seu Filho na cruz.

Há muitos pontos que podem ser explorados nesse assunto, esse é somente um deles. Obrigado, fiquem na paz, abraço a todos.

Fábio Carvalho

Hugo Ferreira disse...

O crente em Cristo pode perder a Salvação?

Eu digo que não, o pastor Renato Vargens já colocou as passagens bíblicas,citando que o crente em Cristo,não pode perder a Salvação,já foi selado pelo Espírito Santo,podendo ser infiel ,mas não perde a Salvação,está confirmado como pelo fogo,é um fato confirmado biblicamente.

Agora existe o joio no meio do trigo,como Jesus afirmou,são aqueles que estão no meio da igreja,se fazendo de irmãos na Fé,mas não são,são fofoqueiros,mentirosos,heréticos,avarentos e muitas vezes causam apostasia.

Pollyanna Brito disse...

Olá Renato. Eu compreendo sua opinião, mas discordo da mesma.

Veja só, vc disse: " Se somos salvos sem mérito algum, como poderemos perder a salvação por démerito?"
Eu entendo que na questão de ser salvo sem mérito implica o RECONHECIMENTO de que TODOS PECARAM E DESTITUÍDOS estão da GLÓRIA DE DEUS. Sendo assim, não há nada que o homem possa fazer para ser salvo. Nisso entra a MENSAGEM DA CRUZ, e nosso crédito para salvação, que veio do esforço de JESUS. De graça!!! Da graça!!!
Recebemos esse bem qdo cremos no sacrifício de Jesus. Mas será que todo bem que recebemos (mesmo sem merecer, que é o caso) pode significar que ficará comigo eternamente, só por ser de graça e sem mérito? Ou devo eu GUARDAR esse precioso bem para que ninguém me roube? Não estou falando de ESFORÇO PARA ADQUIRIR um bem, mas de ESFORÇO para MANTER O BEM GRATUITO QUE RECEBI!

Se somos salvos sem mérito, como poderemos perder a salvação por demérito? Simplesmente abandonando JESUS, não mantendo a chama acesa como as 5 virgens (Mateus 25), não sendo um servo vigilante (Lucas 12:35) que o seu senhor o lançará com os infiéis (note que a palavra infiél vale para os que conscientimente conheciam a sua responsabilidade e não a fez), sendo uma figueira estéril (Lucas 13:6), não dando fruto (João 15:6), etc... Posso chamar isso de demérito?Sim...... "não mereço ser absolvida porque joguei fora minha salvação que recebi gratuitamente."

Sei que essa discursão não vai mudar sua opinião e muito menos a minha, pois sou convicta disso. Já orei muitas vezes ao Senhor para clarear minha mente: se perde ou não! Mas continuo crendo da mesma maneira...
Uma coisa é certa: crer tanto numa coisa ou em outra, não muda nossa fé, nem nosso compromisso com o Reino.
A paz!!! :)

Rodrigo Toledo disse...

Olá, Pastor Renato, como vai? Gostaria de expor minha opinião. Sou um calvinista convencido e esclarecido. Contudo, faço algumas críticas bem ácidas aos calvinista e ao próprio Calvino.

Primeiro - a divisão da bíblia em capítulos e versículos é injusta e inexata. Não foi inspirada por Deus. Por exemplo: Efésios caps 1, 2, e 3 deveriam ser um único capítulo. Ou seja, nada de ficar interpretando Efésios 2 sem conexão com 1 e 3, ok!

Segundo, não deveríamos confiar tão cegamente num homem cujo hobby era beber vinho tinto e interpretar as Escrituras, NECESSARIAMENTE NESSA ORDEM!

Grande abraço.

Nova Ordem Global disse...

As pessoas,em sua maioria hoje em dia, acham que o crente verdadeiro é qualquer um que vai a frente e levanta a mão.
Mas a bíblia é clara, em João 3 o Senhor Jesus diz que o novo nascimento é uma obra soberana de Deus, a partir do novo nascimento passamos a ser nova criatura e temos o DNA divino implantado em nós. Somos adotados por Deus com todos os direitos e obrigações de filhos.
Se somos agora filhos de Deus, como podemos então ser desfilhados? Desculpem a palavra esquisita.
Além do mais, se somos filhos, Deus nos trata como tais e se erramos Ele castiga, como está escrito: "Porque o Senhor corrige a quem ama,e açoita a qualquer que recebe como filho" Hb. 12:6. Mas não deixam de ser filhos, portanto, não perdem a salvação.
Mas aqueles que não são filhos Ele os trata como juiz, estes não perdem a salvação porque nunca a tiveram.

Testes disse...

