quarta-feira, setembro 18, 2013

Deus quer o homem no leme!

Renato Vargens

A escritora e ex-atriz Maria Mariana em entrevista a Revista Época, afirmou categoricamente que homens e mulheres possuem funções e habilidades diferentes. “Segundo a escritora, homem e mulher estão no mesmo barco, no mesmo mar. Há ondas, tempestades, maremotos. Alguém precisa estar com o leme na mão. Os dois, não dá. Deus preparou o homem para estar com o leme na mão. Porque ele é mais forte, tem raciocínio mais frio. A mulher tem mais capacidade de olhar em volta, ver o todo e desenvolver a sensibilidade para aconselhar. A mulher pode dirigir tudo, mas o lugar dela não é com o leme.”

A afirmação de Maria Mariano causou um enorme rebuliço entre as feministas, até porque, ao assegurar que o homem é quem deve ter o leme nas mãos, a ex-atriz e escritora, segundo as adeptas do feminismo, cometeu um irreparável desatino. Entretanto, ainda que o grupo em questão discorde do que foi afirmado, a Bíblia é clara em afiançar que perante Deus, homens e mulheres são iguais, tendo contudo, funções diferentes, sendo que a função masculina é de ter o "leme nas mãos."

Concordo com Maria Mariana de que o homem deve conduzir o barco. E ao fazê-lo não o faço com o pressuposto de que o macho deve governar sua casa com mão de ferro, impondo suas vontades e caprichos de modo despótico e ditatorial. O modelo de liderança na família em muito diverge do machismo reinante em nossa sociedade, até porque, aos olhos de Deus, marido e mulher são parceiros na construção salutar de relacionamentos cujos vínculos afetivos têm por características principais o amor, a consideração e o respeito.

Isto posto, afirmo que marido e mulher devem "navegar" juntos, entendendo que o fato do homem ter o leme nas mãos não o torna superior a esposa, até porque, para que a embarcação chegue segura ao seu destino é absolutamente necessário que cada um exerça sua função com dedicação, afeto e responsabilidade.

Pense nisso!

Renato Vargens

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only