quinta-feira, julho 08, 2010

Pena de Morte: você é a favor ou contra?

Por Renato Vargens

Nos últimos anos temos tido notícias de  inúmeros crimes hediondos que foram cometidos por homens bárbaros que deixaram a sociedade brasileira perplexa com tanta frieza e maldade. Quem não se lembra do assassinato da menina Isabela Nardoni que foi duramente espacada pela madrasta e jogada pela janela pelo pai? Ou da morte do pequenino João Hélio que preso pelo cinto de segurança foi arrastado friamente por um carro pelos seus algozes?
 
Hoje, o Brasil se encontra chocado com o possível assassinato da modelo Eliza Samudio. Os jornais noticiaram que segundo denúncias do sobrinho do goleiro Bruno, a moça teria sido esquartejada, dessossada, tendo a carne de seu corpo servido de alimento para cães.
 
Caro leitor, não há como não ficar perplexo diante de uma noticia deste quilate!  Se de fato, isto aconteceu, estaremos diante de um dos crimes mais hediondos já cometidos neste país.
 
A morte de Eliza, traz novamente a tona a discussão de uma reforma penal neste país. Alguns, em virtude do terror, retomam a discussão em favor da pena capital.
 
A pena capital, também chamada pena de morte, é uma sentença aplicada pelo poder judiciário que consiste na execução de um indivíduo condenado pelo Estado. Os criminosos condenados à pena de morte são geralmente culpados de assassinato premeditado.

A pena de morte encontra-se abolida para todos os crimes em quase todos os países da Europa e da Oceania. Na América do Norte, foi abolida no Canadá e no México e em algumas zonas dos Estados Unidos da América. Na América do Sul, a Argentina ainda mantém a pena de morte para alguns crimes, mas estes estão completamente fora da realidade do cotidiano dos cidadãos, como, por exemplo, traição em tempos de guerra. Trinta e seis estados dos Estados Unidos, a Guatemala e a maior parte do Caribe, da Ásia e da África ainda mantêm a pena de morte para crimes comuns. O caso de alguns países, como a Rússia, é bastante peculiar, pois legalmente mantêm a pena de morte mas já não executam ninguém há bastante tempo.

A pena de morte é atualmente uma forma de punição muito controversa. Os que lhe são favoráveis dizem que é eficaz na prevenção de futuros crimes e adequada como punição para assassinatos, eliminando a ameaça que para a sociedade representa quem não respeita a vida alheia. Os opositores dizem que não é aplicada de forma eficaz e que, como consequência, são anualmente executados vários inocentes. Afirmam também que é uma violação dos direitos humanos.
 
E você o que pensa disso?  Você é a favor ou contra a pena de morte? E a Bíblia o que tem a dizer? O fórum  está aberto! (Assista abaixo dois vídeos, sendo que um defende e outro combate a pena de morte)
 
Renato Vargens



Palavras de Esperanca disse...

Sou contra.

Paz e Graça!!!

OH ! GLÓRIA. disse...

Sou a favor da prisão perpétua para crimes hediondos, sem que com o passar do tempo o delinquente passe a ter o direito de previlégios, como prisão domiciliar, indulto de natal, etc; acho que a mudança do código penal é necessária, pois é muito branda e flexivel, favorecendo aos que tem recursos financeiros a pagar um bom advogado criminalista como: Nélio da Andrade, Michel Assef e outros, porém a pena de morte em nosso país não daria certo pois seriam condenados a esta pena os delinquentes de crimes leves, que normalmente são gente do povão, claro que crime é crime, errou tem que pagar, mas a pena tem que ser adequada a cada delito.

Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

Ana Laura disse...

Já viu o filme "Os últimos passos de um homem"?
Veja...
Mas,já deixo a pergunta:Será que o personagem central do filme(história real)passaria pela experiência de arrependimento se não tivesse sobre a extrema pressão da morte?

AL

Ubirajara Oliveira disse...

Sou contra. Por mais ínfima que seja, há sempre a possibilidade de erro, que no caso de pena capital aplicada, não se poderia reverter. Defendo sim, para alguns crimes, principalmente os hediondos, a prisão perpétua.

