segunda-feira, junho 25, 2012

Quando a igreja não valoriza missões

Por Renato Vargens

Por incrivel que pareça existem igrejas que não valorizam missões ou o trabalho missionário. Há pouco soube de um caso de um amigo que ouviu de um membro de sua igreja a seguinte gracinha: "Até quando o pastor continuará fazendo farra com o dinheiro do povo de Deus investindo em missões?" Um líder de uma outra comunidade cristã disse numa reunião de liderança:  "Nós não podemos investir em missões, temos muita coisa pra fazer em nosso templo. Missões não deve fazer parte da prioridade da igreja. Temos que reformar os banheiros, fazer uma área de conexão bonita e aprazível e outras coisas mais."

Caro leitor, vamos combinar uma coisa? Os valores da Igreja de Cristo estão absolutamente equivocados. Lamentavelmente não são poucos aqueles que preferem investir em templos e construções nababescas à missões. Ora, eu não estou afirmando que a igreja não deva construir ou reformar seus templos, sei que isso é importante, entretanto, acredito, que aqueles que prioritariamente focam nessa perspectiva esquecendo da missão da Igreja de anunciar Cristo, peca contra o Eterno.

Infelizmente existem inúmeras pessoas muito mais preocupadas com "coisas"do que com gente. Na verdade, não são poucos aqueles que ao ouvirem sobre desafios missionários, fazem ouvidos de mercador. Se o pastor os desafia a doar recursos financeiros para a obra missionária fingem que não estão entendendo. Se recebem um convite para contribuirem com a expansão do Reino, oferecem desculpas descabidas e sem sentido.

E quanto a você? De que maneira você tem encarado o trabalho  missionário? Qual foi a última vez (isto é, se você um dia o fez) dedicou suas orações intercedendo por missões? E o seu envolvimento financeiro com esta sublime causa?  Quando foi a última vez que você enviou uma oferta para uma família de missionários que por amor a Cristo abandonou o conforto, a segurança e a liberdade do Brasil? Diante do desafio missionário o que você tem feito?  Será que tem fugido ou simplesmente dependurou-se na janela da vida olhando a banda passar?

Prezado amigo, lamentavelmente o descaso da igreja brasileira pelo trabalho missonário me dá a impressão de que alguns dos nossos irmãos em Cristo não se preocupam mais com missões.

Naquele que se fez gente tornando-se um de nós,
Renato Vargens
BeA disse...

Parabéns, caro Pr. Renato! É tão bom ler algo assim escrito por alguém da sua visabilidade. Que Deus use suas palavras para despertar uma visão bíblica de missões em muitos.

Até o Encontro Teológico Interdenominacional de Niterói, meu querido irmão! Para uma igreja SAUDÁVEL... para uma igreja MISSIONÁRIA!

Lucia Catalina disse...

Sei bem como é isso. Fui para Moçambique ficar por volta de 1 ano, um dos motivos de eu ter ficado apenas 3 meses, foi a falta de sustento. Infelizmente, a visão das igrejas está sendo outra. Graças a Deus, meus pais que ficaram em Moçambique, estão sendo supridos pela graça de Deus e algumas igrejas que fazem questão de Missões ser o foco principal.

Anônimo disse...

Olá pastor! toda vez que leio um artigo como este fico profundamente triste, não porque o Sr. está errado, mas,porque a igreja a qual eu estou membrado não valoriza duas coisas muito portantes: Missões e Escola Bíblia.Simplesmente ignora-se missões. O "Ide" de Jesus Cristo infelizmente tornou-se algo que eu posso escolher evitar. Que Deus continue lhe abençoando! profundamente.

Anônimo disse...

A denominação que faço parte separa as ofertas do primeiro domingo do mês para as missões e muitos tem sido alcançados para o Senhor, a minha noiva é uma prova disso.

Sou de Campina Grande, se Deus quiser em fevereiro quero assistir suas paletras aqui na Conciência Cristã!

Samuel Eudóxio disse...

Nobre amigo,

Infelizmente são poucas as igrejas que tem consciência missionária. A igreja precisa saber que o seu papel principal é "Ide, fazei discípulos". "Ide por todo mundo e pregai o evangelho." De que adianta templos lindos e confortáveis e vazios? De que adianta grandes santuários e as almas morrendo sem Cristo?

Muito pertinente o texto!

Em Cristo,

Ev. Samuel Eudóxio

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only