Quem acredita que perde, corre o risco de perder e tem preocupação constante e carrega um fardo louco!
Quem acredita que não perde, fica tranquilo, o risco é relaxar e se perder no mundão de vez.
Eu particularmente creio que quando estamos com Deus, estamos e nada nos separa Dele. Agora pra saber se estamos mesmo com Ele acho que só Ele sabe.

Gilson/atlanta disse...

Pura heresia, textos sem exegese, e a famosa doutrina de uma vez salvo, salvo para sempre. A venda de indulgencia , dogma estabelecido pela igreja catolica no ano de 1498 se não me falha a memória. A venda de indulgencia dava o direito a pessoa de pecar livremente e ser justificado, pois não perderia a sua salvação. Tenho amigos batistas que creem nessa doutrina demoníaca, inclusive um desses amigos meu concluiu seu doutorado, em uma universidade batista aqui nos USA, onde eu resido tambem. Agora raciocinem comigo e usem o bom senso, esse amigo meu, vai em boates, bebe, se prostitui, vive de acordo com o que o mundo vive, e eu conversando com ele sobre santificação, ele me disse q faz tudo isso pq um crente não pode jamais cair da graça. Ou seja, a mesma ideologia catolica de pecar a vontade, a compra da indulgencia te justificaria dos seus pecados.
Eu poderia citar varios textos tambem demonstrando que um crente pode sim perder a salvação. Como por exemplo Mt25, quando Jesus disse que o reino dos céus seria comparado a dez virgens, tomaram as suas lampadas e sairam ao encontro no noivo.
1) Eram todas virgens
2) Todas se vestiam de branco
3) Todas estavam esperando o noivo
4) Todas sairam ao encontro no noivo
5) Mas nem todas entraram nas bodas.
Qual a razão de 5 não entrarem? Eram noivas, eram virgens, esperavam o noivo, mas não houve casamento. PQ?
Pq apesar de serem "noivas" não estavam preparadas, e acabaram ficando do lado de fora, a ponto do noivo dizer. "EU NÃO VOS CONHEÇO".
Poderia tambem usar o texto de (I Corintios 10:12) - Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.
Bom, se esta em pé, corre o risco de cair.
Tambem poderia usar o texto de (Mateus 24:13) - Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo, ou seja, é uma batalha travada, seguir a Cristo é renuncia e perseverança.
E tambem poderia citar (Lucas 9:62) - E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.
Mas uma vez inclui perseverança.
(Lucas 16:16) - A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.
E para concluir, pois não vou nem perder meu tempo debatendo uma doutrina barata dessas, o reino de Deus é tomado por esforço e quem não se esforça não se apodéra dele.
Bom de uma coisa eu sei, Jesus vem buscar uma igreja sem mácula, (sem mancha), vem buscar uma igreja pura (não impura), Santa, (não profana).
O dia do julgamento vai ser um dia de muitas surpresas.
Acho até engraçado como existem pessoas que para poderem pecar a vontade, acham "muletas"em versiculos isolados, para poderem justificar seus pecados, e a sua vontade de continuar pecando.
Bom, como eu não quero arriscar minha salvação e nem ficar do lado de fóra, vou continuar no meu processo de santificação diária, fugindo do pecado e da aparencia do mal, em vez de continuar pecando a vontade, e me apoiar em "muletas" para justificar meu desejo de pecar.
Depois criticam a igreja católica, sendo q existem doutrinas entre os evangélicos piores do que os dogmas católicos.
Paz seja com todos!

jltnjolutana@yahoo.com.br disse...

MEU ABENÇOADO PASTOR R.VARGENS.
FOI DE UMA FELICIDADE TOCAR NESTE ASSUNTO,POIS,TEM MUITOS QUE ESTÃO NA IGREJA,E NÃO ESTÃO EXERCITANDO O QUE ESTÃO OUVINDO.QUERO TE FAZER UMA PERGUNTA:SE EU PERCO A SALVAÇÃO,O SACRIFÍCIO QUE JESUS FEZ NA CRUZ DO CALVÁRIO,NÃO TEM EFEITO NENHUM?ELE PRECISARIA VOLTAR E REALIZAR O MESMO SACRIFÍCIO,OU O QUE ELE ENSINOU NA LIVRO DE LUCAS,SOBRE A OVELHA PERDIDA,A DRACMA PERDIDA E O FILHO PRÓDIGO,NÃO NOS DEIXA MARGEM NENHUMA QUE A SALVAÇÃO QUE ELE NOS PROPORCIONOU,É ÚNICA,UMA SÓ VEZ E PARA SEMPRE.E QUAL DOS QUE ESTÃO RELACIONADOS NO ROL DOS HERÓIS DA FÉ(HEBREUS 11)NÃO TEM MARGEM,NEM DÚVIDA QUE FORAM SALVOS.VEJO LÍDERES FALANDO DE CERTAS AFIRMATIVAS QUE NÃO CONDIZEM COM O TEXTO BÍBLICO,EU SÓ VOU TER CERTEZA DA MINHA SALVAÇÃO,QDO EU CONFESSO QUE EU ESTOU SALVO.A VIDA CRISTÃO É UMA VIDA DE CONFISSÃO.TEMOS QUE EVOLUIR MUITO NA PALAVRA,(HB 4.12),SE NÃO VAI ACONTECER CONOSCO O QUE PROFETIZOU O PROFETA:O MEU POVO,A IGREJA DO SENHOR,ESTÁ SENDO DESTRUÍDA,PORQUE ESTÁ FALTANDO O CONHECIMENTO.