Anônimo disse...

Sou contra a pena de morte. O que o Brasil precisa é de reformas, em todos os níveis, inclusive no código penal, para que os criminosos cumpram suas penas de maneira a serem reeducados para o retorno à sociedade. Caso o criminoso demonstre não ter condições de viver em sociedade, que seja estabelecida a prisão perpétua, sem qualquer benefício relacionado à liberdade.
Em Cristo, Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Dorival

Marcelo Talassuh disse...

Sou a favor da prisão perpétua. Creio que a pena de morte não funcionaria no Brasil.

Jailson Freire disse...

Antes de tudo, quero dizer que já fui a favor da pena capital, mas depois de refletir mais sobre o assunto me vi obrigado a mudar a minha opinião.
A pena de morte já existe e foi decretada pelo criador; todos nós vamos morrer. O fato de um criminoso hediondo morrer, não expurgará seu próprio pecado nem aqui, nem após a sua morte. Ficamos chocados e perplexos quando vemos fatos horrorosos como o do goleiro, mas isso não serve como lastro para o Estado fazer às vezes do Criador, pois o Estado é constituído por homens que como todos estão sujeitos à mesma pena imposta pelo Criador: a morte!
Diante disso, sou contra a pena de morte, mas a favor de uma punição exemplar, como por exemplo, prisão perpétua sem qualquer privilégio seja em qualquer tempo.

sergio disse...

Pelo texto exposto, sou totalmente a favor de pena de morte. Muitos de inicio poderiam pagar inocentes, porém com o passar do tempo iriam pensar 2,3, vzs antes de cometerem tal fato. Prisão pérpetua no Brasil? isso ñ existe, basta fazermos uma regressão e vermos oq Portugal nos exportou: ladrões, falsificadores, estupradores coruptos e muito mais. Oq acontece com estes delinquentes? nada. Eu por esquecimento, melhor dizendo (congestionamento na net) do meu contador quase fui parar na malha fina do IR (receita federal) tive q fazer um processo e pagar uma multa. Quanto aos grandes....
Sou a favor, sim ate pq assim diz a Bíblia.

Vivendo Profeticamente disse...

Como cristão sempre espero que o homem possa ser tranformado , por isso do crer que a pena de morte é contraria a minha fé , com criminalista tenho visto um sistema penal que tranforma criminos em monsros irrecuperaves , imagine uma ladrao de bancos que fica 1 anos com 300 presos em um lugar que só caberiam 30 , sem higiene , só convivendo com o odio e o medo , quando este cidadao sai as ruas ele nao tera amor por niguem e nao temera niguem , pq dentro dele ja nao existe um ser humano e sim um mostro. Neste casoa pena de morte livrari a sociedade de tais pessoas. Isto posto penso ou mudamos o sistema penal ou a uica solucao e a pena de morte. Desejo a primeira.

Renatim disse...

Bom, j[a estava imaginan do essa cena, depois de tantos crimes, o Brasil retomar a discussão da pena capital.
Ao meu ver, é pura hipocrisia social e método de controle pelo Estado

Escervi um longo texto, verificando os possíveis argumentos a favor dela e refutando-os.

Qeum quiser dar uma olhada, aqui está:

http://renatim.wordpress.com/2010/01/30/sobre-a-pena-de-morte/

No mais, isso tudo que está ocorrendo não é novidade. Nosos dias estão como os dias de Noé...

Renatim

Anselmo Melo disse...

A pergunta é: Contra ou a favor, não se funcionária aqui no Brasil.Gostaria com a permissão do querido Pr Renato sugerir a leitura de um texto:
"PENA DE MORTE - UMA AVALIAÇÃO TEOLÓGICA E CONFESSIONAL"
http://pranselmomelo.blogspot.com/2010/05/pena-de-morte-uma-avaliacao-teologica-e.html

Anselmo Melo disse...

