quarta-feira, agosto 18, 2010

Respostas aos eleitores de Dilma Rousseff

Por Renato Vargens

Nesta semana escrevi um texto onde afirmei os motivos porque não voto em Dilma Rousseff para presidente da República. Na ocasião recebi inúmeras manifestações contrárias ao artigo dizendo que eu não poderia jamais manifestar a minha opinião publicamente, visto que eu estaria influenciando negativamente milhares de pessoas.

 Diante do exposto, gostaria de esclarecer meu posicionamento afirmando que:

  • Como cidadão tenho o DIREITO de manifestar a quantos desejar minhas percepções. Ao contrário de boa parte dos evangélicos que se omitiram no período da ditadura militar, calando-se diante dos descalabros cometidos pelos generais, não me eximo de emitir minha opinião pessoal, sem com isso envolver a instituição a qual presido.
  • Em 17 anos de ministério pastoral, jamais utilizei o púlpito da minha igreja para fazer campanha política para quem quer que seja.
  • Jamais escrevi  em meu BLOG nenhum incentivo politico-partidário a quem quer que seja.
  •  Nunca negociei os votos dos membros da minha igreja em troca de benesses públicas, como terrenos, carros e imóveis.
  •  Nunca apresentei ou valorizei publicamente nos cultos da minha igreja qualquer autoridade pública. Os politicos que lá chegaram JAMAIS foram tratados de forma diferenciada.
  • Não sou filiado a nenhum partido politico e jamais me candidatei a um cargo público.
  •  Meu compromisso exclusivo é com a verdade o que significa dizer que tanto o meu apoio como critica a um candidato qualquer independe do partido político.
Diante disto afirmo que continuarei escrevendo e emitindo minhas opiniões quanto aos rumos da nação. Afirmo também que como cidadão possuo o direito de manisfestar minhas percepções neste espaço, efetuando de forma contundente criticas e sugestões àqueles que estiverem investidos de poder.

Naquele que vive e reina,

Renato Vargens
Tom disse...

Prezado Renato Vargens,

Acredito que você está correto. Em uma sociedade "democrática" todos tem direito a opinião, aspecto endossado pela Constituição 1988 quando expressa que todos têm direito a livre expressão.
Eu não voto em Serra (PSDB/DEM), mas nem com isso eu reprovo quem vote. A política é exercida na pluralidade de opiniões. O contrário é o estado totalitário. Compreendo a política nesses termos.
Agora, não posso deixar de dizer que não voto em José Serra: 1)Por tratar a educação básica e fundamental de forma degradante (professor e policial em São Paulo ganha menos que Sergipe, que é o menor estado da Federação. 2) Pela política de segurança pública, que exige dos que não detêm do poder econômico para contratar segura particular da "sorte" ou para mim que sou cristão, das orações. 3) Para os governos da linha do PSDB o Brasil termina em Minas, por isso, não voto quem não reconhece a outra parte do país.
VOTO EM DILMA: pela política de ampliação das universidades e institutos federais de ensino; pelos programas de redução das desigualdades entre as regiões; por revitalizar vários setores da produção industrial, como no caso da indústria naval;
Não tenho medo, pois não estamos no regime ditatorial. Tenho receio, sim, de um golpe de estado da imprensa e de setores conservadores - aqueles que apoiaram os torturadores de Dilma e de tantos outros.
Oro a Deus por Dilma no próximo governo.
Uma resposta para quem foi torturado na Brasil em estado pós golpe de 1964. http://www.youtube.com/watch?v=LCKhbb6RhyE

Para concluir, o que falta na maioria dos pastores é o espírito combativo do Rev. Martin Luther King.http://www.youtube.com/watch?v=q6_zeDrRgXQ

OH ! GLÓRIA. disse...

É isso ai pastor, não somos Ets, moramos no planeta terra, Brasil, então temos que participar na vida civica de nosso país, continue assim, lembrando que nunca iremos agradar a todos.
Um grande abraço.

Efraim G. Ferraz disse...

Caro Pastor Renato Vargens,

Graça e Paz!

Venho por meio deste parabenizá-lo pelo blog.

Penso que o Sr. não precisa se defender de nada, pois estamos em uma democracia e no Estado Democrático de Direito todos têm o direito de criticar, emitir opiniões, pensar e escrever o que pensa. Não precisamos dar satisfações a ninguém, como o Sr. com tanta sabedoria fez.