Mateus Abboud disse...

Que coisa gostosa de ler. Lamentável o resultado da pesquisa, mas...

Lembro-me da classe de Romanos que ministrei ano passado na EBD. Que livro maravilhoso! Lá encontro resposta suficiente para refutar qualquer opinião contrária ao seu texto pastor.

Parabéns mais uma vez pela lucidez e dedicação ao Evangelho.

Um forte Abraço.

Saudades!

.†.Pяι мoulin.†. disse...

Eu Acredito que em todos os momentos de nossas vidas somos salvos.
Nós nunca, e em nenhum momento fomos merecedores da salvação, nem do amor, nem do perdão, nem da graça de Deus.
Como disse o Renato em um dos comentarios, se já não temos merito algum e recebemos tais coisas como poderemos a perder por demerito?
Deus nos salvou, cabe a nós aceitar isso ou continuar acreditando que enquanto errarmos iremos perder a salvação.
Se for assim eu já perdi a minha faz tempo, porque eu erro o tempo todo, mas eu ouso acreditar que ainda com todos os meus erros Deus esta bem aqui me ajudando a me levantar. Eu li no livro da Joyce esse dias que Deus está satisfeito conosco e é errado algumas religiões acharem que temos que nos miserar, pensar mal de nós mesmos, para que Deus possa nos aceitar. Ele nos chama como estamos e como somos então porque se eu errar ou por um momento me esquecer Dele ele me rejetaria?
Quando nos perguntamos se um crente pode perder a salvação estamos nos perguntando se Deus poderia um dia nos rejeitar. Isso jamais, uma coisa tenho em meu coração é que Deus jamais poderá nos rejeitar, na verdade nós que o rejeitamos.

Fico maravilhada ao descobrir a cada dia que independente do quanto eu sofra, ou do quanto eu erre Deus ainda irá me aceitar de volta.

Acredito que não podemos perder a salvação, pois Deus nos ama de mais e Ele quer nos atrair não nos rejeitar quando caimos. Por isso eu acredito que Deus com todo o seu amor quando nos vê cair de alguma forma ou de outra se nos afastamos Dele, Ele com toda a sua graça a cada dia irá nos mostrar que está bem aqui do nosso lado e que na verdade Ele nunca vai desistir ou nos rejeitar.

Eu Amo Esse Deus, porque Ele é o Deus dá esperança, Ele acredita em nós mesmo quando falhamos com Ele. È o Deus que acredita no melhor de nós.

Tiago disse...

Colossenses 1:21-23



. Observamos três coisas: éramos estranhos, fomos reconciliados por Cristo, precisamos perseverar na fé alicerçados e firmes, permanecendo no Evangelho.

. Shedd diz: “A graça se retira dos que desprezam sua tutela”. “A graça não age independente da fé”

. Champlin diz: “Se alguém permanece na fé, será salvaguardado de todo perigo de queda”. “O Crente terá de manter viva a sua fé saudável e ativa, isto o protegerá de toda perda”.

Anônimo disse...

Nunca devemos esquecer que Deus é Soberano Sim e Sua Graça é Poderosa Sim, porém ele deixou claro em Sua Palavra que devemos ESCOLHER SEMPRE, deixou-nos a faculdade de tomarmos as nossas próprias decisões.
O Livre Arbítrio é a razão principal para crermos que é possível para qualquer pessoa chamada por Deus ser "provada" para então DECIDIR entre o bem e o mal. (Ler Isaías, Mateus, Romanos...).
Vigiemos e Oremos para não sermos enganados, pois está escrito que o coração do homem é enganoso, é desesperadamente corrupto.

Observatório Teológico disse...

