terça-feira, maio 01, 2012

Crentes que acreditam na soberania do diabo

Por Renato Vargens

Existem cristãos que morrem de medo do diabo. Na verdade, estes queridos irmãos, pensam que  o diabo tem poder sobre todas as coisas e que é soberano sobre suas vidas  fazendo tudo aquilo que lhe dá na telha.

Há alguns anos um irmão em Cristo me contou um fato no mínimo curioso. Em meio a um bate-papo ele me exortou a tomar cuidado com satanás, visto que se ouvisse o que estávamos conversando, poderia frustar os planos de Deus em nossas vidas.

Caro leitor, lamentavelmente tenho visto que alguns dos evangélicos tem dado ao Diabo um poder quase  que divino. Para estes,  Satanás é aquele que possui um poder descomunal e que conforme  sua vontade, impede Deus de agir em nossas vidas. Segundo os adeptos desta doutrina espúria, o diabo tem força e vontade própria para arruinar  os cristãos e arrasar com suas pobres e miseráveis vidas surpreendendo Deus.

Prezado amigo, Satanás somente pode agir dentro das limitações que Deus impõe. Isto, posto, torna-se indispensável que entendamos que ninguém é semelhante ao nosso Deus e que fora Dele não há outro. Ou seja, o diabo não é soberano, nem tampouco tem poder para fazer o que quer. O reformador Martinho Lutero costumava dizer que o diabo é um diabo de Deus, visto que sua vontade está limitada aos designios do Senhor da Glória.

Sinceramente não creio que Satanás seja o responsável pela história da humanidade. A Bíblia não diz isso. Muito pelo contrário, as Escrituras afirmam que o Deus Eterno reina sobre tudo e todos, que o governo está em suas mãos e que Ele possui domínio sobre tudo aquilo que acontece no céu e na terra. O Deus Todo-Poderoso governa o mundo, Ele é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Altíssimo Deus. A Ele pertence todo poder e toda autoridade para fazer o que lhe agrada. O mundo e tudo que nele há é o seu mundo e toda criatura que nele vive é controlada por sua soberana vontade e poder.

Diante disto, rejeitemos essa falsa doutrina que concede ao diabo mais poder do que ele tem.

Cristo Reina, essa é a verdade absoluta.

Renato Vargens

Daniel Figueiredo disse...

Excelente texto. Infelizmente a figura de Satanás tem sido usada pra manipular muitas pessoas pelo medo, conferindo a ele um poder maior do que o que ele realmente tem. Temos que vigiar, com certeza, o inimigo está à nossa volta, mas não podemos cair no exagero de atribuir a ele o domínio de coisas que estão debaixo do controle de Deus.

Anônimo disse...

Pr Renato

Podemos ver claramente as limitações do diabo no caso de Jó, onde Deus estabeleceu fronteiras específicas para a intervenção do maligno na vida daquele grande homem de Deus.

Petrônio

Breno Moreira Benedito disse...

Esta situação deve-se, em grande parte, ao maniqueísmo que infiltrou-se em algumas denominações e comunidades evangélicas. Satanás e Deus sendo inimigos com o mesmo poder, em um dualismo interminável. O mal contra o bem, desconsiderando que, O Senhor Deus é soberano sobre o bem e o mal, e que até o agente do mal lhe é submisso.

Soli Deo Gloria!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only