Eu também não voto na Dilma Roussef e nem em qualquer candidato do PT, porque este partido é anti-cristão por natureza, e eu sou cristão pela Graça de Deus. E um cristão não pode dizer seguir a Bíblia, e concomitantemente, defender as ideias socialistas/comunistas, porque são radicalmente contrárias àquela. Gostaria de denunciar por meio deste comentário a patrulha ideológica que sofremos por expor nossas convicções políticas. Toda vez que rechaçamos o PT, o Lula e a Dilma, somos acusados de usar a Igreja para fazer política. Nada contra a Igreja fazer política, pois ela tem o dever de orientar os fiéis a votarem nos melhores candidatos, penso eu. Discordam outros, certamente. Mas o mesmo grupo que nos condena por não votar no PT e dizer o porquê não votamos, silencia ante ao apoio que algumas igrejas evangélicas manifestaram a favor de Dilma Roussef. Criticam a imprensa por investigar e denunciar o governo do Lula, mas nada dizem sobre a parcialidade da TV Record ao tratar do mesmo assunto, sempre favorecendo o PT (Edir & Lula são aliados) e os políticos da Igreja Universal do Reino de Deus. Essa gente, que faz política e finge que não faz, simplesmente não tem moral para exigir nada de ninguém, muito menos que alguém se retrate por expor suas convicções políticas.

Eu não voto em Dilma Roussef (PT/PC do B) porque ela não tem competência para governar o Brasil. Porque ela apoia as Farc e outras ditaduras na América Latina. Porque, graças ao governo do PT, o Brasil se aliou a países que matam cristãos, como Irã, Sudão e China. Porque ela tem o apoio do PC do B, partido que segue a doutrina política de Mao Tse-Tug, um satânico que matou mais de 65 milhões de chineses. Porque foi Dilma Roussef que criou o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos, um atentado contra as crenças e os valores dos cristãos desse país. Porque nunca pagamos tantos impostos e nunca fomos tão reféns de criminosos. Não voto na Dilma porque ela se orgulha de seu passado como terrorista, mas veja os mortos pelas suas ações:
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=19941

Eu voto no JOSÉ SERRA, não só porque é o mais competente e preparado para governar, mas foi o único que já admitiu que não irá promover uma luta entre ricos e pobres, a exemplo do que fez o Rev. M. L. King, que nunca incentivou luta entre negros e brancos nos EUA. Eu voto no Serra, pois para ele só existe um Brasil e não dois, como diz o PT. Serra ganhou o meu voto, porque foi contra a ditadura, foi a favor da Constituição de 1988, estava junto com FHC na elaboração do Plano Real que salvou o Brasil. Serra nunca roubou e nem matou ninguém. Fez muito pela saúde que hoje está na UTI. Serra é contra a aliança com ditadores, ao contrário do Lula e da Dilma, que acham que é uma tremenda vantagem para política internacional, quando se trata de uma vergonha para nosso povo pacífico e solidário.

Oro pela vitória do José Serra porque ele é o melhor, o mais humano, o mais capaz. E espero, que como ele na presidência, o golpe que o PT aplicou na democracia com PNDH-3, fique apenas como mais um plano petista que não deu certo e foi abortado.

Deus nos ilumine e nos livre dessas candidatas a ditadoras.

Em Cristo,

Cleber Olympio disse...

Pr. Renato, gostei muito das suas manifestações sobre a candidata do governo, concordo com todas elas e até as retuitei, mas sugiro que o sr. procure se informar mesmo a respeito do período 1964-1985. A história oficiosa, que alega ser o período uma "ditadura", é bem diferente da que realmente aconteceu. Na verdade os tais "generais" evitaram que a turma da Dilma instalasse uma ditadura comunista aqui no Brasil. Abraço.

Neucir Valentim disse...

Olá Reverendo Renato,

Como cidadão brasileiro o irmão tem todo direito de expresar a sua opinião, até mesmo como pastor, enquanto o irmão envia para o meu e-mail ou de outros uma referência a um blog cujo objetivo é expressar mensagens bíblico/teológicas, eu o encaro assim, se fosse um blog político eu o encararia de forma diferente. Creio que todos nós que militamos na área Bíblico/Teológica devemos fazer distinções honestas do que falamos e para quem falamos. Caso o irmão passe a usar o seu blog como tribuna política, ou casamata de algum cadidato, não me envie postagens, não porque sou rude, mas porque não recebo blogs de nenhum tipo de propaganda político/partidária; caso sejam as suas edificantes mensagens, sempre edificante da Palavra de Deus e do Deus de toda terra, serão bem vidas. Visite o meu blog sobr eo que eu penso da atual conjuntura no Blog do Pastor no site www.primeiraiecn.com.br

Atenciosamente,

Reverendo Neucir Valentim

renato vargens disse...