Gosto muito de seus textos, mas agora tenho de me posicionar questionando sua convicção.....apenas quero perguntar o seguinte: Se não fosse possível o crente cair da graça e acabar perdendo sua salvação, porque existem nas Escrituras tantas advertências a respeito, para que o crente vigie, para que tenha cuidado em sua vida com Deus. Essas referências perdem sentido, se realmente não existe a possibilidade de um salvo vir a desviar-se, perdendo sua salvação. Sinceramente, não posso aceitar o "uma vez salvo, salvo para sempre". O crente pode estar seguro de sua salvação em Jesus Cristo, mas ter todo o zelo em sua vida de santidade para não cair (1Co 10.12; Hb 3.12; 2Pe 2.20-22).

Abner J. Santos disse...

"Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos alguns apostarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras, e que têm cauterizada a própria consciência ..." (I Timóteo 4)

Neste caso, apostasia, não é perder a fé ? Desviar-se ?

Filho de Jacó disse...

"Sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida"

Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
(1 Coríntios 10:12-13)

E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.

Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
Mateus 24:12-13

Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;
Isaías 29:13

E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.

7 Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:

8 Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.

9 Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. Mateus 15,

Anônimo disse...

Gostaria de fazer uma pergunta, estou um pouco nervosa...

Bem... Sou cristã pela misericórdia de Deus, vou à casa do Senhor, leio a sua palavra, as vezes quando posso eu jejuo mas não é sempre, gosto de cantar e louvar na casa de Deus.

Bom... No entanto, Deus colocou em minha vida um chamado de missões, que eu devo pregar sua palavra. Mas o meu problema é que tenho um pavor imenso de falar em público!

Certa vez, tava numa entrevista de emprego e quando vi aquelas mesas em forma de circulo na parte da dinâmica, foi horrível, nunca tive uma sensação tão ruim... E isso tem me prejudicado espiritualmente.

Gostaria de saber se isso prejudicaria na minha salvação... Eu não tenho vergonha de falar de Jesus... Eu amo evangelizar, gosto de falar com traficantes, gosto de falar para com os amigos, conhecidos de Cristo, o meu único problema mesmo é para falar em público cheio de gente.... E então... Perderia minha salvação por isso?

As vezes vem na minha mente a parábola dos talentos, também vem na mente aquele texto que diz que se não pregarmos e avisarmos para tal pessoa do seu pecado, Deus cobraria de nós aquela vida, e por fim o texto que me entristece é que os tímidos não herdarão o Reino.

Bom... To precisando de ajuda espiritual, ou melhor, de um conselho, pois não sei o que fazer, nem mesmo sei como vencer isso!

Nazireu disse...

http://www.youtube.com/watch?v=N5lw809gB94

Esta doutrina enraizada nos EUA da Salvação Eterna na Terra é um absurdo. A maioria desses versiculos aqui estão fora de contexto e está falando da vida posterior e nao na vida terreste. Nesse video o Pr. Paul Washer coloca muito bem esse tema.


Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.
1 João 2:6(andar, verbo presente)


Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Apocalipse 2:10 (permanecer)

Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
Apocalipse 22:14-15 (o que mais tem na igreja é crente idólatra, será que serão salvos? Te digo que nao)

Anônimo disse...

Nem sou de Armínio e muito menos de Calvino.

Eu sou de Cristo!

Comunidade Evangélica Boston disse...

Eu confio totalmente, absolutamente na garantia dada por Deus, o que não confio é na fidelidade do homem em se manter dentro da proteção de Deus.


2Pe 1:10-11 Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Rom 11:20-23 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado. E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.

1Tm 1:18-20 Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia; Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé. E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.

-- Heb 3:6 Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.
Heb 3:14 Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.

1Jo 5:16 Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.

Apo 3:11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

Unknown disse...

A pergunta é Pode o crente em Jesus perder a salvação? A resposta é sim. Se aquele que aceitou a Jesus Cristo como seu salvador (guardando suas palavras) e foi batizado, ou seja, que estiver reto fazendo tudo o quanto determina a Lei de Deus sem sair um milimetro para direita ou para a esquerda, esse sim não perderá a sua salvação. No entanto, aquele cuja a Graça lhe alcançou um dia, vindo a se desviar dos caminhos de Cristo, voltando ao pecado, esse sim, enquanto não retornar para as mãos do Senhor, redimindo seus erros, terá sua salvação cancelada durante o tempo em que estiver nas trevas (mundo). E poderá receber como Graça novamente, quanto retornar para Cristo 100%. Não existe cristão pela metade. Por isso que a porta é estreita, tendo de que a oportunidade é ampla, mas somos quem nos monitoramos diariamente a fim de que estejamos sempre na presença de Jesus Cristo Nosso Senhor e os nossos amigos e familiares, também, podem nos exortar quando estivermos correndo risco de tropeçarmos e de nós jogarmos ao abismo do inferno. E veja que interessante. E se ao sairmos da presença de Jesus Cristo, partindo de encontro as trevas, vicios e etc., morrermos, salvo não estaremos. Portanto, a garantia da salvação é nos mantermos firmes na fé e com o mesmo carater de Jesus Cristo, aí não restará dúvidas de que teremos nosso passaporte marcado com o carimbo da Salvação e se por ventura estiver naquele dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo estiver retornando e que os sinais já apontam isso, maravilha, seremos arrebatados logo na primeira vez. Estejamos conscientes de que temos que guardar diariamente nosso bem mais precioso, nossa conquista diária, nossa SALVAÇÃO.

