segunda-feira, fevereiro 15, 2010

O mito da Igreja perfeita


Renato Vargens
Uma das características dos evangélicos brasileiros neste inicio de século é a constante mutação de seus membros. Acredita-se que pelo menos uma vez ao ano parte dos seguidores de Cristo mudam de igreja, alegando os mais diversos motivos, sendo que o principal destes é que a igreja que faz parte é cheia de problemas e distorções. Na verdade, tais pessoas fundamentam suas decisões migratórias na pseudo-verdade de que existem igrejas perfeitas, cuja liturgia eminentemente é marcada por algum fator preponderante que lhe agrade.

Particularmente eu conheço pessoas que em nome de Deus mudaram de igreja quase uma dezena de vezes. Para estas, o fato de existirem conflitos de opiniões ou divergência relacionais com os irmãos em Cristo, aponta exclusivamente para a retirada do time de campo. Ora, tal comportamento mostra claramente uma visão distorcida e equivocada quanto a Igreja, até porque, não existem igrejas perfeitas, pelo simples fato de que elas são compostas por homens imperfeitos. E o fato de não sermos perfeitos, impossibilita a constituição e formação de igrejas perfeitas.

Caro leitor, é bem possível que você tenha sido testemunha de inúmeros casos de pessoas que falharam em suas comunidades locais proporcionando ao seu coração mágoas, decepções e frustrações. Se em virtude disto você tem abandonado o barco usando do álibi da imperfeição, afirmo-lhe que está cometendo um grande equivoco, isto porque, são através das falhas, erros e distorções comportamentais de nossos irmãos que podemos colocar em prática as orientações de nosso Senhor.

Alguém certa feita disse: “A igreja é como a Arca de Noé. Lá dentro o cheiro pode ser insuportável, entretanto, é bem melhor estar dentro do que fora.”

Pense nisso!
Anônimo disse...

Otimo post renato , acredito que muitos ao lerem isso pensaram duas vezes em mudar de igrejas sendo este o motivo. pensarem existir igrejas perfeitas.
Mas, como eu sei que você é também uma cabeça pensante, e sempre gosta de deixar sua opinião sobre os diversos assuntos, coloque aqui mesmo como resposta, ou faça um novo post falando sobre o seguinte caso.(pergunto,por ter sido esse um fato)
Um jovem que foi chamado ao ministério da palavra, e já a tempo percebe divergências entre ele e as opiniões/ideias de seu pastor.
ele durante um tempo ministra sempre que é convocado a isso, mas sempre incomodado, porque a qualquer momento,(pode aconteçer) por precisar agradar a Deus e não ao homem, vai e prega algo ( lógico que dado por Deus) contrário ao que o seu pastor costuma pregar.
e ai, o que esse jovem faz, se cala sempre que for pregar, quanto ao assunto, mesmo que tenha recebido uma mensagem de Deus.
decide não ministrar mais, e ora e espera o Senhor mudar as coisas.
Rasga a ceda e desçe-lhe a madeira na ministração mesmo que não venha agradar ao pastor e a congregação.
ou conversa com o pastor,explica o caso, e se afasta mudando de congregação?
responde ai irmão. Deus lhe dê sabedoria.
PAZ

luana davila disse...

Olá Pr. Renato, minha primeira vez no seu blog, gostei mto!
Concordo com vc, eu mudei de igreja há um tempinho atrás e percebi o quanto a minha igreja, mesmo com seus defeitos, é ótima, então resolvi voltar! Mas na verdade, antes, eu tive que entender que quem tinha mudado ao longo dos anos era eu, que me tornei mais crítica e observadora da vida dos outros, quando eu tenho que criticar e observar a mim mesma!!
"The tears of shame for what's been done, Are better than a Hallelujah sometime" - Amy Grant

A paz!!
Luana Marreco

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only