Prezado Pr. Neucyr,

Agradeço seu comentário, no entanto, vale a pena ressaltar que em nenhum momento eu fiz propaganda politica para qualquer candidato. Afirmo também que jamais usei o meu blog como arma politica ou como instrumento de manipulação ideológica. O que fiz foi emitir a minha opinião sobre a Sra. Dilma Russeff, opinião esta que pode divergir de qualquer um dos meus leitores.

Abraços,

Pr. Renato Vargens
www.renatovargens.com.br

"A antiga verdade que Calvino, Agostinho e o apóstolo Paulo pregaram
é a verdade que eu devo pregar hoje; do contrário deixaria de ser fiel
à minha consciência e ao meu Deus. Não posso remodelar a verdade;
desconheço tal coisa como lapidar uma doutrina bíblica. O evangelho
de John Knox é o meu evangelho. Aquilo que trovejou por toda a Escócia
precisa trovejar novamente por toda a Inglaterra."
C. H. Spurgeon

renato vargens disse...

Cleber Olympio,

Repudio veementemente o comunismo! Esse sistema maldito matou mais gente do que o famigerado Nazismo de Hitler.

Abraços,

Renato Vargens

augusto elias disse...

Jamais podemos nos calar diante dos absurdos cometido pelos desonestos e incapazes para desenvolverem um trabalho administrativo na política ,onde o povo é quem os conduz ,através do voto.Pastores que foram omissos na ditadura militar se calaram diante das pervesidadades dos militares( os maiores responsáveis pela miséria do nosso paíz) da época e como apoio camuflado,até terreno receberam para a construção de seus templos.As nossas florestas estão sendo entregues aos estrangeiros,até porque um grupo de estudante,por exemplo,não pode ficar muito tempo fazendo pesquiza na área, porque há ingleses e americanos fazendo o reconhecimento da área para pesquiza.O governo faz maquiagem para desfaçar,é como pintar em cima da ferrugem sem passar o zarcão.Isso faz parte do continuismo.Tem que falar mesmo!Errado é errado e o certo é o certo e pronto.

Neucir Valentim disse...

Olá Renato Vargens,

Como disse, o irmão tem todo o direito de fazer suas avaliações em seu blog, e pelo que vejo, tem aberto espaço aos que pensam diferente do seu ponto de vista, quando não se trata de Doutrina com "D" maísculo, ou da Hiera Gramata, o irmão não tergiversa. Creio que tudo o mais pode ser contextado, nesse aspecto o seu blog é coerente, e está firmado no pensamento democrático e sobretudo cristão, do que ambos comungamos acerca da fé. ""A antiga verdade que Calvino, Agostinho e o apóstolo Paulo pregaram é a verdade que eu devo pregar hoje; do contrário deixaria de ser fiel à minha consciência e ao meu Deus. Não posso remodelar a verdade; desconheço tal coisa como lapidar uma doutrina bíblica. O evangelho de John Knox é o meu evangelho. Aquilo que trovejou por toda a Escócia precisa trovejar novamente por toda a Inglaterra."
C. H. Spurgeon"
Atenciosamente.

Neucir Valentim

renato vargens disse...

Pastor Neucir,

Suas contribuições sempre são bem vindas. Tenho pelo irmão profunda admiração.

Sinta-se a vontade de opinar, concordar e divergir sempre que desejar.

Um Abraço,

Renato Vargens

Anônimo disse...

Graça e Paz,

O parabenizo pela coerência dos comentários.
Joana D'arc
Pastora

Gerson Almeida (Belém-Pará) disse...

I PARTE DO COMENTÁRIO DE GERSON ALMEIDA (Belém-Pará)


Meu caro Renato Vargens,


Voce desinforma quando diz que Dilma não ocupou cargos de peso... Relaciono a seguir os cargos ocupados pela candidata Dilma Roussef: Secretaria da Fazenda de Porto Alegre(RS); Presidente da Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do SUL, Secretária de Estado de Minas e Comunicação do Estado do RS, Coordenadora da Equipe de Infra Estrutura do Governo de Transição de FHC para Lula, Ministra de Estado de Minas e Energia do Brasil e Ministra-Chefa do Gabinete Civil do Governo Federal. Titulada pela Faculdade de Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem título de Mestra assim como possui diversos outros . Pergunto, Sr. Renato sinceramente ainda mantém a afirmação falsa de que Dilma não ocupou cargos de peso? O que seria então cargos de peso pra você, hein? E ainda mantém a afirmação falsa de que ela não tem capacidade? O que então seria capacidade para você Renato?

