segunda-feira, setembro 07, 2009

Verdadeiro ou falso?

Por Renato Vargens

Há poucos meses estava em Brasília participando de um evento, quando no intervalo entre uma palestra e outra, fui a uma lanchonete comprar um refrigerante. Lembro que paguei a bebida com uma nota de cinqüenta reais, recebendo a seguir o troco da compra. Peguei o dinheiro, e quando ia guardá-lo na carteira, um amigo olhando as notas em minhas mãos, percebeu que uma delas era falsa. Ao ver tanta convicção em suas palavras perguntei:

- Como você tem certeza disso? Ele me respondeu: - Trabalhei muitos anos como comerciante e conheço bem uma nota verdadeira. Só de olhar eu sei quando uma nota é falsa.

Naquele mesmo instante pensei na igreja evangélica brasileira que por desconhecer as Sagradas Escrituras tem se deixado levar pelas heresias do neo-pentecostalismo. O problema é que em nome de uma pseudo-espiritualidade alguns destes irmãos “satanizaram” o estudo da Bíblia e da Teologia. Infelizmente já ouvi inúmeros cristãos afirmando que não é possível unir espiritualidade com estudos sistemáticos e doutrinários. Para estes, a letra mata, e a teologia engessa a ação do Espírito Santo.

Caro leitor, vamos uma combinar uma coisa? Deus nos deu as Escrituras para que a estudássemos e fizéssemos dela nosso manual de fé e vida, e o fato de negligenciarmos a Palavra de Deus, torna-nos suscetíveis as dezenas de heresias que a cada ano aparecem nos nossos arraiais.

Como já escrevi anteriormente creio veementemente que boa parte dos nossos problemas eclesiásticos se deve ao fato de termos abandonado a margem da existência as Escrituras. Não tenho a menor dúvida de que somente a Bíblia Sagrada é a suprema autoridade em matéria de vida e doutrina; só ela é o árbitro de todas as controvérsias, como também a norma para todas as decisões de fé e vida. É indispensável que entendamos que a autoridade da Escritura é superior à da Igreja, da tradição, bem como das experiências místicas adquiridas pelos crentes. Como discípulos de Jesus não nos é possível relativizarmos a Palavra Escrita de Deus, ela é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos.

O reformador João Calvino costumava dizer que o verdadeiro conhecimento de Deus está na bíblia, e de que ela é o escudo que nos protege do erro.

Em tempos difíceis como o nosso, precisamos regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento, até porque somente assim conseguiremos discernir o verdadeiro do falso.

Pense nisso!

Renato Vargens
GILBERT RAPOSO disse...

Concordo plenamente se duvida nenhuma que nosso manual de fé é a Biblia, e não certas configurações usadas por algumas igrejas por ex: rosa de saron, agua do rio jordão, azeite ungido no monte das oliveiras etc; mas tenho duvidas também quanto a obediencia ao antigo testamento, porque vejo algumas leis sendo usadas e outras não por ex: Malaquias 3:10 ( dizimo ) pastores falam nesse para que o povo não deixe de dizimar, e em Levitico 15:19 diz que a mulher no seu ciclo menstrual tem que ser separada, ou seja fcar fora de casa 7 dias, então com certeza esse ningúem obedece, então me esclareça por favor.
Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

renato vargens disse...

Prezado Gilbert,

Algumas das leis dadas pelo Senhor no deserto visava a preservação do povo de Israel. Tais regras tinham por objetivo a preservação da vida. Higiene e regras básicasa de saúde foram indispensáveis a saúde do povo do deserto.

Quanto ao dízimo, os profetas da prosperidade usam de argumentos manipuladores a fim de alcançar o
bolso do povo, ensinando alguns conceitos extremamente anti-biblicos.

Abraços,

GILBERT RAPOSO disse...

Então devemos considerar fielmente o que Paulo fala em 2 corintios 9:6, 9:7, 9:10, 9:12, dar oferta conforme sentir no coração, ou o dizimo é lei também à partir de JESUS ?, quanto ao exemplo da mulher em seu ciclo, concordo quanto ao ensino de higiene, mas não entendo o não cunprir a ordem de sua ausencia 7 dias de sua casa, e por outro lado há de se cumprir outras leis do VT, citei o dizimo por observar em volta de mim ser um assunto polemico.
obrigado.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only