terça-feira, agosto 22, 2017

07 motivos porque pastores e igrejas não devem aderir ao "coaching" teológico


Estou convicto que parte da igreja evangélica brasileira comumente tem se deixado levar por modismos. Sem sombra de dúvidas essa é  uma das características mais marcantes de uma igreja imatura teologicamente. Ademais, ouso afirmar que a igreja desse pais, devido a fraqueza bíblica de seus pastores tem sido levada com muita facilidade por ventos de doutrinas (Efésios 4:14) 

Nessa perspectiva, quando surge uma nova "sacada" ou revelação, os pastores deste tipo de comunidade, rapidamente abandonam na esquina do esquecimento as revelações passadas em detrimento às novas. 

Tem sido assim nas ultimas décadas. A Igreja passou por inúmeros "ventos" como a busca por  dentes de ouro, cura interior, batalha espiritual, confissão positiva, teologia da prosperidade, quebra de maldição hereditárias e muito mais. No entanto, apesar de algumas destas doutrinas ainda serem fortes em alguns dos nossos arraiais, posso afirmar que aos poucos, parte deste comportamento teológico está sendo substituído pela teologia do "coaching". 

Há pouco, fique sabendo de um "coach" que está cobrando 6 mil reais por dois finais de semana com o objetivo de  motivar tanto o pastor como a igreja que por motivos distintos foram vencidos pelo desânimo.

Diante do exposto, resolvo elencar sete motivos porque pastores e igrejas não devem aderir ao "coaching" teológico:

1- Porque as Escrituras devem ser a única e exclusiva forma de consolo, conforto, exortação, admoestação e motivação para o crente.

2- Pelo fato de que o "coaching" incentiva a prática de um evangelho humanista e antropocêntrico.

3- Pelo fato de que uma igreja não é um negócio, nem  o evangelho um tipo de business e tampouco o  crente um cliente que deve ser motivado a encontrar o caminho da felicidade,

4- Porque o "coaching" ensina que o homem deve ter fé em si mesmo, utilizando para isso técnicas humanas onde o indivíduo  é o centro de tudo 

5-  Porque o "coach"  em vez de expor as Escrituras, faz de suas pregações palestras motivacionais confundindo evangelho com empreendedorismo e Cristo com um guru motivacional.

6- Pelo fato de que as técnicas motivacionais substituem de forma velada, a suficiência de Cristo e das Escrituras.

7-  Pelo fato de que a teologia do "coaching" é mais um braço do pragmatismo religioso  do nosso tempo onde em nome da felicidade do cliente se faz qualquer negócio desde que o objetivo seja atingido.

Pense nisso!

Renato Vargens 


CRISTOVIVE disse...

Pastor Renato Vargens, seus artigos têm sido bênção para minha vida.textos cirúrgicos com embasamento bíblico.
Louvo a Deus por sua vida!

Dc.Marcos ! disse...

Ainda bem que na igreja que frequento não é assim...

leandro disse...

A paz do Senhor. Muito bom gostei de seu artigo e de seu blogger

Unknown disse...

Prezado Pastor,

Congratulo V.Sa pelo excelente texto, claro, conciso e objetivo. Infelizmente grande parte das igrejas hoje tem caído nesse modismo.

Que possamos resgatar os valores do evangelho puro e simples de nosso Senhor Jesus!

Sola Scriptura!

Unknown disse...

Bom texto. O ítem 3 me chamou a atenção, uma vez que está visível na maioria das igrejas, a preocupação com o dinheiro, a fama e o poder o que nos leva a afirmar que a igreja virou um comércio da fé.

Rauni disse...

Li um texto muito bom sobre essa prática nas igrejas. Vale à pena conferir:
https://pamplonapedro.wordpress.com/2016/12/28/teologia-do-coaching-a-substituta-da-teologia-da-prosperidade/

Vagner Camargo disse...

Sr. Renato, concordo plenamente sobre nunca implantar nada do que for genuíno, ou seja, a Palavra de Deus pura e fiel, ao ensinar as coisas do Reino, no entanto discordo da posição equivocada sobre a profissão ou especialização...
Não é a profissão ou formação que está errada, errado é o mal caráter das pessoas que se formam, ao aplicarem erroneamente a sua vida profissional no seu ministério, ou seja...