Como crente você está DESINFORMANDO E DENEGRINDO a pessoa da candidata Dilma e só para refrescar sua memória, lembro que o Presidente Lula não possui curso algum e não passou por qualquer universidade, nunca foi ministro de estado, nem secretário de estado, nem governador e nem prefeito e ESTÁ FAZENDO O MELHOR GOVERNO QUE O BRASIL JÁ TEVE NOS ÚLTIMOS 50 ANOS(não adianta você negar isto... As estatísticas de produção, comercio, indústria etc.. etc... do Brasil mostram INEGAVELMENTE O MOMENTO VIGOROSO E PROGRESSISTA que nossa nação atualmente vive)

Portanto definitivamente você afirma errado quando diz que para ser Presidente, o candidato tem que ter sido prefeito ou governador...

Você erra também quando diz que a Dilma tem passado terrorista, desinforma também quando diz que ela tem o hábito de mentir e que não tem apreço pelas leis... Esclareço que GOLPE DE ESTADO é ilegítimo, ilegal e brutal e qualquer um dos nacionais como LEGALISTA deve defender o ESTADO DE DIREITO e lutar de todas as maneiras contra QUEM TOMA O PODER PELAS ARMAS. O Mandela lutou, pegou nas armas contra aquele regime que tratava diferentemente os seres humanos pela COR DA PELE na África do Sul, foi preso e condenado, liberado e hoje é honrado por todos como pai da República Sul Africana.

Como CRENTE que é deveria ser contra GOLPE DE ESTADO onde milhares de brasileiros foram vítimas e morreram e é público e notório que milhares de milhares foram torturados e perseguidos sem qualquer culpa. Declaro para todos que SOU CRENTE mas não toleraria quem quer que fosse tomasse o poder pelas armas... Se isto acontecesse LUTARIA COM tudo que tivesse a meu alcance para derrubar os GOLPISTAS, pois defendo a tese de que GOVERNO SE CONQUISTA PELAS URNAS, DEMOCRATICAMENTE e DE ACORDO COM A LEI E NÃO PELA FORÇA DAS ARMAS.


(Este comentário continua a seguir)

Gerson Almeida (Belém-Pará)

Gerson Almeida (Belém-Pará) disse...

II PARTE DO COMENTÁRIO DE GERSON ALMEIDA(Belém-Pará)


Meu caro Renato Vargens, (Continuação)


Portanto Dilma lutou contra a ditadura e o fez muito bem... Graças a todos os que lutaram temos de volta ao nosso Brasil o Estado de Direito.

Erra também quando diz que Hugo Chavez é ditador esquecendo que o presidente Venezuelano ESTÁ NO PODER ELEITO QUE FOI PELA VONTADE DAS URNAS E DO POVO e assim mantem-se no governo de seu país dentro das leis venezuelanas. Não se esqueça que na Europa muitos chefes de Governo demoram até 20 anos no cargo, inclusive a Dama de Ferro passou décadas e tudo foi encarado normalmente em respeito à vontade soberana do Povo Inglês... Lembrando que se a constituição prevê reeleições e havendo-as, tudo estará dentro dos ditames legais. No caso da Venezuela não se há de falar verdadeiramente de governo de ditadura.

Ademais informo que o Presidente Lula tem amizade e boas relações com os irmãos Castro, com o Obama, com Armadinejad, com Rainha Elizabeth, com Sarkozy, com Rei Dom Juan etc... etc.... assim como com todos os reis e chefes de estados de todo o mundo como deve ter um presidente da república que trabalha pelo progresso de seu país que para tanto, precisa ter um bom relacionamento com todos os paises e um relacionamento de respeito com seus governos.

Para quem acha que um país como o Brasil não deve negociar com países socialistas lembro que os EUA mantém amplo comércio com China e com a União Soviética e tanto em Pequim como em Moscou toma-se refrigerantes da Coca-Cola e come-se sanduíches da Mac-Donald, entre centenas de outros produtos...

Renato, usando uma expressão sua, seu coração deveria se angustiar pela falta de informação que você sofre e também por usar deste espaço TÃO DEMOCRÁTICO E DE VANGUARDA para expor seus preconceitos e antipatias ideológicas...

