domingo, setembro 10, 2017

Se Deus é bom, por que ele permitiu o furacão Irma?




Tragédias são indescritíveis. Elas não têm hora para chegar, não pedem licença e sem que as autorizemos abruptamente invadem nossas vidas interrompendo sonhos, projetos e ideais. Tragédias nos provam, nos sacodem existencialmente, violentam a alma. Tragédias possuem a cruel capacidade de sugar de nossos corações a expectativa de um mundo melhor. 

Infelizmente a vida nos reserva momentos extremamente difíceis, mesmo porque, existem instantes na caminhada que a tragédia arromba as portas da nossa casa levando-nos ao pranto e desespero. Em situações como estas é comum o questionamento: “Por que Senhor? Por que permites tragédias como a do furacão Irma que destruiu cidades inteiras no Caribe e que ameaça destruir Miami e outras localidades?  Por que isso? Por que sendo bom, permites tragédias como o tsunami que matou milhares de pessoas na década passada? O que fizemos para merecer tal coisa?  

Ora, não quero ser simplista em tentar explicar tragédias, até porque, nem sempre nos é possível fazê-lo. Todavia, as Sagradas Escrituras nos apontam um Deus Soberano que tudo sabe e tudo vê, e que entrelinhas nos ensina a confiar exclusivamente nele. Ademais, a Bíblia também nos mostra que devido ao pecado de Adão, toda a natureza sofreu as conseqüências de sua desobediência. Em outras Palavas, tsunamis, terremotos, furacões e tufões apontam de forma efetiva para a criação caída que geme esperando o dia da sua redenção.  

Em Romanos 8:19-21 encontramos o ensino que diz: “A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.” A Queda da humanidade em pecado afetou tudo, incluindo o universo onde habitamos. Tudo na criação está sujeita a corrupção. O pecado é a causa principal para os desastres naturais, da mesma forma que é a causa principal para a morte, doenças e sofrimento. 

Tudo bem, talvez você esteja dizendo, mas, será que Ele não poderia permitir esses desastres naturais, afinal de contas, Ele não é bom? Dirão alguns.  

Sim. Deus poderia impedir desastres naturais e inúmeras vezes, devido a sua bondade e misericórdia ele o fez no decorrer da história. As Escrituras e os relatos de crentes de todas as gerações nos mostram isso. Todavia, Deus às vezes usa os desastres naturais como um amplificador de sua voz, cujo  objetivo é mostrar aos homens a finitude da vida bem como a necessidade de voltarmos ao Criador.  Além disso, as Escrituras também nos ensinam que existem casos em que tragédias podem apontar para o juízo de um Deus justo e santo sobre uma sociedade que se rebelou contra os seus decretos e Palavra. 

Por fim, concluo esse texto afirmando que Deus revelado pelas Escrituras não é um déspota masoquista que tem prazer na dor e no sofrimento dos homens. Nosso Senhor usa as agonias e angustias da vida, no intuito de que a humanidade enxergue sua fragilidade, sua finitude, bem como seu estado de rebelião para com Ele, entendendo assim a necessidade de arrepender-se de seus pecados reconhecendo-o como único e suficiente Salvador.   

Pense nisso!

Renato Vargens 
André Gomes disse...

Bom dia. Na minha humilde opnião creio que todos os desastres naturais que estão aparecendo nos últimos anos seriam a consequencia do que a humanidade está fazendo com o mundo. Deus em sua infinita sabedoria já criou o mundo ou os mundos de uma forma para "trabalharem" em perfeita harmonia, mas o homem começou a destruir e esgotar as riquezas naturais, e com isso descompensando aquilo que foi criado em perfeita harmonia. Nesse caso de desastres o homem está colhendo aquilo que platou, creio que Deus não tem relação diretamente com os desastres, pois isso é uma consequencia de seus atos. Não estou desmerecendo a ação de Deus na humanindade devido ao pecado, pensando dessa forma, seria o mesmo do que falar que o diabo é o responsável por tudo de ruim que acontece.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only