quarta-feira, maio 29, 2013

Não faço sexo com meu namorado, só brincadeiras sexuais, isso é pecado?

Por Renato Vargens

Não faço sexo com meu namorado, só brincadeiras sexuais. Não rola penetração. Será que essas brincadeiras sexuais entristecem a Deus? Por acaso isso é pecado?

Pois é, foi exatamente isso que um jovem me perguntou. Noutra ocasião, um casal de namorados me fez a seguinte indagação: "Pastor, nós não temos relacionamento sexual com penetração, mas como o senhor deve imaginar não é nada fácil segurar a onda. A gente tem consigo vencer, no entanto, pra aliviar a tensão a gente tem se masturbado mutuamente isso é pecado?"

Caro leitor, as Escrituras nos ensinam claramente que qualquer tipo de relacionamento sexual fora do casamento é pecado. A Palavra de Deus chama isso de imoralidade ou fornicação. Ora, o fato de não ter acontecer a penetração, não significa dizer que não houve contato sexual. Segundo as Escrituras, mesmo que não aconteça o ato em si, isso não deixa de ser um tipo de imoralidade sexual, mesmo porque, qualquer tipo de intimidade, contato, toque ou envolvimento sexual só pode acontecer no casamento. ( leia aqui)

Veja abaixo alguns textos bíblicos sobre a imoralidade sexual:

"Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa,não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus. Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos." I Ts 4:4-6

"Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos", mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará. Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De maneira nenhuma! Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois como está escrito: "Os dois serão uma só carne". Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo." 1 Coríntios 6:13-20

"...mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa e cada mulher o seu próprio marido." 1 Coríntios 7:2

"Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos."Efésios 5:3

"Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria." Colossenses 3:5

"Também não se arrependeram dos seus assassinatos, das suas feitiçarias, da sua imoralidade sexual e dos seus roubos." Apocalipse 9:21

"Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativose, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus." 1 Coríntios 6:9-10

"Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem..." Gálatas 5:19

"Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos. Não haja obscenidade, nem conversas tolas, nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ações de graças. Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral, ou impuro, ou ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus." Efésios 5:3-5

"A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa..."1 Tessalonicenses 4:3-4

Prezado amigo, diante  dos textos acima não nos resta a menor dúvida em afirmar que mesmo que não haja penetração, qualquer tipo de "brincadeira sexual" fere a santidade de Deus, portanto deve ser evitado.

Pense nisso!

Pr. Renato Vargens
Danilo Rocha disse...

Pastor, eu posso dizer que namoro é pecado? veja só, no namoro posso beijar na boca certo? selino ou até mesmo os de novela, no ato do contato boca a boca ja surge o desejo e consequentemente a excitação, correto? se estou excitado eu desejo, certo? logo eu já peco.
Nessa linha de pensamento, eu posso afirma que o namoro simplesmente só tem a função de incentivar o pecado da fornicação ou imoralidade como o senhor diz acima?

HP disse...

Danilo

Pelo que lembro dos relatos bíblicos, "Namoro" é algo da sociedade atual.

Nos tempos bíblicos, não há relatos de namoros nem em Israel e nem nos povos da época. Houve a "pretensão", feita muitas vezes quando ainda os futuros conjuges fossem crianças, como Maria quando ficou grávida de Jesus e ainda não havia sido desposada por José, ou como Jacó que aceitou trabalhar em troca de casar com Raquel, mas também há relatos que demonstram casamento direto, sem uma etapa anterior, como com Isaque e Rebeca, Davi e Micol, Davi e Bete-Seba, Ester e Assuero.

A maioria das avós e bisavós nossas também tiveram vidas parecidas ou com um namoro curtíssimo, nada igual o atual. Namoro com beijo na boca (que é aceito no meio evangélico) e com relação sexual (aceito pela sociedade secular e restrito na maioria das comunidades evangélicas) parece ser algo novo, da sociedade contemporânea, nunca acontecido em tempos passados.

Temos que lidar com ele nos nossos dias. Sem dúvidas a ebulição dos hormônios te levará ao excitamento, não apenas teu, mas da tua namorada também, e como nos Evangelhos Jesus disse: "que aquele que pensar, já peca em seu coração", somente a graça de Cristo para revestir os jovens de forças para se absterem do sexo antes do casamento.

Abs!

renato vargens disse...