Por fim, permita-me dizer que praticas a incoerência quando critica pastores pela prática de atitudes de espertezas e desvios pastorais de liderança ao tempo em que praticas atos de convencimento político sub-reptício e de depreciação à candidata Dilma, tudo baseado em antipatia, ojeriza e, com certeza, em informes colhidos junto às grandes desinformações publicadas pela nossa mídia golpista, muito bem representada pela Veja, Folha de SP, Globo etc...

Não adianta negar, o Presidente Lula é de longe o melhor presidente que o Brasil já teve nos últimos 80 anos e eu e minha família votaremos em DILMA para a continuação desses procedimentos de gestão que estão dando muito certo em nosso Brasil.

Contando com seu espírito democrático de também aceitar críticas como você as tem feito à muitas pessoas e igrejas, desde já agradeço a publicação desses meus comentários.


Atenciosamente,

Gerson Almeida
Belém - Pará

Tom disse...

Não existe conciliação entre o governo terreno(seja, capitalista, comunista, ou qualquer coisa)e o governo de Cristo.
Serra está no partido que é a favor da legalização da maconha. Não quero pagar a conta dos que desejam se drogar. Por isso, não voto em Serra e nem no PSDB.
Nem capitalismo e nem comunismo. Os dois são utopias que só geram guerras e mortes. Nesse quadro vem a banalização do mal.
Não sou comunista e nem capitalista. Faço parte do Brasil na margem.
Por não ser burguês, não ter dinheiro para pagar plano de saúde, nem pagar universidade particular, nem segurança particular, voto no PT e em Dilma.
Continuo com minha consciência tranquila, pois a política é o espaço do conflito. Quem não deseja participar trabalhar com terrorismo sensacionalista como o da revista Época e VEJA. Esses veículos são chamados de imprensa golpista.
Mas tudo bem. Vamos acreditar que Serra, "o pobrezinho" (filho de italiano), que correu do Brasil para não lutar bravamente como Dilma aguentou a tortura vai ser um ótimo presidente em 2018. Até lá, salve a presidente Dilma em 03 de outubro.
Os livros de história ainda continuam ruins, pois alguns só conseguem reproduzir a imprensa que nada sabe de história. Por isso, sou a favor do ensino de qualidade, que claramente o PSDB não sabe fazer.
Veja o caso de São Paulo: aprovação automática; professores mal pagos; escolas sem estrutura.
Não tenho nada contra quem vota em Serra. Só que pra ganhar eleição tem que ter projeto para o Brasil. O Brasil não é São Paulo.

Elias Junior disse...

Meus parabéns pastor!!!!!!!!!!!!
Seu blog é maravilhoso.
O amor de Deus está no livre o direito de expressão.
Não podemos rotular ou padronizar nada... Pois quando a verdade inflama em nossos corações há muito tem clamado no coração de Deus.

Anônimo disse...

Creio que todos tem o direito de se manifestar de forma livre, no entanto, não concordo que é somente o comunismo que achata a liberdade das pessoas. Onde existe democracia? Para que serve a policia? Não é ela instrumento do poder? Voto na Dilma como milhões de brasileiros, para que este país continue a crescer como unca se viu. não foi somente a ditadura que afundou esse pais, foi a burguesia de Fernando Henrique Cardoso, associado aos EUA e os países ricos, que dominam, oprimem, e assaltam os paises pobres. Eles querem a continuidade de Serra numa tentativa de dar continuidade a uma classe que só prioriza ricos.

Roque

Elias Junior disse...

Mateus 12:9-11
10 Achava-se ali um homem que tinha uma das mãos ressequida; e eles, então, com o intuito de acusá-lo, perguntaram a Jesus: É lícito curar no sábado?
11 Ao que lhes respondeu: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali?
12 Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem.

Marcos - DF disse...

Senhores, tenho cincoenta anos de idade e observo que os problemas básicos de nosso país são os mesmos que passam de um governo para outro sem apresentar melhoras notórias, vejam como se encontram: Saúde, emprego, educação, segurança, habitação, transporte. O que quero chamar atenção é que dentro destes cincoenta anos de vida o avanço que tivemos nestas áreas considero insignificantes, independente de partido "A" ou "B", cujos interesses primeiros estão voltados para si mesmos, estou fora do mercado de trabalho há oito anos, pois neste país um trabalhador com 40 anos de idade é considerado um inválido, em contrapartida o mesmo não acontece com os parlamentares que gozam de certos privilégios.

