segunda-feira, setembro 27, 2010

Não "tiririque" seu voto.

Por Renato Vargens

Quem não se lembra quando a população do Rio de Janeiro votou em massa no macaco Tião? 

Pois é, a candidatura do Macaco Tião  foi  lançada pelos humoristas da revista Casseta e Planeta em defesa do voto nulo nas eleições municipais de 1988. Na ocasião, 9,5% dos cariocas que compareceram as urnas, votaram no primata mais famoso do Brasil. Se somada aos votos em branco(14,9%), a votação de Tião superaria a de todos os candidatos- exceto Marcello Alencar, eleito prefeito com 31,6%.

Caro leitor, o voto de protesto na História da democracia brasileira é extremamente comum. Volta e meia observamos o aparecimento de candidatos absolutamente despreparados para  vida pública. O caso mais recente é o do palhaço Tiririca que lidera a disputa pela Câmara dos Deputados por São Paulo, o maior colégio eleitoral do país.

Expert em análises eleitorais, o ex-prefeito do Rio Cesar Maia capturou essa mensagem popular que permeia o voto de protesto atual e esboçou o neologismo Tiriricar. O povo está tiriricando a escolha. E essa tiriricarização, digo, para incrementar o vocabulário tão propício, pode tornar-se um fenômeno nacional., afirmou Maia.

Caro leitor, em 2002, Enéas Carneiro, teve mais de 1,55 milhão de votos. A consequência disso é que a reboque ele elegeu consigo  cinco dos sete concorrentes do minúsculo Prona à Câmara dos Deputados, na bancada de São Paulo.

Diante do exposto, acredito que "tiriricar" não seja o melhor para Brasil. Sem sombra de dúvidas a melhor maneira do cidadão brasileiro protestar é votando em canditados sérios e compromissados com a justiça, com a ética e  com a verdade.

Pense nisso!

Renato Vargens

Pastor Silvano disse...

Proverbios 29.2 diz que quando o IMPIO governa o povo geme.
Votar em um candidato com o perfil politico de tiririca é gemer na certa.
Não de rir mas de desgosto.

Cid disse...

É mais ou menos isto que diz no vídeo?
http://www.youtube.com/watch?v=sixn4EhpnBY

Aguiar.Leandro da Silveira disse...

Caro Pastor, uma dica... Em sua Enquete Ruy Costa Pimenta aparece como sendo do PSTU e Zé Maria do PCO. Está errado, é ao contrário. Zé Maria do PSTU e Ruy Pimenta do PCO. Abraços

Rogério Borges disse...

As pessoas que querem defender certos políticos, antes tem que ler jornal, livros e entrar no site transpareciabrasil.org.br e excelencia.org.br. Rogério Borges

Jonis disse...

A Paz do Senhor.

É pr. Renato, eu nem comento nada em relação ao Tiririca pois, em toda eleição, o estado de São Paulo nos brinda com algo excêntrico. Mas, vale a pena ressaltar que o saudoso Enéas era extremamente inteligente.
Outro que se elegeu e, na época, considerado cômigo foi o Clodovil. Apesar dos apesares, ele apresentou alguns projetos de lei, entre eles:
* Limitar em 250 o número de Deputados que integram a Câmara dos Deputados e cria normas para que nenhuma unidade da Federação fique com menos de quatro ou mais de trinta representantes.
* Dispõe sobre restrições à exibição de imagens e notícias violentas pelas emissoras de televisão durante os horários das refeições.
* Estabelece sobre os crimes de homicídio e de lesão corporal praticados na direção de veículo automotor, nas hipóteses em que o condutor estiver sob a influência de álcool ou substância tóxica ou entorpecente de efeitos análogos, ou participando, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística não autorizada pela autoridade competente – “racha” ou “pega”.
* Assegurar direitos morais aos dubladores de obras audiovisuais. Explicação: Garante ao dublador de obra audiovisual a menção de seu nome ou sinal nos créditos da obra e o direito de participarem dos resultados de exibição, nos termos previstos no contrato de trabalho que vierem a negociar.
* Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Explicação: Estabelece a liberação compulsória de internação aos 26 (vinte e seis) anos de idade; estendendo o período de internação a no máximo 8 (oito) anos.
* Dispõe sobre o contrato civil de união entre homeosexuais
* Proíbe a fabricação e comercialização de produtos de qualquer natureza, destinados ao público infantil, reproduzindo a forma de cigarro e similares.
* Dispõe sobre o Sistema Nacional de Seguros Privados, regula as operações de seguros e resseguros e dá outras providências. Explicação: Institui o seguro obrigatório de responsabilidade civil dos promotores de eventos recreativos, artísticos ou culturais por danos ao público.
* Condiciona a concessão de reajustes nas tarifas ou preços praticados pelas empresas prestadoras dos serviços públicos que especifica à prévia realização de audiência pública.
* Dispõe sobre a garantia de imediato atendimento médico, psicológico e social às vítimas de violência sexual.
* Obrigar o estabelecimento de ensino a divulgar a lista de material escolar quarenta e cinco dias antes da data final para matrícula.
* Autoriza o enteado a adotar o nome de família do padrasto.
* Determina que as sessões extraordinárias sejam convocadas apenas para tratar de modificação no efetivo das Forças Armadas; declaração de guerra ou acordo de paz e paasagem de forças estrangeiras pelo território nacional.
* Autoriza a criação da Universidade Federal Rural de Rondônia.
* Institui o dia 8 de maio como o “Dia Nacional do Turismo” e confere a Alberto Santos Dumont o título de “Pai do Turismo Brasileiro”.

Tudo pode ser consultado em http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_lista.asp?Autor=528329&Limite=N
É bom frisar que, o Clodovil pensou em contrato civil de homossexuais, mas não era a favor da adoção de crianças pelos mesmos. Pena que o PL para diminuir para 250 deputados federais morreu com ele.

Anônimo disse...

Se tivesse algum candidato sério eu votaria!!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only