Marcelo Cassiano de Moraes disse...

Queridos amigos e Renato, o problema é que agente toma uma linha de pensamento na faculdade, e trás todo o kit dessa formação conosco. Se somos Arminianos ou Calvinistas... Creio que agente tem que olhar a bíblia puramente, independente do que acreditamos... e vamos enxergar que ela responde bem mais que isso: uma vez salvo, salvo para sempre. Não acredito nessa Teologia.

Claudinéia disse...

Em minha concepção o pecado separa totalmente o homem de Deus. Por isso tenho uma dúvida a partir do que coloco a seguir:
Somos pecadores e sujeitos ao pecado, enquanto vivermos aqui na terra (Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 João 1:10). Mas sabemos que (Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23). (Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:41). Tem-se essa clareza, convicção. Entretanto, dizemos que somos salvos pela graça e para sempre, e temos compromisso com a igreja. Fico pensando comigo: se um homem tem essa certeza, (porque “A CARNE É FRACA”) mas apesar disso caiu na tentação e traiu a mulher (o que parece tão "comum" nos dias atuais – o adultério, embora não é), mas arrependeu-se e tem o desejo de voltar e pedir perdão e se reconciliar com todos, contudo saiu de casa em um dado momento e no caminho foi atropelado e morreu. Minha dúvida é: esse homem morreu salvo já que estava em pecado e não reconciliou-se a tempo? ou ele não precisaria voltar e pedir perdão a esposa e aos demais irmãos?

Luciano Firmino disse...

Calvinistas X Arminianos Briga eterna!!!!!KKKKKKKK

SE UM CRENTE PODE PERDER A SALVAÇÃO PELO PECADO, ENTÃO NINGUÉM VAI PRO CÉU(rs.NUNCA VI UM CRISTÃO 100% SANTO, POR MAIS PIEDOSO QUE ELE SEJA, ELE VAI PECAR ATÉ O DIA DE SUA MORTE.
Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 1 João 1:8

ISSO É CLARÍSSIMO EM TODA BÍBLIA.

O CARA PECA, DEUS VAI LÁ NO LIVRO DA VIDA E APAGA O NOME DO CIDADÃO.
O CARA PEDE PERDÃO E SE ARREPENDE DEUS VAI LÁ E ESCREVE DE NOVO O NOME DO CAMARADA NO LIVRO. O CARA VAI E PECA NOVAMENTE E DEUS VAI LA E...........

sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus
Romanos 3:24

IR OU NÃO PARA O CÉU NÃO DEPENDE DE MIM (TARZAN) E TU (JANE) E SIM DE JESUS O CRISTO. MEU PASSAPORTE ESTA CARIMBADO E A PASSAGEM JÁ FOI PAGA O DIA E A HORA DO EMBARQUE EU NÃO SEI, SÓ SEI QUE EU VOU ESTA NESSE VOOU DA "JESUS AIRLINES".

Att. Pecador, Pecador é meu nome, pecador é meu Sobrenome

Unknown disse...

é Deus quem nos justifica! A cruz não é uma especulaçãozinha a respeito de salvação! De fato ela salva! Dela vem tudo o que é necessário para que um pecador seja devidamente preservado até o último dia! Quando alguém diz que eu posso perder minha salvação, eu digo: "foi Jesus (Deus encarnado)Cristo, o justo quem morreu por mim!" Se meus pecados pudessem me fazer perder minha salvação, eu a teria perdido, aliás, todos teriam perdido! Além disso,o que eu faria com os méritos de Cristo? Ele viveu uma vida perfeita atoa? Será msm que a união com Cristo que acontece por meio da regeneração, onde recebemos o que dEle, não garante a nossa salvação? Será que Deus, tão poderoso pra salvar, não é poderoso também pra manter pessoas salvas? Será que eu, eusinho, tenho poder pra afrontar a Deus, quando Ele se revela graciosamente a mim como um Grande Salvador? Estas pessoas que dizem que alguém pode perder a salvação, no mínimo não conhecem a palavra, nem o padrão de santidade de Deus, talvez não tenham entendido o significado de justificação! E os textos que falam de perseverar? Apontam para o fato de que Deus faz perseverar aqueles que estão realmente salvos! Esta é a única maneira de harmonizar tais textos com os muitos textos colocados acima pelo pr Renato!Tem gente que prefere dizer que a Bíblia se contradiz, eu não!!!
Vi muita gente contrapondo o pr Renato, mas ninguém ousou refutar versos como Rm 8.30, Jo 10.28...Pensem, se Deus é 100% santo, a única maneira de alguém entrar no céu, é também sendo 100% santo... e isso, só é possível pelos méritos de Jesus!

