domingo, setembro 01, 2019

RESPOSTA A PABLO MARÇAL QUE AFIRMOU QUE DEUS NÃO ESTÁ NO CONTROLE


Eu nunca tinha ouvido palar em Pablo Marçal e muito menos tinha vistos seus vídeos nas Redes Sociais, contudo, chegou em minhas mãos um vídeo (abaixo) em que o influencer e coach  afirmou que Deus não está no controle de todas as coisas. 

No vídeo Marçal além de demonstrar desconhecimento das doutrinas fundamentais das Escrituras, parece comungar com as heresias defendidas pelo teísmo aberto que nega o controle e soberania de Deus sobre todas as coisas. Senão bastasse isso, Marçal relativiza o domínio de Deus sobre o homem enfatizando de forma absolutamente equivocada o livre arbítrio, além de fazer apologia a teologia da prosperidade. 

Caro leitor, vamos combinar uma coisa?  A afirmação que Deus não está no controle de tudo é uma acinte ao Deus revelado pelas Escrituras. Eu não acredito num Deus inepto, impotente e limitado. Eu não acredito no evangelho dos coaches que humanizaram Deus  deificando o homem.   Eu não acredito em um Deus que seja surpreendido por imprevistos, nem tampouco por acontecimentos que fujam aos propósitos eternos do Criador. Nosso Deus reina e tem controle sobre todas as coisas, e absolutamente nada foge aos seus desígnios. As Escrituras afirmam que o governo está em suas mãos e que Ele possui domínio sobre tudo aquilo que acontece no céu e na terra. O Deus Todo-Poderoso governa o mundo, Ele é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Altíssimo Deus. A Ele pertence todo poder e toda autoridade para fazer o que lhe agrade. O mundo e tudo que nele há é o seu mundo e toda criatura que nele vive é controlada por sua soberana vontade e poder. 

Isto posto, afirmo sem titubeios que as tragédias da vida, bem como os passos dos homens não fogem ao controle e domínio do Criador. Os acontecimentos ocorridos a  vida de cada um dos homens não podem em hipótese alguma surpreender ao Todo-Poderoso. Como Senhor, Ele rege os acontecimentos, cumprindo sua vontade de forma inequívoca, mostrando a toda humanidade de que ele está no controle de tudo e de todos. Portanto, à luz da Palavra de Deus, tenho plena convicção de que o meu Redentor governa sobre tudo e todos, mesmo porque, as Escrituras nos revelam um Deus que sustenta e governa o universo SOBERANAMENTE e que nada foge ao seu controle. 

Isto posto, os que negam sua SOBERANIA pecam contra o Altíssimo cometendo uma das mais escabrosas heresias que é limitar o grande e majestoso Deus a seres finitos, ineptos e impotentes.

A Ele toda glória. 

Renato Vargens




Fabio Augusto disse...

Parabéns pelo seu texto ... Muitos estão atrás só de algo que queiram ouvir e não entregar de corpo, alma e coração ao nosso DEUS que deu a sua vida por nós pecadores e quando confessamos o sacrifício feito por JESUS somos novamente chamados de filho deixando de ser criatura.

Elisa Félix disse...

A Deus toda glória, poder e magestade, creio num Deus que está no controle de tudo.Parabéns. pelo texto.muito esclarecedor

Vicente Barros disse...

Parabéns pelo seu texto. O video é pura heresia, sem base biblica.

Unknown disse...

Renato, gostei do seu texto, e sei o quanto você é temente ao DEUS todo poderoso eu também discordo em muitas coisas que o Pablo coloca. Mas, acredito que ele quer dizer em outro sentido, onde as pessoas se acomodam e acha que o todo PODEROSO vai fazer tudo para ele ou ela, em quanto estiver no campo natural nós como homens temos que fazer nossa parte, mas quando entramos no sobrenatural aí sim ficamos somente na dependência de DEUS. Agora um homem decide trair a esposa ou ao contrário também, o DEUS tem haver com isto? Foi o homem que decidiu. Acredito que o palestrante está querendo passar esta mensagem, no sentido de tomada de decisão, caso contrária fico cômodo colocarmos a culpe em DEUS em tudo o que fazemos. Eu que tenho que estudar, trabalhar, respeitar a esposa, ter meu sustento. É claro tudo com a benção de DEUS, mas sou eu que tenho que fazer. Me desculpe, mas entendi desta forma. DEUS abençoe.

Unknown disse...

Esse vídeo tem duplos ou até triplos sentidos. Ao meu entender, Pablo não erra ao dizer que Deus ao tem o controle porém, tem um certa razão em dizer que Deus não pode controlar as minhas escolhas apesar de até nisso Deus já tem o domínio e já sabe qual escolha eu farei.
Deus tem o controle, só não tem e culpa das burrices que faço, nem do meu cartão de crédito e muito menos das dívidas que faço d não pago.
Entendo assim.

Eva Moreno disse...

E quando a gente pensa que já ouviu demais, tem mais gente "falando o que não tem propriedade, tão pouco sem referência". Diz ser a Biblia, mas isola com uma palavra do versículo, pretexto para heresias e afins! Gente que não gosta de estudar de fato, vai se deixar levando pelas enxurradas desnecessárias!!! Pr excelente !!! Deus os abençoe.

Dri Nazarko disse...

Pelos seus frutos os conhecereis. Sem mais.

Ainda há Esperança disse...

Sempre falei reiteradas vezes a quem tenho a chance de falar. Não existe essa coisa de fazer a sua parte e Deus fazer a dEle, que por preguiça de estudar muitos pregadores utilizam. A parte de Deus é tudo, porque tudo vem dEle e tudo é para Ele. Nada do que existe poderia existir se Deus não criasse. O problema do Marçal aí foi desvincular o descontrole do ser humano. O humano é agente sim das próprias escolhas, mas o controle de Deus varia conforme nós somos controlados ou descontrolados em nós mesmos. Deus está sim no controle de quem nEle crê e até de quem não crê, mas de fornas distintas. Quando se trata de um ímpio, o controle de Deus se nanifesta por suas leis, o sangue de quem não crer será seu juízo, o pecado e a morte. No caso de quem crê e, logo, obedece a palavra de Deus, será julgado pelo sangue de Jesus, portanto está sob o controle dessa aliança e livre da morte.
Enfim, foi infeliz e herege a afirmação do Coach, ele poderia ter dito de outra forma.
Traduzindo o que ele disse: Nós mesmos definimos se seremos controlados pela lei ou pela graça. Deus é a lei e a graça ao mesmo tempo, na primeira Ele é juízo e na segunda salvação.

julio silverio disse...

Percebi que o Pablo fala que voce não se colocou sob o controle de Deus. Muitos cristãos se acham convertidos mas quem verdadeiramente vive pela fé?
Deus está no controle de tudo, voce que teima em não viver no controle dele...

Unknown disse...

Eu não vi nada de errado nesse vídeo, sou cristão e não vi nada de errado, pelo contrário ele manda o recado para aqueles que não fazem nada e ainda fica esperando em Deus ou aquela velha frase, "se Deus quiser" e a vida não muda nunca. Depois quer colocar a culpa em Deus.

256013rd disse...

Sou Cristao e nao vi nada de errado nesse video , quando fala de livre arbitrio ele manda rwcado para quem nao esta fazendo a sua parte e reclamando que Deus esquecwu dele...

Unknown disse...

Pera ae...deixa eu ver se entendi. Como fica a situação de Jó??? Quer dizer que ele estava na "merda" por culpa dele? Deus não estava no controle?

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only