sexta-feira, maio 01, 2020

10 LIÇÕES QUE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS TEM ME ENSINADO

Por Renato Vargens

Já estamos há quase 50 dias confinados em nossas casas. Além do medo e do desgaste emocional proveniente da pandemia de coronavírus, a população brasileira tem demonstrado preocupação com o seu futuro, até porque, o desaquecimento da economia, o fechamento do comércio, além do desemprego, tem feito com que a maioria da população demonstre um nível de stress acima do comum. 

Pois é, alguém já disse que o sofrimento, bem como as adversidades da vida tem a capacidade de nos ensinar muita coisa. Digo mais: O fato de não termos controle das nossas, vidas e futuro, leva-nos ao entendimento que os problemas vivenciados por cada um de nós são "pedagogos" dados por Deus, que nos auxiliam a entender um pouco mais da nossa natureza pecaminosa, como também do caráter e a pessoa de Deus.

Isto posto, uso deste texto para elencar 10 lições que a pandemia de coronavírus tem particularmente me trazido:

1- Nada foge ao controle Soberano de Deus. Ainda que alguns acreditem ou pensem o Senhor foi pego de surpresa, me apego as Escrituras que me ensinam que nada foge ao controle e domínio do Eterno.

2- Meu contentamento deve estar em Cristo e não nas coisas deste mundo. O confinamento tem servido para me mostrar que a minha alegria deve ser Cristo e não as coisas prazerosas deste mundo. 

3- Cristo deve ser suficiente.  Nada além de Cristo deveria ser mais importante para um cristão. Nossa satisfação deve estar em Jesus e em  seu evangelho.

4- Devo tomar cuidado com o pecado da murmuração. O descontentamento com o momento que vivemos tem nos levado a murmuração. Ora, murmurar é pecar contra Deus. É dizer para ele que não confiamos em seu cuidado e providência, isso sem falar que é um péssimo testemunho cristão.

5- Não devo tentar a Deus. O fato de eu confiar no cuidado do Senhor, não me concede o direito de tenta-lo não tomando as providências necessárias quanto a segurança e cuidado com a minha saúde.

6- Devo confiar na providência divina. Em tempos de insegurança e medo é comum achar que alguma coisa poderá  faltar, contudo as Escrituras nos ensinam que ninguém pode acrescentar um côvado sequer a sua existência e que Ele supre as nossas vidas com seu cuidado e providência.

7- Devo valorizar o culto público e o ajuntamento solene. A ausência de cultos, de reuniões e atividades da igreja aponta para a importância e relevância da santa assembleia, onde os remidos por Deus se reúnem em gratidão e louvor a Deus pelo perdão de pecados.

8- Devo orar mais confiando no Senhor. A impotência e incapacidade de resolver problemas também tem me ensinado que a oração é fundamental a vida cristã, e que como seguidor de Cristo é mister que ore sempre, lançando diante dele minhas preocupações, medos e ansiedades.

9- Devo valorizar as coisas pequenas da vida e desenvolver gratidão a Deus por sua bondade, graça e misericórdia. Apesar de pecadores, maus e capazes de entristecer a Deus com nossas atitudes, Deus tem sido bom, não nos tratando consoante aos nossas transgressões, antes pelo contrário, a cada manhã o Eterno Deus tem renovado as suas misericórdias sobre nossas vidas.

10- Devo viver e fazer tudo para a glória do seu nome. 

Renato Vargens 

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only