segunda-feira, maio 17, 2021

E QUANDO OS FILHOS ABANDONAM OS PAIS?



Muito se tem falado sobre o abandono dos filhos por parte dos pais. Eu mesmo estou escrevendo sobre isso num livro que será publicado em breve pela editora Trinitas, cujo tema geral abordará a crise de paternidade. Contudo, é inegável o fato de que o inverso também tem acontecido, isto é, os filhos tem  abandonado "ao deus dará" os seus pais. 

Outro dia soube de um caso que exemplifica isso: Um rapaz que foi se formou em direito tornando-se muito bem sucedido profissionalmente abandonou sua mãe na rua da amargura. A questão é que a sua genitora trabalhou que nem uma condenada para que seu filho se formasse, contudo, quando isso aconteceu e o rapaz começou a ganhar dinheiro, esquecendo de sua mãe, deixando-a inclusive passar necessidade. 

Pois é, Infelizmente não são poucos aqueles que tratam seus pais como um peso. Lamentavelmente existe um número considerável de filhos que prefere deixar os seus genitores com dificuldades financeiras à ajuda-los socorrendo-os em suas lutas e problemas.

Ora, as Escrituras ensinam que os filhos devem honrar aos seus pais. (Êxodo 20:12) Ouso afirmar que honrar os pais não é uma opção, mas mandamento para aqueles que seguem a Cristo. (Efésios 6:1-4) Provérbios nos ensina que os filhos devem ouvir seus pais e não desprezar suas mães quando estas envelhecerem. (Provérbios 23:22) Paulo ao escrever a Timóteo ensina que se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente. (I Timóteo 5:08)

E você? Como tem lidado com seus pais? Será que você os abandonou? Será que você está sendo ingrato para com aqueles que te sustentaram e cuidaram?  

Honrar pai e mãe significa mostrar respeito, gratidão, apoio e as vezes ajuda financeira. Lembre-se: Honrar os pais nem sempre é fácil mas a Palavra de Deus é clara em dizer que socorrer e cuidar daqueles que o gerou agrada e glorifica a Deus.

Renato Vargens
Sandra Regina disse...

Pastor, será errado colocar um cuidador para cuidar dos pais quando o filho não consegue mais cuidar sozinho? Será errado ficar cansado e depressivo quando se cuida sozinho de um idoso com Alzheimer?
Obrigada.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only