Por Renato Vargens
Vez por outra eu tenho ouvido por parte de alguns cristãos a desculpa de que não têm tido tempo suficiente para orar. Na verdade, tais pessoas costumam afirmar que, em virtude da complexidade da agenda, bem como da correria do dia-a-dia, não possuem a menor condição de passarem momentos em comunhão com o Senhor através da oração.
Quantas não foram as vezes que alguém se dirigiu a mim em gabinete pastoral dizendo: “Pastor, tenho trabalhado muito, estudado demais, isso sem falar nas demandas da casa, da família e filhos. Infelizmente não tenho tido tempo para orar.” Há ainda aqueles que dizem, “Tempo até tenho, o que não tenho é um lugar sossegado para buscar o Senhor em oração, mesmo porque minha casa é pequena e são muitos os que nela residem.”
Prezado amigo, contrapondo-se a muitos de nosso tempo, a história nos mostra inúmeros relatos de homens e mulheres de Deus que desenvolveram uma belíssima vida de oração. Por exemplo, Jonathan Edwards costumava passar treze horas estudando e orando todos os dias; John Wesley considerava a oração a coisa mais importante de sua vida; George Whitefield, pregador escocês do século XVIII, dedicava oito horas de seu dia a oração.
Caro leitor, não tenho dúvida de que o segredo do sucesso ministerial de homens e mulheres de Deus está relacionado ao tempo dedicado a oração.
Há alguns anos conheci um pastor que morava num pequeno apartamento. Devido ao barulho das crianças, à demanda de trabalho da esposa, e até mesmo à presença de outros familiares em sua residência, ele não conseguia dedicar tempo à oração. Certa feita, angustiado pela falta de comunhão com Deus, este pastor teve a brilhante ideia de entrar no armário e lá conversar com o Senhor. Que ideia brilhante, não é verdade? Ele possuía todas as desculpas possíveis para não orar, todavia, preferiu superar os obstáculos e buscar o Senhor em oração.
E você, de que forma tem lidado com a oração? Será que ela tem sido prioridade em sua vida ou será que, como muitos, você tem dado escusas por uma vida desprovida de comunhão com o Senhor?
O livro "Venha o teu Reino" é um livro devocional que poderá ajudá-lo a desenvolver uma vida saudável de oração. Nele, você encontrará um guia de intercessão, bem como um espaço propício para anotar as respostas aos seus clamores.
Renato Vargens
Vou procurar nas livrarias aqui do Recife. Nunca tinha lido um livro do amado irmão, e ano passado tive a honra de ler Reforma Agora. Fui bastante edificado. Vou procurar esse e os outros também. Deus te abençoe!
Postar um comentário