quarta-feira, dezembro 02, 2015

Os 10 mandamentos para não se estressar nas Redes Sociais

Por Renato Vargens

Sem sombra de dúvidas as Redes Sociais aproximaram as pessoas umas das outras. Além disso, ela também proporcionou a possibilidade de encontrarmos amigos do passado que por motivos distintos nos distanciamos. Entretanto, as Redes Sociais tem produzido inúmeras divergências e divisões, isto porque, por motivos banais, muitos tem rompido amizades, vínculos afetivos e relacionamentos de muitos anos. 

Ora, antes de qualquer coisa vale a pena ressaltar que não estou defendendo o "deboísmo" (leia o que escrevi sobre o assunto aqui), mesmo porque, não sou adepto do "politicamente correto". Contudo, tenho entendido que o Facebook e as Redes Sociais quando usadas de forma errada produzem estress absolutamente desnecessário.

Diante do exposto gostaria de sugerir 10 dicas para evitar aborrecimentos nas Redes Sociais:

1- Não brigue por tudo. Tem gente que por qualquer motivo discute nas Redes Sociais. A maturidade nos ensina que precisamos aprender a escolher nossas brigas.

2- Se as ideias difundidas numa página te irrita, pare de segui-la.

3- Não seja precipitado em discutir com alguém nas redes sociais. As Escrituras nos ensinam que peca quem é precipitado. Além disso, é mais sábio esperar a poeira baixar, os ânimos arrefecerem para emitir uma opinião sobre um determinado assunto.

4- Antes de emitir uma opinião no post alheio pense nas implicações e consequências. Uma palavra "mal-dita", pode abalar uma amizade de anos.

5-  Se alguém te agredir com ataques "ad hominen", não pague na mesma moeda. Lembre-se que a Palavra dura suscita a ira e a branda desvia o furor. (Provérbio 15:01) 

6- As vezes romper uma "amizade virtual" pode ser complicado, contudo, para evitar aborrecimentos maiores, é válido tirar o "amigo do "feed".

7- Cuidado com as ideologias políticas. As últimas eleições foram responsáveis pelo "fim" de muitas amizades. A melhor coisa a ser feita é separar o amigo da "ideologia" dele, porque se levar ao pé da letra as divergências no campo da política, a quebra de relacionamento será inevitável.

8- Se tiver que discordar de um texto de um amigo, o faça depois e pessoalmente, mesmo porque, é importante lembrar que ainda ainda que usemos "emoticons", torna-se quase que impossível demonstrar via teclado aquilo que de fato estamos sentindo.

9- Cuidado com as zoações, achincalhes e deboches desnecessários. Ridicularizar um amigo publicamente pode trazer rusgas no relacionamento.

10- Pense duas ou mais vezes antes de postar, curtir ou emitir um comentário. Agindo assim você evitará muitos problemas. 

Pense nisso!

Renato Vargens


Unknown disse...

Mais uma vez.Parabens Pastor...gostei e assino por baixo

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only