Nova Ordem Global disse...

Sou cristão evangélico e como tal não voto em nenhum candidato que defenda ideias socialistas ou comunistas. São todos profundamente anticristãos, são abomináveis aos olhos de Deus porque querem substituí-Lo pelo Estado.

Adira-me muito que cristãos votem em pessoas favoráveis ao aborto ou ao homossexualismo. Isso mostra como o mundo já está dentro das igrejas influenciando os membros.

Os cristãos deveriam ser o povo mais sábio da terra, uma vez que está escrito que o temor de Deus é o princípio da sabedoria.

Mas se não são é porque não há mais o temor de Deus e aí tornam-se néscios e são enganados pelos lobos, ou seja, os espertalhões políticos, incluindo aí muitos que se dizem evangélicos.

Anônimo disse...

Estão falando da Dilma exatamente o que falaram do Lula. Era comunista, não tinha competência e tudo mais. E depois de 8 anos de governo, o que me dizem? Ele implantou o comunismo? NãO!!! Ele perseguiu as igrejas? Não! Continuamos com a mesma liberdade de culto e expressão. Sua "inexperiência" fez dele um mal governante? Não! Então, porque usar novamente estes argumentos? A Dilma não vai governar sozinha, está com uma ampla plataforma, basta vocês consultarem as alianças a nível de estados. Ou seja, as alianças dela são com pessoas que em muitos pontos pensam bem diferente do PT, ou seja, qualquer coisa que ela quiser fazer ou implantar no país vai ter que passar por um longo debate antes de ser aprovado.
A Regina Duarte também tinha medo do Lula, mas creio que ficou provado que era um medo infundado, pois até o Serra elogia o governo do Lula.
À paz de Jesus.
Tiago Farias/RS

Frank Medina, pastor e discípulo de Jesus Cristo disse...

Querido Pr. Renato, tudo bem?


Concordo contigo, mas para que haja justiça o irmão precisa, em minha opinião, emitir também o seu parecer sobre os outros candidatos, com seus prós e seus contras.


Apenas minha opinião.


Deus o abençoe e a todos os seus.

Nascimento disse...

Pr. Renato,

Gostaria de começar dizendo que já fui PT e hoje não o sou mais, os ideais foram comprados nos corredores sujos de Brasília, na corrupção do poder em mãos, acreditei que o Lula (Metalúrgico) quando tomasse as rédeas deste País viver-mos-ia a verdadeira democracia, os ladrões e corruptos seriam punidos e etc. e etc..
Foi um sonho apenas sonho que virou pesadelo, também não votarei na Dilma e para dizer a verdade ainda não tenho em quem votar, nós estamos a ver navios com estes candidatos.
Ao Pr.Frank Medina,
O Pr. Renato não tem que emitir parecer quanto a outros candidatos coisa alguma, o que se trata aqui é que ele expressou que não vota na Dilma e pronto. O que ele acha dos outros ou não, também não importa.

Ao Gerson Almeida,

Vá dizer todas estas qualidades da Dilma, aos familiares das pessoas que ela tirou a vida com os atentados na época da ditadura.
Dizer que Hugo Chaves esta no poder pela vontade do povo! Você é um alienado, a primeira coisa que ele fez foi fechar os canais de televisão, perseguir os seus adversários e manipular a população com o seu braço de ferro.

Só peço a Deus que tenha misericórdia de nós, porque como diz o ditado popular " O povo tem o governo que merece "

Fui!!!!

Leandro Teixeira disse...

Concordo com o Sr. Podemos e devemos expressar a nossa opinião sobre os assuntos que nos interessam. Apesar disto, há muitos que, em nome do "politicamente correto", deixam de inclusive exercer sua prerrogativa constitucional de liberdade de expressão, com medo de "ofender" os que pensam o contrário de nós. Claro que opinião é opinião, ofensa é ofensa, e por vezes uma é substituída pela outra, mas o que eu quero dizer é que as pessoas estão se tornando covardes para evitar conflitos, mesmo que isto custe a verdade.

Paz e graça!

Cleber Olympio disse...

O comunismo é o câncer da humanidade, com raízes no inferno mesmo. Nega, de uma só vez, toda a base da sociedade: Deus, Pátria, Família e Liberdade. En passant, nunca li tanta tolice quanto a escrita por esse comunista que lhe respondeu longamente, o sr. Gerson, pastor Renato. É uma sanha por defender a candidata comunista dele que há uma fuga enorme tanto da sensatez como da honestidade histórica.