Danilo, Não vejo que seja pecado. Acredito que dá pra namorar alguém de forma com que não se ofenda a santidade de Deus. Agora, é claro que existe namoro e namoro, não é verdade?

Abraços,

Pr.Renato Vargens

Jéssica disse...

Meus caros,
Vamos observar isso por outro viés.
A forma interpretada desses versículos bíblicos nos conduz ao entendimento que a única forma aceitada por Deus de um relacionamento antes do casamento é SEM contato, SEM pensamentos sexuais.
Porém vejamos, somos seres sexuais. E ao longo da história, é em torno do sexo que homem gira. Vide a vida sexual dos reis do antigo testamento. Nós observamos uma extrema forma de lidar com isso no velho e no novo testamento, uma vez que um é um oba-oba (velho testamento - vide Salomão) até o totalmente restrito (novo testamento - vide Paulo).
Mas o fato que consome aqui é que temos um corpos e como seres que possuem um corpo, porque não lidar bem com a nossa sexualidade? Sempre colocamo-as como um demônio que nos quer afastar de Deus.

Não estou dizendo em sair por aí e fazer o escambau a quatro, negativo. O grande problema é as rédeas que colocam nos membros da igreja e quando tiram, esses membrozinhos já não sabem o que fazer, não sabem caminhar sem uma mordaça.

Será que isso não é uma mordaça?

Observe esses membros de um viés psicológicos: quando fizerem sexo, acharam que estão pecado contra Deus. Isso se fizerem e conseguirem fazer de modo saudável. E a mulher ? Quantas delas sentem prazer?

O sexo foi algo dado por Deus - vide seu corpo.

Nesse sentido, como lidar com isso, sem que isso traga problemas psicológicos e sociais para os nossos jovens?

Unknown disse...

Sobre namoro, as pessoas ja falam q se não der certo separa! O namoro eh uma brincadeira de casar? Vc assume um compromisso que sua separação eh normalizada? Vc brinca com sua sexualidade? Vc brinca com sentimentos? Concordo que ha de haver um periodo pra vc conhecer seu conjuge, mas n precisa ser no namoro, mas na amzade, pq casamento eh amzade! Ester n namorou pra ser rainha, ela tv q se preparar pra ser rainha, pra ser esposa e sm namorar com o rei! N sou a favor do namoro! No casamento fidelidade eh um principio, no namoro fidelidade eh opção!
No casamento amar eh um principio de convivencia e no namoro amar eh so prazer! Casamento eh responsabilidade! E mais, qtos não vao manchados pros seus casamentos trazndo tda a poluicao da fila q andou? Pra mim, namoro eh um "ficar a longo prazo". E a igj so tm combatido o "ficar a curto prazo" q eh uma noitada, uma semana, um mes!
Relacionamento intimo como o bj deveria ser unico para o seu amado.Cm nossa vida dv ser so pra um: Cristo! Se tornar um, a noiva e o noivo, Cristo e a igj.
Cm n dá pra revolucionar a igj, aos solteiros espera em Deus e namore com fidelidade pra um casamento, viva como um pre-casamento! Mas sm pressa, td tm seu tmp e n eh ruim ser solteiro. Leia a carta "Tornando-se Ester" do Paul Washer, vc acha o google, q fala sobre ser solteiro pra obra do Senhor e casado pra um proposito dele. Mais imporrant q a união eh a vontade de Deus e preserve-se pro seu amado sem culpa de prostituição q sera a sua melhor honra ser puro e viver no deleite de Deus. Nada eh como isso, Nada msm!
E ants no namoro viva a amzade! Nm td a gnt entend qdo Deus diz NÃO, mas msm assim, ele eh nosso criador e sab o q nos faz bm e integros em sua presença! Ele n nos orienta a n fzr pq qr nos contrariar, ou nos deixar com raiva, mal qdo somos repreendidos por pessoas cheias de maldade qrendo impor poder e nos fzr impotents. Em Deus n ha maldade e td q ele faz eh com um proposito maior e bom! N eh pra cortar nosso barato mas pq ele tm algo melho q eh o amor conjugal q em td meche com nsso ser. Confiem nele. A PAZ!!

Beth Mathias disse...