Claudinéia disse...

Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque. Eclesiastes 7:20

Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? Romanos 6:1

Sim, de fato não somos 100% santos, por isso, temos que viver uma vida completa em busca da santificação.

Em Hebreus 10:26-27 encontramos o seguinte:
Porque, "SE" pecarmos voluntariamente, DEPOIS DE TERMOS RECEBIDO o conhecimento da verdade, já NÃO RESTA MAIS SACRIFÍCIO pelos pecados, Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.

Uma palavra com duas letras SE. O se deixa a possibilidade: expressa que somos voluntários, em outra expressão, sujeitos a pecar. Nesses contextos, entendo que existe a possibilidade de sofrermos o juízo, nos levando a perder a salvação, ou é impossível estarmos nos ardor do fogo e estarmos nos céus?

Sim, somos justificados gratuitamente por sua graça: "sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus" Romanos 3:24 Ele nós justifica, mas GRATUITAMENTE e por sua GRAÇA. Mas isso não quer dizer que podemos perecer sem a santificação, a qual implica em abandonarmos o pecado.

Segui a paz com todos, e a SANTIFICAÇÃO, sem a qual NINGUÉM verá o Senhor; Hebreus 12:14

Neste contexto, é preciso de fato a santificação. Mais do que claro: SANTIFICAÇÃO é versos PECADO, ou seja, posso pecar, mas não posso permanecer com o pecado.

Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Apocalipse 3:3 Oras, para que o conselho em vigiar se a igreja de Sarde já estivesse salva?

pastoredsonmorales disse...

Eu acredito que perder a salvação seria que o mesmo que um menino pobre que foi adotado por uma família .Mas que no passar do tempo este menino começasse a desobedecer seus pais adotivo, seus pais nao agüentando mais devolve esta criança ao juiz e esta criança entao perde todos seus direitos de herdeiro. No mundo dos pecadores e em especial no Brasil isto e impossível. Pois uma vez folho sempre filho. Eu uso este exemplo para explicar, pois sempre Deus usou a figura da família para explicar a relação entre Deus e o homem . Visite o meu blog. Pastoredsonmorales.blogspot.com

Aldenir Araújo disse...

1 Coríntios 10:12 Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia.

Quem está em pé está firme e consciente. É uma firmeza frágil e sujeita a queda, por isso o apóstolo Paulo alerta para a igreja de Corinto, para que todo aquele que se julga estar firme em pé, deve cuidar para não cair, pois existe esta possibilidade.

O pregador Fiel

Prof. Waldez Pantoja disse...

Na Bíblia vi muitas pessoas que foram Salvas, mas nenhum que perdeu a Salvação... A Salvação não nos pertence, ela é uma Dádiva divina. Os textos estão todos muito bem colocados. A Salvação é uma dádiva exatamente devido a nossa incapacidade de nos livrarmos do pecado por conta própria.

Gildo Gomes disse...

Certo Duarte Rego, mas Geisler nesse livro não nega que o crente é salvo eternamente, pelo contrário ele o afirma muito bem e chega até a refutar os versículos usados por aqueles que acreditam que o crente perde a salvação. Ele reinterpreta os outros quatro pontos da soteriologia reformada, mas afirma a perseverança dos santos como Arminío também fazia. Abraço e felicidades...

Gildo Gomes disse...

Mas meu irmão Duarte Rego no livro "Eleitos, mas livres", Geisler não nega a salvação eterna do crente, pelo contrário o afirma muito bem ao ponto de refutar até os versículos usados por aqueles que acreditam na perda da salvação. Geisler considera-se um calvinista moderado e assim reinterpreta os quatro pontos da soteriologia reformada, mas permanece bíblica e historicamente na doutrina da Perseverança dos Santos. Na verdade nesse ponto até arminío concordava como disse Roger Olson.

Priscilla Ellen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscilla Ellen disse...

Graça e paz!