Unknown disse...

yuhuu! esse blog é uma verdadeira escola pra quem deseja aprender de tudo um pouco kkkk. Coerência, Segurança, clareza são algumas das virtudes encontradas aqui.

Parabéns pelo blog pastor Renato. E eu só aprendendo mais um pouco. kkk

Anônimo disse...

Torno a perguntar, me dirigindo mais diretamente ao Sr. Cleber Olympio, o PT por acaso implantou o comunismo no Brasil? NÃO!! Por que dizer tudo isso então? Oras, todos sabemos que o Comunismo é um sistema falido, inclusive o PT o sabe, tanto é que ampliou suas alianças, para poder governar. Gostaria de saber o que dizem sobre países desenvolvidos como a Holanda em que tudo é permitido e a Suiça, onde os cultos tem que ser com hora e local marcados, nenhum destes países é comunistas, no entanto...
Penso que esse rotulo de comunista já caiu a muito tempo, isso era usado para amedrontar em relação ao PT a uns 15 anos atrás. Claro, ainda existem tentencias mais redicais dentro do partido, mas estes são minoria e não tem força política para influenciar dentro do partido.
Tiago Farias/RS

Anônimo disse...

Caro pastor Vargens,
Muito boa e ponderadas as susa colocações.
Para quem nao gosta da Dilma, como eu é um prato cheio.
Mas, como no comentario do Cleverson Barros, votar no Serra também é dificil pelo que os governos neo-liberais do PSDB fazem, exemplo temos aqui em MG, onde eles pintam uma realidade que so existe na Cidade Administrativa.
Mas, o que me chamou a atenção em seu artigo nao foi isso.
Penso que gostaria de comentar alguns pontos de sua fala:

* Em 17 anos de ministério pastoral, jamais utilizei o púlpito da minha igreja para fazer campanha política para quem quer que seja.
Correto, mais do que certo. Pulpito nao é lugar para isso.

* Jamais escrevi em meu BLOG nenhum incentivo politico-partidário a quem quer que seja.
Se o blog é particular, nao vejo problema se fizesse o contratio, mas o que não deixa de ser algo coerente, dentro da linha que adota.

* Nunca negociei os votos dos membros da minha igreja em troca de benesses públicas, como terrenos, carros e imóveis.
Mais do que correto e certo. Se todo pastor fizesse isso, nossos politicos evangelicos seriam melhores, ou menos piores do que são.

* Nunca apresentei ou valorizei publicamente nos cultos da minha igreja qualquer autoridade pública. Os politicos que lá chegaram JAMAIS foram tratados de forma diferenciada.
Acho Errado. Quando é uma visita num trabalo rotineiro e comum, pode-se até admitir isso. Mas num evento diferenciado, se ele foi convidado, o que custa dizer que o fulano de tal, prefeito da cidade, ou sicrano de tal, dignissimo deputado, senador ou governador, se encontra presente?!!
Nesse ponto, creio que o senhor precisa melhorar seus modos, sua diplomacia e rever seus conceitos de cerimonial. Nao devemos puxar saco de politicos, mas se eles existem e forem em nossa igreja, ao meu ver têem o direito de terem seus nomes mencionados....
Grato pela atenção
Marcelo Luciano
Ipatinga - MG


* Não sou filiado a nenhum partido politico e jamais me candidatei a um cargo público.
Se assim deseja, boa escolha.

* Meu compromisso exclusivo é com a verdade o que significa dizer que tanto o meu apoio como critica a um candidato qualquer independe do partido político.
Mais do que correto também. Seja sempre assim e Deus lhe recompensará...

Nascimento disse...

Edlayne,


Por favor poupe-nos do último comentário referente ao dever de apresentar o politico que nos visita, 1º o que o Pr. Renato quis dizer é que nos cultos se algum político aparecer ele vai ser tratado como qualquer outro irmão, haja visto que ele foi para cultuar como qualquer um outro.
Fico imaginando a Igreja que frequentava quando morava em São Paulo no domingo a noite o Pastor começasse a apresentar as autoridades ali presentes.
Agradecemos a presença do Dr. fulan de tal, neurocirurgião, agradedcemos também a presenção do Dr. Ilustissímo Sr. X Reitor de uma das melhores faculdades do nosso estado, me poupe véi.

Anônimo disse...

