quarta-feira, julho 07, 2010

Temas que não cantamos mais.

Por Renato Vargens

O surgimento da denominada música gospel nos fez esquecer de alguns temas extremamamente relevantes. Por acaso, você já se deu conta que em nossas igrejas não cantamos mais sobre o céu, sobre o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, sobre a graça imerecida, sobre conversão (veja os vídeos abaixo), e outros temas mais? Pois é, lamentavemente, ao contrário disto, nossa hinologia está repleta de expressões simplistas, onde temas como chuva, milagres, bênçãos, vitória e prosperidade se fazem presentes.

Há pouco ouvi uma canção, do Ministério de música "Toque no Altar" que dizia:

"Onde era tristeza se verá
A dupla honra me ornar
Com boas novas proclamar-lhe
Uma nova história celebrar
É chegada a minha hora
Meu silêncio já acabou
Ouça o som da minha grande festa
Eu vou Viver uma virada
Em minha vida, eu creio
Eu vou viver uma virada
O que eu achava estar perdido
E tinha desistido de sonhar
Meu Deus já decretou este é o meu dia
Minha virada festejar"

Caro leitor, repare que a canção em questão é extremamente antropocêntrica, cujo objetivo final é promover a satisfação do cliente.

Ah! Que saudade da boa música, ministrada, cantada, com unção, cujo interesse era simplesmente engrandecer o nome de Deus! Que saudade, do louvor apaixonado, que brotava do peito dos adoradores como um grito de paixão e amor.

Pois é, como já escrevi anteriormente parece que nos últimos anos, a igreja se perdeu no caminho em direção ao trono do Altíssimo, Isto porque, as letras de canções como estas, são empobrecidas teologicamente, simplistas e sem graça. Além disso, falta oração, busca de Deus, consagração e compromisso com a Palavra.

Definitivamente a coisa está feia! Minha oração é que o Senhor nosso Deus nos reconduza a sala do trono e que lá possamos adorá-lo integralmente entendendo assim, que a glória, o louvor, a soberania pertence exclusivamente a Ele.

Pense nisso!

Renato Vargens

Ruy Cavalcante disse...

Infelizmente não são somente nossas músicas que se tornaram atropocentricas e egocentricas.. nossas pregações, nossos livros e nossa vida segue o mesmo caminho... retornar ao Evangelho é o único caminho...

Recentemente iniciei um Blog somente para análise de músicas, pois este assunto faz parte de minhas preocupações diárias, uma vez que a través da música e dos "personagens" musicais, o povo é influenciado grandemente. Se puder façam uma visita...

http://intervalocristaosom.blogspot.com/

Anônimo disse...

A conclusão que chego é o quanto o povo de Deus está longe de sua palavra. O desconhecimento da palavra de Deus permite aos crentes cantarem qualquer letra de música, sem a devida análise teológica e daí, cantamos heresias e ainda fechamos os olhos e levantamos as mãos, num gesto de "intimidade" com o Pai.

Genilcio Cunha
1ª Igreja Batista de Jardim Alcântara - São Gonçalo/RJ

Aracy disse...

Tal qual um amigo verdadeiro que te fala as verdades para o teu próprio bem ainda que possam te machucar e fazer reletir é deixado de lado por uma amizade superficial e falsa que concorda com tudo o que vc faz e só te elogia(ainda que os elogios sejam fingidos),essa música que só te diz q vc será abençoado,teu dia de vitória chegou e etc também é preferida ao outro louvor verdadeiro sincero bíblico e cristocêntrico q te fala q vc é um pecador e precisa mudar,fala na graça imerecida e no desejo de uma vida com Deus.Concordo com o comentário do Ruy Cavalcante: tudo mudou,não foi só a letra das músicas não.
Aracy

Unknown disse...

Excelentes colocações. Penso que o irmão está muito atrás(risos. O som é outro como já foi falado.
Concordo plenamente consigo. Precisamos sem dúvida de ser mais críticos quanto aquilo que ouvimos.

Um grande abraço

OH ! GLÓRIA. disse...

É como ouvir uma música em inglês ou japonês ( para quem não entende a lingua desses países ), ou seja, quem não conhece a biblia é levado pelo balanço do ritimo e não sabe o que está ouvindo.
Leiamos a biblia cada vez mais para não sermos enganados.

Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

Anônimo disse...

Prezado Pastor Renato. Essa também é a minha preocupação. As canções que entoamos em nossos cultos refletem a nossa (falta de) teologia. Um deus estranho tem sido cultuado. A chamada música gospel é apenas mais um produto no mercado fonográfico. Por isso que a Vênus Platinada promove tanto os cantores e cantoras gospel, tanto em seus programas dominicais como na sua gravadora oficial. Só tenho uma crítica. Nós, os reformados, com poucas exceções, temos produzido mais textos do que canções. Precisamos de compositores reformados que inundem nossas igrejas de canções centralizadas na Palavra de Deus. Um abração.

Jonis disse...

A Paz do Senhor.

Quando ouviremos músicas como a que posto logo abaixo?

O mercado está vazio, seu trabalho já parou
O martelo dos obreiros, seu barulho já cessou
Os ceifeiros lá no campo, terminaram seu labor
Toda Terra está em suspense, é a volta do Senhor

O Rei está voltando, o Rei está voltando
A trombeta está soando, o meu nome a chamar
Sim o Rei está voltando, o Rei está voltando
Aleluias Ele vem me buscar

Os vagões de trens vazios, passam ruas e quarteirões
Aviões sem seus pilotos, voam para destruição
A cidade está deserta, sua agitação parou
Sai a última notícia, Jesus Cristo já voltou

Vejo a multidão subindo, ouço o coro angelical
Todo o céu está se abrindo, em um bem vindo sem igual
Como o som, de muitas águas, nós ouvimos ecoar
Aleluias ao cordeiro, nós chegamos para o lar

O Rei está voltando, o Rei está voltando
A trombeta está soando, o meu nome a chamar



Do jeito que as coisas andam...

Eliezer G dos Anjos disse...

Para que ouvir esses hinnos? eles nao falam de anjos, de bençaos materias, de repleple e de pisar na cabeça do diabo. Hoje o publico quer ouvir essas coisas e nao mas pode cantar o Evangelio genuino que transforma e liberta. Estao transformando as congregaçoes em um lugar social onde todos se sentem bem, mas a pergunta é: Como se sentem os verdadeiros adoradores no meio de tudo isso? como se sente o Senhor Jesus sendo trocado pelo "anjo da bençao"? Oremos pois os dias sao dificeis.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only