Essa questão é muito mais problemática quando aplicada as pessoas acima dos 25 anos e que ainda estão solteiras. Quando se fala de jovem (a maioria dos lideres e pastores se referem a pessoas até 23, 24 anos). O problema mesmo é para aqueles que já atingiram a "casa" dos 30, 40 anos e continuam solteiros. O dilema dessa faixa estária é absurdo. E não se ver nas igrejas um trabalho específico para essas pessoas. Só sabem citar versículos e falar que não pode, que é pecado, etc...

Thiago disse...

Concordo plenamente. Embora não acredite que "brincadeiras sexuais" signifique a plena "união de carnes" (que resultaria num casamento aos olhos de Deus), esse ato é algo que só deve ser desfrutado mutuamente após o casamento. Ninguém deve ter essa liberdade com o parceiro antes disso.

Todavia, vou lançar uma brasa em suas mãos, Renato. E quanto a masturbação? Se alguém se masturba sozinho? É pecado? Eu sei que a Bíblia não trata desse caso, por isso é algo tão pouco comentado entre os pastores. Mas será que ficará apenas à cargo da consciência saber se é pecado ou não? Não tem como chegar à uma conclusão usando versículos bíblicos indiretos?

renato vargens disse...

Thiago,

Boa pergunta! Vou escrever um post sobre isso.

Abraços,

Renato Vargens

Unknown disse...

É o seguinte, sexo antes do casamento, fornicação, essas práticas sexuais antes do casamento, nos afastam de Deus sim. não tem porque ficarem se doendo porque fizeram sexo, o sexo só é pecado quando é fora do casamento. O Senhor é Santo, e ele quer que sejamos santos também, em todo o quanto viermos fazer ter que ter santidade. Agora o fato de ficar sem saber o que fazer, até os animais irracionais sabem o que fazer, nós seres racionais não sabermos é tenso. Acho interessante o que o Pr. Cláudio Duarte fala a respeito do que é lícito e do que não é na relação sexual de um casal. E relação ao sentir prazer, ai é o casal né?! Muitas igrejas impõe isso de pecado, de imoralidade , de uma forma tão agressiva, que ficam meio sem norte mesmo. Acho que devem procurar alguém que entenda do assunto, para que vem esclarecer. Porque sexo é bom, é prazer, tem que rolar mesmo, contudo dentro da casamento e com ordem e decência. :]

Unknown disse...

Eu sou noiva, e vou casar daqui a 5 meses. Quero saber se é pecado eu me imaginar fazendo sexo com meu noivo, mesmo que na minha imaginação nos já estamos casados? E falar sobre sexo com ele é pecado? Eu evito muito falar esse assunto com ele, mas imaginar eu sempre imagino.

renato vargens disse...

Ediene,

Não é pecado se imaginar fazendo sexo com seu futuro marido, o que é pecado é você dar asas a imaginação, mesmo porque, vocês ainda não estão casados. Quanto a conversar sobre sexo, acho que vocês podem e devem fazê-lo, é claro, dentro dos limites de santidade, evitando a lascívia e a fornicação. Sugiro a você que nesse período que antecede ao casamento procure seu pastor ou uma conselheira para lhe ajudar com seus questionamentos.

Em Cristo,

Pr. Renato Vargens

Carol disse...

Olá
Eu namoro a distância e eu nunca me toquei por saber que isso é errado.
Mas meu namorado e eu conversamos sobre sexo e oque poderíamos fazer no futuro.
Isso é pecado?

Unknown disse...

Olá, eu estou noivo e vou casar daqui a 10 meses, nós(eu e minha noiva) recebemos a promessa q Deus daria nossa festa de casamento completa. Ela está com sérios problemas familiares aí eu pedi pra casar logo pq ficaria bem mais fácil se n dependesse dos pais. Mas ela n aceita pq está com medo de pecar casando mais cedo. Estaríamos quebrando a promessa?(já q Deus prometeu nos dar uma festa de casamento) estaríamos pecando em casar mais cedo no civil? Sem esperar a festa q Deus prometeu?

Bia disse...

O que eu faço?? Tive um relacionamento e tive esses tipos de "brincadeiras" porém quando vimos q isso era errado eu resolvi parar e dps por outros motivos a gente terminou!! I agr ?? O que eu faço? Já pedi perdão a Deus porém eu n consigo me perdoar por isso !! Será q eu ainda posso me casar ??

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only