Irmão, pelo seu texto qualquer um nota que seu amigo está longe se ser um crente salvo pela GRAÇA de Deus, acho que ele é convencido que Cristo salva, mas não convertido por Deus, ele tem que voltar ao evangelho da cruz e rever os conceitos sobre salvação. Pois deveria dá evidências, o verdadeiro crente busca a santidade dia e noite. Todos correm o risco de cair, pois somos pecadores e carecidos de misericórdia. O cair é do homem e o levantar é de Deus. Não quer dizer que se você cair está lançado ao inferno. Existe a graça de Deus e a responsabilidade humana também. Deus é 100% amor e 100% justiça. Não há um justo sequer. Somos totalmente dependente de Deus, pois se não fosse as misericórdias que se renovam a cada manhã já teríamos sido consumidos.

Paz do Senhor!

Unknown disse...

Bravo meu Irmão, eu fico feliz quando encontro sobriedade em alguém, estava lendo tudo aqui, e ia até preparar o sermão da montanha, para os equivocados de plantão, mas vou deixar uma ressalva apenas:

O que vamos fazer com os textos bíblicos que nos exorta a plena vigilância, já que estamos garantidos? O que fazer com a parábola das dez virgens, será que foi uma historinha contada pelo Mestre para fazer os discípulos dormir? O que fazer com a santificação que sem ela não sera possível ver os senhor, segundo 1 Tessalonicenses 4:3?
A faça-me um favor né, eu estudei teologia por dez anos, e continuo estudando e praticando a palavra, pagando um alto preço para pastorear um povo com tanto amor, ensinando a doutrina dos apóstolos todo santo dia... E se tem uma coisa que me revolta é ver um monte de irresponsável, ensinando a metade da bíblia, ou melhor, apenas que os convém, é claro o evangelho de facilidades é conveniente para eles, eles esquecem que não foi só Jesus que morreu em pró do verdadeiro evangelho, os apóstolos morreram de forma terrível, e até hoje discípulos morrem no campo missionário... Em quanto isso estes teólogos de araque espalham suas heresias com tanta eficacia que acaba convencendo um monte de néscios, é lamentavel!

Clerton disse...

Se o crente perde a salvação,Cristo veio morrer para nos garantir o quê?

Yuri Schein disse...

Quando uma casa pega fogo, supondo que haja uma pessoa lá dentro, a sua casa se queime toda, mas ela consegue escapar, embora que queime toda a sua casa, ela se salva...
Isso quer dizer que se a obra que a pessoa está edificando for de palha, madeira e feno, a sua obra será queimada, mas ele todavia, vai ser salvo como que pelo fogo (Ou seja, essa pessoa irá se salvar)...
Não importa o quanto somos religiosos e quantas obras nós fazemos, NAQUELE dia Cristo irá passar todas pelo fogo, e muitos irmãos estão fazendo a obra de maneira errada, edificando madeira, palha e feno... Esses irmãos serão salvos como que pelo fogo, mas receberão uma disciplina do Senhor naquele dia...

Jesus Osmar disse...

se o crente pode perder a salvação eu tô fazendo o que aqui

HELTON SANTOS disse...

Eu sou crente e salvo em Cristo... Agora eu posso desistir de tudo e trocar minha primogenitura em um prato de lentilha.... Se um Cristão salvo não perdece a Salvação para que tanta advertências , como : vigiai , sede firmes e contantes , fortalecei no Senhor e na força do seu pode , guarda o que tem para que ninguém roube tua coroa ( salvação) etc ??? Vigia não crente e VC vai ver para onde o diabo vai te levar...

Nuna Rocha disse...

Somos duas, Aline. Somos duas.

ROGERIO GODOI disse...

Graça e paz pastor,

Como o nobre pastor explica Hb 6-1 ao 8.

um abraço,

fique na paz.

José Rubens Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Introspectivo disse...

Eu tenho uma dúvida. E a apostasia como é entendida nesse contexto? Pois achava que esse processo se aplica somente a quem um dia se tornou crente.

Anônimo disse...

renato vargem jesus fala em mateus 24.13 aquele quer perceverar ate o fim este sera salvo se nao perceverar nao e sauvo muitos sao chamado mas sao poucos os escolido fique na paz

Unknown disse...

Parabéns, é muito fácil escreve e pregar algo que nos convém, tem que fala a verdade mesmo tem um monte de gente que vai para o inferno por causas de ensinos heréticos.

Unknown disse...

Se conseguir me responder a pergunta abaixo aceitarei seu estudo.