Na Bíblia não existe a provisão para cadeias, nem como instrumento de punição nem como meio de reabilitação. A cadeia era apenas um local onde o criminoso era colocado até que se efetivasse o julgamento devido. Em Números 15:34 lemos: “...e o puseram em guarda; porquanto não estava declarado o que se lhe devia fazer...”
Desta forma, não encontramos, na Palavra de Deus, o conceito de enclausuramento como remédio, ou a perspectiva de reabilitação através de longas penas na prisão e, muito menos, a questão de “proteção da sociedade” através da segregação do indivíduo que nela não se integra, ou que contra ela age.

Anselmo Melo disse...

E,saindo de cima do muro: SOU A FAVOR!

Daniel disse...

Eu sou a favor da pena de morte e da prisão perpétua. Porém no Brasil (atual) nenhuma das duas situações seria possivel, já que a Lei não é feita para todo mundo e nem vê todos em igualdade. Com isso corremos o risco de ter um ladrão de galinha julgado a pena de morte, enquanto um sequestrador, assassino ou estrupador segue impune. Por isso creio que antes de mais nada, precisamos de uma reforma séria na Justiça, Leis severas e que realmente funcione. O Brasil poderia copiar isso de alguns estados dos EUA e deixar de copiar apenas besteiras dos americanos.

Aracy disse...

Pena de morte não.Bastava que nesse país imoral onde reina a impunidade e as elites são comprometidas com a bandidagem houvesse justiça,cadeia e punição.Como não há,impera o que está aí.Eu não sou "brasileira com muito orgulho" nem na copa do mundo.Tenho vergonha de ser brasileira e nojo da justiça desse país que é uma vergonha internacional.

Anônimo disse...

Com certeza a pena capital não seria a solução. Comungo com os irmãos que comentam a necessidade de uma revisão geral no sistema prisional (recuperativo)e na legislação. As vezes somos hipócritas pois posicionamo-nos contrários mas, adoramos o final de um confronto policial com bandidos, onde alguns deles morrem na troca de tiros. Também manifestamos alegria quando assistimos a um filme onde o "mocinho", no final, vinga um amigo ou um familiar, mantando o "bandido".
No velho testamento vemos a aplicação da pena capital (olho por olho/dente por dente) e também vemos os sistemas prisionais, representados pelas "cidades de refúgio", onde infratores não poderiam ser vingados. O novo testamento (creio) mudou esse conceito, por isso, não sou favorável a pena de morte, mas, que a justiça fosse eficiente, punindo, de forma justa, o criminoso.

Genilcio Cunha
1ª Igreja Batista em Jardim Alcântara - São Gonçalo/RJ

Unknown disse...

Sim, sou a favor!



Considerando que muitos dos criminosos, por não serem executados, voltam às ruas para matar, o que dizer das muitas vítimas inocentes, que morrerão sem terem tido a “chance” de serem atingidas pelo evangelho, porque aquele criminoso havia-lhes tirado, prematuramente, as vidas?

“Depois do julgamento de Deus, aplicando a pena capital contra a sociedade humana, pelo dilúvio, Deus manifestou sua graça na efetivação de provisões para a conservação e promoção da vida, como uma antítese à morte.

Estas provisões são exemplificadas em três instituições:

a. A propagação da vida: Gênesis 9:1-7,
Gn 9:1 E Deus abençoou a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: "Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.
Gn 9:2 E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave do ar, sobre tudo o que se move sobre a terra, e sobre todos os peixes do mar; eles são entregues nas vossas mãos.
Gn 9:3 Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; como vos tenho dado a erva verde, tudo vos dou agora.
Gn 9:4 Não comereis, porém, a carne com sua vida, isto é, com seu sangue.
Gn 9:5 Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.
Gn 9:6 Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado;" porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.
Gn 9:7 "Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela."

b. A sustentação da vida: Gênesis 8:22; 9:2,3,
Gn 8:22 Enquanto a terra durar, sementeira e ceifa, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão."
Gn 9:2 E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave do ar, sobre tudo o que se move sobre a terra, e sobre todos os peixes do mar; eles são entregues nas vossas mãos.
Gn 9:3 Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; como vos tenho dado a erva verde, tudo vos dou agora.


c. A proteção da vida: Gênesis 9:2,5,6
Gn 9:2 E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave do ar, sobre tudo o que se move sobre a terra, e sobre todos os peixes do mar; eles são entregues nas vossas mãos.
Gn 9:5 Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.
Gn 9:6 Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado;" porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.