Olá pastor, aqui é o Charles, sinto me intrometer mas tive de responder ao comentário do Gerson Almeida ( http://wp.me/poEI5-Z6 )

O Sr. faz muito bem em falar politicamente, há tempos atrás não tínhamos direito de voto por que éramos cidadão de segunda classe, veja o comentário de Damásio de Jesus:

Com efeito, já estão longe, felizmente, os tempos de anticlericalismo que marcou o século XIX e os princípios do século XIX. Se recordarmos nossa primeira Constituição republicana, veremos que, bem de acordo com os modismos ideológicos da época, nela ficavam privados do direito de voto os membros de ordens e congregações religiosas, assim como os mendigos, os analfabetos, os militares não oficiais (praças de pré, como se dizia) e, obviamente, também as mulheres (art. 70, § 1.º). Essas pessoas eram, assim, consideradas cidadãos de segunda classe, sem direitos políticos.

Ao longo do século XX, progressivamente, foram caindo por terra muitos preconceitos. As mulheres adquiriram o direito de voto e o exerceram efetivamente nas eleições de 1933, para a Constituinte de 1933/34. Desta última participou, como Deputada, a saudosa Dr.ª Carlota Pereira de Queiroz, médica e advogada de grande nomeada. Foi a primeira mulher eleita para um cargo público no Brasil. Essa mesma Constituinte aboliu a degradante proibição de votarem os religiosos e os sargentos, mas a manteve para os mendigos, os analfabetos, os soldados rasos e os cabos (art. 108, par. ún.). E, sem embargo do caráter laico do Estado brasileiro, invocou o nome de Deus no preâmbulo da nova Constituição:

“Nós, os representantes do Povo Brasileiro, pondo a nossa confiança em Deus, […] decretamos e promulganos […].”

Fonte: http://goo.gl/Gcmx

Deus abençoe pastor! Vamos à luta!

Anônimo disse...

http://www.naovotonadilma.com.br/
http://twitter.com/NaoVotoNa_Dilma

Cleber Campos disse...

Parabéns... está corretíssimo. Penso da mesma forma. Eu Marinei a muito tempo.

Sérgio Manchester disse...

Aprecio a sua isenção política. Eu recebi no final de março deste ano um folheto me parabenizando, de forma atrasada, a passagem de meu aniversário, que é em janeiro. Neste folheto, aparecem as fotos de Silas Malafaia, seu irmão Samuel Malafaia candidato a deputado federal, Anthony Garotinho também candidato, e mais um outro candidato. Isso é uma deslavada campanha política fora de época, um crime eleitoral, assinado pelo senhor Silas Malafaia, o qual eu me envergonho de escrever o nome.
Be, oremos.

Edgard Silva Pereyra disse...

Veja http://chicotebr.blogspot.com/ A INCERTEZA E O DESGOSTO COM QUE A POLÍTICA CASTIGA A SOCIEDADE. Como Dilma e Lula fazem isso.

Pollyanna Brito disse...

Quem fala de vc tem vontade de postar opiniões como a sua, mas não tem CORAGEM, essa é a verdade! E para curar a frustração prefere te atacar ao invés de expor uma opinião respeitosa e válida!
A paz!!!!

Sandra Santos disse...

Oi Renato,

Deixei de ser evangélica desde os tempos da ICAP. E devo dizer que dificilmente voltarei a ser. Mas tenho boas recordações de sua personalidade séria e compromissada e, apesar de não concordar com seu comportamento extremamente submisso da época, isso de forma alguma invalida a admiração que tenho (confesso que são poucas pessoas a quais dedico tal sentimento)

Enfim, quero dizer que concordo que cada pessoa tem direito de expressar o que pensa de forma respeitosa à opinião divergentes (deve confessar que nem sempre consigo). E fico feliz que o faça claramente e, na minha singela opinião, em nada o senho faltou à ética que todo lider religioso devia ter (e a maioria não tem). Achei que suas críticas em relação à Dilma foram fraquinhas e de nada diferem das criticas em geral. Mas isso não vem ao caso.

Por último, o que gostaria de ressaltar a toda pessoa que defende um credo, mas especialmente aos protestantes, que nosso Estado tem obrigação de ser laico e atender aos interesses de todos independente deles irem ou não para o inferno. Específicamente ressalto os protestantes por terem sido originados do movimento de reforma em que justamente se questionava e criticava o poder da igreja de intermediar questões de Estado.

Por isso, fico feliz que preserve o púlpito de interesses outros que não seja a evangelização e pregação da palavra.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only