Ja que uma vez salvo, salvo para sempre para que O diabo atenta os salvos? Porque o diabo esta na presenca dos salvos qual objetivo dele estar ao nosso derredor? Esta doutrina é do DIABO. E para reforcar o amigo acima
Aquele que perseverar ate o fim sera salvo.

Unknown disse...

Se uma vez salvo sempre salvo
Porque o diabo atenta os salvos?
Tome cuidado com esta doutrina

José Rubens Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Serva do Senhor disse...

A bíblia diz a os q vivem em pecado não são filhos de Deus mas do diabo! E também diz as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo! Imagina se uma pessoa crente, se desvia e passa a assassinar estuprar, etc... este vai p o céu? Claro a não!

Unknown disse...

"Ore e vigie"
"Cuidado para que não roubem sua coroa"
São passagens biblicas
Então temos que vigiar até último momento até que Jesus nos busque para não perder a salvação como as 5 virgens imprudentes que também fala na Biblia e Jesus deixou essa parábola nos exortando do perigo de perder salavacao!

Unknown disse...

Três

Unknown disse...

Graça e paz Pr. Renato! Gostei muito do seu artigo, inclusive coloquei no meu site um link para o seu blog. Se quiser conferir deixarei o link abaixo. Grande abraço! Que o Senhor continue lhe abençoando.

http://edisioramalho.com.br/podem-os-verdadeiros-cristaos-perder-a-salvacao/

Unknown disse...

Também creio que o crente pode perder a salvação sim. Pois se fosse simplismente crer pq o próprio diabo caiu? E muitos creem mas será que somos merecedores. O Senhor diz q nos coloca a disposição a água e o fogo e a escolha é nossa. Todas as afirmações que ele colocou é verdadeira sobre Deus guardar os crentes mas será que somos crentes verdadeiros? Crente verdadeiro é aquele que segue os mandamentos de todo coração que conhece verdadeiramente o Amor que esta citado em 1 corintios 13. Caso contrário diz na propria palavra q no dia muitos dirão a Cristo q pregou e espulsou demônios em seu nome. E ele simplesmente responde que não os conhece. Então podemos perder a salvação sim.

Unknown disse...

Preciso comentar,nem sei se ainda existe essa necessidade,se uma vez salvo sempre salvo ,pq Adão não está no Eden até hoje?Pq tudo em Deus é condicional,somente seu amor é incondicional, até o verso central da Bíblia é condicional:"Deus amou o mundo de tal maneira....E todo aquele que nele +Crer+=Condição!!!!Acorda povo
Filipenses 2:12-desenvolvei a vossa salvação!!!
Todos os versos deste post, estão fora do contexto e aplicação,e ainda que se aplicassem todos são condicionais...O texto das ovelhas por exemplo:elas me seguem..(condicão).Se deixar de seguir?
É só ter um pouquinho de revelação divina e parar de repetir o que se ouve

kamila disse...

Pastor, meus cumprimentos pelas preciosas informações que foram divulgadas no seu Blog.

Meus DEUS!!!

Quantos absurdos foram ditos aqui nos comentários para tentar justificar aquilo que não pode ser explicado.

Nessa questão eu tenho a dizer que não confio em homens ou em raciocínios humanos.

Não acredito em Calvino e menos ainda em Armínio, porém eu acredito em JESUS!

ELE disse (João 10:28): "Eu lhes dou vida eterna", e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

Seria JESUS então por acaso mentiroso?

Ou será que por um mero "esquecimento" ELE deixou de falar:

"Desde que perseverem e não pequem"

Unknown disse...

Caro irmãos paz do Senhor a todos . Só quero falar 1 coisa .
Tantas almas para ser ganhas ai fora e vcs discutindo se vão ser salvos ou não ... Creio q a salvação depende da Fé de cada um , na palavra diz q aquele que crer e for batizado sera salvo . mais não vem ao caso ... Temos um propósito antes d voltarmos de onde nós viermos
Então vão cumprir nosso chamado e deixa q o julgamento sera de Deus amém.
Assista a ministração ... Algo maior porque viver depois vcs me responde .

José Reis disse...

Caros irmãos em Cristo Jesus, esse tema merece uma análise mais profunda do que se entende por salvação. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. João 3:36
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31
Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Romanos 3:22
Crê é a palavra chave para tomar posse da salvação.
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Se não crermos em Jesus como chegaremos ao Pai?
A herança Jesus depositou na cruz, só vai receber quem for lá buscar. Não adianta dizer que é rico sem buscar a herança no banco, da mesmo forma é com o homem, não adianta ficar debaixo da cruz observando sem tomar posse. é um rico pobre, é um salvo perdido. Meu nome é José Reis, sou Pastor das ovelhas de Cristo no Ministério Vida Cristã em Goiânia.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only