Nota: Gn. 9.6 foi antes da lei, assim como o dízimo.

No caso específico da Pena de Morte, temos alguns registros, onde o assunto é mencionado, não havendo indicação de que os pontos básicos de justiça divina tivessem agora sido modificados, para a nossa era. Vamos ver alguns destes trechos:

1. Mateus 26:52 — Jesus disse: “...todos os que lançarem mão da espada, pela espada morrerão.” Parece ser um reconhecimento tácito da legitimidade de aplicação da Pena Capital, como justa punição aos que vivem pela violência e desrespeito à vida.

2. João 19:11 — “...nenhum poder terias contra mim, se de cima te não fosse dado...” Jesus reconhece que o poder de Pilatos de tirar a vida, vem do alto. Ele não contesta este poder, mas o considera legitimo, ainda que aplicado ilegitimamente, no caso de Jesus, e talvez desproporcionalmente aos parâmetros bíblicos, no caso de outras execuções.

3. Atos 25:11 — Paulo, na sua defesa perante Festo, disse: “Se eu cometi algum erro e fiz qualquer coisa digna de morte, não recuso morrer.” Verifique que:


a. Paulo reconhece que existiam crimes dignos de morte,

b. Paulo informa que não ofereceria resistência ao recebimento da Pena de Morte,

c. Paulo, implicitamente, reconhece que alguma autoridade possuía o direito de condenar alguém à morte.

Teóphilo Noturno disse...

Assim como fez o irmão Anselmo, gostaria de citar um texto de Mario Persona:

http://www.respondi.com.br/2007/02/o-que-bblia-diz-da-pena-de-morte.html

E, sem mais demoras, dizer que sou a favor... mas sei que em breve quem vai sentí-la na pele serão os cristãos.

Unknown disse...

Sou totalmente a favor! Aí sim, com pena de morte, esses marginais teriam medo de alguma coisa. Não adianta prender, pois na cadeia convive-se com outros marginais. É uma escola de banditismo. E que me desculpem os eleitores do demônio barbudo, mas pra mim boa parte dessa violência observada no Brasil deve-se ao petismo que tomou conta, onde um governo populista e corrupto dá os piores exemplos!
Edemilson

Juan de Paula disse...

Eu sou a favor. Gn 9:6 e Romanos 13.

Ozana Marques disse...

Eu sempre fui a favor da pena de morte, principalmente aqui no Brasil por que a justiça do brasil chega a ser retardada e não cega de tanta burrice que eles comentem. Pelo o menos o cego é inteligente e faz algo de importante para suprir sua cegueira.
Eu tenho certeza que se ouvesse pena de morte aqui, as cadeias não estariam super lotadas, aviões da policia não estariam sendo atingidos por traficantes em meio a guerra nas favelas, ja ta começando a ficar ridiculo a abrição de pernas do Brasil para os traficantes! ultimamente eles estão mandado mais do que a policia no nosso pais! Não teria tanta violência contra mulher como teve este ano e nem estrupos contra crianças inocentes como o caso da menina Alanis Maria!
Deus não deu o direito a ninguém para tirar a vida de um ser humano, mais Deus também é justiça! No meu ponto de vista da mesma forma que qdo pecamos nosso pecado tem consequências. Quando vc mata alguém ou faz algo que acarreta uma maldição na vida de uma pessoa, vc deve ser punido por isso e como aqui no Brasil a palavra punição é resumida em cumprir um terço da pena de depois de dois anos vc esta livre de novo, para continuar fazendo mal aos outros! o negócio é mandar eliminar, matar mesmo! pois afinal de contas esses bandidos comem dentro da cadeia em cima do nosso dinheiro que é repassado para o governo através de impostos pagos por gente honesta que rala muito para se sustentar. Enquanto tem marmanjo a toa dentro da cadeia, controlando o tráfico aqui fora, até mesmo estando atrás das grades! E o povo brasileiro ainda acha que depois que eles sairem da cadeia vão mudar de vida!!! É meio dificil viu, por que muitos tiveram a chance de ouvir de Deus antes mesmo de entrarem nessa vida de criminalidade, isso eu tenho certeza por que Deus nunca deixa de se anunciar a ninguém antes do inimigo distruir sua vida!!! Deus sempre nos da uma escolha cabe a nós decidir qual caminho seguir!!! Pena de morte sim, por que o salário do pecado é a morte!! Quanto ao caso da Eliza Samudio tudo isso é maldição ereditária acarretada na familia dela desde que ela nasceu, ela ja fez até filme porno!!! Mais isso é consequência de pecado e tenho certeza de que ela ouviu sobre Deus antes de optar por essa vida, mais nem deu idéia. Então ta ai a verdade da Biblia se cumprindo na vida de nós seres humanos que perecemos por falta de conhecimento!!! Lógico que ela não mereceia morrer por ser uma mulher sem caratér!!! Mais gente infelizmente o caminho que nos leva ao inferno e largo!!! Falei.

