quinta-feira, abril 02, 2009

Quando a ditadura se disfarça de democracia.

Renato Vargens

Atualmente a Venezuela tem por presidente Hugo Chaves. O governo venezuelano se caracteriza por uma aparente democracia, onde o povo participa de algumas das decisões do país. No entanto, todas as vezes que julga necessário o “caprichoso” presidente impõe sua vontade sobre tudo e todos, ainda que com isso tenha que atropelar os valores democráticos.

Ao pensar em Chaves é inevitável lembrarmos de alguns dos nossos pastores, isto porque, em nome de Deus, muitos ultrapassam os limites da decência, impondo seus valores e conceitos ao rebanho. Tais líderes julgam-se acima do bem e do mal, não dando satisfações de seus passos a quem quer seja, atribuindo a si mesmo autoridade espiritual inquestionável. Em igrejas deste tipo, os pastores funcionam como donos da verdade, não submetendo à comunidade da fé a renovação de seu mandato como pastor.

Em comunidades deste nipe o pastor decide absolutamente tudo. Na verdade é ele que determina o estilo de vida da igreja, as práticas sociais familiares, ou até mesmo o candidato a vereador ou deputado que deve ser votado.

Ditaduras foram e sempre serão um perigo para a igreja de Cristo. Tenho absoluta certeza de que um governo participativo, transparente e capaz de ouvir a voz do conselho ou da assembléia, elimina do meio da igreja inúmeros problemas relacionais, além de demonstrar aos quer conosco se relacionam, virtudes e valores de uma igreja comprometida com a ética, justiça e moral.

Pense nisso!
Renato Vargens
Anônimo disse...

Simples, curto e direto - gostei.

Abs
Franklin

Lanes disse...

Pr. Renato, com todo respeito que tenho pelo senhor, sem nem ao menos conheçê-lo pessoalmente, só via "Aprendendo Teologia". O senhor não viu NADA!
O que eu escuto, se arrancasse orelha, eu não tinha mais as duas.
O que achas de passar pela gruta?
Dar um nó na camisa?
Colocar um cajado em baixo da cama? Ai minha coluna!
Rosa, sal,azeite ( óleo de Israel ), água do jordão ( suja por sinal ). Aliás é tanta água que deve vir de navio, em várias viagens.Para por aquí. Não tem mais espaço.
Abração. Lanes.
Assembléia de Deus de Icaraí, rua Maris e Barros, esquina com Otávio Kelly. Pr. Marcelo Simões.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only