terça-feira, abril 29, 2014

A ditadura do feminismo e a "feminilização" do homem cristão


Tenho pensado muito e chegado a conclusão que alguns problemas vivenciados em inúmeras famílias se devem em parte a uma grave crise de masculinidade. 

Na verdade, ouso afirmar que a sociedade brasileira e é claro, nossas igrejas,  experimentam os reflexos de um mundo "feminilizado".

O vídeo abaixo protagonizado por Voddie Baucham trata do feminismo, bem como da "feminilização" dos homens e as suas consequências nas famílias da Igreja. 

Pois é,  na minha experiência pastoral tenho percebido que em virtude da omissão masculina, um número significativo de adolescentes e jovens tem perdido referências fundamentais e indispensáveis a saúde emocional, espiritual e familiar. Além disso a ação do feminismo bem como a desconstrução dos valores bíblicos e cristãos quanto ao papel do homem na família e sociedade, tem ao longo dos anos  "machificado" mulheres e "feminilizado" homens. 

Em 2009, a escritora e ex-atriz Maria Mariana em entrevista a Revista Época, afirmou categoricamente que homens e mulheres possuem funções e habilidades diferentes. “Segundo a escritora, homem e mulher estão no mesmo barco, no mesmo mar. Há ondas, tempestades, maremotos. Alguém precisa estar com o leme na mão. Os dois, não dá. Deus preparou o homem para estar com o leme na mão. Porque ele é mais forte, tem raciocínio mais frio. A mulher tem mais capacidade de olhar em volta, ver o todo e desenvolver a sensibilidade para aconselhar. A mulher pode dirigir tudo, mas o lugar dela não é com o leme.”

A afirmação de Maria Mariano causou um enorme rebuliço entre as feministas, até porque, ao assegurar que o homem é quem deve ter o leme nas mãos, a ex-atriz e escritora, segundo as adeptas do feminismo, cometeu um irreparável desatino. Entretanto, ainda que o grupo em questão discorde do que foi afirmado, a Bíblia é clara em afiançar que  a função masculina é de ter o "leme nas mãos." Ora. Paulo ao escrever aos Efésios deixa claro que o homem é quem deve conduzir o lar. (Efésios 5:23-25)

Prezado amiigo, concordo com Maria Mariana de que o homem deve conduzir o barco. E ao fazê-lo não o faço com o pressuposto de que o marido deve governar sua casa com mão de ferro, impondo suas vontades e caprichos de modo despótico e ditatorial, mesmo porque, o modelo bíblico de liderança na família em muito diverge do machismo reinante em nossa sociedade, todavia em virtude da "ditatura" feminista os homens "desaprenderam"  a conduzirem seus lares no temor do Senhor.

Diante do exposto, penso que os pastores devem trabalhar mais fortemente no discipulado com homens casados ajudando-os a liderarem suas esposas e filhos nos caminhos do Senhor.

Acredito que agindo assim os pastores ajudarão  famílias inteiras a experimentarem o equilíbrio familiar bem como a lucidez, a saúde espiritual e harmonia em suas casas.

Renato Vargens


Filipe Santos disse...

Pastor, Graça e Paz.

Excelente artigo. Mostra o quanto a cultura do presente século tem atingido a todos nós.
Que nos guarde e oriente em nossa caminhada cristã.

Liberto disse...

Sabias palavras Pr. Renato, fico muito feliz que mais pessoas pensam como eu em um mundo sujado pelo feminismo, me atrevo a dizer que o feminismo tem sido o maior causador da divisão da familia, a perda de direção dos mais novos e a praga do homem moderno domado. A culpa é de quem? De homens, que na verdade são emasculados, escravos do órgão sexual feminino, os quais tudo fazem para para agradar mulheres que só querem ter estatus, poder, regalias que passam por cima dos direitos, favorecendo seu gênero e desfavorecendo os homens. A tempos tenho tentado colocar na cabeca de emasculados, homens e mulheres não são iguais, cada um tem seu papel, porem sempre fui tido como louco extremista, mesmo na igreja onde a palavra de Deus é exposta e a verdade deve reinar. Nossa sociedade desvaloriza o homem em favor da mulher. Homem foi feito cabeca, mulher ajudadora, porem se disser isto dentro de uma igreja sera apedrejado por homens e mulheres. Que criou o feminismo? Quem tirou a mulher do seu lugar (de honra) quem sujou a ideia de que cuidar de casa e da familia é uma tarefa indigna e decadente? Pensem nisso

Unknown disse...

As vezes ,por falta de entendimento,nos recusamos a aceitar aquilo que desde o principio foi planejado por Deus pra nosso bem estar ,equilíbrio e sobrevivência.O homem deve sim exercer o papel designado por DEUS assim como a mulher deve se colocar no lugar que Deus a instituiu.Não há perdas,nem inferioridade,muito menos machismo naquilo que DEUS determinou,muito pelo contrário,há cumplicidade e equilíbrio,há entendimento e divisão de tarefas,tudo para que nós pudéssemos ter uma família saudável diante de Deus e da sociedade.Parabenizo a você ,pastor,por defender a fé que professa,defender a Palavra do Senhor,que é nosso Manual de vida,nossa regra de fé.

Unknown disse...

"Liderar" ai entenda-se gritar, descer o braço, por isso que tem crescido a violência contra a mulher no meio evangélico.

Unknown disse...

Quem dera se tivéssemos um mundo feminizado, não teríamos assassinatos no trânsito e em bares, como temos ao montes, seria um mundo mais cheio de amor às crianças e idosos, mais terno, mais solidário. Os homens comandam tudo desde a Igreja Católica, quase todas as igrejas protestantes, todos os países da terra, e aí? Que mundo maravilhoso nós temos.

Hilal disse...

Faço suas minhas palavras👏👏👏

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only