quarta-feira, outubro 14, 2009

O neopentecostalismo e a prática da simonia.

Por Renato Vargens

Simonia pode ser definida como a venda de favores divinos, bênçãos, cargos eclesiásticos, prosperidade material, bens espirituais, coisas sagradas, e outras coisas mais. A etimologia da palavra provém de Simão, mencionado por Lucas em Atos dos Apóstolos (8, 18-19), que tentou comprar de Pedro o poder de transmitir pela imposição de mãos o Espírito Santo ou de efetuar milagres.

Na Idade média a simonia provocou sérios problemas à postura moral da Igreja. A prática da simonia foi uma das razões que levou Martinho Lutero a escrever as suas "95 teses" e a rebelar-se contra a autoridade de Roma.

Hoje, infelizmente a simonia é uma das principais características do neopentecostalismo brasileiro, onde bênçãos e prosperidade são trocadas por dinheiro. Igrejas como a Universal do Reino de Deus, Internacional da Graça, dentre tantas outras , tem ao longo dos anos propalado heresias das mais estapafúrdias, comercializando em seus cultos, objetos mágicos, utensílios ungidos, dentre outras coisas mais.

Vale a pena ressaltar que o Apostolo Pedro, diante da oferta de Simão, não se deixou levar pela tentação do dinheiro, antes pelo contrário, repreendeu severamente aquele que desejava comprar as bênçãos de Deus.

Caro leitor, a simonia é um pecado grave que deve ser combatido pela Igreja de Cristo. Sem sombra de dúvidas, a prática de comercializar a fé não é bíblica, e os que agem desta forma devem ser repreendidos, bem como chamados ao arrependimento publicamente.

Isto posto, afirmo que fazer vista grossa aos simonistas pós-modernos, constitui um grave pecado diante do Senhor que exige de nós firmeza e zelo pela sua Palavra.

Pense nisso!

Renato Vargens
Pr. Luiz Fernando disse...

Prezado colega Pr. Renato,
excelente texto. Muito claro e conciso. Realmente precisamos combater de todas as maneiras esta prática pernóstica em nosso meio. Somente vulgariza o evangelho e atrai o desprezo da sociedade para a igreja.
Um abraço
Em Cristo

Luiz Carlos 0053@ disse...

Excelente texto mesmo, porém penso que não é só as igrejas neo-pentecostais que dão escândalos e vulgarizam o evangelho e atrai o desprezo da sociedade para a verdadeira Igreja de Deus.
Temos muitos “pastores” que se posicionam como ministros de igrejólas e se postulam como empregados (profissionais= mercenários), isso também vem de encontro com a Palavra de Deus.
Precisamos nos conscientitar disso também. Deixar os titulos e honrarias ao Dono da Igreja.
Paz aos vossos corações.
Luiz Carlos 0053@.

GILBERT RAPOSO disse...

É, eu como novo cristão renascido fico triste com o que tenho visto por ai, sete sessões da meia noite,bençãos por R$ 900,00, ~e principalmente eu que vim do espiritismo e vejo hábitos muito iguais, meu DEUS a sua palavra não basta ?, reconhecer que somos livres em Cristo Jesus, que a nossa fé vem pelo ouvir a palavra de DEUS, e ai cada um recebe aquilo que merece conforme seu plantio, o homem está errando porque não conhece a palavra, nem o poder de DEUS, esses lideres será que não sabem que serão responsábilizados por deturpar as escrituras ?, é tudo de ruim precisamos nos unir e nos ogarnizar para que o Cristianismo não perca campo para os adéptos de maomé e kardec seguimentos que estão em alto crescimento.
Que o SENHOR abençõe o Brasil, Pátria do evangélho coração do mundo.
Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

Natalino disse...

Quando não levamos a sério os mandamentos de Deus colocamos em risco a vida cristã saudável. Quando não se levam a sério toda a Palavra de Deus, corre-se o risco de escandalizar através de alguma atitude reprovável. Como as igrejas neo-pentecostais são muitas em números de membros e ministros aparecem mais seus nomes na lista dos escândalos.

gilberto disse...

Nasce "pastor" do dia para a noite,sem conhecimento teologico,sem carater e sem salvação,infelizmente arrastam muitos incautos e imaturos.
Muitos "lideres" "famosos" tem ensinado herezias,o importante é TER e não SER.
Eu conheço o meu Pastor,sei de sua formação Teologica e de seu carater,a Igreja que sou membro nossa regra de fé e conduta é a Biblia.

Adilton Sampaio disse...

A nova ordem mundial:

1-www.tvnt.com.br
2-Adventismo em foco:Emanuela
3-Mara Muniz:santa ceia

Acessar

Adilton Sampaio disse...

Simonia de Nuremberg

Acessar

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only