sexta-feira, maio 21, 2021

QUAL FOI A MARCA QUE DEUS COLOCOU EM CAIM?


Uma pergunta que comumente se costuma fazer é sobre a marca que Deus colocou em Caim? Isto porque, em Gênesis 4:15 o Senhor disse que se alguém matasse a Caim seria vingado sete vezes.  Pois é, eu já vi e li muita bobagem sobre isso, como por exemplo:

  1. Caim tornou-se um negro, uma interpretação nitidamente racista e absurda. De acordo com essa ideia, nesse ponto, por alguma interferência divina no seu código genético, começou a raça negra.
  2. Caim teria ficado leproso, doença que atacou principalmente o seu rosto, tendo sido esse o inicio da temida enfermidade.
  3. Caim recebeu alguma espécie de tatuagem. (por causa disso, por exemplo, muitos dizem que quem faz uma tatuagem, está sob maldição)
  4. Caim se transformou num gigante.
  5. Caim ficou semiparalisado, e começou a tremer loucamente.
  6. Caim ficou com as mãos manchadas de sangue por toda a sua vida.
  7. Algum cão feroz o acompanhava, guardando-o de qualquer atacante. Alguns refinam isso a ponto de dizer que o cão era um dos guardadores do rebanho de Abel! 
Pois é, claro que essas ideias não possuem a menor base bíblica. Na verdade, a Bíblia não nos traz nenhuma informação sobre que marca era essa,  apenas diz que era um sinal que outras pessoas podiam reconhecer e entendiam que era um aviso para que não matassem Caim, o que para mim basta.

Renato Vargens

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only