Guilherme disse...

1º) Quem pratica o mal continuamente fora da cadeia, PODERÁ CONTINUAR PRATICANDO O MAL DENTRO DA CADEIA TAMBÉM! Percebem que pra dar fim na maldade, só a pena de morte resolveria?

2º) Na bíblia fala que quem pratica o mal está sujeito a ser morto, pois as autoridades são ministros de Deus para o nosso bem.

("Os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela.
Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, POIS NÃO TRAZ DEBALDE A ESPADA; porque É MINISTRO DE DEUS, e VINGADOR PARA CASTIGAR O QUE FAZ MAL." - Romanos 13:4)

3º) PRESTEM BASTANTE ATENÇÃO AGORA! Quem tem mais chance de se arrepender de seus crimes e clamar a Deus por salvação: um bandido que está prestes a ser executado (ou seja, que vai ter que prestar contas a Deus muito em breve...), ou um bandido que está prestes a sair da cadeia (talvez já premeditando a vingança contra quem o denunciou e testemunhou contra ele)?

"Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo."
(Mateus 10:28)

Guilherme disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel P. B. disse...

Podemos dar vida à alguém? Não. Então não nos achemos no direito de tirá-la a nós e aos outros. Ora, a justiça é de Deus, não dos homens. O perpétuo aprisionamento existe para evitar que a atrocidade se repita. As outras penalidades devem ter como objetico restaurar a pessoa como cidadã. Nunca deveria ser lei o direito de o Estado tirar a vida de alguém. Está escrito em Gênesis capítulo 4 que, depois de Caim matar Abel, temeu que todos os outros o matassem. Então o Senhor disse que qualquer um que matasse Caim seria vingado 7 vezes (o número 7, na Bíblia, é o símbolo da totalidade). Ou seja, o sangue do assassino condenado cairá às mãos daquele que com elas quis fazer justiça na Terra.

Vanderson M. da Silva disse...

Muito poucos sabem, mas a pena de morte consta sim na legislação brasileira. O Código Penal Militar a prevê em caso de crimes de lesa-pátria.

augusto elias disse...

Tendo em vista a minha opinião,onde sou contra,acho interessante refletir na segunda parte do penúltimo parágrafo.O ultimo caso de execução de pena de morte no Brasil,se deu ainda no final do segundo Império reinado por D.Pedro II,executando um fazendeiro com expressão na alta sociedade da época,não me lembro se era a "Fera de Macaé ou Magé",o apelido que o condenado teve após um suposto estupro de uma filha da empregada dele.Nunca conseguiram provar nada a respeito do crime e sobre a culpa do acusado e que acabou sendo executado(forca)e era para o público,como foi com Joaquim José da Silva Chavier(o Tira Dentes).Tudo bem,hoje os dias são outros, mesmo assim, sou contra com as tecnologias mais avançadas para indicar o culpado,estudos modernos de exames em IML para tentar apontar culpado ou inocente etc.Continuo sendo contra.Só Deus é quem pode tirar a vida do homem.Jesus veio para mudar e jogar por terra muitas coisas.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only