- O Problema não é o militarismo, mas o líder que implanta o mesmo nas igrejas, sem qualquer respaldo bíblico, buscando coagir pessoas;
- O Problema não é a psicologia, mas a pessoa mal intencionada que aplica a mesma, desejando anular o Espírito Santo;
- O Problemas não é o Coaching, mas as pessoas de má fé que utilizam técnicas para extrair das pessoas o que somente Deus pode!

Enfim, não podemos jogar na mesma panela, excelentes militares, psicólogos, coaches e todas as outras profissões e pessoas por conta de pessoas que não honram e não respeitam os limites entre a profissão e a vida eclesiástica!

Uma igreja precisa de contador, pintor, professores e todas as outras profissões, desde que a pessoa em si entenda que existe um limite que se pode aplicar a mesma.

No púlpito, só pode subir pessoas que pregam a verdade genuína, e a verdade é a Palavra de Deus, que transforma, cura e liberta, fora isso, podemos considerar erro, porém, nada impede que profissionais abençoem as igrejas com cursos gratuitos, palestras (Não é pregação) pertinentes ao crescimento profissional e humano, como higiene bucal por exemplo, reparos nos Templos, ajuda comunitária, etc...

Não precisa ser Coach, Psicólogo, militar, etc... pra ser safado, já existiam muitos líderes espirituais safados antes dessas profissões existirem, que já coagiam, já oprimiam e manipulavam o povo!

Conheço muitos homens e mulheres de Deus que dedicam suas vidas e suas profissões em prol do Reino, com equilíbrio, fazendo a vontade de Deus e utilizando o seu máximo em prol da vida de muitas pessoas.

NÃO PODEMOS, DE FORMA NENHUMA, TRANSFORMAR PÚLPITOS EM PALCOS, PREGADORES EM ANIMADORES E TENTAR SUBSTITUIR A PALAVRA DE DEUS PELOS LIVROS DE AUTO-AJUDA, NO ENTANTO, TAMBÉM NÃO PODEMOS "DEMONIZAR" PROFISSÕES E PESSOAS FUNDAMENTAIS NAS NOSSAS VIDAS POR MEIA DÚZIA DE VAGABUNDOS, QUE SE DIZEM PROFISSIONAIS E CRISTÃOS E NO FINAL DAS CONTAS NÃO SÃO NENHUMA DAS DUAS COISAS!

PERDÃO PELO EXTENSO TEXTO, PORÉM TORNA-SE NECESSÁRIO ELUCIDAR AS PESSOAS DE QUE NEM TODOS ESTÃO NO MESMO SACO E A CULPA NÃO É DA FORMAÇÃO, MAS DAQUELES QUE SÃO MAL CARÁTER E POR NÃO TEREM O ESPÍRITO SANTO E NENHUMA COMUNHÃO COM DEUS TENTAM DE FORMA FRACASSADA, SUBSTITUIR A PODEROSA E ÚNICA PALAVRA DE DEUS POR CONCEITOS LIMITADOS E HUMANOS.

Sou um Coach, um Treinador e me especializei no Desenvolvimento humano e como profissional, sou apaixonado por ajudar pessoas a crescer pessoal e profissionalmente, com a excelente formação que puder ter...
Como um homem de Deus, servo e discípulo de Cristo, amo pregar o evangelho de Cristo, evangelizar, orar e me dedicar em ser um canal de Deus para a transformação genuína daqueles que me procuram, buscando descanso e paz para suas almas, através da Maravilhosa Palavra de Deus!

Quem um dia já foi salvo e remido pelo Sangue de Cristo, JAMAIS se ENQUADRARÁ NESSA INFELIZ MINORIA QUE DENIGRE TANTO O SAGRADO EVANGELHO, QUANTO SUA PRECIOSA PROFISSÃO!

Um abração a todos!
Vagner Camargo

luizsilvausa disse...

Vocês precisam ver este vídeo então!

https://www.youtube.com/watch?v=sDfMfQc3MUo&t=1s

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only