sexta-feira, maio 21, 2021

QUAL FOI A MARCA QUE DEUS COLOCOU EM CAIM?


Uma pergunta que comumente se costuma fazer Ă© sobre a marca que Deus colocou em Caim? Isto porque, em GĂȘnesis 4:15 o Senhor disse que se alguĂ©m matasse a Caim seria vingado sete vezes.  Pois Ă©, eu jĂĄ vi e li muita bobagem sobre isso, como por exemplo:

  1. Caim tornou-se um negro, uma interpretação nitidamente racista e absurda. De acordo com essa ideia, nesse ponto, por alguma interferĂȘncia divina no seu cĂłdigo genĂ©tico, começou a raça negra.
  2. Caim teria ficado leproso, doença que atacou principalmente o seu rosto, tendo sido esse o inicio da temida enfermidade.
  3. Caim recebeu alguma espécie de tatuagem. (por causa disso, por exemplo, muitos dizem que quem faz uma tatuagem, estå sob maldição)
  4. Caim se transformou num gigante.
  5. Caim ficou semiparalisado, e começou a tremer loucamente.
  6. Caim ficou com as mĂŁos manchadas de sangue por toda a sua vida.
  7. Algum cĂŁo feroz o acompanhava, guardando-o de qualquer atacante. Alguns refinam isso a ponto de dizer que o cĂŁo era um dos guardadores do rebanho de Abel! 
Pois Ă©, claro que essas ideias nĂŁo possuem a menor base bĂ­blica. Na verdade, a BĂ­blia nĂŁo nos traz nenhuma informação sobre que marca era essa,  apenas diz que era um sinal que outras pessoas podiam reconhecer e entendiam que era um aviso para que nĂŁo matassem Caim, o que para mim basta.

Renato Vargens

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only